Rm
12.3-8; I Co 12.4-7
INTRODUÇÃO
Iniciaremos este segundo
trimestre de 2014 estudando uma riquíssima lição que tem como título: Dons
Espirituais e Ministeriais: servindo a Deus e aos homens com poder
extraordinário. Nesta primeira lição definiremos a palavra dom à luz do
AT e do NT; destacaremos ainda que foi por meio de Cristo que estas habilidades
espirituais foram concedidas aos homens; e, por fim, elencaremos os diversos
tipos de dons que Deus distribuiu para a Igreja.
I
– DEFINIÇÃO DA PALAVRA “DOM”
Segundo o Aurélio o termo dom significa:
“donativo, dádiva, presente” (FERREIRA, 2004, p. 699). O dom espiritual
é uma dotação ou concessão especial e sobrenatural pelo Espírito Santo, de
capacidade divina sobre o crente, para serviço especial na execução dos
propósitos divinos para e através da Igreja (GILBERTO, 2006, p. 195). Vejamos
os termos usados no AT e no NT:
1.1 Antigo Testamento. O termo “mathan” dá
a entender algo que é dado gratuitamente, e é usado cinco vezes (Gn 34.12; Nm
18.11; Pv 18.11; 19.6; 21.14); “nisset”, “dom”, “coisa elevada”
usada apenas uma vez (II Sm 19.42); “maseth”, “dom, peso,
elevação” (Et 2.18; Jr 40.5); “shochad”, “suborno, recompensa”
(Êx 23.8; Dt 16.19; II Cr 19.7; Pv 6.35; 17.8,23; Is 1.23; Ez 22.12); “minchah”,
“oferta, presente” (Gn 32.13,18,20,21; 33.10; Jz 3.15,17,18; I Sm 10.27; II Sm
8.2,6; I Re 4.21; II Re 8.8,9; I Cr 18.2,6; II Cr 9.24; 26.8; Sl 45.12; 72.10.
Is 39.1; Os 10.6).
1.2 Novo Testamento. A palavra “dídomi” significa:
“dar” (Mt 4.9; 5.31; Mc 2.26; Lc 1.32; Jo 1.12; Rm 4.26; I Co 1.4; Ef 1.17; Hb
2.13; Tg 1.5; I Jo 3.23,24; Ap 1.1; 2.7,10,17; 8.2; 9.1); “anáthama”,
“algo devotado a Deus” (Lc 21.5; At 23.14; Rm 9.3; I Co 12.3; 16.22; Gl 1.8,9);
“doma”, “presente” (Mt 7.11; Lc 11.13; Ef 4.8; Fl 4.17); “dósis”,
“dom” (Fp 4.15; Tg 1.17); “dorea” (Jo 4.10; At 2.38; 8.20; 10.45;
Rm 5.15,17; II Co 9.15; Ef 3.7; 4.7; Hb 6.4); “dorema”, “dom” (Rm
5.16; Tg 1.17); “merismós”, “dom”, embora esta palavra derive-se
da ideia de dividir (Hb 2.4; 4.12); “cháris”, palavra que
significa “graça”, mas que pode ter a ideia de “dom
gratuito” (II Co 8.4); “charisma”, usada para indicar os
dons do Espírito, as suas graças, gratuitamente conferidas para a obra (I Co
12.4,9,28,30,31).
II
– DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS PARA A IGREJA
“Por isso diz: Subindo ao alto,
levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens” (Ef 4.8). Paulo cita aqui o Salmo
68.18. O pano de fundo histórico real desse Salmo, provavelmente alude a um dos
diversos triunfos de Davi sobre seus inimigos, ocasião em que esse grande rei
levou cativos para Jerusalém e repartiu os despojos com o povo. A interpretação
original sem dúvida alguma se referia a despojos de guerra, e Paulo usa isso
como figura dando-lhe um alto sentido espiritual, onde a ascensão de Cristo
envolveu a doação de dons, o que equivale às bençãos espirituais em Ef 1.3.
2.1 A provisão de Cristo quanto
aos dons. Após
consumar a obra salvífica no Calvário, Jesus ressuscitou ao terceiro dia levando
consigo os santos do AT que estavam no seio de Abraão para o Paraíso (Lc 23.43;
I Pe 3.19). Logo, Cristo “levou cativo o cativeiro” e, por
conseguinte repartiu os tesouros conquistados por Ele com a sua morte “deu
dons aos homens” (Ef 4.8-b). Segundo Paulo, estes tesouros dizem
respeito aos dons dados a Igreja (Ef 4.11).
2.2 A posição de Cristo como
aquele que dá dons. Em
Ef 4.10 a Escritura nos diz: “Aquele que desceu é também o mesmo que
subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas”. Jesus
Cristo primeiro desceu as partes mais baixas da terra e em seguida foi assunto
aos céus e assentou-se a direita do Pai (Sl 110.1; Mc 12.35-37; Mc 16.19; Hb
1.3; 8.1). Foi justamente nessa posição de honra que Cristo como sumo sacerdote
intercedeu por sua Igreja, a fim de que os dons do Espírito Santo fosse
concedido. Dez dias após a ascensão do Senhor, o Espírito fôra derramado sobre
a Igreja, concedendo-lhe habilidades espirituais conforme prometido (Lc 24.49;
At 1.8; 2.1-4).
2.3 O propósito de Cristo quanto
aos dons. O
apóstolo Paulo nos ensina em Ef 4.12 com que objetivo Cristo concedeu dons a
igreja “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério,
para edificação do corpo de Cristo”. A expressão “aperfeiçoamento” no
grego “katartismos”, era usado para indicar a correção de ossos
partidos, a restauração de algo ao seu estado primitivo. A raiz dessa palavra é
“artios” que significa “completo, perfeito, totalmente adaptado”.
Já a expressão “edificar” por sua vez, no grego oikodome denota:
“o ato de construir” (forma de oikos, “casa”, e demõ “construir”).
É usado só figuradamente no NT, no sentido de edificação, a promoção de
crescimento espiritual” (Rm 14.19; 15.2; I Co 14.3,5,12,16).
III
– OS DONS DE MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO
Em I Coríntios 12, os Dons Espirituais podem ser
classificados da seguinte forma:
DONS
DE REVELAÇÃO
|
DONS
DE PODER
|
DONS
DE
ELOCUÇÃO
|
A Palavra da Sabedoria (I Co
12.8a)
|
O Dom da Fé (I Co 12.9a)
|
O Dom de Profecia (I Co 12.10b)
|
A Palavra da Ciência (I Co
12.8b)
|
Dons de Curar (I Co 12.8b)
|
Variedades de Línguas (I Co
12.10d)
|
Discernimento de espíritos (I
Co 12.10c)
|
Operação de Maravilhas (I Co
12.10a)
|
Interpretação das Línguas (I Co
12.10e)
|
IV
– DONS NA ÁREA DO MINISTÉRIO
Em Efésios 4.11 os Dons Ministeriais são:
DONS
|
DEFINIÇÃO
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REFERÊNCIAS
|
Apóstolos
|
O título do apóstolo se aplica
a certos líderes cristãos do NT. O verbo apostello significa
enviar alguém em missão especial como mensageiro e representante pessoal de
quem o envia.
|
Mt 10.2; Rm 1.1; II Co
1.1; At 14.4,14; Rm 16.7; Gl 1.19; 2.8,9; I
Ts 2.6,7.
|
Profetas
|
Os profetas eram homens de que
falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesses
principais eram a vida espiritual e pureza da Igreja.
|
At 2.17; 4.8; 13.1;
21.4.
|
Evangelistas
|
No NT eram homens de Deus,
capacitados e comissionados por Deus para anunciarem o evangelho, isto é as
boas novas de salvação aos perdidos e ajudar a estabelecer uma nova obra numa
localidade.
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At 2.14-41; 21.8.
|
Pastores
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São aqueles que dirigem a
congregação local e cuidam das suas necessidades espirituais. Também são
chamados de presbíteros, bispos ou supervisores.
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At 20.17; Tt 1.5,7;
I Tm 3.1.
|
Doutores
|
São aqueles que têm de Deus um
dom especial para esclarecer, expor e proclamar a Palavra de Deus, a fim de
edificar o corpo de Cristo.
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II Tm 1.11-14
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V
– DONS DE MINISTÉRIO PRÁTICO
Em Romanos 12.6-8 os Dons relacionados ao serviço
são:
DONS DE SERVIÇO
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DEFINIÇÃO
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Ensinar (Rm 12.7b)
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É o dom espiritual de ensinar,
tanto na teoria, como na prática; ensinar fazendo; ensinar a fazer; ensinar a
entender; treinar outros.
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Exortar (Rm 12.8a)
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Exortar, aqui é como dom:
ajudar, assistir, encorajar, animar, consolar, unir pessoas desunidas, que
não se falam; admoestar.
|
Repartir (Rm 12.8b)
|
O sentido original é dar
generosamente, doar, oferecer, distribuir aos necessitados sem primeiramente
esperar recompensa ou reconhecimento, movido pelo Espírito Santo.
|
Liderar (Rm 12.8c)
|
É conduzir, dirigir, organizar,
liderar, governar, orientar com segurança, conhecimento, sabedoria, e
discernimento espiritual. Isso em se tratando de igreja, congregação,
instituição, etc.
|
Exercer misericórdia (Rm 12.8d)
|
Este dom refere-se a
assistência aos sofredores, necessitados, carentes; fracos, enfermos, presos,
visitação, compaixão.
|
CONCLUSÃO
Como podemos ver, os dons são de
grande relevância tanto na edificação do corpo de Cristo, como no desenvolvimento
do serviço cristão. A igreja que menospreza-os deixa de gozar da mais
maravilhosa ferramenta de trabalho proporcionada por Deus aos seus servos no
desenvolvimento de seu reino.
REFERÊNCIAS
• CHAMPLIN, R. N.
Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
• CHAMPLIN,
Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. HAGNOS.
• STAMPS, Donald
C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
• ARRINGTON,
French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
•
GILBERTO, Antonio, et al. Teologia Sistemática. CPAD
Por Rede Brasil de Comunicação
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