Gn 9.20-29
INTRODUÇÃO
Nesta lição
estudaremos o triste episódio da embriaguez de Noé e a trágica consequência de
seu ato para a sua família. A história de Noé não se encerra com a sua saída da
arca, e este é o primeiro relato bíblico com relação ao uso do vinho com a
embriaguez. Noé é um dos maiores personagens da Bíblia, mas, teve com a sua
falha terríveis experiências com tristes consequências familiares.
I. QUEM FOI NOÉ?
Noé era filho de
Lameque descendentes de Sete (Gn 5.18, 25), o décimo descendente de Adão (Gn
5.28,29). O nome Noé vem de um termo hebraico que significa: “alívio”,
“descanso” ou “consolo”. Teve três filhos: Sem, Cão
e Jafé (Gn 5.32; 9.18,19) e construiu uma arca por ordem divina (Gn 6.11-22).
Reuniu os animais na arca e entrou nela com sua família. Após o dilúvio, saiu
da arca com sua família, edificou um altar e ofereceu holocaustos a Deus (Gn 8.
16-20), e com isso, tornou-se o “segundo” pai da raça humana (Gn 9.18,19). Sua
história é mencionada em Gn 5.28-10.32, e é, um dos integrantes da galeria dos heróis
da fé (Hb 11.7). Noé é mencionado nas Escrituras como pregador da justiça (2 Pe
2.5).
II. ASPECTOS DO CARÁTER DE NOÉ
Ainda que não
devamos procurar desculpar Noé, precisamos reconhecer que Moisés não enfatizou
a culpa de Noé, mas, sim, o pecado de Cam pai dos canaanitas. Apesar de viver
em meio a uma geração cheia de corrupção e maldade, Noé teve uma vida reta e íntegra
diante de Deus. Vejamos alguns aspectos do seu caráter:
2.1. Noé era um
homem justo e reto.
Não é a toa que
Moisés, inspirado por Deus, declara que Noé era varão justo e reto em suas
gerações (Gn 6.9). Esta declaração foi feita exatamente para revelar o
contraste entre o comportamento de Noé e o dos seus contemporâneos, que, com
certeza, praticavam injustiça. Ele também é descrito como justo (Ez 14.14,20).
2.2. Noé era um
homem que andava com Deus.
Tal qual Enoque,
Noé também é descrito como um homem que andou com Deus (Gn 5.24; 6.9). A
expressão “andar com Deus” aponta para a sua conduta, caracterizada pela vida
de comunhão e obediência a Deus.
2.3. Noé era um
homem de Fé.
Noé é um dos
integrantes da galeria dos heróis da fé. O escritor aos hebreus diz: “Pela
fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para
salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi
feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hb 11.7). Quando
avisado sobre o dilúvio, Noé não hesita e nem questiona. Ele crê! E foi por
causa de sua fé, que, tanto ele como a sua família, foram salvos da destruição.
2.4. Noé era um
homem de obediência.
A obediência de
Noé era, sem dúvidas, uma das principais características do seu caráter.
Podemos ver isto, pelo fato de que Noé obedeceu à voz de Deus: a) ao
construir a arca (Gn 6.22); b) ao entrar na arca juntamente com sua
família (Gn 7.13); c) ao colocar os animais na arca (Gn 7.8,9,14), e d)
ao sair da arca, junto com os seus só depois da ordem de Deus (Gn 8.15-18).
Por duas vezes as Escrituras afirmam que Noé fez: “conforme a tudo o que o
SENHOR lhe ordenara” (Gn 6.22; 7.5).
2.5. Noé era um
homem de devoção.
Ao sair da arca
com sua família, Noé edificou um altar e ofereceu holocaustos ao Senhor (Gn
8.20). Isto demonstra que Noé cultivava uma vida de devoção a Deus, pois, altar
e holocausto representam oração, adoração e consagração a Deus.
III. UMA TRAGÉDIA FAMILIAR
A Bíblia é um
livro imparcial (Gn 9.18-23), por isso Ela nos revela tanto as virtudes e
qualidades dos personagens, bem como suas falhas e defeitos. Isto também pode
ser visto na vida de Noé que se faz lavrador e plantou uma vinha (Gn 9.20), e
do fruto desta, fermenta um vinho tão inebriante que o levou a escandalizar toda
a família, e este episódio serve-nos de grave advertência. Vejamos:
3.1 Apesar de
ser um homem justo, reto e de andar com Deus, Noé, comprometeu momentaneamente
a sua reputação. Com
este incidente na vida de Noé, aprendemos sobre a necessidade de sermos
vigilantes em todo o tempo (1 Co 10.12; 1 Pe 5.8; Ap 3.11). A atitude
desrespeitosa de Cam para com o seu pai resultou em maldição. O pecado de Cam
foi o de ridicularizar o pai a quem deveria honrar (Êx 20.12), já a atitude
reverente de seus irmãos Sem e Jafé para com o pai resultou em bênçãos. Noé
pode ter sido inocente, não conhecendo o efeito que a fermentação causa no suco
de uva nem o efeito que o vinho fermentado exerce no cérebro humano. Isto
não impediu que a vergonha entrasse no círculo familiar. A nudez era detestada
pelos primitivos povos semíticos, sobretudo pelos hebreus que a associavam com
a libertinagem sexual (Lv 18.5-19; 20.17-21; 1 Sm 20.30) (BÍBLIA DE ESTUDO
APLICAÇÃO PESSOAL, 2005, p. 42).
IV. O JUÍZO DE NOÉ SOBRE A
IRREVERÊNCIA DE CAM
Podemos ver o
peso que tem a bênção ou maldição impetrada por um pai, pois, a ordem de Deus
para destruir os Cananeus tem incomodado igualmente crentes e não crentes, que
é, em certo ponto, o cumprimento do que Noé falou aos descendente de Cam seu
filho (Dt 20.16-18). Em particular, este relato explica a depravação moral dos
Cananeus que torna necessária sua exterminação. Qualquer que tenha sido a
falta de Noé, ele estava dentro de sua própria tenda, em sua privacidade (Gn
9.21), e isso não justifica a atitude de seu filho que entrou violando o
princípio da privacidade de seu pai. Cam nada fez para preservar a
dignidade de seu pai, ele não cuidou para que Noé fosse devidamente coberto. Em
vez disso, desrespeitosamente foi para fora descrever vividamente a seus irmãos
o desatino cometido pelo pai.
4.1 A maldição
de Cam.
O patriarca Noé
castiga indiretamente a Cam, lançando sobre esse seu filho mais jovem uma pesada
maldição: "Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus
irmãos" (Gn 9.25). A maldição prescrevia que os descendentes de
Canaã (filhos de Cam) seriam oprimidos e controlados por outras nações. Por
outro lado, os descendentes de Sem e Jafé teriam a bênção de Deus. “Quanto aos
filhos de Cam, construíram grandes civilizações como a egípcia e a etiópica (Gn
10.6). O Egito foi um poderoso e culto império, acerca do qual há uma profecia
(Is 19.18-25). Canaã, cujos descendentes historicamente se tornaram um povo
marcado por imoralidades e corrupção. A adoração cananéia de Baal desceu às
mais baixas profundezas da degradação moral. Embora os cananeus obtivessem
certo poder, eles nunca conseguiram se tornar grande nação e quase sempre foram
dominados por outros povos" (BEACON. vol 1, 2005, p. 52 – acréscimo
nosso).
4.2 A extensão
do castigo de Cam.
Cam, através de
seu filho mais novo, Canaã, ocupou toda a terra que, mais tarde, no tempo de
Josué, seria conquistada pelos hebreus e Canaã perde a sua herança dando
cumprimento a maldição de Noé. As possessões cananitas iam desde Sidom,
passando por Gerar e Gaza, até Sodoma e Gomorra (Gn 10.19). Os sodomitas também
eram descendentes de Cam. Tratava-se, de fato, de uma gente tão vil e tão
debochada quanto seu pai e não demonstravam nenhum temor a Deus: "À
tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates,
e o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, e o heteu, e o ferezeu, e os refains, e
o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu" (Gn 15.18-21).
Todas essas nações eram da linhagem de Cam.
4.3 As
consequências do castigo de Cam.
Por que Deus
amaldiçoou a Canaã pelo pecado de seu pai, Cam? Por que Deus amaldiçoou os
Cananeus, uma nação, pelo pecado de um único homem? A explicação que
parece responder melhor a estas questões é que as palavras de Noé não trazem
somente bênção e maldição, mas uma profecia. Pela revelação profética, Noé
previu que as falhas morais evidenciadas por Cam seriam mais amplamente
manifestadas em Canaã e em sua descendência. Percebendo isso, vemos que a
maldição de Deus recai sobre os Cananeus por causa da pecaminosidade prevista
por Noé. A ênfase então recai sobre o fato de que os Cananeus seriam
amaldiçoados por causa de seu pecado, não devido ao pecado de Cam. As
palavras de Noé, então, contêm uma profecia que Canaã refletirá mais amplamente
as falhas morais de seu pai, Cam, e os Cananeus manifestariam estas mesmas
tendências em sua sociedade perversa.
V. A BÊNÇÃO DE NOÉ SOBRE A
REVERÊNCIA DE SEM E JAFÉ
A “capa” que Sem
o filho mais velho de Noé (pai dos semitas – Gn 10.22-31) e Jafé (pai dos
jafeítas) usaram para não ver a nudez de seu pai parece meio radical numa
sociedade sexualmente permissiva. Colocando a roupa, com a qual Noé deve ter
sido vestido, seus filhos Sem e Jafé entraram de costas na tenda mostrando
total respeito e reverência a autoridade paterna evitando olhar para seu pai,
eles o cobriram e o deixaram na tenda preservando a privacidade de seu genitor
(Gn 9.23).
5.1 Sem e Jafé e
o resultado do respeito ao seu pai.
Enquanto os
Cananeus filhos de Cam receberam a maldição de Deus, os filhos de Sem
tornaram-se ancestral do povo de Deus e encabeçaram a genealógia que introduziu
Terá, o pai de Abraão (Gn 11.10-32) mencionado na genealógia de Jesus (Lc
3.36), e Jafé o outro filho de Noé, encontrou também a bênção nos seus filhos
com a união com a linhagem de Sem (o descendente final, o Messias). Ao
galardoar a atitude respeitosa e reverente de seus filhos: Sem e Jafé, o patriarca
Noé disse: "Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por
servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por
servo" (Gn 9.26,27). Qualquer descendente de Cam que se voltasse
para Deus receberia, também, a bênção de Sem (Js 6.22-25; Hb 11.310); mas
também quaisquer descendentes de Sem e de Jafé que se desviassem de Deus teriam
a maldição de Canaã (Jr 18.7-10) (BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL, 2005, p.
42). Há uma clara correspondência entre as atividades de Cam, Sem e Jafé e as
bênçãos e maldições que os seguiram. Sem e Jafé honraram a Deus quando
agiram juntos para preservar a honra de seu pai, já Cam desonrou tanto a seu
pai quanto a Deus, assim, Cam foi amaldiçoado e Sem e Jafé foram abençoados por
Deus.
CONCLUSÃO
A história de
Noé nos leva a refletir sobre o nosso viver diário. Aprendemos com esta
família, que devemos respeitar nossos pais e termos o devido cuidado com eles.
Devemos vigiar para não darmos espaço ao maligno dentro do nosso lar, para que
ele não venha e trazer prejuízos como na família de Noé.
REFERÊNCIAS
Ø STAMPS, Donald C.
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Ø CHAMPLIN, R. N. O
Antigo Testamento Interpretado – Gênesis a Números. HAGNOS.
Ø HALLEY, Henry H. Manual Bíblico. VIDA NOVA.
Ø HOFF, Paul. O
Pentateuco. VIDA.
Ø BÍBLIA DE ESTUDO
APLICAÇÃO PESSOAL. CPAD.
Por Rede Brasil de Comunicação.
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