sexta-feira, 4 de abril de 2014

LIÇÃO 01 – E DEU DONS AOS HOMENS



Rm 12.3-8; I Co 12.4-7




INTRODUÇÃO
Iniciaremos este segundo trimestre de 2014 estudando uma riquíssima lição que tem como título: Dons Espirituais e Ministeriais: servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Nesta primeira lição definiremos a palavra dom à luz do AT e do NT; destacaremos ainda que foi por meio de Cristo que estas habilidades espirituais foram concedidas aos homens; e, por fim, elencaremos os diversos tipos de dons que Deus distribuiu para a Igreja.


I – DEFINIÇÃO DA PALAVRA “DOM”
Segundo o Aurélio o termo dom significa: “donativo, dádiva, presente” (FERREIRA, 2004, p. 699). O dom espiritual é uma dotação ou concessão especial e sobrenatural pelo Espírito Santo, de capacidade divina sobre o crente, para serviço especial na execução dos propósitos divinos para e através da Igreja (GILBERTO, 2006, p. 195). Vejamos os termos usados no AT e no NT:

1.1 Antigo Testamento. O termo mathan” dá a entender algo que é dado gratuitamente, e é usado cinco vezes (Gn 34.12; Nm 18.11; Pv 18.11; 19.6; 21.14); “nisset”, “dom”, “coisa elevada” usada apenas uma vez (II Sm 19.42); “maseth”, “dom, peso, elevação” (Et 2.18; Jr 40.5); “shochad”, “suborno, recompensa” (Êx 23.8; Dt 16.19; II Cr 19.7; Pv 6.35; 17.8,23; Is 1.23; Ez 22.12); “minchah”, “oferta, presente” (Gn 32.13,18,20,21; 33.10; Jz 3.15,17,18; I Sm 10.27; II Sm 8.2,6; I Re 4.21; II Re 8.8,9; I Cr 18.2,6; II Cr 9.24; 26.8; Sl 45.12; 72.10. Is 39.1; Os 10.6).

1.2 Novo Testamento. A palavra “dídomi” significa: “dar” (Mt 4.9; 5.31; Mc 2.26; Lc 1.32; Jo 1.12; Rm 4.26; I Co 1.4; Ef 1.17; Hb 2.13; Tg 1.5; I Jo 3.23,24; Ap 1.1; 2.7,10,17; 8.2; 9.1); “anáthama”, “algo devotado a Deus” (Lc 21.5; At 23.14; Rm 9.3; I Co 12.3; 16.22; Gl 1.8,9); “doma”, “presente” (Mt 7.11; Lc 11.13; Ef 4.8; Fl 4.17); “dósis”, “dom” (Fp 4.15; Tg 1.17); “dorea” (Jo 4.10; At 2.38; 8.20; 10.45; Rm 5.15,17; II Co 9.15; Ef 3.7; 4.7; Hb 6.4); “dorema”, “dom” (Rm 5.16; Tg 1.17); “merismós”, “dom”, embora esta palavra derive-se da ideia de dividir (Hb 2.4; 4.12); “cháris”, palavra que significa “graça”, mas que pode ter a ideia de “dom gratuito” (II Co 8.4); “charisma”, usada para indicar os dons do Espírito, as suas graças, gratuitamente conferidas para a obra (I Co 12.4,9,28,30,31).


II – DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS PARA A IGREJA
“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens” (Ef 4.8). Paulo cita aqui o Salmo 68.18. O pano de fundo histórico real desse Salmo, provavelmente alude a um dos diversos triunfos de Davi sobre seus inimigos, ocasião em que esse grande rei levou cativos para Jerusalém e repartiu os despojos com o povo. A interpretação original sem dúvida alguma se referia a despojos de guerra, e Paulo usa isso como figura dando-lhe um alto sentido espiritual, onde a ascensão de Cristo envolveu a doação de dons, o que equivale às bençãos espirituais em Ef 1.3.

2.1 A provisão de Cristo quanto aos dons. Após consumar a obra salvífica no Calvário, Jesus ressuscitou ao terceiro dia levando consigo os santos do AT que estavam no seio de Abraão para o Paraíso (Lc 23.43; I Pe 3.19). Logo, Cristo “levou cativo o cativeiro” e, por conseguinte repartiu os tesouros conquistados por Ele com a sua morte “deu dons aos homens” (Ef 4.8-b). Segundo Paulo, estes tesouros dizem respeito aos dons dados a Igreja (Ef 4.11).

2.2 A posição de Cristo como aquele que dá dons. Em Ef 4.10 a Escritura nos diz: “Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas”. Jesus Cristo primeiro desceu as partes mais baixas da terra e em seguida foi assunto aos céus e assentou-se a direita do Pai (Sl 110.1; Mc 12.35-37; Mc 16.19; Hb 1.3; 8.1). Foi justamente nessa posição de honra que Cristo como sumo sacerdote intercedeu por sua Igreja, a fim de que os dons do Espírito Santo fosse concedido. Dez dias após a ascensão do Senhor, o Espírito fôra derramado sobre a Igreja, concedendo-lhe habilidades espirituais conforme prometido (Lc 24.49; At 1.8; 2.1-4).

2.3 O propósito de Cristo quanto aos dons. O apóstolo Paulo nos ensina em Ef 4.12 com que objetivo Cristo concedeu dons a igreja “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”. A expressão “aperfeiçoamento” no grego “katartismos”, era usado para indicar a correção de ossos partidos, a restauração de algo ao seu estado primitivo. A raiz dessa palavra é “artios” que significa “completo, perfeito, totalmente adaptado”. Já a expressão “edificar” por sua vez, no grego oikodome denota: “o ato de construir” (forma de oikos, “casa”, e demõ “construir”). É usado só figuradamente no NT, no sentido de edificação, a promoção de crescimento espiritual” (Rm 14.19; 15.2; I Co 14.3,5,12,16).


III – OS DONS DE MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO
Em I Coríntios 12, os Dons Espirituais podem ser classificados da seguinte forma:

DONS DE REVELAÇÃO

DONS DE PODER
DONS DE 
ELOCUÇÃO

A Palavra da Sabedoria (I Co 12.8a)

O Dom da Fé (I Co 12.9a)

O Dom de Profecia (I Co 12.10b)

A Palavra da Ciência (I Co 12.8b)

Dons de Curar (I Co 12.8b)

Variedades de Línguas (I Co 12.10d)

Discernimento de espíritos (I Co 12.10c)

Operação de Maravilhas (I Co 12.10a)

Interpretação das Línguas (I Co 12.10e)


IV – DONS NA ÁREA DO MINISTÉRIO
Em Efésios 4.11 os Dons Ministeriais são:

DONS
DEFINIÇÃO
REFERÊNCIAS



Apóstolos

O título do apóstolo se aplica a certos líderes cristãos do NT. O verbo apostello significa enviar alguém em missão especial como mensageiro e representante pessoal de quem o envia.

Mt 10.2; Rm 1.1; II Co
1.1; At 14.4,14; Rm 16.7; Gl 1.19; 2.8,9; I Ts 2.6,7.



Profetas

Os profetas eram homens de que falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesses principais eram a vida espiritual e pureza da Igreja.



At 2.17; 4.8; 13.1; 21.4.




Evangelistas

No NT eram homens de Deus, capacitados e comissionados por Deus para anunciarem o evangelho, isto é as boas novas de salvação aos perdidos e ajudar a estabelecer uma nova obra numa localidade.



At 2.14-41; 21.8.



Pastores

São aqueles que dirigem a congregação local e cuidam das suas necessidades espirituais. Também são chamados de presbíteros, bispos ou supervisores.


At 20.17; Tt 1.5,7;
I Tm 3.1.




Doutores

São aqueles que têm de Deus um dom especial para esclarecer, expor e proclamar a Palavra de Deus, a fim de edificar o corpo de Cristo.


II Tm 1.11-14



V – DONS DE MINISTÉRIO PRÁTICO
Em Romanos 12.6-8 os Dons relacionados ao serviço são:

DONS DE SERVIÇO

DEFINIÇÃO


Ensinar (Rm 12.7b)

É o dom espiritual de ensinar, tanto na teoria, como na prática; ensinar fazendo; ensinar a fazer; ensinar a entender; treinar outros.


Exortar (Rm 12.8a)

Exortar, aqui é como dom: ajudar, assistir, encorajar, animar, consolar, unir pessoas desunidas, que não se falam; admoestar.



Repartir (Rm 12.8b)

O sentido original é dar generosamente, doar, oferecer, distribuir aos necessitados sem primeiramente esperar recompensa ou reconhecimento, movido pelo Espírito Santo.



Liderar (Rm 12.8c)

É conduzir, dirigir, organizar, liderar, governar, orientar com segurança, conhecimento, sabedoria, e discernimento espiritual. Isso em se tratando de igreja, congregação, instituição, etc.


Exercer misericórdia (Rm 12.8d)

Este dom refere-se a assistência aos sofredores, necessitados, carentes; fracos, enfermos, presos, visitação, compaixão.



CONCLUSÃO
Como podemos ver, os dons são de grande relevância tanto na edificação do corpo de Cristo, como no desenvolvimento do serviço cristão. A igreja que menospreza-os deixa de gozar da mais maravilhosa ferramenta de trabalho proporcionada por Deus aos seus servos no desenvolvimento de seu reino.



REFERÊNCIAS 
• CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
• CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. HAGNOS.
• STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
• ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
• GILBERTO, Antonio, et al. Teologia Sistemática. CPAD

Por Rede Brasil de Comunicação



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