Rm 8.14-16; 1Co 14.14; Gl 5.22,23
INTRODUÇÃO
Nesta lição,
estudaremos a profunda relação entre o espírito humano e o Espírito de Deus,
compreendendo como o Espírito Santo atua na regeneração, santificação e direção
do homem interior. Veremos que é no espírito humano que ocorre o novo
nascimento e a restauração da comunhão perdida com o Criador, pois o Espírito
de Deus habita no crente para guiá-lo em toda a verdade (Jo 16.13).
Analisaremos ainda como essa união transforma pensamentos, emoções e vontades,
conduzindo o cristão a uma vida espiritual frutífera e consagrada. Finalmente,
refletiremos sobre a importância de viver em constante submissão ao Espírito
Santo, que não apenas renova o espírito humano, mas o capacita a discernir,
servir e adorar ao Senhor em espírito e em verdade (Jo 4.24).
I. O
QUE É O NOVO NASCIMENTO?
Teologicamente o “novo
nascimento” ou “regeneração” é “o milagre que se dá na vida de
quem aceita a Cristo, tornando-o participante da vida e da natureza divina.
Através da regeneração o homem passa a desfrutar de um nova realidade
espiritual” (Andrade, 2006, p. 317 – acréscimo nosso). A palavra
regeneração no grego é “palinginesia” formada da expressão “pálin”, 'novamente',
e “génesis”, 'nascimento', significa portanto: “novo nascimento”.
O Pastor Eurico Bergstén (2016, p. 174) diz que “a regeneração ou novo
nascimento significa o ato sobrenatural em que o homem é gerado por Deus (1Jo
5.18) para ser seu filho (Jo 1.12) e participante da natureza divina (2Pe
1.4)”. A doutrina da regeneração é bíblica e foi ensinada por Jesus e pelos
seus santos apóstolos (Jo 3.3,7; 2Co 5.17; Gl 6.15; Jo 1.12.13; Ef 2.1,5; Cl
2.13; Tt 3.5; Tg 1.18; 1Pe 1.23). A Bíblia destaca algumas verdades sobre isso.
Vejamos:
1. Um
ato espiritual.
A desobediência humana
recebeu como sentença a morte, tanto física quanto espiritual (Gn 2.16,17; Ez
18.4; Rm 6.23; Ef 2.1,5). Essa morte espiritual implica na separação da
presença de Deus (Rm 3.23). Portanto, “morto espiritualmente” o homem
necessita “nascer de novo” espiritualmente para ter comunhão com Deus.
Por isso, no discurso de Jesus com Nicodemos o Mestre lhe diz: “Na verdade,
na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de
Deus” (Jo 3.3). Segundo Beacon (2006, p. 49 – acréscimo nosso) a palavra
traduzida como “de novo” é “anothen”, que tem vários significados
e um deles é: “de cima”. Acerca disso Wilmington (2015, pp. 362,363) diz
que: “o Messias estaria, então, dizendo que o único requisito para viver nesta
terra é ter um nascimento físico; igualmente, o único requisito para viver um
dia nos céus é ter um nascimento espiritual”. Esse “nascer do Espírito” em
nada tem a ver com a reencarnação, que é um ensinamento que não encontra apoio
nas Escrituras (2Sm 12.21-23; Hb 9.27). Aliás, Nicodemos perguntou se a
regeneração era vir de novo a vida fisicamente, voltando ao ventre materno (Jo
3.4). Jesus respondeu dizendo “o que é nascido da carne é carne, e o que é
nascido do Espírito é espírito” (Jo 3.6).
2. Um
ato interior.
Os profetas predisseram
este ato sobrenatural (Dt 30.6; Jr 24.7; Ez 11.19; 36.26,27). Embora o Antigo
Testamento tenha em vista a nação de Israel, a Bíblia emprega várias figuras de
linguagem para descrever o que acontece no novo nascimento. Nestas passagens
bíblicas o novo nascimento é comparado a uma “cirurgia interior”.
Deixando claro que a regeneração é um ato divino operado pelo Espírito Santo no
espírito do homem. Segundo Macgrath (2010, p. 525) “a regeneração altera a
natureza interior do pecador” (Gl 5.16,17; Cl 3.5; 1Pe 2.11; 2Pe 1.4; 1Jo
3.9; 5.18).
3. Um ato instantâneo e distinto.
Diferente da
santificação que é um processo, a regeneração é um ato instantâneo. A palavra “instantâneo”
segundo o Aurélio significa: “que se dá num instante; rápido; súbito” (2004,
p. 1113). O apóstolo Paulo nos diz: “assim que, se alguém está em Cristo,
nova criatura é [...]” (2Co 5.17). É bom destacar também que a regeneração
é uma etapa da salvação distinta da justificação, da santificação e da
glorificação. A ordem segue-se assim: primeiro “o pecador é declarado justo”
(justificação); em seguida “ele é feito justo” (regeneração); depois
“ele vai se tornando justo” (santificação); e, por fim, ele “será
perfeitamente justo” (glorificação).
II. A
ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO PLANO DA REDENÇÃO
Com exceção da segunda
e terceira epístola de João, todos os livros do NT contém referências à pessoa
e obra do Espírito Santo, onde podemos ler entre outras coisas, a sua atuação
na vida de Cristo, dos pecadores e, principalmente dos servos de Deus. O NT
descreve diversas atividades do Espírito Santo na experiência humana, vejamos
algumas:
1.
Convence o ser humano do pecado (Jo 16.7-11).
Jesus descreve a obra
do Consolador em relação ao mundo, convencendo-o do pecado, da justiça e do
juízo. Convencer, nesse texto, significa: “levar ao conhecimento verdades
que, de outra maneira, seriam postas em dúvida ou rejeitadas”. Quando o
pecador ouve a palavra de Deus e crer ele é salvo (Rm 5.2; 10.17), de modo que,
em paralelo à palavra da fé, está a operação do Espírito Santo, convencendo o
pecador do seu real estado diante de Deus (Jo 16.8). Portanto, esse é o Seu
primeiro trabalho na vida do ser humano: convencê-lo que é pecador. A luz da
Bíblia, podemos afirmar que seria impossível o homem ser salvo, sem a ação do
Espírito em sua vida.
2. Regenera
o pecador arrependido (Jo 3.6-8).
A regeneração é o mesmo
que “nascer de novo”, “nascer do Espírito” (Jo 3.6) ou
seja, o milagre que ocorre na vida de todo aquele que teve um encontro com
Cristo, tornando-o participante da natureza divina. Quem efetua a regeneração é
o Espírito Santo, o qual, em certo sentido, funciona como alguém que traz à luz
divina o pecador arrependido, introduzindo-o ao Reino de Deus (Jo 3.5,8).
Através da regeneração, o homem passa a desfrutar de uma nova realidade
espiritual, tornando-se uma nova criatura em Cristo (Tt 3.5; 2Co 5.17). A
regeneração é a entrada do pecador arrependido para uma nova vida em Jesus,
como ação do Espírito Santo (1Pe 1.3,23; 1Co 6.11).
3.
Participa da santificação e justificação do homem pecador (1Co 6.11).
No NT encontramos
evidências de que a obra do Espírito Santo também se faz sentir nesse estágio
da redenção. Em 1 Coríntios 6.11, Paulo afirma: “[...] mas haveis sido
lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do
Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus”. Todas as obras citadas
neste versículo podem ser aplicadas também ao Espírito Santo. A Justificação é
indissociável da obra do Espírito Santo.
4. Age
na santificação.
A Santificação é obra
graciosa do Espírito Santo no crente, durante toda a sua vida terrena
transformado sua mente, seu coração e sua vida, segundo a imagem do Senhor
Jesus Cristo: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um
espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma
imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2Co 3.18; Cl 3.10)”. Na
Santificação os nossos pecados são mortificados, por meio do Espírito Santo: “[...]
mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis”
(Rm 8.13). Paulo ainda diz: “E é o que alguns têm sido; mas
haveis sido lavados, mas haveis sido santificados [...] pelo Espírito do nosso
Deus” (1Co 6.11).
5.
Gera o caráter de Cristo através do Fruto do Espírito.
Na epístola aos gálatas
o apóstolo Paulo apresenta as evidentes marcas daqueles que experimentam o novo
nascimento. Aqueles que se deixam dominar pelo Espírito Santo dão “fruto”. Um
conjunto de virtudes (nove ao total) que autenticam a vida daquele que é
regenerado: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
Contra essas coisas não há lei” (Gl 5.22).
6.
Reveste de poder e concede dons espirituais.
Uma das principais
atividades do Espírito Santo na vida do cristão é revesti-lo de poder (Lc
24.49), distribuindo dons espirituais (1Co 12.7-11) e, capacitando-o a
testemunhar de Cristo (At 1.8).
II. RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO
A regeneração produz
frutos visíveis porque é uma mudança interior causada pelo Espírito. A
conversão, como expressão externa dessa obra, revela na prática aquilo que Deus
já realizou no espírito humano. Embora a regeneração seja um ato interno, esta
mudança interior, gera uma notável e visível mudança exterior.
Acerca disso afirmou Pastor Antônio Gilberto (2008, p. 186): “o novo nascimento
abrange a regeneração e a conversão, que são dois lados de uma só realidade.
Enquanto a regeneração enfatiza o nosso interior, a conversão, o nosso
exterior. Quem diz ser nascido de novo deve demonstrar isso no seu dia a dia”.
Vejamos alguns resultados do novo nascimento, segundo a Bíblia Sagrada:
- O crente agora é nova criatura em Cristo e tudo se fez novo (2Co 5.17);
- O crente agora pratica atos de justiça (1Jo 2.29);
- O crente já não pratica o pecado como estilo de vida (1Jo 3.9; 5.18);
- O crente agora ama a Deus e ao homem (1Jo 4.7; 5.18);
- O crente agora afirma corretamente a divindade de Jesus Cristo (1Jo 5.1);
- O crente agora é protegido contra o maligno (1Jo 5.18);
- O crente agora pode vencer este mundo perverso (1Jo 5.4).
CONCLUSÃO
O pecado atingiu o
homem e o destituiu da glória de Deus. Todavia, Deus tomou a iniciativa de
restaurar a comunhão outrora perdida com o homem, através do evangelho, que
iluminando o entendimento humano, pode vivificá-lo, transformar o seu interior
e levá-lo a ser participante da natureza divina. Que vivamos de modo digno da
nova vida recebida, permitindo que o Espírito Santo governe pensamentos,
palavras e ações.
REFERÊNCIAS
Ø ANDRADE, Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.
Ø FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da
Língua Portuguesa. POSITIVO.
Ø GEISLER, Norman. Teologia Sistemática. CPAD.
Ø GILBERTO, Antônio, et al. Teologia Sistemática Pentecostal.
CPAD.
Ø MCGRATH, Alister E. Teologia sistemática, Histórica e
Filosófica. SHEDD.
Ø MOODY, D. L. Comentário Bíblico de João. PDF.
Ø STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Por Rede Brasil de Comunicação.

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