2Tm 4.1-5
INTRODUÇÃO
Nesta lição,
destacaremos o conceito bíblico do que é pregação; mencionaremos que o
ministério terreno de Cristo, foi caracterizado pela proclamação das boas novas
com o propósito de alcançar a todas as pessoas; elencaremos também, principais
eventos que mostram a pregação sendo colocada como prioridade no dia a dia da
igreja primitiva; e por fim, abordaremos quais devem ser as características da
pregação no culto e a sua devida importância.
I.
DEFINIÇÕES
1. Definição do
termo proclamar.
O verbo grego
traduzido como “proclamar”, “kerysso” que quer dizer: “ser
um arauto, proclamar como um arauto”, refere-se na prática à: “pregação
do evangelho como a palavra autorizada (obrigatória) de Deus, trazendo
responsabilidade eterna a todos que a ouvem” (GONÇALVES, 2024). Ainda
podendo ser entendido como: “promulgação solene e urgente de um fato
importante. Assim é descrito o anúncio do Evangelho em obediência ao ‘ide’ de
Cristo” (Mt 28.18-19) (ANDRADE, 2006, p. 305).
2. Definição do
termo pregação.
Andrade define a
pregação como sendo: “proclamação da Palavra de Deus, visando a
divulgação do conhecimento divino, a conversão dos pecadores e a consolação dos
fiéis” (2006, p. 303). Um dos termos usados é “kerygma”, que
indica: “a mensagem do evangelho”; essa palavra aparece
cerca de oito vezes no Novo Testamento (Mt 12.41; Lc 11.32; Rm 16.25; 1Co 1.21;
2.4; 15.14; 2Tm 4.17; Tt 1.3), indicando a pregação apostólica, que é a
mensagem central e o fundamento do Novo Testamento (CHAMPLIN, 2004, p.367).
II.
A PREGAÇÃO NO MINISTÉRIO DE JESUS
Jesus exerceu um
tríplice ministério de cura, pregação e ensino da palavra de Deus: “E
percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o
evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mt
4.23), essa ênfase na pregação no ministério do Senhor é Jesus, é vista
frequentemente nos Evangelhos “E percorria Jesus todas as cidades e
aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e
curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mt 9.35), “E
aconteceu, num daqueles dias, que, estando ele ensinando o povo no templo e
anunciando o evangelho, sobrevieram os principais dos sacerdotes e os escribas
com os anciãos” (Lc 20.1). Sua importância é ressaltada, quando essa
mesma ênfase foi ordenada e confiada à igreja (Mt 28.19; Mc 16.15-18).
III.
A PREGAÇÃO NA IGREJA PRIMITIVA
A pregação é a
parte central do culto cristão e sem ela o culto fica sem brilho e objetivo,
pois é através dela que a fé é gerada: “Como, pois, invocarão aquele em
quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se
não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito:
Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas! Mas
nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa
pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”
(Rm 10.14-17; ver Gl 3.2); é a vontade de Deus, que todos se arrependam
e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (At 17.30; 1Tm 2.4), para tanto
percebemos a pregação sendo evidenciada na vida da igreja primitiva. Vejamos:
1. No ministério
de Pedro.
Após ser revestido
com o poder do Espírito Santo, o apóstolo Pedro pregou um sermão bíblico (At
1.16), totalmente cristocêntrico, começando com: “[...] Jesus Nazareno” (At
2.22) e, terminando com: “[...] Senhor e Cristo” (At 2.36),
resultando em quase três mil almas para o Reino de Deus. Desde então, seu
ministério foi marcado pela proclamação das boas novas, na unção do Espírito.
Como se pode ver em vários momentos: a) diante do espanto dos que
presenciaram o milagre realizado na porta formosa do templo (At 3.12-26); b)
diante da indagação e da oposição do sinédrio (At 4.8-22); e, c) na
casa do centurião Cornélio (At 10.34-48).
2. No ministério
de Paulo.
O apóstolo Paulo
em razão da sua importância no cenário cristão, destacou-se quanto ao compromisso
de proclamar a Palavra de Deus de tal forma que sempre lembrava: “Para o
que (digo a verdade em Cristo, não minto ) fui constituído pregador, e
apóstolo, e doutor dos gentios, na fé e na verdade” (1Tm 2.7; 2Tm
1.11), o que podemos ver com facilidade tanto em seu exemplo (At 9.20,22;
13.5,16; 14.1,21,22,25; 16.13,31; 17.2,3,17;18.4,5,11; 19.8,13; 20.25; 28.31),
como em seus ensinamentos (1Tm 4.6-11,13,16; 5.17; 6.3-5; 2Tm 1.13; 2.14,15;
4.2).
IV.
CARACTERÍSTICAS DA PREGAÇÃO NO CULTO
O apóstolo Paulo
prevendo o fim de seus dias (2Tm 4.6,7), trouxe à tona para o jovem obreiro
Timóteo, compromissos que deveriam caracterizar sua conduta como servo de Deus
e da igreja do Senhor. Entre esses o de pregar o Evangelho de forma genuína,
frente a um tempo de resistência à verdadeira mensagem de Deus (2Tm 4.3,4).
Nesse intuito, o apóstolo destaca características que deve ter a pregação no
culto:
1. Seriedade: “Conjuro-te,
pois [...]” (2Tm 4.1a).
A palavra
conjuro-te, do grego: “diamarturomai” que indica: “testificar
sob juramento, atestar, testificar a, afirmar solenemente”, é enfática
e tem peso de afirmação legal. O apóstolo elaborara detalhadamente a
responsabilidade que está sobre o ministro cristão. Agora ele incumbe Timóteo
de assumir este encargo em plena conscientização de que, no desempenho de suas
obrigações, ele é responsável diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo (2Co
5.10). A pregação da Palavra era tão importante para Paulo e para o ministério
da igreja que ele ordenou “uma ordem militar” que Timóteo continuasse a
pregá-la. Paulo recorre a Cristo como testemunha de sua ordem e lembra a
Timóteo que, um dia, o Senhor retornará e testará o ministério dele. O pregador
infiel que acrescenta algo à mensagem ou dela subtrai será reprovado no dia do
acerto de contas (Ap 22.18).
2. Fidelidade: “pregues
a palavra [...]” (2Tm 4.2a).
Pela expressão “a
palavra”, o apóstolo quer dizer a mensagem relativa a Cristo como Redentor,
Salvador e Senhor. Este deve ser o teor da pregação cristã. Nenhum sermão é realmente
sermão, a menos que deixe explícita a verdade bíblica. O pregador é um arauto
de Cristo, não pode mudar a mensagem que lhe foi confiada: “porque nunca
deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus” (At 20.27), não pode
alterar a essência da mensagem, na tentação de torná-la palatável aos homens: “Porque
nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos
de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus” (2Co
2.17).
3. Urgência: “[...]
instes a tempo e fora de tempo [...]” (2Tm 4.2).
O pregador precisa
ter um profundo senso de urgência, o verbo grego “ephistemi”,
traduzido por “instar”, significa literalmente: “estar de prontidão”.
A tempo e fora de tempo pode ser traduzido por “insista em todas as ocasiões,
convenientes ou inconvenientes”. Esta determinação nos mostra o senso de
urgência que deve caracterizar nossa pregação (At 8.26-30). Isso acarreta
necessariamente a responsabilidade de corrigir e repreender (redarguas e
repreendas) e o dever mais positivo de animar (exortes). Temos de provocar em
todos que nos ouvem a disposição de reagir em total obediência à Palavra de
Deus. Acima de tudo, o servo de Deus deve cultivar a graça da paciência
(longanimidade), em seus esforços de levar as pessoas a Cristo e ministrar-lhes
o ensino segundo a verdade cristã (doutrina).
V.
A IMPORTÂNCIA DA PREGAÇÃO BÍBLICA NO CULTO
1. Para nosso
ensino.
Paulo diz: “Porque
tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito […]” (Rm
15.4). Segundo Champlin (2004, p. 855):“Paulo faz aqui uma pausa momentânea
a fim de relembrar aos seus leitores qual a autoridade e qual o devido uso das
Escrituras. Ele também quis dar a entender, que ela está repleta de boas coisas
para nossa instrução moral e espiritual, e a igreja tem feito bom emprego dela,
quanto a esses propósitos”.
2. Para aviso
nosso.
O mesmo apóstolo
assevera acerca da Bíblia que as coisas que estão escritas: “[…] estão
escritas para aviso nosso […]” (1Co 10.11). Para exortar os crentes de
Corinto, Paulo utiliza-se do mau comportamento do povo de Israel no deserto
(1Co 10.1-6). O apóstolo diz que este exemplo negativo serve de aviso a fim de
que não caiamos nos mesmos erros (1Co 10.6,11). Segundo Champlin (1995, p. 396
– acréscimo nosso) a palavra “aviso” no original grego é: “nouthesia”,
que significa: “admoestação”, “instrução”, “aviso”,
que é utilizada tanto no sentido positivo quanto negativo, ou seja, uma atitude
que pode ser reproduzida ou evitada”. Os bons exemplos quanto os maus exemplos
de personagens das Escrituras também foram registrados para nos trazer
advertências;
3. Para nos
instruir no caminho certo.
Paulo descreveu
para o jovem obreiro Timóteo quais os muitos propósitos da pregação das
Escritura em relação ao homem: “Toda a Escritura é […] proveitosa para
ensinar, […] redarguir, […] corrigir, […] instruir em justiça” (2Tm
3.16). Tudo que foi escrito, o foi para nos instruir no caminho da justiça.
Segundo Champlin (1995, p. 396 – acréscimo nosso), no tocante à justiça que
no grego é: “dikaiosune”, fica indicado o “treinamento
naquilo que é reto”. Porém, no sentido cristão, “praticar o que é
reto” consiste em cultivar o caráter moral de Cristo, o qual, por sua
vez, reproduzirá a moralidade de Deus Pai”.
CONCLUSÃO
Em razão dos
tempos difíceis que marcam os últimos dias da Igreja do Senhor na terra,
precisamos reafirmar o valor das Escrituras e da sua proclamação, ocupando um
lugar proeminente no culto cristão.
REFERÊNCIAS
Ø ANDRADE,
Claudionor Correa de. Dicionário Teológico. CPAD.
Ø STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Ø CHAMPLI,
R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
Ø GONÇALVES,
José. O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e Vocação da Igreja no Mundo.
1 ed. RJ: CPAD, 2024.
Ø VINE,
W. E. Dicionário Vine. CPAD.
Por
Rede Brasil de Comunicação.
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