Pv 4.1-9
INTRODUÇÃO
Veremos nesta lição o conceito de educação e ensino, a
prática do ensino nas Escrituras, e como devemos educar nossos filhos na
disciplina do Senhor. Analisaremos ainda, que a falta de exemplo dos pais é
prejudicial aos filhos e quais as recomendações bíblicas de como criar os
filhos no temor do Senhor.
I – DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO E
ENSINO
O Aurélio define a palavra educação como: “processo de
desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser
humano em geral”. Ainda a palavra educação significa: “o
desenvolvimento e o cultivo sistemático das capacidades naturais, por meio do
ensino, do exemplo e da prática”. No sentido bíblico, porém, o processo
da educação combina-se com os “princípios espirituais que, segundo se
espera, emprestam poder e significado aos ensinos que transcendem os meios
intelectuais normais e os meios humanos práticos” (CHAMPLIN, 2004, p.
268).
Nas páginas das Escrituras encontramos vários termos
equivalentes ao ato de ensinar. Vejamos: Paideuõ “instruir,
treinar”, Didasko (Mt 4.23; 9.35; Rm12.7) “dar instrução”, Didaktos
(Jo 6.45; 1Co 2.13) “aquilo que pode ser ensinado”, Didaké “ensino”,
Didaskalia (1Co4.17; 1Tm 2.12; 4.11) “instrução” Didaskalós
(Mt 8.19; Mc 4.38) “mestre, professor”, Didaskein “ensino”.
II – A PRÁTICA DO ENSINO NAS
ESCRITURAS
2.1 No Antigo Testamento. Um texto básico nas páginas do AT, em que Deus
delega aos pais a missão de educar os seus filhos é (Dt 6). Esse texto começa
falando sobre os mandamentos, os estatutos e os juízos que o Senhor deu a
Moisés para que este os ensinasse aos filhos de Israel “a fim de eles
temessem a Deus” (Dt 6.1,2). Logo após, Deus diz que a prosperidade de
Israel dependeria da obediência a tais mandamentos (Dt 6.3). Em Dt 6.6, o
Senhor diz que suas palavras deveriam encontrar guarida nos corações dos
israelitas. Todas as áreas do ser do judeu deveria estar permeada com a Lei do
Senhor. Mas é no versículo 7 que encontramos a missão da educação espiritual
sendo dada aos pais: “e as intimarás a teus filhos e delas falarás
assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”.
Analisemos mais detalhadamente esse versículo:
· “E
AS INTIMARÁS”. Essa
palavra vem do hebraico “sanan”, e significa “inculcar,
ensinar, afiar e aguçar”. Ela possui algumas aplicações, mas nesse
texto a ideia é a de que, assim como as palavras são gravadas em tábuas de
pedra com um objeto agudo, assim também a Lei deveria ser impressa no coração
dos filhos a cada geração, e isso de forma contínua, incansável e
incondicional; para isto se fazia necessário que os pais a ensinassem: “e
delas falarás”.
· “FALARÁS
ASSENTADO EM TUA CASA”. A palavra “casa” nesse texto vem do hebraico “bayth”, e
significa “casa, habitação ou edificação na qual vive uma família” (Dt
20.5), mas também “pode se referir à própria família” (Gn 15.2;
Js 7.14; 24.15). O que Deus está dizendo é que o principal local de ensinamento
das verdades espirituais é o seio familiar, é o lar. Eis a importância do culto
doméstico. É nele que as verdades da Palavra de Deus serão inculcadas nas
crianças, que jamais esquecerão dos momentos devocionais que desfrutaram com os
pais. É através do culto doméstico que brechas espirituais são fechadas na
família e toda e qualquer atuação maligna é repreendida pelo Senhor;
Outro texto bastante conhecido no AT que trata da educação
espiritual dos filhos é Pv 22.6: “Instrui o menino no caminho em que deve
andar, e, até quando envelhecer não se desviará dele”. Vejamos:
·
“INSTRUI”.
Esta palavra vem
do hebraico “hanakh”, e significa “iniciar, disciplinar,
consagrar, instruir, educar e ensinar”. Quando os pais instruem os
filhos na Lei de Deus, eles estão na realidade, dedicando-os, consagrando-os ao
Senhor;
·
“NO
CAMINHO”. A
palavra caminho no hebraico é “derekh”, que deriva do verbo “darakh”.
Essa palavra pode se referir a um caminho ou estrada físicos (Gn 3.24;
Nm 22.23) ou uma viagem por uma estrada (Gn 30.36; Ex 5.3). No entanto, esta
palavra é usada com mais frequência de maneira metafórica para se referir a
caminhos da vida de uma pessoa, sugerindo o padrão de vida (Pv 3.6); a vida
obediente (Dt 8.6); a vida de retidão (II Sm 22.22). Cabe aos pais ensinarem o
caminho da vida aos filhos;
·
“NÃO
SE DESVIARÁ”. O
verbo desviar-se deriva do hebraico “sur”, e significa: “afastar-se,
ir embora, desertar, manter distante”. A maioria das aplicações dessa
palavra aponta para desvios espirituais (Jz 16.19; Dt 11.16; I Sm 12.20; Sl
14.13). O que o sábio Salomão está dizendo é que quando a criança é instruída
devidamente pelos pais no caminho correto, ela não haverá de se desviar de tal
instrução, e nem a esquecerá, pois, à luz de (Dt 6.7), ela foi impressa de
forma inapagável no seu ser.
2.2 Em o Novo Testamento. O maior exemplo de educação cristã no NT é o do
próprio Jesus. Ele foi instruído de tal forma pelos seus pais que se percebia o
seu crescimento em todas as esferas, tanto secular quanto espiritual (Lc 2.52).
Ele também frequentava as sinagogas a fim de aprender a Lei do Senhor com os
rabinos (Lc 2.46). Isso nos traz a lição de que os pais devem instruir os seus
filhos dentro de casa, mas também não podem deixar de levá-los ao Templo do
Senhor, especialmente para os trabalhos de Círculo de Oração Infantil e Escola
Bíblica Dominical.
III - EDUCANDO OS FILHOS COM
DISCIPLINA
· Disciplina
significa treinamento para agir de acordo com regras estabelecidas (Pv. 22.15). Os filhos precisam aprender que em
todos os segmentos existem regras, normas, horários que devem ser cumpridos;
· Disciplina
significa correção. O
texto de Ap. 3.19 mostra o relacionamento de Jesus com uma igreja rebelde. Mas,
apesar de ser rebelde, Ele a amava e, por isso, a corrigia;
·
Disciplina
significa imposição de limites (Pv. 25.28). Qualquer liberdade sem limite é
prejudicial. É preciso que se estabeleçam limites, e que estes sejam
reconhecidos por todos.
· Disciplina
tem resultados positivos. A correta e firme disciplina trará sabedoria aos filhos,
descanso aos pais (Pv. 29. 15-17), e livrará do inferno (Pv. 23.13-14).
· Noé.
Entregou-se sem
limites ao vinho, ignorando a sua (família) (Gn. 9.21,22). Faltou em Noé a
vigilância necessária para não tropeçar (Mc. 13.33; Sl. 42.7). Os pais devem
ser exemplo para os seus filhos (II Cr. 26.3,4; Ez. 16.44; I Tm. 4.12). A falta
de prudência, leva à tentação (Tg. 1.13-15);
· Abraão.
Devido a fome que
sobreveio a terra de Canaã, Abraão desceu ao Egito e mentiu, negando que Sara
era sua esposa. Anos mais tarde, Isaque, quando estava na terra de Gerar,
mentiu igualmente a Abraão (compare Gn 12 com Gn 26);
·
Davi.
O rei passeava pelo
seu eirado quando deveria estar à frente do seu exército em Rabá (II Sm.
11.1,2). O pecado de Davi foi reproduzido em escalas maiores por seu filho
Absalão (II Sm 16.21,22).
·
Escondendo
seus filhos em
casa, como Joquebede (Êx. 2.1,2) e orientando seus filhos, como Eunice (I Tm.
4.5);
· Levando
seus filhos para
a casa do Senhor, como Ana (I Sm 1. 20-24) e criando na disciplina do Senhor
(Ef. 6.4);
·
Instruindo
seus filhos,
como recomendou Salomão (Pv. 22.6) e não descuidando, como Eli (I Sm. 2.12, 22,
23);
·
Lendo
a Bíblia com a
família (Js. 1. 8; Sl.119. 11; 119.170) e orando com eles (At. 10. 30, 31; Ef.
6. 18);
·
Levando
a família à casa
de Deus (Gn. 35. 1, 3) e dedicando seus filhos a Deus (I Sm 1.28; Lc 2.22);
·
Ensinando
seus filhos a
temer ao Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniquidade (I
Cr 28.9);
·
Ensinando
seus filhos a
obedecerem aos pais (Dt 8.5; Pv 3.11,12; 13.24; 23.13,14; 29.15,17; Hb 12.7);
·
Protegendo
seus filhos da
influência pecaminosa(Pv 2.15-17; 13.20);
·
Levando
seus filhos bem
cedo na vida à fé pessoal em Cristo, ao arrependimento e ao batismo em água (Mt
19.14);
·
Motivando
seus filhos a
permanecerem separados do mundo (II Co 6.14-7.1; Tg 4.4);
·
Instruindo
seus filhos
diariamente nas Sagradas Escrituras (Dt 4.9; 6.5,7; I Tm 4.6; II Tm 3.15).
CONCLUSÃO
No livro de Provérbios, em especial no capítulo 4, podemos
ver o cuidado, a preocupação com a educação. Educar é cuidar, instruir. Neste
livro encontramos vários textos os quais nos ensinam que a sabedoria não é
inata, mas é algo a ser construído e transmitido pelos pais. Cabe aos pais
testemunharem aos filhos os feitos do Senhor (SI 78.5). A história era passada
de pai para filho e o objetivo era ensinar às gerações futuras a fim de que não
cometessem os erros dos seus descendentes no passado (SI 78.8). Em Deuteronômio
6.7 fica claro que o ensino deveria ser através do exemplo. Os filhos deveriam
ver e conhecer a Deus por intermédio das atitudes dos pais é o que chamamos de
"aprendizagem pelo exemplo".
REFERÊNCIAS
·
STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
·
CHAMPLIN,
R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
Por Rede Brasil de Comunicação
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