2 Tm 3.1-4; 14-16
INTRODUÇÃO
Os tempos
difíceis que a Igreja, em seus primórdios sofrera, elucida acontecimentos
preliminares e simbólicos dos tempos do fim, que sobrevirão, antes do retorno
de Cristo. Segundo Paulo a corrupção do gênero humano iria atingir proporções
bem maiores com o passar dos tempos (2 Tm 3). Nesta lição, traremos a definição
da palavra “corrupção” e das expressões tais como: “últimos dias”, “tempos
trabalhosos”; veremos ainda, as marcas que comprovam a degeneração social e,
por fim, como os crentes podem ser imunizados deste mal, mantendo-se
irrepreensíveis em santidade, a fim de herdarem a vida eterna (1Ts 3.13; 1Co
15).
I – DEFINIÇÕES DO TERMO CORRUPÇÃO
1.1. Definição
linguística. O nosso termo “corrupção”
provém do latim, “corruptione”, e o Aurélio o define como
“ato ou efeito de corromper; decomposição, putrefação”. Já no
sentido figurado, a expressão significa: “devassidão, depravação,
perversão” (FERREIRA, 2004, p. 560 – acréscimo nosso).
1.2. Definição
teológica. Quando Boyer
relaciona as palavras “corrupção”, “corruptível” e “corrupto”,
ele dá destaque para o que é “corrompido, podre, depravado, pervertido,
sujeito a putrefação, algo desmoralizado” (96, p. 201 – acréscimo
nosso).
1.3. Definição
Bíblica. A apresentação
bíblica desse assunto é ampla, incluindo as seguintes categorias: (1) No
Antigo Testamento: (a) A decadência do corpo, que é a corrupção
física (Sl 16.10); (b) Os defeitos físicos em algum animal, que o
tornavam impróprio para ser sacrificado, que é a corrupção cerimonial (Lv
22.20-23); (c) A ruína moral causada pelo pecado, que é a corrupção
moral (Dt 9.12); (2) No Novo Testamento, encontramos as palavras
gregas “phthora” e “diaphthora”, ambas
traduzidas por “corrupção”. A primeira delas (phthora) aparece por nove
vezes denotando a decadência do corpo físico (1 Co15.42,50); do universo
físico (Rm 8.21; Cl 2.22; 1Pd 2.2); da moral e religiosidade (1Pd
1.4; 2.9) (CHAMPLIN, 2013, p. 934 – acréscimo e grifo nosso).
II – A PREDIÇÃO DO APÓSTOLO PAULO
“A expressão 'últimos
dias' no texto, aparece somente nas epístolas pastorais, em At 2.17 e em Tg
5.3. Porém, expressa de maneira diferente, e de ocorrência comum; um tema muito
comum entre os líderes da igreja primitiva (Mt 24; At 2.17; Tg 5.3; 2 Pe 3.3;
Jd 18) (CHAMPLIN 2014, p. 501 – acréscimo nosso). “Paulo passa a falar sobre o
fim dos tempos, isto é, a era cristã na sua totalidade, onde as coisas se
tornarão piores à medida que o fim se aproxima (2Pd 3.3; 1Jo 2.18; Jd 17,18). O
que parece, é que o apóstolo acreditava que vivenciava os últimos dias, pois
esta expressão abrange todo o intervalo entre o primeiro advento de Cristo, e o
seu advento final, designado como o fim dos séculos (1Co 10.11) (ADEYEMO, 2010,
p. 1519 – acréscimo e grifo nosso).
2.1. Tempos
trabalhosos (2 Tm 3.1). “A heresia do gnosticismo era 'suave', quando
contrastada com as heresias futuras que antecedem a segunda vinda de Cristo,
pois haverá uma apostasia de proporções gigantescas”. Da expressão 'tempos difíceis',
no grego, temos o adjetivo “chapelos”, que significa 'difícil',
'árduo',
dando a entender um período de 'tensão', de 'maldade'; serão tempos difíceis de
suportar, perigosos e problemáticos para a igreja em geral (CHAMPLIN, 2014, p
502 – acréscimo nosso). A expressão “difíceis” é usada para descrever a
natureza selvagem de dois homens possuídos por demônios (Mt 8.28). Essas eras
ou épocas selvagens ou perigosas serão cada vez mais frequentes e severas à
medida que se próxima a volta de Cristo; a era da igreja está repleta desses
movimentos perigosos que, pelo fato de o fim estar se aproximando, estão
ganhando força (Mt 7.15; 24.11,12,24; 2Pd 2.1,2) (ALMEIDA, 2010, p. 1672).
2.2. As marcas
deste tempo (2 Tm 3.2-5). “Esse período é o mesmo que o apóstolo se refere
como 'últimos tempos'; Na primeira carta a Timóteo (1Tm 4.1), Paulo focaliza a
proliferação de falsas doutrinas, e aqui (2Tm 3.1), o apóstolo enfatiza a
degeneração social, a perversidade das pessoas que se tornam totalmente
egoístas e buscam apenas satisfazer seus próprios desejos, sem nenhuma
consideração pelos outros (2Tm 3.3); Elas tem pouco interesse na religião e
zombam das coisas de Deus, mas gostam de cultivar uma fachada cristã (2Tm
3.4-5), amam os prazeres da carne (2Tm 3.6), e se interessam por novas ideias
apenas pelo fato de serem novas, porém, não estão dispostas a chegar ao
conhecimento da verdade (2Tm 3.7). “Nestas descrições, o apóstolo Paulo
está usando termos familiares aos judeus e, sendo assim, o mesmo, pelo Espírito
Santo, caracterizou o perfil das pessoas destes 'últimos tempos'; Como disse E.
K. Simpson: “O mundo se fará mais mundano” (apud, BARCLAY, sd, p. 67 –
acréscimo e grifo nosso).
III – TIPOS DE CORRUPÇÃO
A sociedade está
caminhando a passos largos para o auge da corrupção. Ela, aos poucos, está se
degenerando; o sistema está pervertido e corrompido. Há pessoas que mostram em
seus comportamentos que a corrupção está em todas as esferas, principalmente no
que tange ao relativismo moral (nada é definitivamente certo nem absolutamente
errado) e as leis incoerentes. Vejamos na tabela abaixo, os possíveis tipos de
corrupções e associemos aos comportamentos típicos que o apóstolo Paulo elenca
na sua segunda carta a Timóteo:
Nº
|
TIPOS
DE CORRUPÇÃO
|
2TM
3.1-9
|
1
|
Moral
|
“...
amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, ingratos, profanos,
caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores,
obstinados, orgulhosos...” (2Tm 3.1-3).
|
2
|
Teológica
|
“...
nunca podem chegar ao conhecimento da verdade...” (2Tm 3.7).
|
3
|
Religiosa
|
“...
irreconciliáveis, mais amigos dos deleites, aparência de piedade...” (2Tm 3.3-5).
|
4
|
Familiar
|
“...desobedientes
a pais e mães...” (2Tm 3.2).
|
5
|
Política
|
“...
resistem à verdade, sendo homens corruptos...” (2Tm 3.8).
|
6
|
Sentimental
|
“...
sem afeto natural...” (2Tm 3.3).
|
7
|
Pedagógica
|
“...
aprendem sempre...” (2Tm 3.7).
|
IV – IMUNIZANDO-NOS PELA PALAVRA
DE DEUS
Como não é
possível a igreja se isentar deste mal, o apóstolo nos mostra que é possível se
imunizar, se defender. “Paulo adornava suas cartas a Timóteo com incentivos,
desafios, esperanças, e confirmações. Nesta última seção, antes de suas
considerações finais, ele deu a confiabilidade das Escrituras, a inspirada
Palavra de Deus, e a constância do seu próprio exemplo (2 Tm 3.10-17), como
duas orientações seguras para a imunização contra as corrupções citadas acima, mostrando
um elo existente entre a 'Ortodoxia' (do grego “orthodoxos” “orthos”,
“direito” + “doxa”, “doutrina”) e a 'Ortopraxia' (do grego “orthopraxia”
“orthos”, “direito” + “praxis”, “prática”)” (RIBAS, 2009,
p. 537 – acréscimo e grifo nosso). Vejamos na tabela abaixo o exemplo do
apóstolo Paulo nestas duas vertentes, praticando a ortodoxia que ensinava:
Nº
|
ORTODOXIA
|
ORTOPRAXIA
|
1
|
“...
ensino...” (1Tm
3.16). - instruir no Evangelho
|
“...
o meu ensino, meu procedimento ...”
|
2
|
“...
repreensão... (1Tm
3.16).” - Expor os erros
|
“...
meu propósito, a minha fé...”
|
3
|
“...
correção...” (1Tm
3.16). - Redirecionar o
comportamento
errado
|
“...
a minha longanimidade, o meu amor e a minha perseverança...”
|
4
|
“...
educação na justiça...” (1Tm 3.16). - Nutrir os crentes
e santidade
|
“...
as minhas perseguições e os meus sofrimentos...”
|
PARA
O APÓSTOLO A ORTODOXIA DEVE GERAR A ORTOPRAXIA
“...
aperfeiçoamento, habilidade para toda boa obra...”
|
CONCLUSÃO
Vivemos os dias,
que previu o apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo. Tempos difíceis. Cada dia que
se passa, precisamos nos voltar para as Escrituras que por Deus são inspiradas
(2 Tm 3.16), a fim de nutrirmos as nossas almas, para que possamos aguardar,
irrepreensíveis em santidade, o retorno glorioso de Jesus Cristo e, assim o que
é corruptível se revestirá da incorruptibilidade e o que é mortal se revestirá
da imortalidade e, por toda a eternidade estaremos com o Senhor.
REFERÊNCIAS
ANDRADE,
Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico. CPAD.
BOYER, Orlando. Pequena
Enciclópopédia Bíblica. IBAD.
CHAMPLIN, R. N. Dicionário
de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
MACARTHUR. Bíblia
de Estudo MacArthur. SBB
STAMPS, Donald C. Bíblia
de Estudo Pentecostal. CPAD.
Por Rede Brasil de
Comunicação.
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