Pv 31.10-21,23-29
INTRODUÇÃO
Nesta
lição estudaremos acerca da mulher virtuosa com todas as suas qualidades
descritas no capítulo 31 do livro de Provérbios. Este capítulo é uma poesia em
estilo acróstico, em que a primeira letra de cada verso corresponde à primeira
letra do alfabeto hebraico. Veremos que a mulher virtuosa se destaca como serva
de Deus, como esposa e como mãe, que trabalha arduamente para prover o sustento
e para promover o bem-estar de seu lar, por isso o seu valor excede o de rubis.
I – A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA
O
primeiro aspecto da virtude da mulher descrita pelo rei Lemuel diz respeito à
sua postura como esposa. Tal postura reflete o alto padrão a ser seguido por
todas as mulheres que servem a Deus.
1.1 O privilégio do marido (31.10). O sábio compara a alegria, a exultação de alguém que
acha uma joia de valor, com o privilégio de alguém que encontrou uma mulher
virtuosa. Numa outra versão, o texto de Pv 31.10 está assim descrito: “Se
você encontrar uma esposa fiel e dedicada, achou um tesouro mais valioso que
ouro e pedras preciosas”.
Interessante que na Versão Corrigida de
Almeida, aparece o termo “rubins”. O rubi natural é uma pedra rara e
bastante cara, diferente dos rubis artificiais, que são bem mais comuns e
baratos. A mulher virtuosa é comparada ao rubi por ser difícil de encontrar,
tal como uma joia rara o é, e também por ter um valor inestimável. Chega-se a
afirmar também que o rubi somente é ultrapassado pelo diamante em termos de
dureza, o que nos mostra que aquele que casar com uma mulher virtuosa terá um
casamento firme e duradouro.
1.2
A segurança do marido (31.11). Este
versículo diz que o coração do marido está confiado na mulher virtuosa. O termo
hebraico para “confiado”, nesse texto é “batah”, que
significa “correr em busca de refúgio, estar seguro, confiante, protegido, sem
temor”. A continuação do versículo também vai nos mostrar que essa despreocupação
do marido está relacionada à provisão que a mulher lhe traz: “...pois ela
nunca deixará faltar nada para ele” (Pv 31.1b – NTLH - A Bíblia da Nova
Tradução da Linguagem de Hoje). Ela de fato pode ser comparada a um rubi, pois
ela traz riquezas ao seu marido.
1.3 O bem-estar do marido (31.12). A palavra hebraica traduzida como “bem”, é
tobh. Quando o sábio diz que a mulher virtuosa faz bem ao seu
marido, está dizendo, à luz do original, que ela procura agradar-lhe, fazendo o
que é melhor a ele, sendo generosa com ele, fazendo-o prosperar, conduzindo-o a
uma vida de contentamento. Essa mulher vai dedicar os seus cuidados, as suas
forças e o seu amor ao esposo, e isso durante toda a sua vida. Podemos afirmar
que a mulher virtuosa estabelece como meta para a sua vida, promover o
bem-estar do seu marido.
1.4
O louvor do marido (31.29). O marido
fica maravilhado com a excelência de sua esposa. Ela havia ultrapassado a todas
as demais mulheres de sua geração, ainda que estas também fossem virtuosas. Com
essa declaração, o marido, além de elogiá-la, também demonstra intenso afeto. É
como se ele só tivesse olhos para a sua amada.
II – A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE TRABALHADORA
Depois
de observarmos a virtuosidade desta mulher descrita em Pv 31 no que diz
respeito ao seu casamento, podemos ver agora um outro aspecto de sua
virtuosidade. Ela era uma excelente mãe.
2.1 Ela é trabalhadora. Em Pv 31.13, o rei Lemuel diz que
a mulher virtuosa busca lã e linho e trabalha de boa vontade. O termo hebraico
para trabalhar é asah, e significa: “fazer, executar,
realizar, completar”. O detalhe é que esta mulher não apenas
trabalhava, ela trabalhava de boa vontade. A expressão boa vontade é a
tradução do termo hebraico hephes, que significa: “prazer,
desejo, coisa valiosa, agradável, deleitosa, bom grado”. Para esta
mulher, o trabalho era algo deleitoso,
prazeroso, valioso, algo que ela realizava de bom grado. Esse termo é usado
para descrever o prazer de Deus no seu trabalho (Is 46.10; 48.14).
Essa mulher
era bem diferente dos preguiçosos, contra os quais há muitas advertências e
repreensões no livro de provérbios (Pv 6.6,9; 13.4; 19.24; 21.25; 22.13). A
prova de sua disposição para trabalhar, está no fato dela se levantar “ainda
de noite”. O termo hebraico para noite nos leva a entender que se está
falando da madrugada. Ela se levantava cedo para trabalhar. O texto de Pv 31.17
diz: “Ela está sempre disposta e não foge do trabalho” (NTLH).
2.2
Ela é boa administradora. A mulher
virtuosa sabe exatamente como prosperar e como administrar da forma correta
tudo o que tem. O texto de Pv 31.16 nos leva a entender que ela sabe negociar.
Certamente depois de economizar, ela compra um terreno e planta uma horta com o
dinheiro do seu próprio trabalho. Então, além de conseguir economizar, ela sabe
administrar o que tem de tal forma que não se assusta nem mesmo diante de
crises futuras (Pv 31.21,25). Por isso, é comparada a um navio mercante que
traz mantimentos de longe (Pv 31.14). O versículo 18 vai nos mostrar que ela
ajuda no sustento de sua casa, trabalhando até altas horas da noite. Além
disso, ajuda aos necessitados com o seu dinheiro (31.19,20). A mulher virtuosa
de Pv 31.10 acorda muito cedo e dorme tarde, pois a sua lâmpada ou lamparina
não se apaga de noite (31.18). Isso pode se referir a um costume de manter as
lâmpadas acesas a noite inteira. O significado é que ela tem abundância de
azeite, isso a faz ser uma mulher prudente (Mt 25.4).
2.3 Ela governa bem a sua casa. Em Pv 31.27 está escrito: “Olha pelo governo de
sua casa e não come o pão da preguiça”. O termo hebraico traduzido como
“olha”, é saphah e significa: “investigar a
distância, observar, estar sobre, vigiar, espiar, ficar esperando, estar de
guarda, atalaia”. A mulher virtuosa foi posta como atalaia de sua casa.
Ela tem a capacidade de observar cada membro da família e perceber
antecipadamente quando algum perigo ou ameaça os rodeiam, assim como faziam os
atalaias em Israel (II Rs 9.17,18,20). Temos no próprio Deus e em alguns
profetas, exemplos de atalaias (Sl 121; 127.1; Ez 3.17; 33.2,6,7). Que sejamos
atalaias de nossos lares.
2.4
Ela é uma excelente mãe. A mulher
virtuosa desempenha de tal forma o seu papel de mãe que os seus filhos a
louvam, dizendo que ela é “bem-aventurada” (Pv 31.28). Essa
expressão no hebraico é asar ou aser, que significa
“ser equilibrado, correto, feliz, próspero, abençoado”. Além de
reconhecer que sua mãe era muito feliz, os seus filhos reconheciam a sua
retidão, o seu caráter íntegro. Ela era admirada e respeitada pelos filhos. O
marido também a louvava (31.28,29).
III – CONTRASTE ENTRE A
MULHER VIRTUOSA E A MULHER ADÚLTERA
Ao
lermos o capítulo 31 de Provérbios, ficamos admirados com a excelência de
caráter manifestada pela mulher virtuosa. São inúmeras as suas qualidades, as
suas virtudes. Ela é bem diferente da mulher descrita principalmente nos
capítulos 6 e 7 deste livro, cujo caráter é totalmente deformado. Vejamos o contraste
entre elas:
MULHER VIRTUOSA
|
MULHER ADÚLTERA
|
Tem a natureza inclinada a
fazer o bem (Pv 31.12,20)
|
Tem a natureza má (Pv 6.24)
|
Veste-se de força e glória
(Pv 31.25)
|
Veste-se de forma indecente e
é astuta (Pv 7.10)
|
É íntegra e tem a confiança
do marido (Pv 31.11,12)
|
É sedutora (Pv 7.25)
|
Usa palavras sábias (Pv
31.26)
|
Usa de palavras enganosas (Pv
6.24; 7.5,21)
|
É respeitada pelo marido,
filhos e sociedade (Pv 31.23,28,29)
|
É descarada (Pv 7.13-17)
|
É bondosa e misericordiosa
(Pv 31.19,20)
|
É covarde (Pv 23.27,28)
|
IV – ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
DA MULHER VIRTUOSA
Ø Cuidam da família como Rute (Rt 1.14-18);
Ø São altruístas como rainha Ester (Et 4.16);
Ø São submissas ao marido como Sara (I Pe 3.1-6);
Ø São instrumentos de Deus como Débora (Jz 4.4);
Ø São sábias como Abigail (I Sm 25.3);
Ø São humildes como Maria (Lc 1.48);
Ø São santas como Isabel (Lc 1.5,6);
Ø Criam seu filho no temor do Senhor como Eunice (II Tm 1.5; 3.15).
Ø Fazem boas obras como Dorcas (At 9.36)
CONCLUSÃO
Depois
de mencionar tantos relatos negativos em relação às mulheres, o livro de
Provérbios encerra com uma descrição de uma mulher virtuosa, um ideal raro e
extremamente incomum. Esse texto é um espelho para todas as mulheres. Ela
alcançou o respeito e admiração de todos: marido, filhos e sociedade. Quem a
achará?
REFERÊNCIAS
ü Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. CPAD;
ü CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento
Interpretado versículo por versículo. vol. 5. HAGNOS;
ü KIDNER, Derek; Provérbios: Introdução e Comentário.
VIDA NOVA;
ü STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Por Rede Brasil de Comunicação
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