1 Sm 1.1-8
INTRODUÇÃO
Neste quarto
trimestre de 2019, estudaremos o tema: “O Governo Divino em Mãos Humanas – Liderança
do Povo de Deus em 1º e 2º Samuel”. Na primeira lição deste trimestre
traremos importantes informações sobre os dois livros de Samuel; veremos o
período histórico da nação de Israel que ele aborda; falaremos um pouco dos
principais personagens que se destacam nestes livros; e, por fim, pontuaremos o
que podemos aprender com estes dois registros bíblicos.
I. INFORMAÇÃO SOBRE
OS DOIS LIVROS DE SAMUEL
1. Autoria.
Os livros de
Samuel iniciam-se com um resumo da vida e obra do profeta Samuel, conhecido
como o último dos juízes e o primeiro da ordem profética. Ele foi considerado o
maior personagem na história de Israel entre Moisés e Davi (Jr 15.1). Estes livros,
como a maioria dos livros históricos, são anônimos. No entanto, o profeta
Samuel é geralmente considerado o autor de 1 Samuel 1-24, e Natã e Gade os
autores da parte restante (1 Cr 29.29). As descrições detalhadas e as minúcias
sugerem que os autores foram testemunhas oculares dos acontecimentos. Estes
livros tomaram esse nome devido à primeira figura humana de destaque neles,
Samuel. Biblicamente temos informações de um livro escrito por Samuel e
colocado por ele “perante o Senhor” (1 Sm 10.25); em 1Crônicas 29.29 há uma
referência ao relato dos atos de Davi num livro chamado “crônicas de Samuel, o vidente”.
2. Data.
Os
acontecimentos relatados nos dois livros cobrem o período do nascimento de
Samuel até o fim do reinado de Davi. Supondo que Samuel tivesse 30 anos
aproximadamente quando começou a sua liderança em 1070 (cinco anos após a morte
de Eli), ele deve ter nascido em 1100 a.C., aproximadamente. Visto que o
reinado de Davi estendeu-se de 1010 a 970, o período de tempo para os livros de
Samuel é de cerca de 130 anos aproximadamente.
3. Contexto histórico.
Os livros de
Samuel cobrem o período de transição da liderança das mãos dos juízes
divinamente escolhidos (Jz 2.16) até a monarquia (1 Sm 8.7), Samuel teve a
tarefa tremenda de orientar a reconstrução da unidade social e religiosa (1 Sm
7.1-7). Ele foi o instrumento divino para o estabelecimento do reino de Israel
nesta grande crise nacional. Samuel, foi o último dos juízes (1 Sm 7.6,15;
12.11), e o primeiro profeta (At 3.24).
4. Propósito.
O objetivo dos
livros de Samuel é apresentar a história do desenvolvimento de Israel desde um
estado de anarquia (Jz 21.25) até um estado de monarquia teocrática (1 Sm 8.7).
Dá uma descrição religiosa do crescimento da nação, mostrando a futilidade da
tentativa de unificação e crescimento nacional por esforço e liderança humanos,
bem como o grande poder e prestígio de uma nação fundada em princípios
teocráticos sob um rei indicado por Deus (1 Sm 9.16; 16.12). Primeiro Samuel
fala da ascensão de Davi ao trono, e Segundo Samuel trata do reinado de Davi.
5. Curiosidades.
Os dois livros
de Samuel são os primeiros dos seis “livros duplos” que originalmente não
estavam divididos (1 e 2 Samuel; 1 e 2 Reis; 1 e 2 Crônicas). Eles foram
divididos em dois pelos tradutores da Septuaginta (tradução do AT para o grego)
que os chamaram de “1 e 2 Reis”. Os livros que chamamos de 1 e 2 Reis tinham o nome
de 3 e 4 Reis (ELISSEN, 2010, p. 90 – grifo nosso).
II. OS LIVROS DE
SAMUEL: UM PANORAMA HISTÓRICO
O livro de
Samuel abrange o fim e o começo de dois importantes períodos históricos do povo
de Israel. Vejamos:
1. Período dos juízes.
Este período vai
da morte de Josué até o fim do governo de Samuel. A forma de governo era
teocrática, isto é, Deus era o governante direto da nação. Nesse período houve
um ciclo vicioso com a nação de Israel: Israel fazia o que era mau aos olhos do
Senhor (Jz 2.11; 3.7); o Senhor lhes entregava nas mãos dos inimigos; o povo,
então, se arrependia dos seus pecados e clamava a Deus; e Deus levantava um
juiz que julgava o povo, e subjugava seus inimigos (Jz 2.16). Enquanto aquele
juiz julgava, o povo temia ao Senhor. Porém, após a morte do juiz, o povo
tornava a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor, tornando assim um
período de altos e baixos para a nação. Samuel foi o maior líder espiritual
desse período e, além de juiz, foi também sacerdote e profeta (1Sm 3.20; 7.15;
12.1-5; At 3.24).
2. Período da monarquia.
Aproveitando a
velhice de Samuel e forma desonesta que os seus filhos procediam diante do povo,
os filhos de Israel rejeitaram o governo teocrático, e pediram para si um rei
como as outras nações tinham (1Sm 8.1- 5; 12.12,13). O problema, no entanto,
não foi pedir um rei, pois Deus já havia dito que de Abrão descenderia reis (Gn
17.6); por meio de Jacó, anunciou que o cetro ficaria com Judá (Gn 49.10); e,
por meio de Moisés exortou como deveria ser a postura de um rei (Dt 17.14-20),
mas ainda não era o tempo, e, o povo precipitou-se (1Sm 10.19; 12.19).
III. OS PERSONAGENS
PRINCIPAIS DOS LIVROS DE SAMUEL
Os dois livros
de Samuel contém uma narrativa com vários personagens. Todavia, três
personagens são os principais. Notemos:
1. Samuel.
Filho de Elcana
e Ana. Seu pai era descendente de Levi, embora não da linhagem sacerdotal de
Arão (1Cr 6.33,34). Sua mãe apesar de estéril, orou ao Senhor e recebeu a
promessa, por meio do sacerdote Eli, de que teria um filho (1Sm 1.17). Alegre
com a notícia, voltou para casa e recebeu o milagre (1Sm 1.19). Ana prometeu
dedicar este filho ao Senhor por todos os dias da sua vida (1Sm 1.11). Ela pôs
o nome da criança de Samuel que significa: “o nome de Deus” (Sm
1.20). Abaixo destacaremos mais alguns detalhes a respeito deste personagem:
CARACTERÍSTICAS
|
REFERÊNCIAS
|
Nascido
por um milagre
|
1 Sm
1.20
|
Nazireu
desde o ventre
|
1 Sm
1.11
|
Chamado
para ser profeta
|
1 Sm
3.20
|
O
último dos juízes
|
1 Sm
7.15
|
Aquele
que ungiu os primeiros reis de Israel
|
1 Sm
9.16; 16.12
|
2. Saul.
Era filho de
Quis, da tribo de Benjamim (1 Sm 9.1). Foi ungido pelo profeta Samuel (1 Sm
10.1) e escolhido por Deus para reinar sobre eles (1 Sm 10.17-24). Apesar de
iniciar bem a sua missão como rei de Israel, vencendo os amonitas, e trazendo
alegria para todos os homens de Israel (1 Sm 11. 1-15), logo no segundo ano do
seu reino demonstrou fragilidade, recebendo a sentença que o seu reino não
subsistiria (1 Sm 13.8-14). O sonho de ter um rei, como as demais nações, logo
se tornou em pesadelo, pois Saul não correspondeu ao padrão espiritual exigido
pelo Senhor.
3. Davi.
Seu nome
significa “amado”. A Bíblia fala mais a respeito de Davi do que sobre
qualquer outro personagem bíblico. Cerca de catorze capítulos foram dedicados à
vida de Abraão e também de José; Jacó, onze e Elias, dez. No entanto, sessenta
e seis, aproximadamente, foram dedicados a Davi e isto não inclui cerca de 59
referências à sua vida no Novo Testamento. Este jovem foi escolhido por Deus
para uma grande obra (1 Sm 16.10-13). Deus prometeu que o seu reinado seria
para sempre por meio dos seus descendentes por meio do qual também viria o
Messias. Elencaremos abaixo algumas informações sobre Davi:
CARACTERÍSTICAS
|
REFERÊNCIAS
|
O
oitavo filho de Jessé
|
1 Sm
17.12-14
|
Pastor
de ovelhas, músico e poeta
|
1 Sm
16.11,17,18
|
Escolhido
para ser rei
|
1 Sm
16.1,12
|
Um
grande guerreiro
|
1 Sm
17.37; 17.46-50; 18.30
|
Um
homem segundo o coração de Deus
|
1 Sm
13.14; At 13.22
|
IV. O QUE
APRENDEMOS COM OS LIVROS DE SAMUEL
Os reis que
passaram por Israel são imperfeitos, e o reino deles tiveram falhas, porém
apontavam para o reino perfeito e permanente do Messias. O título “Messias”
foi usado para o Salvador do mundo no AT (Sl 2.2; 8.6; Is 9.7 Dn 9.25,26), e
teve seu cumprimento na pessoa de Jesus no NT, pois Ele é o Ungido de Deus (Lc
2.11,26; 24.26; Jo 4.25,26; At 2.36; 8.5; Rm 1.1; 1 Co 1.1). Quando Jesus
nasceu, foi adorado como Rei (Mt 2.2,11); a profecia dizia que Ele herdaria o
trono de Davi e que reinaria para sempre sobre a casa de Jacó (Lc 1.31-33);
durante o seu ministério, declarou-se a si mesmo como Rei (Jo 18.37); e, quando
Ele entrou triunfante em Jerusalém, foi aclamado Rei (Lc 19.38). No entanto, a
plenitude do ofício real de Cristo, dar-se-á quando Ele voltar ao mundo como
Rei, onde se assentará no trono real e estabelecerá o milênio (Mt 19.28;
25.31). Jesus reinará sobre todas as nações. Seu reino será literal e
universal. Ele vem para reger as nações como Rei dos reis e Senhor dos
senhores. O milênio será uma teocracia, isto é, Cristo reinará diretamente,
através de seus representantes. Todos os reinos do mundo estarão sob o senhorio
de Cristo e Jerusalém será a sede do governo mundial (Is 2.3; 60.3; 66.2; Jr
3.17).
CONCLUSÃO
Deus se serve do
ser humano para estabelecer o Seu propósito aqui na terra. Ele escolheu Saul,
no entanto, este contrariou a vontade divina. O Senhor substituiu-o por Davi, o
homem segundo o Seu coração, por meio do qual Ele prometeu suscitar o Messias
que, no devido tempo, reinaria para sempre.
REFERÊNCIAS
Ø GARDNER, Paul. Quem
é quem na Bíblia Sagrada. VIDA.
Ø HOUAISS, Antônio.
Dicionário
da Língua Portuguesa. OBJETIVA.
Ø HOWARD, R.E, et
al. Comentário
Bíblico Beacon. CPAD.
Ø MOODY, D. L. Comentário
Bíblico de Levítico. PDF.
Ø STAMPS, Donald C.
Bíblia
de Estudo Pentecostal. CPAD.
Por Rede
Brasil de Comunicação.
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