terça-feira, 31 de outubro de 2017

QUESTIONÁRIOS DO 4° TRIMESTRE DE 2017






   A OBRA DA SALVAÇÃO –
Jesus Cristo é o caminho,
a verdade e a vida






Lição 05

Para Refletir
A respeito da obra salvífica de Jesus Cristo, responda:


Como podemos afirmar que o sacrifício de Jesus foi completo?
Nenhum outro sacrifício, tanto o de animais no AT quanto o de seres humanos na história das nações pagãs, com vistas a alcançar a salvação do homem, teve o êxito de apagar os pecados do passado, do presente e do futuro. Somente o sacrifício de Cristo foi completo nesse sentido, a ponto de anular uma aliança antiga para inaugurar um novo tempo de relacionamento com Deus, estabelecendo uma aliança nova, superior e perfeita.

Que ideia foi desenvolvida na sociedade judaica do AT?
Na sociedade judaica do AT, desenvolveu-se uma ideia de mérito por intermédio do sistema de sacrifícios de animais. Bastava apresentar uma vítima inocente no Templo e a pessoa satisfazia a sua própria consciência.

Por que foi necessária a nossa reconciliação com Deus?
Essa reconciliação foi necessária porque o nosso relacionamento com o Altíssimo estava rompido, visto que o homem pecador não pode ter comunhão com o Deus santo.

Quando fomos vivificados por Deus?
Uma vez reconciliados com Deus, fomos vivificados por Ele quando estávamos mortos em ofensas e pecados, um estado espiritual de quem se encontra longe de Deus. Assim, o Espírito Santo operou em nós, produzindo vida espiritual como fonte transbordante, injetando em nós sede pela presença de Deus, fazendo-nos uma fonte de água viva, nos enviando para produzir muitos frutos no Reino de Deus e capacitando-nos para que todos conheçam a salvação em Cristo Jesus.

O que é redenção?
A redenção é o ato de remir, isto é, libertar, reabilitar, reparar e salvar algo ou alguém.


sexta-feira, 27 de outubro de 2017

LIÇÃO 05 - A OBRA SALVÍFICA DE JESUS CRISTO







O PERFEITO SACRIFÍCIO




Objetivo: Mostrar aos alunos que a obra salvífica de Cristo nos deu o privilégio de achegarmo-nos a Deus sem culpa e chamá-lo de “Pai”.

Material: Quadro branco ou de giz.

Procedimento:
Copie no quadro o esquema abaixo. Utilize-o para discutir com os alunos e explicar por que o sacrifício de Jesus Cristo foi completo, meritório e remidor. Depois, discuta com os alunos os resultados do sacrifício de Jesus para a humanidade pecadora. Conclua explicando que Cristo pagou um alto preço por amor a nós e que uma das formas de demonstrar-lhe gratidão por tão grande amor e pela salvação é evangelizando aqueles que ainda não conhecem o sacrifício de Cristo.


O SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO
FOI
Os Resultados que Trouxe para a Humanidade
1. Completo.
1. Reconciliação.
2. Meritório.
2. Redenção.
3. Remidor.
3. Justificado.



Por Telma Bueno e Simone Maia.
Adaptado pelo Amigo da EBD.



domingo, 22 de outubro de 2017

QUESTIONÁRIOS DO 4° TRIMESTRE DE 2017







   A OBRA DA SALVAÇÃO –
Jesus Cristo é o caminho,
a verdade e a vida







Lição 04

Para Refletir
A respeito de salvação, o amor e a misericórdia de Deus, responda:


Como podemos medir e comparar o amor de Deus pela humanidade?
A maior demonstração do amor de Deus pelo mundo foi quando Ele entregou vicariamente o seu amado Filho (Rm 5.8; 2 Co 5.14; Gl 2.20). Logo, o objeto desse amor vai muito além da Criação, pois tem, na humanidade, seu valor monumental (Jo 3.16).

O amor de Deus pode ser modificado pelo homem?
Nesse aspecto, o amor de Deus pela humanidade é incondicional, ou seja, não há nada que o ser humano possa fazer para aumentá-lo ou diminuí-lo.

O que é a misericórdia de Deus?
É a fidelidade de Deus mediante a aliança de amor estabelecida com a humanidade, apesar da infidelidade dela.

Quando Jesus lavou os pés dos discípulos, o que Ele estava ensinando na prática?
Quando Jesus lavou os pés dos discípulos, Ele ensinou, na prática, um estilo de vida que deveria caracterizar seus discípulos (Jo 13.14), ou seja, o de um servir ao outro.

Qual a maneira mais eficaz do crente demonstrar que é seguidor de Jesus?
“Amar uns aos outros” é a maneira mais eficaz de demonstrar ao mundo que somos seguidores de Jesus (Jo 13.34).



sábado, 21 de outubro de 2017

LIÇÃO 04 - SALVAÇÃO - O AMOR E A MISERICÓRDIA DE DEUS







ÁGAPE – O FUNDAMENTO DA NOSSA SALVAÇÃO





Objetivo: Apresentar o plano da salvação.

Material: Quadro branco ou de giz.

Procedimento:
Desenhe no quadro as seguintes figuras: uma linha na horizontal, um coração, um globo terrestre, duas linhas paralelas, uma cruz, a palavra VIVO e um presente. Em seguida, peça que os alunos observem bem os desenhos. Depois pergunte: “Qual é a mensagem destes desenhos?” “Qual a relação deles com a salvação?” Ouça os alunos com atenção e incentive a participação de todos. Diga que as figuras contêm uma mensagem importante, pois se trata de um plano muito especial, um plano para toda a humanidade. Então aponte para os desenhos e explique o significado de cada um. A linha na horizontal significa que todos pecaram (Rm 3.23) e o pecado nos afasta (separa) de Deus. Mas Deus nos ama (coração), por isso Ele enviou Jesus, seu único Filho, ao mundo (globo terrestre) para morrer por nossos pecados e nos unir novamente a Deus (Jo 3.16; Ef 2.16). Jesus é o único caminho que nos aproxima de Deus (Jo 14.6), as duas linhas paralelas. (Figura da cruz.) Ele morreu na cruz por nós (Rm 5.8). (A palavra vivo.) Mas ao terceiro dia Ele ressuscitou (Lc 24.6,7). (Figura do presente.) A salvação é um presente que recebemos mediante a nossa fé em Jesus (Ef 2.8). Conclua a dinâmica agradecendo a Deus por tão grande salvação; ela é fruto do amor e misericórdia de Deus. Encerre louvando e adorando a Deus por tão grande amor, misericórdia e salvação.




Por Telma Bueno e Simone Maia.
Adaptado pelo Amigo da EBD.




domingo, 15 de outubro de 2017

QUESTIONÁRIOS DO 4° TRIMESTRE DE 2017






   A OBRA DA SALVAÇÃO –
Jesus Cristo é o caminho,
a verdade e a vida


  



Lição 03

Para Refletir
A respeito da salvação e o advento do Salvador, responda:


Como os pastores receberam o nascimento de Jesus?
Quando os anjos anunciaram o nascimento do Salvador aos pastores, estes foram tomados de grande alegria e glória do Senhor.

Qual foi o plano concebido por Deus desde a fundação do mundo?
Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que foi morto desde a fundação do mundo, pois antes de o homem pecar, o Pai, em sua presciência, já havia provido um Salvador.

O que a Bíblia afirma sobre a doutrina da encarnação?
A Bíblia afirma, reiteradas vezes, que o Filho de Deus se tornou “carne”, ou seja, uma pessoa inteira, de carne e osso, em pleno uso de suas funções psíquicas. Sobre isso, o apóstolo Paulo escreveu que Jesus realizou a reconciliação “no corpo da sua carne” (Cl 1.21,22), isto é, quando se fez “carne” e habitou entre os homens, assumiu a humanidade juntamente com as fragilidades próprias dela.

Como aconteceu a humilhação de Jesus?
A humilhação de Jesus teve início com o esvaziamento de sua glória para tomar a forma de servo e culminou com o sofrimento na cruz (Fp 2.7,8). Sua humilhação está relacionada aos seus sofrimentos, como ao ser perseguido, desprezado pelas autoridades, discriminado (Jo 1.46), silenciado diante de seus acusadores, açoitado impiedosamente, injustamente julgado diante de Pilatos e Caifás e, finalmente, morto.

Qual foi o exemplo de Jesus para nós humanos?
Quando andou na Terra, Jesus nos ofereceu o melhor exemplo, fazendo a vontade do Pai e amando o próximo.


sábado, 14 de outubro de 2017

LIÇÃO 03 - A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR







JESUS – O VERBO SE FEZ CARNE





Objetivo:
Mostrar aos alunos que o nascimento de Jesus Cristo se deu dentro do plano divino para salvar a humanidade.

Material:
Papel com o quadro e caneta.

Procedimento:
Converse com os alunos explicando que no Antigo Testamento encontramos várias profecias a respeito da vinda do Messias ao mundo e que todas se cumpriram. Em seguida, peça que formem grupos. Depois, entregue uma cópia da folha com as afirmações aos grupos, mas sem as referências e as respostas (profetas). Explique que, em grupos, eles terão que escrever ao lado qual o profeta que fez tal afirmação, mas precisam ter cuidado, pois não serão aceitos nomes rasurados. Dê um tempo para que façam a atividade (5 minutos). Fale que o grupo que aceitar o maior número de profetas será o vencedor.

PROFECIAS
PROFETAS
Ele nascerá de uma virgem (Is 7.14).
Isaías
Ele nascerá em Belém (Mq 5.2).
Miqueias
Ele começará seu ministério na Galileia (Is 9.1,2).
Isaías
Ele apregoará a justiça (Jr 23.6).
Jeremias
Ele entrará em Jerusalém montado em uma jumenta (Zc 9.9)
Zacarias
Ele será traído por trinta moedas de prata (Zc 11.12,13).
Zacarias
Ele ressuscitará dos mortos (Sl 16.10).
Davi



Por Telma Bueno e Simone Maia.
Adaptado pelo Amigo da EBD.



domingo, 8 de outubro de 2017

QUESTIONÁRIOS DO 4° TRIMESTRE DE 2017






   A OBRA DA SALVAÇÃO –
Jesus Cristo é o caminho,
a verdade e a vida






Lição 02

Para Refletir
A respeito do único Deus verdadeiro e a criação, responda:


O que significa a Páscoa para os judeus?
Para o povo de Israel, a Páscoa representa o que o dia da independência significa para um país colonizado por uma metrópole. Mais ainda, essa magna celebração significa a verdadeira libertação experimentada por uma nação, expressada pela liberdade espiritual do povo para servir ao Deus Criador.

Qual era o significado do sangue do cordeiro no Antigo Testamento?
O sacrifício de animais era uma forma de lidar com os problemas do pecado, quando este destruiu a paz entre Deus e a humanidade. O sacrifício era oferecido para expiação dos pecados do transgressor, em que este era perdoado e, mediante essa expiação, tinha a sua relação com Deus restabelecida. O maior símbolo, e principal elemento desse ritual, era o sangue do animal sacrificado. Isso porque “sangue”, na Bíblia, representa a vida; e a vida do animal, “derramada” no sacrifício, era o que restabelecia a paz entre Deus e o ser humano.

O que significa Páscoa para a Igreja Cristã?
Significa que uma Nova Aliança foi estabelecida por Cristo mediante o seu sacrifício na cruz do Calvário.

Quais são os benefícios da Nova Aliança?
O sangue da Nova Aliança deu acesso direto do ser humano ao trono da graça e autoridade exclusiva a Jesus como o único e verdadeiro mediador entre Deus e os homens. Desse modo que Cristo fez da Igreja um povo de verdadeiros sacerdotes com autoridade e legitimidade para partilhar da intimidade com Deus, para interceder uns pelos outros e anunciar as boas novas dessa Nova Aliança.

Com quais sentimentos devemos celebrar a Páscoa em nossos dias?
Devemos celebrar a Nova Aliança manifesta em Cristo Jesus com alegria e gratidão.


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

LIÇÃO 02 - A SALVAÇÃO NA PÁSCOA JUDAICA







CRISTO – O NOSSO CORDEIRO PASCAL





Objetivo:
Conscientizar de que a libertação do povo israelita vislumbrava um plano divino maior libertar e salvar a humanidade da escravidão do pecado.

Material:
Providenciar a figura de um pão, de algumas ervas e de um cordeiro.

Procedimento:
Mostra as figuras aos alunos. Em seguida, pergunte o que essas figuras representam na Páscoa e quais os seus significados. Ouça os alunos com atenção e em seguida mostre as figuras e fale a respeito dos seus significados:

O pão. Apontava para Jesus, o Pão da Vida: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome” (Jo 6.35). Assim como saciamos a nossa fome com o pão, também saciamos a nossa alma e o nosso espírito com Jesus. Sem Jesus não podemos viver.

As ervas amargas. Apontavam para toda a amargura e aflição vividos no cativeiro egípcio. A vida sem Jesus é amarga. No mundo estamos sujeitos às aflições, às amarguras da vida, mas com Jesus somos mais do que vencedores (Rm 8.37).

Um cordeiro sem mácula. Apontava para Jesus, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). O cordeiro escolhido para a Festa da Páscoa não podia ter mancha ou defeito algum. Jesus, o Filho de Deus, se fez homem, porém sem pecados. Ele se fez pecado por nós (1 Co 5.21).

Encerre, enfatizando que Cristo é o nosso Cordeiro Pascal e que Ele morreu para trazer a redenção a toda humanidade. Ele é o nosso Redentor.



Por Telma Bueno e Simone Maia.
Adaptado pelo Amigo da EBD.


quinta-feira, 5 de outubro de 2017

QUESTIONÁRIOS DO 4° TRIMESTRE DE 2017






   A OBRA DA SALVAÇÃO –
Jesus Cristo é o caminho,
a verdade e a vida






Lição 01

Para Refletir
A respeito de uma promessa de salvação, responda:


Qual é o conceito bíblico para salvação?
O significado bíblico de salvação compreende cura, redenção, remédio, completude, inteireza, integralidade, saúde física, mental e emocional. No sentido espiritual, salvação quer dizer que Cristo fez a expiação pelo pecador, ocupando o lugar dele na cruz (passado), regenerando e santificando sua vida (presente), a fim de um dia “glorificar” o corpo dele plenamente (futuro).

Como se concebia a salvação no Antigo Testamento?
No Antigo Testamento, a salvação está relacionada ao escape das mãos dos inimigos, à libertação da escravidão e ao estabelecimento de qualidades morais e espirituais para a vida de quem tem Deus como seu Senhor (Is 33.22-24).

Qual é a abrangência da salvação?
A salvação abrange todas as dimensões da vida, por isso, embora tão simples de ser vivenciada, pois para isso basta aceitarmos a Cristo (Rm 10.10), muitas vezes seu processo é lento e requer compreensões maiores.

Qual foi a promessa de salvação que Deus fez no Éden?
Deus prometeu que enviaria a Semente da mulher (Jesus) e que esta Semente feriria a cabeça da serpente (Satanás), mostrando que Jesus viria ao mundo e morreria na cruz por nossos pecados.

Qual deve ser nossa postura diante da tão grandiosa salvação de Jesus?
Crer no sacrifício de Cristo e se render a Ele como Salvador e Senhor.