O SERMÃO DO MONTE –
A
Justiça sob a Ótica de Jesus
Lição 01
Hora da Revisão
A respeito das Bem-Aventuranças, responda:
1. Qual
a diferença entre a ideologia e o Evangelho em termos de benefício?
Por mais justa que seja a ideologia, ela é boa para
alguns, mas nunca para todos. Já o Evangelho, conforme iremos aprender com o
estudo dos capítulos cinco, seis e sete de Mateus, é a Boa Notícia global que
Deus nos trouxe através de Jesus Cristo.
2. Explique
o que Mateus quis dizer com os atos de Jesus ver a multidão e abrir a boca para
ensinar.
O “ver” não é simplesmente enxergar ou contemplar,
mas um olhar que contém compaixão e que se importa com o outro. De igual
maneira, o “abria a boca” não se trata de uma redundância, mas um registro que
evidencia uma das formas, ou métodos, de Jesus ensinar, pois em outras ocasiões
Ele o fez em silêncio (Jo 8.6,7; 13.3-17).
3. O
que significa ter “fome e sede de justiça”?
Não se trata de “justiçamento”, ou seja, “punir
aplicando uma forma de suplício corporal, em especial condenar à morte”, e
muito menos o ajuntamento amotinado (Lc 9.51-56). O Mestre refere-se a um
desejo, vontade e aspiração pela justiça, que torna-se parte da natureza da
pessoa, fazendo com que esta sinta a dor do próximo e não somente as suas, e
tal percepção a leva a sentir “fome e sede de justiça”, não como regras
impostas, mas como sentimentos conscientes que fazem parte de sua natureza (Jr
31.33).
4. Há
algum propósito especial para Jesus ter ensinado sobre misericórdia logo após
ter falado de justiça? Explique.
Para que ninguém pense que ter “fome e sede de
justiça” é algo que se confunde com tornar-se “justiceiro”.
5. Equiparar
o sofrimento dos discípulos ao que sucedeu aos profetas no Antigo Testamento
acabou por revelar algo da natureza de Jesus. O que é?
Uma vez que todos tinham os profetas em alta conta,
dizer que tal situação os colocava no mesmo patamar, era também uma forma de
afirmar sua deidade, pois os profetas no Antigo Testamento estavam a serviço de
Deus e, justamente por isso, foram perseguidos.
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