1 Rs 19.2-8
INTRODUÇÃO
Na lição passada, vimos como Deus usou seu servo Elias, o
tisbita, para confrontar os profetas de Baal e sua falsa adoração, pois se
tratava de uma divindade falsa. No monte Carmelo, o profeta Elias fez notório a
todo Israel que “Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!” (1 Rs 18.39).
No entanto, após este grandioso feito, Elias foge e se esconde da rainha
Jezabel que lhe disse: “Assim me façam os deuses, e outro tanto, se
até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles” (1
Rs 19.2). Portanto, na aula de hoje, estudaremos as causas e consequências
desse conflito vivido por Elias, bem como, o socorro divino para tirá-lo dessa
situação existencial. Além de enfatizamos que, ante de ser um homem espiritual
ele era, primeiramente, um homem sentimental. Um homem, que como nós, sujeito “as
mesmas paixões” (Tg 5.17).
I.
ELIAS – UM HOMEM COMO OS OUTROS
1. Um homem
espiritual.
De
fato, Elias era sim, um homem espiritual. Desde o momento de seu surgimento no
contexto bíblico até o instante em que foi arrebatado numa carruagem de fogo,
ele demostrou ser um homem verdadeiramente de Deus (1 Rs 17.1; 2 Rs 2.11).
Muitas são as provas de sua sincera comunhão com Deus, não apenas pelos
milagres e prodígios realizados por ele, mas principalmente, pelo seu caráter,
coragem, ousadia, obediência, integridade, fidelidade e disposição de servir ao
Deus de Israel, confrontando assim, todos os que fossem contrários as Leis do seu
Deus (1 Rs 18.17-21). Mas, que significa o termo “homem espiritual”? O Apóstolo Paulo trata da referida
questão em sua primeira carta aos Coríntios, e menciona três tipos de homens: o
natural, o carnal e o espiritual. O natural é aquele que não possui em sua vida
o Espirito de Deus e, portanto, ainda não experimentou a regeneração, assim não
tem como entender e compreender as coisas espirituais o que para ele é loucura
(1 Co 2.14; 1.18; Rm 8.9). O homem carnal é aquele que possui o Espirito de
Deus, ou seja, já experimentou a regeneração, porém quem rege a sua vida é a
velha natureza, impedindo que ele cresça e amadureça a sua fé em Deus. Logo,
ele não tem como discernir todas as coisas! (1 Co 3.1-4; Gl 5.16-26; Ef
4.17-5.11). Já o homem espiritual é aquele que possui o Espirito de Deus em sua
vida e é guiado por Ele, podendo assim, discernir tudo em sua volta, pois ele
obedece à vontade e a Palavra de seu Senhor (1 Co 2.15; Rm 6.11; 8.1,5,14; Gl 2.20;
5.18,25; Ef 2.10; Cl 3.1-14). Desta forma, percebe-se que o profeta Elias sendo
um servo obediente e que priorizava a palavra e a oração em sua vida devocional,
era verdadeiramente, um homem espiritual. Porquanto, diante dos profetas de
Baal e de Aserá, ele disse: “segundo a tua Palavra fiz todas essas coisas”
(1 Rs 18.36). Deus, nestes últimos dias, busca homens que sejam espirituais,
que obedeçam a sua Palavra, para usá-los aqui na terra na expansão do seu
reino! Lembra-se da frase: “Venha a nós o teu reino”. Ela
precisa de homens espirituais, pois o Senhor do Reino é o mais interessado em
fazê-la cumprir!
2.
Um homem sentimental.
Embora Elias fosse um homem
espiritual, isso não significava que deixara de ser humano. Os relatos
bíblicos, realmente, nos deixam tão fascinados com os grandes feitos destes
homens e mulhres de Deus que até esquecemos que eles são como nós: humanos. O
Apóstolo e Doutor dos gentios compreendia plenamente essa verdade que afirmou:
“Temos,
porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelencia do poder seja de
Deus, e não de nós” (2 Co 4.7). O Apóstolo Tiago também entendia
perfeitamente essa verdade, por isso afirmou: “Elias era homem sujeito às mesmas
paixões que nós” (Tg 5.17). Elias em momento algum deixou de ser homem,
isto significa que era sujeito ao fracasso, as falhas, ao pecado, as frustações
e decepções, e a todas as situações em que nós estamos sujeitos como homens,
mortais e pecadores. A Bíblia não oculta, em momento algum, os erros, falhas e
pecados dos grandes homens de Deus. Então, vejamos alguns exemplos:
Ø Abraão, o Pai da Fé, o
homem separado por Deus para dele criar a nação santa, o povo eleito que seria
referência para todas as nações (Gn 12.1-3). Verdadeiramente, ele foi um grande
homem de Deus, porém, ele consentiu com a incredulidade de sua esposa e gerou
um filho que não deveria ter existido que foi seu primogênito - Ismael (Gn 16).
Até hoje Israel padece as consequências desse ato precipitado!
Ø Moisés, o Grande
Libertador dos Hebreus, ele realizou grandes sinais e prodigios dentro e fora
do Egito em sua jornada em guiar o povo de Deus até a terra prometida (Êx 7-11;
14.15ss). Porém, e infelizmente, ele não herdou esta terra. Mesmo sendo o
grande homem de Deus que foi, e passando por muitas lutas e tribulações, ele
apenas pôde vê a terra que seria do povo que ele conduzia (Dt 32.48-52). Moisés
bateu na rocha em vez de falar a ela, por isso não herdou a terra que mana
leite e mel (Nm 20.8,11-13).
Ø Davi, o Grande Rei de
Israel, o homem chamado por Deus de “homem
segundo o meu coração” (1 Sm 13.14). Ele, também, foi um grande homem de
Deus que guerreou as guerras de Israel e trouxe vitória sobre vitória para o
povo de Deus. Davi foi o melhor rei de Israel; porém, cometeu um adultério
seguido de homicídio que lhe custou um altíssimo preço jamais imaginado (2 Sm
12ss). Preço esse, que fez seu próprio filho Absalão conspirar contra seu pai
Davi (2 Sm 15).
Como afirmou o Apóstolo Paulo,
todos esses homens eram “vasos de barro”, e o poder nunca foi
deles, era e sempre será de Deus. Desta forma, com o profeta Elias não seria
diferente! Por isso, precisamos compreender que ser homem espiritual não anula,
de forma alguma, o ser homem sentimental. Mas, o que quer dizer este termo “homem
sentimental”? A palavra “homem” vem do grego “anthropos”
e significa “aquele que olha para cima”. No latim, este mesmo termo é “homo”
e significa “aquele que veio da terra”. Já o termo “sentimento” vem do latim
e significa “opinião, sentimento, afeição”. Portanto, quando nos referimos
ao ‘homem sentimental’, estamos nos
referindo ao lado humano e, portanto, frágil e vulnerável que todos nós possuímos.
Este lado frágil engloba a insegunça, a timidez, o medo, a ansiedade, o surto,
o medo, a frustação, a decepção, e demais sentimentos negativos que
desencadearão as doenças da alma, também conhecidas como “doenças psicossomáticas”. Por essa razão, a Bíblia nos adverte: “Sede
sóbrios, vigiai. ” (1 Pe 5.8). Estejamos alerta para não sermos
vitimados, como foi Elias!
II.
AS CAUSAS DOS CONFLITOS DE ELIAS
Diante da realidade vivenciada
por Elias, alguns fatores como exaustão física, decepção (frustração) e medo
desencadearam no profeta de Deus um quadro depressivo. Por isso, antes de
tratamos detalhadamente das causas da depressão de Elias, precisamos entender o
que é a depressão. A depressão é uma doença psicossomática de natureza afetiva,
que pode ter causa psiquica ou orgânica. De acordo com Márcia Rodrigues Sapata,
psicologa, é muito importante esclarecer que não existe a depressão e sim os
vários tipos de depressões. “Do ponto de
vista, psicológico, é preciso explicar que não são apenas os determinantes
externos que instalam os quadros depressivos e sim a forma como o individuo os
encara, sendo, portanto, ligados a sua estrutura psíquica e história pessoal”,
afirma. Como disse a Dra. Márcia, não existe a depressão, mas vários tipos.
Portanto, veremos agora as causas e o tipo de depressão que acometeu o profeta
de tisbe.
1. Decepção.
Após ter feito descer fogo do céu
com sua oração e mostrado que Jeová é o Deus de Israel, Elias mata os profetas
de Baal e é ameaçado por Jezabel. Essa ameaça, mas o cansaço dos últimos
acontecimentos fez com que Elias adoecesse. A exaustão, ou seja, o estresse
leva a depressão. Seu cansaço somado a decepção que teve e, para completar, medo
da ameaça de morte da rainha jogou Elias num quadro de depressão reativa ou
secundária, como é chamada pelos especialistas e que corresponde a 60% dos
casos de depressão. De fato, Elias esperava que dessa vez o rei Acabe reconhecesse
que só o Senhor é Deus em Israel (1 Rs 18.39). Mas, infelizmente, mesmo o rei
vendo o fogo descer, não se arrependeu. Se durante aquela longa seca o rei não
se converterá, agora ele se converteria. Esse era o pensamento e desejo de
Elias que, infelizmente, foi frustado pela insensibilidade de Acabe (1 Rs 19.1).
Desta forma, meu amado irmão, tenha cuidado para não trilhar o caminho da
decepção e da frustração para não terminar em um quadro depressivo. Evite esse
caminho! A psicanálise define a frustração como “Estado do indivíduo que,
por não ter satisfeito um desejo ou tendência fundamental, se sente recalcado”. Já a definição de
decepção é engano, desilusão,
desapontamento. Realmente, foi grande o choque psicológico que Elias sofreu. Portanto,
vejamos as principais causas da depressão:
ü Solidão
ü Falta de apoio social
ü Recentes experiências de vida estressantes
ü História familiar de depressão
ü Problemas de relacionamento ou
conjugal
ü Tensão financeira
ü Trauma ou abuso de infância
ü Uso de álcool ou drogas
ü Situação de desemprego ou o subemprego
ü Problemas de saúde ou de dor
crónica
A partirr daqui, começamos a
entender o que aconteceu com o profeta Elias. No entanto, Elias não é único no contexto bíblico a ficar depressivo.
Além dele, personagem como Jó (Jó 3.11; 6.11; 17.1), Abraão (Gn 15), Jonas (Jn
4), Saul (1 Sm 16.14-23), Davi (Sl 13.1-3; 56; 57.6,7) e Jeremias (Jr 9) também
tiveram suas crises depressivas.
2.
Medo.
O
medo foi e é um das causas que conduziu Elias para a depressão reativa. Muitos
questionam e até admiram-se de Elias ter confrontado 850 profetas (falsos), mas
teve que fugir de uma mulher. Só que, ela não era uma mulher qualquer, Jezabel
era rainha de Israel e, também, princesa de Sidom sua cidade natal. Portanto,
ela tinha em suas mãos poder suficiente para realizar o que quisesse. E o texto
de 1 Rs 18.4 enfatiza essa verdade, pois diz: “quando Jezabel destruía os
profetas do Senhor”. Essa mulher, com o consentimento divino, acabou
com a vida dos profetas do Senhor, ao ponto de deixar Elias pensando que: “Só eu
fiquei” (1 Rs 18.22). Agora, estando já enfermo e querendo salva sua
vida, ele foge para Berseba e percorre mais de cem milhas até chegar ao seu
destino. Interessante, porém, contraditório é que Elias emprega esforços para
salvar sua vida, mas depois pede para morrer. Este desejo de morrer evidência
claramente seu estado depressivo. Agora, falaremos um pouco sobre os tipos de
depressões, que são:
ü Depressão reativa ou secundaria (Surge em
resposta a um estresse identificável como perdas, doença física grave ou uso de
drogas - medicamentos);
ü Depressão menor ou distimia (Surge por desordem
depressiva crônica durando pelo menos 2 anos em adultos e que se manifesta pela
presença da síndrome depressiva, onde o paciente consegue funcionar socialmente,
mas sem experimentar prazer);
ü Depressão maior ou unipolar (Surge por desordem
depressiva primaria, endógena, caracterizada por episódios puramente
depressivos em períodos variáveis que resultaria de uma inclinação inata
determinada por fatores hereditários e bioquímicos que produziriam um distúrbio
da neurotransmissão central);
ü Depressão bipolar ou maníaco-depressiva (É também uma desordem
primaria, endógena e que se caracteriza por episódios depressivos alternados com
fases de mania ou de humor normal, com estados de significativa mudança de
humor do paciente);
Além destas, existem ainda os subtipos de depressões
que são:
ü Depressão melancólica ou endógena;
ü Depressão átipica;
ü Depressão sazonal;
ü Depressão com sintomas psicóticos;
ü Depressão pós-parto.
III.
AS CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS
1. Fuga e isolamento.
Diante da ameaça
da rainha Jezabel de que Elias só tinha apenas 24 horas de vida, o profeta de
Deus não pensa duas vezes, e então foge, com o propósito de se isolar para não
morrer (1 Rs 19.3). Vemos, aqui, de modo explicito dois dos muitos sintomas da
depressão: o ato de fugir da realidade e a busca pelo isolamento. Assim, a
doença de Elias o fez fugir e se isolar das outras pessoas. Todavia, fugir dos
problemas não faz com que eles sejam resolvidos e se isolar das pessoas não é a
melhor forma de tratamento quando se passa por problemas. É certo que há
situações em que precisamos passar um tempo a sós com Deus, mas elas não nos
podem transformar em ermitões. O isolamento continuado no faz fugir da
realidade e de nossa vocação, e não ajuda a resolver os problemas que existe.
Portanto, se passarmos algum tempo a sós, que seja acompanhado da presença de
Deus, e por um período determinado, para que possamos ser novamente usamos por
Ele. Porém, com certeza, você quer saber quais os outros sintomas da depressão.
Então, citaremos abaixo os referidos sintomas e, também, disponibilizaremos o endereço do teste de diagnóstico da depressão realizado pelo especialista o Dr. Drauzio Varella,
é só acessar: http://drauziovarella.com.br/wiki-saude/diagnostico-de-depressao/.
Sintomas da Depressão:
ü Humor depressivo ou
irritabilidade, ansiedade e angústia;
ü Desânimo, cansaço fácil,
necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
ü Diminuição ou incapacidade de
sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;
ü Desinteresse, falta de motivação
e apatia;
ü Falta de vontade e indecisão;
ü Sentimentos de medo, insegurança,
desesperança, desespero, desamparo e vazio;
ü Pessimismo, ideias frequentes e
desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na
vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte;
ü A pessoa pode desejar morrer,
planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio;
ü Interpretação distorcida e
negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom
"cinzento" para si, os outros e o seu mundo;
ü Dificuldade de concentração,
raciocínio mais lento e esquecimento;
ü Diminuição do desempenho sexual
(pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da
libido;
ü Perda ou aumento do apetite e do
peso.
2.
Autopiedade e desejo de morrer.
Estes
dois sintomas são considerados, pelos psicólogos, como os mais graves e severos
desta doença impiedosa. Elias havia fugido para o deserto de Berseba e, logo
após, se dirigiu para o Monte Horebe. Como falamos, até Berseba Elias percorreu
mais de cem milhas e, de Berseba até o deserto mais um dia de caminhanda cerca
de 25 a 32 Km de distância. Isto significa que, se o estresse do profeta foi o
ponto de partida para seu estado depressivo (1 Rs 18.22), então sua situação
estava agravando-se. Realmente, isto é claro no texto sagrado, pois sua
exaustão física mais a sua frustação aliada ao medo de ser destruído como os
outros profetas do Senhor conduziram Elias ao sentimento de culpa e de fracasso
que, por sua vez, levaram-no ao sentimento de autopiedade que o fez desejar a
morte (1 Rs 18.22; 19.4,10). Para os psicólogos, os sentimentos de autopiedade,
chamado por eles de autocomiseração, e o desejo de morrer são sintomas de uma
pessoa com depressão profunda. O que nos leva a acreditar que o estado
depressivo de Elias estava se evoluindo para um caso mais complexo da doença. Possivelmente,
Elias estava passando de depressão reativa para a depressão unipolar. Em
entanto, é preciso diferenciar desejo de morrer do desejo de se matar. A
psicóloga Esther Carrenho explica: “O
desejo de morrer não significa desejo de se matar. Há diferença entre sentir o
desejo de morrer, não querendo continuar a viver, e o desejo de se matar. Elias
pede que Deus tire a vida dele, que na verdade é uma forma de ter a vida
terminada, mas sem a própria participação. Para muitas pessoas, o simples fato
de pensar em morrer já se torna um peso insuportável, pela culpa que elas
sentem”.
IV.
O SOCORRO DIVINO
1. Provisão física.
Durante
sua fuga, Elias estava demasiadamente exausto, e esse cansaço extremo
(estresse) estava deixando seu estado de saúde pior, por isso debaixo daquele
zimbro ele exclama: “Já basta, ó Senhor. Toma agora a minha vida,
pois não sou melhor do que meus pais” (1 Rs 19.4). Parece até irônico!
Alguém que foge da morte pede agora para morrer! Todavia, Deus sabia o que
Elias precisava para tratar aquela doença. O versículo cinco é enfático ao
dizer: “E deitando-se, dormiu debaixo do zimbro. De súbito um anjo o tocou, e
lhe disse: Levanta-te, e come”. Observe
que Deus proveu para o tratamento de Elias as três coisas essenciais para o bom
funcionamento do seu corpo, que são: descanso, alimentação e água. Muitos erram
por espiritualizar demais o que não tem nada de espiritual. Como disse o irmão
Silas Daniel em seu livro ‘Como vencer a
frustração espiritual’, editado pela CPAD, ele diz: “O caso de Elias também esclarece a influência do físico em nosso ânimo.
Há cristãos que erram ao lidar com a depressão justamente porque procuram
apenas razões emocionais e espirituais para ela. Antes de procurar razões
espirituais para a sua depressão, procure primeiro as razões físicas, e depois
as psicológicas, emocionais e espirituais”. O Senhor, que nos fez do pó da
terra, sabia por onde começar! Por isso, deu ao seu servo aquilo que sua estrutura
física tanto necessitava. Entre os vv.5-8, Elias dorme e acorda, alimenta-se e
volta a dormir. Então, acorda novamente para se alimentar outra vez. Veja como
estava debilitado a estrutura física do profeta! Mas, o Senhor já estava a
intervir na vida de Elias.
2. Provisão
espiritual.
Depois
de um período de descanso, e devidamente alimentado, Elias continuou sua fuga.
No entanto, na segunda aparição do anjo, ele disse para Elias: “Levanta-te
e come, pois muito longo te será o caminho” (1 Rs 19.7). O anjo disse
que seria muito longo o caminho do profeta, porém, não disse para onde! Além
disso, quando Elias chega no Monte Horebe o Senhor logo indaga a Elias, dizendo:
“O
que fazes aqui, Elias?” (1 Rs 19.9,13). Pelo visto, o lugar em que
Elias deveria estar não era aquele. Por essa razão, mas com o devido respeito e
admiração que prezo pelo nosso comentarista, discordo de seu ponto de vista em
afirmar que a ida de Elias ao Monte Horebe fazia parte da terapia divina para a
vida do profeta. No entanto, o nosso Deus é aquele que pode transformar erros
em acertos. Elias, mesmo no deserto, onde buscara o isolamento se sentiu
inseguro, ainda que foi assistido por um anjo. O que ele fez? De imediato,
buscou um novo lugar para se isolar, dessa vez numa caverna. Aonde? No monte
Horebe! Compreenda que Elias estava fugindo da rainha Jezabel e num estado de
profunda depressão. Depois que Deus lhe indaga pela primeira vez, Elias
responde: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos. Os filhos de
Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus
profetas à espada. Só eu fiquei, e agora estão tentando matar-me também”.
(1 Rs 19.10). Mais uma vez, vemos a atitude de autopiedade (autocomiseração) do
profeta. Elias pensava que todos os profetas do Senhor haviam sido destruídos pela
perversa rainha Jezabel e, por isso, achava que tinha fracassado em sua missão,
dizendo: “Só eu fiquei”. Mas, o Deus que cuidou da parte física do
profeta, iria agora, cuidar da parte psíquica de Elias. Deus chama o profeta
para fora para vê o vento, o terremoto e o fogo que eram uma demonstração da
suficiência e do poder de Deus, mas Elias continua na caverna. Então, Deus
expressa seu amor através de uma voz mansa e suave e Elias sai da caverna (1 Rs
18.15). E Deus lhe diz: “Também conservei em Israel sete mil – todos os
joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou” (1 Rs
19.18). Assim, Deus sarou a mente do seu servo Elias fazendo com que ele se sentisse amado,
seguro, liberto e com suas forças renovadas. O profeta saiu daquele lugar com
nova visão acerca do seu Deus (1 Rs 19.13-18; Sl 23.4,5).
CONCLUSÃO
Vimos
na aula de hoje que “Elias era homem
sujeito às mesmas paixões que nós” (Tg 5.17),
inclusive à depressão. Por isso, tenhamos o devido cuidado com a nossa parte
física (corpo e mente), e não apenas a espiritual. A Bíblia diz que: “E
todo o vosso Espirito, alma e corpo, sejam planamente conservados irrepreensíveis
para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23b). Além disso, também
é preciso ter cuidado com as pessoas que nos cercam, até mesmo na casa de Deus.
Pois lá não há só trigo, há também o joio (Mt 13.24-30)! Portanto, meu amado
irmão, fazendo isto e confiando sempre no Senhor estaremos vacinados contra
esta terrível doença. Aqui fica o meu conselho de amigo e irmão: “Não espere
demais das pessoas que o cercam, para não terminar decepciono ou frustrado com
elas e acometer-se de qualquer tipo de depressão”. Deixo dois versículos para
vossa meditação: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, que faz da
carne o seu braço, e cujo coração se aparta do Senhor!”, e “Lançai
sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós” (1 Pe
5.7). Eu sei o que Elias passou
porque eu também passei! O livro que citei muito contribuiu para minha
recuperação. Que Deus abençoe a todos!
Referências:
Ø ANDRADE,
Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico.
CPAD.
Ø DANIEL,
Silas. Como vencer a Frustração
Espiritual. CPAD.
Ø THOMPSOM,
Bíblia de Referência. VIDA.
Ø ENSINADOR CRISTÃO, Revista. nº53 p.36. CPAD.
Ø GILBERTO, Antonio. Lições
Bíblicas. (4º Trimestre/1997). CPAD.
Ø GABY, Wagner dos Santos. Lições
Bíblicas. (3º Trimestre/2008). CPAD.
Ø www.dicio.com.br
Ø http://origemdapalavra.com.br/pergunta/palavra-sentimento/
Ø http://vilamulher.terra.com.br/voce-sabe-o-que-e-depressao-11-1-69-58.html
Ø http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2003/g4/classificacao.htm
Ø http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao
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