2Sm 2.12-17,22; 8.1-3
INTRODUÇÃO
A Bíblia nos mostra diversos exemplos de filhos que não
andaram nos caminhos do seu pai, como Joel e Abias, filhos do profeta Samuel; e
de filhos que não conheciam ao Senhor e até foram chamados de “filhos de
belial”, como Hofni e Fineias, que eram filhos do sacerdote Eli. Nesta lição
veremos o significado e os tipos de paternidade; destacaremos Eli como um
exemplo de um pai tolerante; elencaremos Joel e Abias, como exemplos de filhos
que não honraram ao pai; citaremos os deveres dos pais e dos filhos; e,
finalmente, mencionaremos como os pais devem conduzir os filhos a Deus.
I. DEFINIÇÃO E TIPOS
DE PATERNIDDADE
O dicionarista Antônio Houaiss define paternidade como: “qualidade
ou condição de pai”, “vínculo sanguíneo que une pai e filho(s)” ou “antiga
forma de tratamento dada aos religiosos”. A Bíblia nos mostra que a
responsabilidade dos pais não consiste apenas em educar, prover alimentos e
proteger os filhos, mas, principalmente, criá-los no temor do Senhor (Dt 4.9;
6.1-8; 11.18,19; Pv 22.6; Ef 6.1-4). Vejamos alguns tipos de paternidade:
1. Paternidade autoritária.
É aquela em que o pai age como um carrasco ou ditador, que
dita as ordens e os filhos obedecem por medo do castigo. É um tipo de paternidade
caracterizada pelo excesso de cobrança e de correção, mas, também, pela falta
de amor, de diálogo, de afeto e de carinho, onde facilmente os filhos se
revoltam com os pais (Ef 6.24; Cl 3.21) a ponto de muitas vezes, não desejar
servir a Deus, por causa dos maus exemplos dos pais.
2. Paternidade permissiva.
É a paternidade caracterizada pela permissividade, onde os
pais não impõem limites aos filhos. Os pais não procuram, por exemplo, saber
onde os filhos estão, com quem eles andam, e nem o que andam fazendo. Nesse
tipo de paternidade os filhos facilmente caem em laços do Diabo, pois, os pais,
além de darem plena liberdade aos filhos para fazerem o que bem entenderem,
nunca os corrige e nem disciplina, como ocorreu com Davi e seu filho Adonias (1Rs
1.6) e também com o sacerdote Eli (1Sm 2.23; 3.13).
3. Paternidade equilibrada.
Como o próprio nome já diz, é um tipo de paternidade
caracterizada pelo equilíbrio, onde os pais ensinam, aconselham, orientam, e
também impõem limites aos filhos, e, quando necessário, os corrige. Podemos
dizer que este é o modelo de disciplina que agrada a Deus, pois, a Bíblia
exorta aos pais disciplinarem os seus filhos (Pv 13.24; 23.13,14; 29.15,17). O
próprio Deus corrige a quem ama (Pv 3.12; Ap 3.19).
II. ELI, UM EXEMPLO
DE PAI PERMISSIVO
Eli, cujo nome significa “o Senhor é levantado alto” era
um descendente de Arão e exerceu a função de sumo sacerdote e juiz. Ele julgou
a Israel durante 40 anos (1Sm 4.18). Apesar de ser uma pessoa influente na
sociedade israelita, ele falhou como pai, a ponto de ser repreendido pelo
próprio Deus (1Sm 2.27-36). Os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, apesar de
serem sacerdotes, não conheciam ao Senhor e são descritos como “filhos de
Belial” ou seja, “filhos da impiedade” ou “filhos
da perversidade” (1Sm 2.12). Além de roubarem as carnes dos
sacrifícios, desprezando as ofertas que eram oferecidas ao Senhor (1Sm
2.12-17); eles cometiam atos imorais com as mulheres à porta da tenda da
congregação (1Sm 2.22,23); e não tinham uma boa fama diante do povo (1Sm 2.24).
Eles foram consagrados para o sacerdócio, não por vocação, mas, por serem
filhos de sacerdote. O sacerdote Eli “honrava mais aos filhos do que ao
Senhor” (1Sm 2.29). Eli morreu não apenas por causa dos maus
procedimentos de seus filhos, mas, também, pelo fato de ser relapso na criação
dos filhos e “nunca os ter repreendido” (1Sm 2.23; 3.13; 4.18) e
seus filhos também tiveram o mesmo fim (1Sm 4.11).
III. JOEL E ABIAS, EXEMPLOS DE FILHOS QUE
NÃO HONRARAM O PAI
Samuel, cujo nome significa: “ouvido por Deus” era
filho de Elcana e Ana (1Sm 1.20). “Samuel começou seu serviço no Tabernáculo em
Silo ainda muito jovem. Mesmo ao lado dos filhos de Eli, cujo comportamento
obsceno era bem conhecido (1Sm 2.12-17,22-25), permaneceu firme em seu amor
pelo Senhor. Numa noite, recebeu uma revelação especial de Deus concernente ao
final da dinastia de Eli (1Sm 3.11-14). Esse oráculo foi o início do seu
ministério profético. Samuel fora separado como profeta em Israel e todos
começaram a reconhecê-lo como homem de Deus (1Sm 3.19-21). Samuel é considerado
o primeiro profeta (At 3.24). O Senhor o chamou para ser mensageiro (1Sm
3.1-14) e foi reconhecido como servo de Deus, por meio de quem o Senhor falou
com seu povo individualmente (1Sm 9.6) e como nação (1Sm 7.2-4; 8.1-22). Seu
ministério profético foi tão excelente que todas as tribos ouviram sobre o
homem de Deus: “E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que
Samuel estava confirmado como profeta do Senhor” (1Sm 3.20)” (GARDNER,
2010). Na sua velhice, constituiu a seus filhos Joel e Abias como juízes em
Israel (1Sm 8.1,2). Porém seus filhos não seguiram seu exemplo (1Sm 12.1-5) e
se tornaram avarentos, receberam subornos e perverteram o juízo (1Sm 8.3,5a).
Este mau exemplo de Joel e Abias e a consequente experiência de Samuel nos
ensina que nem sempre os homens de Deus conseguem conduzir os filhos no caminho
do Senhor.
IV.
OS DEVERES DOS PAIS E DOS FILHOS, À LUZ DA BÍBLIA SAGRADA
A palavra de Deus descreve quais
são os deveres dos pais e dos filhos. Vejamos:
1. Os deveres dos
pais:
- Educar os filhos, conforme o modelo bíblico (Pv 13.24; 19.18; 22.6,15; 23.13,14; 29.15,17);
- Ensinar, desde cedo aos filhos a temerem e amarem ao Senhor (Dt 6.1-9);
- Conduzir os filhos a Deus (Jó 1.5; Js 24.15; At 16.30-34; Ef 6.4);
- Ser exemplo para os filhos (Pv 22.6).
2. Os deveres dos
filhos:
- Ser obediente aos pais (Ef 6.1; Cl 3.20);
- Honrar aos pais (Êx 20.12; Dt 5.16; 27.15);
- Ajudar aos pais nos afazeres domésticos (Gn 29.9; Êx 2.16; 1Sm 17.15).
V.
COMO OS PAIS DEVEM CONDUZIR OS FILHOS A DEUS
Deus delegou aos
pais a responsabilidade de educar os filhos no temor do Senhor. Eles são os
principais responsáveis por reproduzirem e perpetuarem os princípios divinos na
formação do caráter das crianças. Vejamos:
1. O ensino da
Palavra de Deus deve ser uma tarefa altamente prioritária dos pais (Dt 6.5-9; Sl
103.13; 2Tm 3.3).
2. O ensino das
coisas de Deus deve partir do lar. O ensino bíblico na família não é uma opção,
e sim, um mandamento do Senhor (Êx 20.12; Lv 20.9; Pv 1.8; 6.20; 2Tm 1.5).
3. O propósito da
instrução bíblica pelos pais é ensinar os filhos a temer ao Senhor, a andar em
todos os seus caminhos, a amá-lo, ser-lhe grato e servi-lo de todo o coração (Dt 10.12; Ef
6.4).
4. O cristão deve
proporcionar aos filhos uma educação teocêntrica, onde tudo se relaciona com
Deus (Gn
18.17-19; Êx 10.1,2; 12.26,27; 13.14-16; Dt 4.9; 11.19; 32.46). Vejamos algumas
atitudes que os pais devem tomar:
- Escondendo seus filhos em casa, como Joquebede (Êx. 2.1,2) e orientando seus filhos, como Eunice (1Tm 4.5);
- Levando seus filhos para a casa do Senhor, como Ana (1Sm 1.20-24) e criando na disciplina do Senhor (Ef 6.4);
- Instruindo seus filhos, como recomendou Salomão (Pv 22.6) e não descuidando, como Eli (1Sm 2.12, 22,23);
- Lendo a Bíblia com a família (Js 1.8; Sl.119.11; 119.170) e orando com eles (At 10.30,31; Ef 6.18);
- Levando a família à casa de Deus (Gn 35.1,3) e dedicando seus filhos a Deus (1Sm 1.28; Lc 2.22);
- Ensinando seus filhos a temer ao Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniquidade (1Cr 28.9);
- Ensinando seus filhos a obedecerem aos pais (Dt 8.5; Pv 3.11,12; 13.24; 23.13,14; 29.15,17; Hb 12.7);
- Protegendo seus filhos da influência pecaminosa (Pv 2.15-17; 13.20);
- Levando seus filhos à fé pessoal em Cristo, ao arrependimento e ao batismo em água (Mt 19.14);
- Motivando seus filhos a permanecerem separados do mundo (2Co 6.14-7.1; Tg 4.4);
- Instruindo seus filhos diariamente nas Sagradas Escrituras (Dt 4.9; 6.5,7; 1Tm 4.6; 2Tm 3.15).
CONCLUSÃO
O propósito de
Deus ao instituir a família, era promover um ambiente saudável e feliz, não
apenas entre os cônjuges, mas, também, entre pais e filhos. É no seio da
família que os pais devem criar os filhos no temor do Senhor, e,
consequentemente, os filhos devem aprender a amar a Deus e honrar os pais. Mas,
infelizmente, nem sempre isso acontece. Os maus exemplos de Hofni, Fineias nos
ensinam que até mesmo os grandes homens de Deus, como Eli, podem falhar como
pai; e, o mau procedimento de Joel e Abias nos mostram que nem sempre os filhos
dos grandes homens de Deus, seguem o seu bom exemplo.
REFERÊNCIAS
Ø CABRAL,
Elienai. Relacionamentos em Família.
CPAD.
Ø GARDNER,
Paul. Quem é quem na Bíblia. VIDA.
Ø KEMP,
Jaime & Judith. Bíblia da Família.
SBB.
Ø STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal.
CPAD.
Por
Rede Brasil de Comunicação.
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