1 Co 12.8,10; At 6.8-10; Dn 2.19-22
INTRODUÇÃO
Os Dons de Revelação
são aqueles que manifestam a sabedoria de Deus: o dom da palavra da ciência, o
dom da palavra da sabedoria e o dom de discernir os espíritos. Através desses
dons o crente passa a conhecer coisas de forma sobrenatural; resolver problemas
e também identificar a procedência das manifestações espirituais. Nesta lição
veremos as definições, a importância e alguns exemplos da manifestação desses
dons no seio da igreja.
I – A MANIFESTAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS
No AT as revelações
ocorridas diziam respeito a manifestações esporádicas, específicas e restritas
a pessoas chamadas por Deus para cumprir determinadas missões, sendo sua
natureza e manifestações diferentes do período neotestamentário (1 Sm 9.15,20;
1 Rs 3.16-28; 14.1-6; 2 Rs 5.20-27; 6.9-12; 1 Co 12.1-11). Já no Novo
Testamento, estas manifestações são universais, pois, na presente dispensação,
a Igreja dispõe da presença permanente do Espírito Santo (1 Co 6.19), bem como
do batismo com o Espírito Santo (At 2.1-4; 10.42-46; 19.1-6) que é a plataforma
para a manifestação dos dons descritos em (1 Co 12.1-11).
II - O DOM DA PALAVRA DE
SABEDORIA
2.1 Definição. O dom da palavra da
sabedoria (1 Co 12.7,8) é a manifestação da sabedoria de Deus na vida do
crente, capacitando-o a solucionar causas difíceis. “Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação
sobrenatural do Espírito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de
Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico
(At 6.10; 15.13-22). Não se trata aqui da sabedoria comum de
Deus, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas
coisas de Deus e na sua Palavra, e pela oração (Tg 1.5,6)” (STAMPS, 1995, p. 1756).
2.2 Importância. Todo servo de Deus
necessita desse dom, principalmente aqueles que são chamados para liderança na
Igreja, e, frequentemente estão aconselhando e resolvendo questões difíceis. É
um dom altamente necessário no governo da igreja, administração, liderança e
direção de qualquer um de seus departamentos e instituições. “Esse dom
proporciona, pela operação do Espírito Santo, uma compreensão (cf. Ef 3.4) da
profundidade da sabedoria de Deus, ensinando a aplicá-la, seja no trabalho seja
nas decisões no serviço do Senhor, e a expô-la a outros, de modo a ser bem
entendida” (BERGSTÉN apud RENOVATO, 2014, p. 23).
2.3 Exemplos de manifestações do dom da palavra da Sabedoria.
ü A sabedoria de
Salomão ao solucionar a causa de duas mulheres que disputavam a mesma criança
(1 Rs 3.16-28);
ü
A sabedoria de Jesus causava admiração a todos (Mt 13.54; Mc 6.2);
ü
Jesus prometeu aos discípulos que o Espírito Santo lhes ensinaria
o que falar diante dos líderes judeus (Lc 12.11,12); e, em outra ocasião,
disse-lhes que ninguém poderia resisti-los e nem contradizê-los (Lc 21.14,15);
ü A sabedoria de Pedro
e João diante do sinédrio chamou a atenção dos sacerdotes e saduceus (At 4.13);
ü No discurso de
Estêvão, ninguém podia resistir “... à sabedoria, e ao
espírito com que falava” (At 6.10);
ü No Concílio de
Jerusalém, Tiago trouxe a solução de um problema que estava causando contenda
entre judeus e gentios (At 15.1-29).
III – O DOM DA PALAVRA DA CIÊNCIA
3.1 Definição. O dom da palavra da
ciência (1 Co 12.8), também conhecido como dom da palavra do conhecimento, se
manifesta na vida do crente trazendo o conhecimento de fatos e circunstâncias
pelo Espírito Santo, que a pessoa não seria capaz de saber pelos métodos
naturais. Este dom pode ser definido como sendo a revelação sobrenatural de
algum fato que existe na mente de Deus, mas que o homem não pode conhecer, a
não ser que o Espírito Santo lhe revele. “Trata-se
de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a
respeito de pessoas, de circunstâncias, ou de verdades bíblicas.
Frequentemente, este dom tem estreito relacionamento com o de profecia (At 5.1-10; 1 Co 14.24,25)” (STAMPS, 1995, p. 1756).
3.2 Importância. A Bíblia recomenda
que busquemos este dom através da oração. “Não cesso de dar graças a Deus
por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso
Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de
sabedoria e de revelação” (Ef 1.16,17). Deus não nos concede a
faculdade da onisciência, que é um atributo exclusivamente divino, mas, por
meio do Espírito Santo, nos concede o dom da palavra da ciência, para
realizarmos a Sua obra ( 1 Co 12.8).
3.3 Exemplos de manifestações do dom da palavra da Ciência.
ü
Deus revelou a Samuel sobre Saul, e também sobre as jumentas de
seu pai (1 Sm 9.15,20);
ü
O Senhor revelou ao profeta Aías sobre a mulher de Jeroboão que ia
até ele disfarçada (1 Rs 14.1-6);
ü
O profeta Eliseu soube da avareza e estratégia de Geazi para
receber presentes de Naamã (2 Rs 5.20-27);
ü
O rei de Israel foi avisado pelo profeta Eliseu das emboscadas
preparadas pelo rei da Síria (2 Rs 6.9-12);
ü
Quando Jesus pregou para a mulher samaritana revelou segredos que
o conhecimento humano não teria condições de saber (Jo 4.16-19);
ü
Pedro identificou a hipocrisia e mentira de Ananias e Safira (At
5.3).
IV – O DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS
4.1 Definição. O dom de discernir os
espíritos (1 Co 12.10) é uma ação sobrenatural do Espírito Santo na vida do
crente, capacitando-o a discernir as manifestações sobrenaturais. “Trata-se de uma dotação especial dada pelo
Espírito, para o portador do dom discernir e julgar corretamente as profecias e
distinguir se uma mensagem provém do Espírito Santo ou não (1 Co 14.29; 1 Jo 4.1)” (STAMPS, 1995, p. 1756). “O dom de discernir os espíritos não é técnica, perícia ou psicologia
humana, e sim, uma atuação direta do Espírito Santo na mente do homem,
capacitando-o a distinguir as manifestações vindas de Deus das procedentes do
próprio homem ou de espíritos demoníacos” (SILVA, 1996, p. 76).
4.2 Importância. Em um universo
religioso como este em que vivemos onde existe muitas ações malignas, imitações
e até supostas ações sobrenaturais faz-se necessário a manifestação deste dom
para sabermos a origem delas. A Bíblia diz que: (1) Satanás usa as
Escrituras e as interpreta para o mal (Mt 4.6; Lc 4.10,11); (2) Ele
opera grandes sinais e prodígios (Mt 24.24; 2 Ts 2.9; Ap 16.14; 19.20); e (3)
Ele tem poder de transformar-se em anjo de luz (2 Co 11.14). Pelo dom de discernimento,
o crente pode saber, por exemplo, se uma determinada profecia vem de Deus, do
homem ou dos demônios. Ou seja, esse dom capacita a “enxergar” todas as
aparências exteriores e conhecer a verdadeira natureza de uma inspiração. “No
fim dos tempos, onde os falsos mestres e a distorção do cristianismo bíblico
crescem assustadoramente (Mt 24.5; 1Tm 4.1), esse dom espiritual é de extrema
importância para a Igreja”. (STAMPS, 1995, p. 1756).
4.3 Exemplos de manifestações do dom de discernir os espíritos.
ü
O Mestre identificou a malícia dos fariseus e herodianos, dizendo:
“Por que me experimentais, hipócritas?" (Mt 22.16-18; Mc 12.13-17);
ü Jesus identificou a
murmuração dos escribas e fariseus porque disse ao paralítico de Cafarnaum: “perdoados
estão os teus pecados” (Mc 2.7,8; Lc 5.21,22);
ü
O Senhor Jesus revelou que muitos lhe procuravam, pelo pão que
eles haviam comido e se saciado (Jo 6.26);
ü
Jesus curou uma mulher que vivia encurvada há 18 anos e revelou
que aquela enfermidade era de origem maligna
(Lc 13.10-17);
ü
Além dos exemplos acima citados, diversos milagres Jesus operou,
identificando a origem das doenças, que era espiritual (Mt 12.22; Mc 9.25; Lc
8.29);
ü
Através desse dom, o Espírito Santo revelou a Paulo que tipo de
espírito operava na jovem de Filipos (At 16.18).
CONCLUSÃO
Como pudemos ver, os Dons de Revelação
são extremamente necessários à Igreja do Senhor Jesus. Por intermédio deles, o
crente é capaz de resolver causas difíceis, com a sabedoria de Deus; ter
conhecimento de fatos e situações, que estão além da visão e conhecimento
humano; e também discernir a origem das manifestações espirituais.
REFERÊNCIAS
Ø ANTÔNIO, Gilberto. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
Ø
RENOVATO, Elinaldo. Dons
Espirituais & Ministeriais. CPAD.
Ø
SILVA, Severino Pedro da. A
Existência e a Pessoa do Espírito Santo. CPAD.
Ø
SOUZA, Estevam Ângelo de. Nos
Domínios do Espírito. CPAD.
Ø STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Por Rede Brasil de Comunicação
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