Objetivo:
Conscientizar
de que a libertação do povo israelita vislumbrava um plano divino maior libertar
e salvar a humanidade da escravidão do pecado.
Material:
Providenciar
a figura de um pão, de algumas ervas e de um cordeiro.
Procedimento:
Mostra as
figuras aos alunos. Em seguida, pergunte o que essas figuras representam na
Páscoa e quais os seus significados. Ouça os alunos com atenção e em seguida mostre
as figuras e fale a respeito dos seus significados:
O pão. Apontava para Jesus, o Pão da
Vida: “Eu sou o pão da vida; aquele que
vem a mim não terá fome” (Jo 6.35). Assim como saciamos a nossa fome com o
pão, também saciamos a nossa alma e o nosso espírito com Jesus. Sem Jesus não
podemos viver.
As ervas amargas. Apontavam para toda a amargura
e aflição vividos no cativeiro egípcio. A vida sem Jesus é amarga. No mundo
estamos sujeitos às aflições, às amarguras da vida, mas com Jesus somos mais do
que vencedores (Rm 8.37).
Um cordeiro sem mácula. Apontava para Jesus, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do
mundo” (Jo 1.29). O cordeiro escolhido para a Festa da Páscoa não podia ter
mancha ou defeito algum. Jesus, o Filho de Deus, se fez homem, porém sem pecados.
Ele se fez pecado por nós (1 Co 5.21).
Encerre,
enfatizando que Cristo é o nosso Cordeiro Pascal e que Ele morreu para trazer a
redenção a toda humanidade. Ele é o nosso Redentor.
Por Telma Bueno e Simone Maia.
Adaptado pelo Amigo da EBD.
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