sábado, 13 de abril de 2024

LIÇÃO 02 – A ESCOLHA ENTRE A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA






Mt 7.13,14; 3.1-10
  


INTRODUÇÃO
Nesta lição, aprenderemos sobre o significado da palavra “escolha” e sua relevância na compreensão da metáfora das portas e dos caminhos, considerando que a mesma no contexto pressupõe o livre arbítrio do homem. Traremos o conceito teológico do livre arbítrio nas Escrituras, e pontuaremos que o homem, mediante a graça de Deus, é capacitado para responder e decidir sobre o seu destino eterno. A mensagem das duas portas e caminhos, não só atende aos não conversos à fé, bem como, a todo cristão, como um instrumento de incentivo e ânimo na perseverança em nosso destino: o céu.
 
 
I. DEFINIÇÃO DA PALAVRA ESCOLHA
1. Definição.
De acordo com Houaiss (2001, p.1206), “ato ou efeito de escolher”, “preferência que se dá a alguma coisa que se encontra entre outras”, “predileção”, “opção entre duas coisas ou mais”; “ato de eleger, eleição”; “capacidade de escolher bem, de escolher com discernimento”.
 
2. Contextualizando o tema da lição
Como já acima definido, o termo “Escolha” pressupõe o livre-arbítrio humano em exercício na decisão de que porta e caminho o homem seguirá. É importante destacar que essa lição tanto se aplica aos não conversos, quanto àqueles que já professam a fé em Cristo, considerando que a perseverança no caminho estreito é o segredo da vitória e a meta de todo cristão ( Ap 2.7, 11, 17, 26; 3.5,12,21; Fl 3.13). Assim sendo, não há espaço para a predestinação fatalista, que atribui a Deus, a escolha de quem há de se salvar ou se perder.
 
 
II. DEFINIÇÃO DE LIVRE-ARBÍTRIO
1. Definição etimológica do termo.
O dicionário Vine (2010, pp. 608,756) diz que livre-arbítrio vem do termo grego “eklego”, “escolher, selecionar, eleger” e “eleutheros”, “liberdade de ir onde quer”. O dicionário Houaiss define como: “possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante”. A palavra livre vem do latim “liber”, que significa “livre” e o termo arbítrio “arbiter”, que é “uma pessoa escolhida para decidir sobre uma questão” (2001, p. 1774).
 
2. Definição teológica do termo.
“Entende-se por livre-arbítrio a liberdade que o ser humano tem de fazer escolhas, tornando-se, consequentemente, responsável por elas e por seus respectivos resultados […]. O poder humano de fazer escolhas é o primeiro assunto de que trata a Bíblia Sagrada […]. O livre-arbítrio é inerente ao homem, o qual não poderia ser julgado, jamais, se as suas decisões fossem involuntárias, e ele fizesse o que não desejasse pelo fato de ser movido por uma força estranha, alheia à sua consciência e vontade” (BRUNELLI, 2016, pp. 293,295). A Declaração de Fé das AD diz: CREMOS, professamos e ensinamos que o homem é uma criação de Deus […], dotado por Deus de livre-arbítrio, ou seja, com liberdade de escolher entre o bem e o mal […] essa escolha continua mesmo depois da queda no Éden (Jo 7.17). Deus dotou Adão do livre-arbítrio com o qual ele era capaz tanto de obedecer quanto de desobedecer ao Criador (SOARES, 2017, pp. 77,99).
 
 
III. O LIVRE-ARBÍTRIO NA BÍBLIA
1. O livre-arbítrio nas Escrituras.
Tanto no AT quanto no NT a doutrina do livre-arbítrio é claramente defendida, e apesar da expressão “livre-arbítrio” não estar na Bíblia de maneira explícita em diversas passagens do AT podemos ver que Deus dá o poder de escolha ao ser humano (Gn 2.16,17; 4.7; Dt 28.1; 30.15,19; Js 24.15; 2Sm 24.12; Jz 5.2; 1Cr 28.9; 2Cr 15.2; Ed 7.13; Ne 11.2; Sl 119.30; Is 1.19,20; Jr 4.1). Também podemos encontrar várias referências que nos demonstra o livre-arbítrio no NT (Mt 3.2; 4.17; 16.24; 23.37; Mc 8.35; Lc 7.30; Jo 1.11; 5.40; 6.37; 7.17; 15.7; At 3.19; 17.30; Rm 10.13; 1Tm 1.19; 1Co 10.12; 2Co 8.3,4; 1Jo 3.23; Ap 3.20; 22.17).
 
2. O livre-arbítrio antes da Queda.
O poder da livre-escolha faz parte do desígnio de Deus para a humanidade, como sendo a sua imagem e semelhança (Gn 1.27). Adão e Eva receberam o mandamento para multiplicarem a espécie humana (Gn 1.28) e se absterem de comer do fruto proibido (Gn 2.16-17). Estas duas responsabilidades implicam na capacidade de respostas. O fato deles deverem fazer estas coisas, implicava que eles poderiam fazê-las (Gn 3.6). A condenação de Deus para a atitude deles deixa claro que ambos eram moralmente livres para tomar a sua decisão (Gn 3.11,13) (GEISLER, 2010, p. 108).
 
3. O livre-arbítrio depois da Queda.
Mesmo depois de haver pecado e se tornado espiritualmente “morto” (Gn 2.17; cf. Ef 2.1) e, portanto, um pecador, em função da sua natureza pecaminosa (Ef 2.3), Adão não se tornou tão completamente depravado a ponto de não mais ouvir a voz de Deus e poder responder de maneira livre (Gn 3.9-10). A imagem de Deus foi obscurecida, mas não completa-mente erradicada pela Queda; ela foi corrompida (afetada), mas não eliminada (aniquilada). Na verdade, a imagem de Deus (que inclui o livre-arbítrio) ainda permanece nos seres humanos (Gn 9.6; Tg 3.9). Até mesmo a nossa cegueira espiritual é resultado da nossa decisão de não acreditar (Rm 6.16) (GEISLER, 2010, p. 109).
 
 
IV. A METÁFORA DOS DOIS CAMINHOS (Mt 7.13,14)
Segundo Carson (2018, p. 137), o sentido da metáfora é bem claro. Temos de imaginar dois caminhos, duas estradas. O primeiro é espaçoso e sua porta é larga. Ele acomoda muitas pessoas, e todas se sentem confortáveis e felizes com sua amplidão. Contudo, apesar de ser tão bom de percorrer, ele acaba em destruição. O outro caminho é apertado, e a porta que lhe dá acesso é estreita. Ele é restrito, e relativamente poucos viajantes se encontram nele. Mas, ele conduz à “Vida”. A passagem de Mateus 7.12,13, nos fala de duas portas e dois caminhos; dois tipos de transeuntes; e dois destinos. Senão vejamos:
 
1. Duas portas e dois caminhos
Hendriksen (2010, pp. 456-457) nos diz que a ordem “porta” seguida por “caminho” se constitui em uma sequência natural, onde o significado aponta para: uma escolha inicial correta (conversão) seguida pela santificação; ou uma escolha Inicial incorreta seguida por um endurecimento gradual. No Novo Testamento a palavra estreita com referência à uma porta, só aparece em Mt 7.13,14. Em Lc 13.24 o mesmo adjetivo é usado com referência a uma “porta” escatológica (Mt 25.10). Para que possa entrar pela porta estreita, a pessoa precisa se desfazer de muitas coisas, por exemplo, o desejo ardente de possuir bens terrenos, o espírito que não consegue perdoar, o egoísmo e, especialmente a justiça própria. A porta estreita é,pois, a porta da autonegação e da obediência. Por outro lado, a “porta larga” permite entrar com a bolsa e toda a bagagem. A velha natureza pecaminosa – tudo o que ela contém e todos os seus acessórios – pode passar facilmente por ela. É a porta da autoindulgência. Essa porta é tão ampla que uma multidão enorme e clamorosa pode entrar toda de uma vez, e ainda restará muito espaço para outros. A “porta”, pois, aponta para a escolha que uma pessoa faz nesta presente vida, seja ela boa ou má.
O “caminho” ao qual a porta estreita dá acesso é “apertado”. A vereda pela qual o crente está viajando se assemelha a uma passagem difícil por entre dois penhascos. Ela se acha cercada de ambos os lados. Assim também, mesmo no caso da pessoa que já entrou espiritualmente pela porta estreita, o que permanece da velha natureza, se rebela contra a ideia de deixar de lado as más propensões e os maus hábitos de outrora. Essa velha natureza não é completamente destruída até o momento de sua morte. Mesmo estando no caminho apertado, a antiga natureza trava uma batalha diária com a nova natureza (Rm 7.15-25; Gl 5.17; 1 Pe 2.11).
 
2. Dois tipos de transeuntes
Aqueles que escolhem uma porta larga e o caminho espaçoso são chamados de “muitos”; aqueles que entram pela porta estreita e viajam pelo caminho apertado são chamados de “poucos”. Isso está em sintonia com Mt 22.14 “Muitos são chamados, poucos escolhidos”, e com as passagens que mencionam o “remanescente”, como Rm 9.27; 11.5, etc. Não obstante, toda companhia dos eleitos em Cristo é descrita como uma multidão que não se pode contar (Ap. 7.9).
É importante lembrar que os transeuntes da porta larga”, ainda que aparentem “liberdade” e “felicidade”, todavia, tudo é de natureza puramente superficial, pois os que vivem na prática do pecado, são escravos do mesmo (Jo 8.34). Eles estão presos na vaidade de seus próprios pensamentos, tendo o seu entendimento obscurecido e separados da vida de Deus (Ef. 4.17-19). Por outro lado, “Grande paz têm os que amam a tua lei” (Sl 119.165; Is 26.3;43.2). Ainda que, entrar pela porta estreita e caminhar pelo caminho apertado da autonegação, dificuldade e luta, dores e asperezas, isto é especialmente verdadeiro em virtude da natureza pecaminosa que não foi completamente vencida. Para o “novo homem” (a natureza regenerada) há alegria indizível e cheia de glória (1 Pe 1.8; Rm 7.22; Fl 2.17; 3.1; 4.4). Os “poucos” que entram pela porta estreita são “afligidos, mas não esmagados; perplexos, porém não desesperados(2 Co 4.8,9); entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo todas as coisas(2 Co 6.10), pois além dos tesouros que já possuem desde agora, eles sabem que riquezas maiores esperam por eles (2 Co 4.17).
 
3. Dois destinos
Para Hendriksen (2010, p.459), os que entraram pela porta larga e agora trilham o caminho espaçoso estão indo rumo à destruição, ou seja, estão destinados não a aniquilação, e, sim, à perdição eterna (Dn 12.2; Mt 3.12; 18.8; 25.41,46; Mc 9.43; Lc 3.17; 2 Ts 1.9; Jd 6,7; ap.14.9-11; 19.3; 20.10). Ao contrário, “O caminho da cruz leva ao lar”. É o caminho da autorrenúncia que “conduz à vida” em seu sentido pleno e escatológico: comunhão com Deus em Cristo, no céu, subsequente, no novo céu e na nova terra; mais todas as bênçãos resultantes dessa comunhão (Sl 16.11; 17.15; 23.6;73.23-36; Jo 14.2,3; 17.3,24; 2Co 3.17,18; 4.6; Fp 4.7,9; 1Pe 1.4,8,9; Ap. 7.15-17; 15.2-4; 20.4,6; 21.1-7).

 
CONCLUSÃO
Concluímos que passar pela porta estreita, significa o início de nossa jornada, nossa conversão ao evangelho de Cristo. Entretanto, o caminho até a eternidade é caracterizado por sua estreiteza, ou seja, para nos mantermos firmes no alvo, precisamos renunciar a nós mesmos, tomar nossa cruz e seguir a Jesus, Isso implica em viver uma vida de completa entrega ao Senhor. Que ele nos ajude a nos mantermos fiéis até a morte.
 
 
 

REFERÊNCIAS
Ø  CARSON, D. A. O Sermão do Monte: Exposição de Mateus 5-7. Vida Nova.
Ø  GEISLER, Norman. Teologia Sistemática. CPAD.
Ø  HENDRIKSEN, Willian. Comentário do Novo Testamento – Mateus vol. 1. Cultura Cristã.
Ø  HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. OBJETIVA.
Ø  LLOYD-JONES, Davi Martyn, 1899-1981. Estudos no sermão do monte, Fiel Editora.
Ø  SOARES, Esequias. Declaração de fé das Assembleias de Deus. CPAD.
Ø  VINE, W. E. et al. Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do AT e do NT. CPAD.

Por  Rede Brasil de Comunicação.
 



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