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8.1-7
INTRODUÇÃO
Entende-se por Escola
Bíblica Dominical o ambiente da igreja onde se desenvolve a educação
cristã, com ênfase no ensino da Palavra de Deus. Logo, é
necessário se conscientizar da sua real importância e o quanto ela é
indispensável para o crescimento espiritual de todos, sejam recém convertidos
ou aqueles que cresceram dentro de uma congregação. A EBD é a
maior agência de ensino, pois, nenhum outro trabalho da igreja tem um programa
de estudo sistemático da Bíblia com a mesma abrangência e profundidade. Veremos
estas verdades nesta lição!
I – DEFINIÇÃO DE ESCOLA SECULAR E
ESCOLA BIBLICA DOMINICAL
O dicionário Aurélio, diz que a
palavra escola vem do grego “skholé”
e do latim “schola” que significa: “Estabelecimento público ou privado onde se ministra, sistematicamente,
ensino coletivo primário”. O Dicionário Teológico de Claudionor de Andrade
define EBD como: Escola do grego “skholé” e Dominical
do latim “Dies Domenicu” que significa “Dia do Senhor” (2006, p.
166). Podemos então dizer que, a Escola Bíblica Dominical é uma instituição
de ensino bíblico que se realiza NORMALMENTE aos domingos com suas
exceções motivada pela realidade de cada região.
II – DEFINIÇÃO DE ENSINO
Nas páginas das Escrituras
encontramos vários termos equivalentes ao ato de ensinar. Vejamos: Paideuõ
“instruir, treinar”, Didasko (Mt 4.23; 9.35; Rm12.7) “dar
instrução”, Didaktos (Jo 6.45; 1Co 2.13) “aquilo que pode ser ensinado”,
Didaké “ensino”, Didaskalia (1Co4.17; 1Tm 2.12;
4.11) “instrução”, Didaskalós (Mt 8.19; Mc 4.38) mestre, professor”,
Didaskein “ensino”.
III - O PAPEL DA EBD NA FORMAÇÃO
DO CARÁTER CRISTÃO
O caráter é o aspecto psíquico da
personalidade, é a característica responsável pela ação e reação. É a maneira própria
de cada pessoa agir e expressar-se e tem a ver com a própria conduta. É a
“marca” da pessoa, que é adquirido, não herdado e resulta da adaptação
progressiva às condições do meio ambiente (RENOVATO, 2013, p.132). O ensino na EBD
tem o intuito de alcançar um resultado tríplice. Vejamos:
ü
Ganhar
almas para Jesus. A
importância da EBD está explícita no seu principal conceito. Ela conjuga os
dois lados da Grande Comissão dada à Igreja (Mt 28.20; Mc 16.15). Ela
evangeliza enquanto ensina;
ü
Promover
o crescimento e desenvolvimento espiritual do cristão. Um dos grandes objetivos da EBD é
desenvolver a espiritualidade no aluno e o caráter cristão. Ganhar o aluno para
Jesus na Escola Bíblica Dominical é apenas o início de uma missão
na formação de novos crentes, promovendo o desenvolvimento, amadurecimento e
fortalecimento espiritual de cada crente individualmente.
ü Preparar obreiros para a seara do
Mestre. Ao
prover treinamento espiritual, a EBD apresenta ao aluno oportunidades de melhor
servir ao Mestre. O ensino na EBD deve ter como objetivo final, levar o crente
ao crescimento espiritual, até que ele chegue à medida da plenitude de Cristo
(Ef 4.13,14). Assim, o tríplice objetivo da EBD pode ser resumido em: (1)
Cada aluno um crente salvo, (2) cada salvo sendo bem treinado e (3) cada aluno
bem treinado, um obreiro ativo, diligente e dinâmico.
IV – A PRÁTICA DO ENSINO NAS
ESCRITURAS
No contexto do AT temos uma
relação de homens usados por Deus para ensinar Seu povo: Samuel (1 Sm 12.23), Josafá
(2 Cr 17.7-12), Esdras e Neemias (Ne 8.17), Davi (Sl 51.13 cf. Sl 25.4; 27.11)
e Isaías (Is 28.10). Vejamos como se desenvolveu a instrução religiosa nos
tempos bíblicos:
• Nos dias de Moisés. Examinando
o Pentateuco, vemos que no princípio, entre o povo de Deus, eram os próprios pais
os responsáveis pelo ensino da revelação divina no lar. O lar, então, era de
fato uma escola onde os filhos aprendiam a temer e amar a Deus (Dt 6.5-9;
11.18,19);
• As escolas de profetas. Eram
“instituições” de ensino do AT cujo objetivo era a transmissão dos valores
morais e espirituais que Deus havia entregado a Israel através de sua Palavra.
As escolas de profetas podem ser comparadas as EBD's do presente que tem como
objetivo final o ensino das Escrituras (1Sm 10.5,10; 19.20; 2Rs 6.1-2). Os profetas
não eram apenas homens com dons sobrenaturais, mas também profetas que possuíam
uma “missão pedagógica” (2Rs 2.15, 19-22; 4.1-7, 42-44).
• Na época dos Reis e
Sacerdotes. Os sacerdotes eram mediadores entre Deus e o homem. Além do
culto divino, eles tinham o encargo do ensino da Lei (Dt 24.8; I Sm 12.23; II
Cr 15.3; Jr 18.18). Já os reis de Israel, quando piedosos e tementes a Deus,
tinham a preocupação com a leitura e o ensino da Palavra de Deus para a nação (II
Cr 17.7-9);
• Durante o Cativeiro
Babilônico. Nessa época, os judeus no exílio, privados do seu grandioso
templo em Jerusalém, instituíram as sinagogas, que eram usadas como “escola
bíblica”, casa de cultos e escola pública.
• No pós-cativeiro. Nos
dias de Esdras e Neemias, quando o povo retornou do cativeiro, houve um grande avivamento
espiritual, originado pela leitura e ensino das Escrituras (Ne caps. 8 - 9);
• Durante o Ministério de
Jesus. Jesus exerceu um tríplice ministério de cura, pregação e ensino
da Palavra de Deus (Mt 4.23; 9.35; Lc 20.1). Esse mesmo ministério tríplice foi
ordenado e confiado à Igreja (Mt 28.19; Mc 16.15-18);
• Nos dias da Igreja.
Após a ascensão do Senhor, os apóstolos e discípulos continuaram a ensinar. A
igreja dos dias primitivos dava muita importância a esse ministério de ensino
(At 5.41,42). Paulo e Barnabé, por exemplo, passaram um ano todo ensinando na
igreja de Antioquia (At 11.26). Em Éfeso, Paulo ficou três anos ensinando (At 20.20,31)
e em Corinto, ficou um ano e seis meses (At 18.11). Seus últimos dias em Roma
foram ocupados com o ensino da Palavra de Deus (At 28.31).
V - OBJETIVOS DO ENSINO NA EBD
O ministério de mestre, daquele
que educa, que ensina, irá determinar o rumo de quem aprende e, por isso, afirmamos
que o ensino na EBD é de grande relevância. A Escola Bíblica Dominical é
um ministério que alcança crianças, jovens, adultos, a família e a comunidade
inteira, tal como fazia a igreja dos dias apostólicos. Ela é a única escola de
educação religiosa popular de que a igreja dispõe. Os objetivos do ensino giram
em torno do aluno e de suas relações quanto a tudo que é importante para sua
vida. Vejamos:
Suas relações com Deus (Is 64.8);
|
Suas relações com a Igreja (Ef 4.16);
|
Suas relações com o Salvador
Jesus (Jo 14.6);
|
Suas relações consigo mesmo
(Fp 1.21);
|
Suas relações com o
Espírito Santo (Ef 5.18);
|
Suas relações com os demais
alunos
e outras pessoas (Mc 12.31).
|
Suas relações com
a Bíblia (SI 119.105);
|
Suas relações com sua
família (Sl 128.1-6);
|
VI - RAZÕES POR QUE TODO CRISTÃO
DEVE FREQUENTAR A EBD
A EBD não cuida apenas da
formação espiritual, mas preocupa-se com a edificação geral, que inclui: bons
costumes, exercício da cidadania e a formação do caráter. Ela
complementa e, às vezes até CORRIGE a educação ministrada nas
escolas seculares. E, em muitas situações, por mais que não seja sua
responsabilidade, ela COMPLEMENTA a educação cristã ministrada
nos lares. Vejamos porque é importante frequentar a EBD:
ü Ela produz o sadio alimento espiritual que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuado e progressivo da Palavra de Deus.
ü Ela é a própria igreja crescendo e desenvolvendo-se através do estudo da Palavra de Deus.
ü Porque os objetivos da EBD são os mesmo objetivos da Igreja e, se eles forem alcançados na vida dos alunos, tudo se transformará na vida da igreja local;
ü Porque a qualidade da EBD determina a qualidade e o nível espiritual da igreja local.
ü Porque é na EBD que homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças adquirem uma fé mais robusta e madura.
ü Ela desenvolve a espiritualidade e o caráter dos crentes.
ü Ela é um dos meios de evangelização que a igreja possui. Além disso, é onde o crente aprende a amar e cooperar com a obra missionária.
ü Ela é o lugar para a descoberta, motivação e treinamento de novos talentos.
ü Ela reúne a família: pais e filhos fortalecem o relacionamento, as crianças crescem na disciplina do Senhor e os casais aperfeiçoam a vida conjugal.
ü Ela é uma fonte de avivamento espiritual para a igreja, pois, onde a Palavra de Deus é ensinada e praticada, o avivamento acontece.
CONCLUSÃO
A Escola Bíblica Dominical, o
maior seminário do mundo, tem sido utilizada como já vimos por Deus na formação
de novos crentes e no aperfeiçoamento dos membros do corpo de Cristo, visando o
crescimento no reino de Deus e a conquista das almas para Jesus. Como agência
do reino, sua missão é formar um caráter cristão na vida daqueles que passam
pelo novo nascimento e abraçam o nosso maior exemplo: Jesus Cristo de Nazaré.
Por Rede Brasil de Comunicação
REFERÊNCIAS
GILBERTO,
Antonio. Manual da Escola Dominical. CPAD.
STAMPS, Donald
C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
TULER, Marcos. Manual
do professo de Escola Dominical. CPAD.
TULER, Marcos. Ensino
Participativo na Escola Dominical. CPAD.
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