domingo, 9 de julho de 2017

CRIAÇÃO – OBRA DO ACASO?





Objetivo:
Conscientizá-los de que Deus é único, soberano e criador de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Material:
Cópias do quadro abaixo e caneta.

Procedimento:
Reproduza o primeiro quadro abaixo (sem as respostas) para os alunos de modo que cada um tenha uma cópia. Em seguida, peça que completem o quadro sem olhar a Bíblia. Ofereça uma pequena lembrança para quem fizer mais acertos. Conclua enfatizando que o Deus que criou o universo é único. Embora seja o soberano e criador, Ele nos ama e se importa conosco. O Deus que criou e sustenta todas as coisas é o nosso Pai.


Dia
Criação
Dia 01

Dia 02

Dia 03

Dia 04

Dia 05

Dia 06

Dia 07




Dia
Criação
Dia 01
A luz
Dia 02
O firmamento
Dia 03
A terra seca
Dia 04
Os luzeiros
Dia 05
Os peixes e as aves
Dia 06
Os animais e o homem
Dia 07
Deus descansou

 
 


Por Telma Bueno e Simone Maia.
Adaptado pelo Amigo da EBD.


sábado, 1 de julho de 2017

UMA LEITURA PROVEITOSA



             O professor de Bíblia, William Barclay, lembra a experiência de um grupo de soldados britânicos, durante a I Guerra Mundial. Os homens tiveram um longo período de tranquilidade em relação aos seus inimigos. Entre eles havia um ateísta que, para preencher os dias monótonos, foi ao capelão e perguntou se tinha qualquer livro para ler. O único livro que o capelão tinha era a Bíblia.
               A princípio, o ateísta recusou a Bíblia, mas então a levou e começou a ler pelo Antigo Testamento. Ele se deparou com a história de Ester e ficou tão cativado pela mesma que decidiu ler toda a Bíblia. À medida que o fez, compreendeu que o que ele estava lendo era a verdade e aceitou a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
         O apóstolo Paulo afirmou em II Tm 3.16 que “toda escritura é proveitosa”. Ela dá às pessoas a sabedoria que conduz a “salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (v.15). Mesmo passagens que parecem ser monótonas e sem valor espiritual, têm o poder de transformar a vida das pessoas.
          Se na nossa leitura nos deparamos com passagens que a princípio achamos sem inspiração, vamos confiar no Espírito Santo de que falará aos nossos corações e transformará nossas vidas. Lembre-se: quando se trata da Bíblia – desde Gênesis a Apocalipse – ela é divinamente inspirada e proveitosa (Vermon Grounds).  

Fonte do texto: Nosso Pão Diário.


BÍBLIA SAGRADA: ASSIM CREMOS, ASSIM VIVEMOS




Objetivo:
Apresentar o tema do trimestre.

Material:
Quadro, caixa com os números das indagações.

Procedimento:
Para abertura do trimestre, sente-se com seus alunos em circulo Leia, juntamente com eles, os títulos das lições e faça um comentário geral a respeito do tema do trimestre. Em seguida, escreva algumas indagações com respeito às lições no quadro de modo que tenha no mínimo treze perguntas. Observe alguns exemplos:
1. “Cremos na inspiração divina, verbal e plenária da Bíblia Sagrada?
2. “Cremos em um só Deus, o Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas, por um modo sobrenatural e imediato, e não por um processo evolutivo?
3. “Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo?”
4. “Cremos no Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus e o único Salvador do mundo?
Em seguida passe a caixinha entre os alunos e peça que tire um papel. Depois solicite que o aluno abra o papel e veja o número. Então peça que ele leia a pergunta correspondente ao número que está no quadro e responda a indagação. Conclua dizendo que estas são apenas algumas das questões estudadas no trimestre.



Por Telma Bueno e Simone Maia.
Adaptado pelo Amigo da EBD.