Cl 3.12-17
INTRODUÇÃO
Nesta lição traremos uma definição da palavra
benignidade; veremos que Deus é benigno e elencaremos as demonstrações de sua
benignidade em favor do homem; destacaremos também a ligação que há entre a
benignidade e outras virtudes do Espírito; pontuaremos a exortação bíblica de
que devemos manifestar este fruto nos nossos relacionamentos interpessoais. Por
fim, falaremos da porfia, trazendo uma definição desta obra da carne,
destacando seu efeito maléfico e destruidor contrapondo com os efeitos
benéficos da benignidade.
I. A
VIRTUDE DA BENIGNIDADE
A quinta virtude elencada por Paulo em Gálatas 5.22
é a benignidade. Segundo o Aurélio (2004, p. 286) o adjetivo benigno significa:
“benévolo, suave, brando, agradável”.
No AT a palavra hebraica usada é “hesed” que segundo Vine (2002, p.
183) significa: “benignidade, amor firme, graça, misericórdia, fidelidade, bondade,
devoção”. No NT a palavra grega para benignidade é “chrestotes”
que segundo Gilberto (2004, p. 90) quer dizer: “bondade como qualidade de pureza
e também como disposição afável em termos de caráter e atitudes. Abrange
ternura, compaixão e brandura”. Barclay (sd, p. 80) diz que “os antigos
escritores definiam a ‘crestotes’ como a virtude do homem para quem o bem de
seu próximo é tão caro como o próprio”.
1.1 Deus é benigno.
A natureza de Deus é benigna (II Sm 22.6; Sl 18.25;
145.8; Lc 6.35; Ef 4.32; I Pe 2.3). O próprio Deus é chamado de benignidade (Sl
144.2). O profeta Miqueias disse que Ele: “tem prazer na sua benignidade” (Mq
7.18). A benignidade divina é tão exaltada no AT que faz parte da letra dos
hinos de louvor (I Cr 16.34, 41; II Cr 7.6; 20.21; Ed 3.11; Sl 107.1; 118.1-29;
136.1.1-26). No livro dos salmos encontramos vários detalhes sobre a benignidade
de Deus, tais como: a) ela é grande (Sl
5.7; 108.4; 117.2; Jn 4.2; Jl 2.13); b)
é atemporal (Sl 25.6; 89.2; 118.1); c)
são preciosas (Sl 36.7); d) são abundantes
(Sl 86.5; Is 63.7); e) nos sustentam
(Sl 94.18); f) enche a terra (Sl
119.64); g) nos consola (Sl
119.76;); e, h) vivifica (Sl
119.88,159). Segundo Jesus, a benignidade divina é demonstrada para todos os
homens indistintamente “porque ele é benigno até para com os
ingratos e maus” (Lc 6.35).
1.2 Demonstrações da benignidade divina.
A Bíblia revela-nos diversas demonstrações da
benignidade de Deus, por exemplo: com José em toda a sua trajetória,
principalmente quando injustamente foi para o cárcere (Gn 39.21); Ana recorreu
a Deus para que atentasse com benignidade para ela e ele atendeu (ISm 1.11,19);
com Davi (Sl 118.1-29); inúmeras vezes para com a nação de Israel (Sl
136.10-26); com a grande cidade de Nínive, mostrando que sua benignidade não
está restrita aos judeus (Jn 4.2); por fim, a maior demonstração da benignidade
divina se deu quando judeus e gentios foram encerrados debaixo do pecado, Deus
achou por bem de misericórdia para com todos (Rm 11.32), quando enviou Jesus Cristo,
o seu Filho Unigênito, para com a sua morte nos proporcionar salvação,
revelando as riquezas da sua benignidade (Rm 2.4; Ef 2.7; Tt 3.4,5).
II. A
LIGAÇÃO DA BENIGNIDADE COM OUTRAS VIRTUDES
2.1 A benignidade e o amor.
Paulo diz que “o amor é benigno” (I Co 13.4).
Falando sobre a salvação, o apóstolo diz que em Cristo “[...] apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso
Salvador, para com os homens” (Tt 3.4). Estas duas virtudes estão tão
intimamente ligadas que Moody (sd, pp. 34,35) diz que “benignidade é melhor traduzida para amabilidade”. Portanto, o
cristão se caracteriza por uma bondade que é amável.
2.2 A benignidade e a bondade.
A benignidade e a bondade estão de tal forma
relacionadas que não é fácil distingui uma da outra. Gilberto (2004, p. 89),
denominou estas duas virtudes de “fruto gêmeo”. No entanto, é necessário
entender que nem todo ato de bondade provém de uma pessoa benigna, mas toda
pessoa benigna produz atos de bondade. Portanto, benignidade fala da natureza
da pessoa, enquanto a bondade fala das atitudes desta pessoa. Radmacher (2010,
p. 511), confirma isso dizendo: “a nova
vida nos leva a ser benignos, manifesta-se em atos de bondade e capacita-nos a
perdoar as ofensas cometidas pelos outros”.
2.3 A benignidade e a misericórdia.
Frequentemente a virtude da benignidade
manifesta-se junto da misericórdia, mostrando que ambas estão entrelaçadas (Cl
3.12). Tanto a expressão “hesed” no hebraico quanto “chrestotes”
no grego são utilizadas para descrever uma ou outra virtude. No AT hesed
aparece na ocasião em que Davi decide beneficiar alguém que restou da família
de Saul, por amor de Jônatas seu amigo (2 Sm 9.1,7). A atitude de Davi
contraria o costume da época, pois era normal que um rei ao assumir o trono de
alguém que não fosse seu parente, executasse seus descendentes (2 Rs 10.1-7).
Apesar de Davi ter sofrido muitas perseguições de Saul (1 Sm 18.10,11;
21-22,29; 19.1; 9-10) e de ter oportunidade de matá-lo, duas vezes (I Sm
24.3-12; 26.8-11), mostrou-se benigno não lhe fazendo mal nem a sua
descendência (2 Sm 9.7-13). Inclusive chorou pela morte de Saul, mostrando que
não tinha ressentimento (2 Sm 1.1-27).
III. DEFININDO
A PALAVRA PORFIA
Segundo o Aurélio (2004, p. 1603) significa: “discussão ou contenda de palavras”.
Figuradamente quer dizer: “competição,
rivalidade; disputa”. A palavra grega para porfia é “erithia” ou “eritheia”
que segundo Vine (2002, p. 884): denota “ambição, egoísmo, rivalidade” e
ainda “fazedor de partidos de divisões”. Para o AT a porfia é
uma iniquidade tão grave como a idolatria “o porfiar é como iniquidade e
idolatria” (I Sm 15.23). Paulo a reprova severamente classificando-a como obra
da carne (Gl 5.20; I Tm 6.4), e diz que é um dos males que caracteriza o mundo pagão
(Rm 1.29).
3.1 O mau exemplo de alguns membros da igreja em
Corinto.
Em Corinto, os cristãos estavam deixando a unidade
cristã e se reunindo em grupos, causando assim, facções e divisões na igreja (I
Co 1.12,13; 3.4,5). Paulo os repreendeu severamente dizendo que pretendia
visitá-los, mas não queria encontrá-los dessa forma (2 Co 12.20). Não podemos
permitir que as obras da carne venham minar a unidade da igreja, pois a
comunhão cristã desconhece distinções sociais, culturais e nacionais e é vital
à comunhão e à paz da igreja (Jo 17.23; Ef 4.3; Cl 3.11).
IV. O CONTRASTE ENTRE A BENIGNIDADE E A PORFIA
BENIGNIDADE
|
PORFIA
|
Fruto do Espírito (Gl 5.20)
|
Obra da carne (Gl 5.21)
|
É boa (2 Cr 10.7)
|
É má (I Sm 15.23; I Tm 6.4)
|
Constrói relacionamentos (Gn 26.27-31; Ef 4.32)
|
Destrói relacionamentos (Gn 26.20; 2 Co 12.20)
|
Revela o caráter divino (Ef 4.32; 5.1)
|
Revela o caráter carnal (Gl 5.19)
|
Promove a paz (Ef 4.32b)
|
Promove a guerra (Gl 5.20)
|
V. DEVEMOS
SER BENIGNOS
Essas três virtudes estão conectadas com a nossa
relação com o próximo. Moody (sd, p. 35), diz que benignidade “é a
benevolência nas atitudes, uma virtude visivelmente social”. Stott
(2000, p. 135) também afirma que “é uma virtude voltada para os outros e não
para Deus”. Abaixo destacaremos porque o crente deve ser benigno:
5.1 Ser benigno é um mandamento.
Desde o AT que Deus requereu do seu povo que agisse
benignamente (Mq 6.8a) expressão usada por Paulo em Efésios 4.32 quanto a
prática da benignidade é um mandamento “antes sede uns para com os outros benignos”
(Ef 4.32a). Segundo Champlin, (2004, p. 52) a palavra mandamento em português,
deriva do latim, “mandare”, ordenar,
mandar. O sentido da palavra é ordenar, do ponto de vista de alguma autoridade
assumida. O mandamento requer obediência, e, com frequência, repousa sobre
algum dever. O apóstolo diz em Colossenses 3.12 que devemos nos revestir da
benignidade (Cl 3.12).
5.2.1 O bom exemplo de Isaque.
Em Gerar, Deus começou a prosperar tudo o que
Isaque punha as suas mãos (Gn 26.12-14). Por estar sendo bem-sucedido, Isaque
despertou a inveja de seus vizinhos que procuraram prejudicá-lo. A Bíblia diz
que “[...] os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: esta
água é nossa”. No entanto, o patriarca agiu com benignidade cedendo e
mudando-se para outro lugar. Deus viu a sua atitude e providenciou-lhe o
necessário (Gn 26.22-25). Com Isaque aprendemos que: a) devemos ser benignos até com aqueles que são malignos (Gn
26.14-17); b) às vezes é necessário
perder para ganhar (Gn 26.17,22-25); e, c)
é possível com a benignidade evitarmos contendas e levarmos os contenciosos a
mudarem de postura, estabelecendo a paz (Gn 26.28-31).
5.2 Ser benigno é imitar a Deus.
Segundo Jesus a benignidade divina conosco deve nos
levar a sermos benignos com os nossos semelhantes (Lc 6.35). Paulo transmitiu
semelhante ensino “antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos,
perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”
(Ef 4.32). Segundo Barclay (sd, p. 111), “a benignidade aprendeu o segredo de
olhar sempre para fora, não para dentro. Faz com que perdoemos a outros como
Deus nos perdoou. Desta maneira e numa só sentença Paulo estabelece a lei de relação
pessoal. E esta lei é que devemos tratar a outros como Cristo nos tratou”.
CONCLUSÃO
A descrição das obras da carne e do fruto do
Espírito nos diz o que devemos evitar e resistir, e o que devemos desejar e
cultivar. Portanto, evitemos a porfia e cultivemos a benignidade. Somente desta
forma imitaremos a Deus e glorificando o Seu Nome com o nosso comportamento.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.
BARCLAY, William. As obras da carne e o fruto do Espírito. VIDA NOVA.
CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e
Filosofia. HAGNOS.
GILBERTO, Antonio. O fruto do Espírito: a plenitude de Cristo na vida do crente. CPAD.
MOODY, D.L. Comentário
Bíblico de Gálatas. PDF.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
STOTT, John. A
mensagem de Gálatas. ABU.
VINE, W.E et al. Dicionário Vine. CPAD.
Por Rede Brasil de Comunicação.
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