1
Co 12.8-11; 13.1,2
INTRODUÇÃO
Veremos nesta segunda lição quais
os propósitos dos dons espirituais para a Igreja, bem como o que a Bíblia nos
ensina sobre este assunto; e por fim analisaremos algumas teorias contrárias a
contemporaneidade destes dons onde estudaremos sobre a relação paulina
mencionada em sua primeira carta aos coríntios capítulo 12 versos do 8 até ao
11.
I – O QUE SÃO OS DONS ESPIRITUAIS
“Dons Espirituais são meios pelos
quais o Espírito Santo revela o poder e a sabedoria de Deus através de instrumentos
humanos... (1Co 12.7,11)” (BERGSTÉN, 2007, p. 102). “Os dons do
Espírito devem distingui-se do dom do Espírito. Os primeiros
descrevem as capacidades sobrenaturais concedidas pelo Espírito para
ministérios especiais; o segundo refere-se à concessão do Espírito aos crentes
conforme ministrado pelo Cristo que ascendeu aos céus (At 2.33)” (PEARLMAN,
2010, p. 319 – grifo nosso). Em resumo: “É uma operação especial e sobrenatural
do Espírito Santo por meio do crente”. Vale ressaltar que os dons são do
Espírito Santo e não daqueles através dos quais eles operam... e, através
deles, o Espírito opera em quem quer, como quer, quando quer e onde quer, com a
finalidade precípua de edificar a Igreja, o corpo vivo de Cristo (SILVA,
1996, p. 89).
II - PROPÓSITOS DOS DONS ESPIRITUAIS
O apóstolo Paulo explica que os
dons são "faculdades divinas operando na pessoa humana", capacitando
homens e mulheres a servirem melhor a Deus no crescimento e edificação da
Igreja: "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que
for útil" (1Co 12.7). Ainda comenta o seguinte: "Porque
desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual a fim de que sejais
confortados" (Rm 1.11). Analisemos os propósitos dos dons
espirituais:
ü Edificar a Igreja (1Co 12.12-27;
1Co 14. 4, 5, 12);
ü
Edificar
o crente ( Ef 4.11-12);
ü
Capacitar
o crente a testemunhar de Cristo (At 6. 8-10; 1Co 2. 4,5);
ü
Capacitar
o crente para ganhar almas para Cristo (At 8.5-8; 9.32-42);
ü
A
glorificação do Senhor Jesus (Jo 16.14);
ü
A
confirmação da Palavra de Deus (Mc 16.17-20; Hb 2.3-4);
ü
O
crescimento da obra de Deus em qualidade e quantidade (At 6.7, 9.31, 19.20; Rm
15.19);
ü
A
Unidade da Fé e do conhecimento de Jesus (Ef. 4.13; 4.15; 2 Pe 3.18);
ü
A
Maturidade Cristã (Ef 4.13,14);
ü Utilidade no serviço cristão (1Co
12.7; Ef. 4.12; 1Pe 4:10).
III - O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE OS
DONS ESPIRITUAIS
A expressão do apóstolo, em 1 Co
12.1: "Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais
ignorantes", subentende que, na Igreja Primitiva, os dons
espirituais eram bastante frequentes. Cinco passagens do NT ensinam claramente
que todo crente fiel está capacitado a receber algum dom espiritual (Rm 12.6;
1Co 7.7; 12.4-7; Ef 4.7; 1Pe 4.10). Em alguns cristãos, este dom encontra-se
adormecido! Entretanto, a recomendação divina é que "despertes o dom de Deus,
que existe em ti" (2Tm 1.6). Percebamos:
Ø
Não
devemos ser ignorantes (1Co 12.1);
Ø
Devemos
procurar, ou seja, pedir, buscar (1Co 12.31; 14.1);
Ø
Os
Dons são do Espírito Santo e não podem ser usados pela vontade do próprio
crente (1Co 12.6);
Ø
O
Espírito Santo distribui como quer. Não depende da nossa vontade a escolha dos
Dons (1Co 12.11);
Ø
A
maturidade de uma igreja não depende, necessariamente da manifestação dos Dons
(Mt 7.20; 1Co 1.7; 3.1-4);
Ø
Os
Dons são para a Igreja e não apenas para um cristão (1Co 12. 7-11);
Ø
Apesar
de sua importância, os Dons não substituem às Escrituras (2Pe 1. 20,21; 2Tm 3.
16,17; 1Co 14.29);
Ø
Quando
um dom espiritual se manifesta na vida do crente, ele deve atribuir toda a
Glória ao Senhor (At 4. 9,10).
IV - OS DONS SÃO FACULDADES DA TRINDADE
DIVINA
Uma das maneiras do Espírito
Santo manifestar-se é através de uma variedade de dons espirituais concedidos
aos crentes (1 Co 12.7-11). Essas manifestações do Espírito Santo visam à
edificação e santificação da igreja (1Co 12.7; 14.26). Em 1 Co 12.8-10, o
apóstolo Paulo apresenta uma diversidade de dons que o Espírito Santo concede a
Igreja. Os dons, quer ministeriais, ou espirituais, são distribuídos
diretamente pela Trindade Divina. Diz Paulo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo
operam conjuntamente no exercício desses dons. Vejamos o que diz
1 Co 12.4-6:
ü
É
o Espírito Santo quem CONCEDE os dons - "Ora há diversidade de dons, mas
o Espírito é o mesmo" (v.4);
ü
É
o Filho quem DISTRIBUI os dons -
"E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o
mesmo" (v.5);
ü
É
o Pai quem OPERA os dons - "E
há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que
opera tudo em todos" (v.6).
V – PRINCIPAIS TEORIAS CONTRÁRIAS A
CONTEMPORANEIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS
Uma corrente da teologia
cessacionista afirma que os dons do Espírito Santo são habilidades naturais,
santificadas e aperfeiçoadas por Deus após a conversão do indivíduo. Uma outra
acredita que os dons espirituais não são para os tempos hodiernos, mas
estiveram restritos ao período apostólico. Vamos a elas:
Ø
Teoria
de que os dons eram restritos à era apostólica - Esta teoria afirma que os dons do
Espírito Santo, foram enviados com o propósito exclusivo de confirmar a
divindade de Jesus, e autenticar os primeiros pregadores do Evangelho e sua
mensagem. Porém, a Bíblia nos fala: “Porque a promessa vos diz respeito a
vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus
nosso Senhor chamar” (At. 2.39; Jl 2.17,18; 1 Co 14.1).
Ø
Teoria
de que os dons hoje são habilidades naturais - Isto é, Deus premia algumas
pessoas privilegiadas, dando-lhes dotes especiais. Entretanto as Escrituras nos
dizem que os dons são outorgados por Deus a todos e não são habilidades
naturais (1Pe 4.10; 1Co 12.7; Rm 12.3-5; Ef. 4.11).
Ø
Teoria
de que os dons são inalcançáveis - Os
que advogam esta interpretação, dizem que os dons são tão grandiosos e santos
na sua essência, que ninguém está suficientemente preparado para merecê-los;
portanto ninguém os possui. A Bíblia não ensina isso (At. 2.4; 1 Pe 4.10; 1Co
12.7; Rm 12.3-5; Ef. 4.11).
VI – ADVERTÊNCIAS QUE A BÍBLIA NOS FAZ
ACERCA DOS DONS ESPIRITUAIS
É importante observar que a
palavra grega “charismata”, traduzida em português por
"carismático", aparece por 17 vezes no NT (Rm 1.11; 5.15,16; 6.23;
11.29; 12.6; 1Co 1.7; 7.7; 12.4,9,28,30,31; 2Co 1.11; 1Tm 4.14; 2Tm 1.6; 1Pe
4.10). Relaciona-se com o verbo “charizomai”, que significa
"eu dou como um favor". A expressão se completa com o substantivo “charismata”,
que quer dizer "dons gratuitos de Deus" (SILVA, 1996, p. 63). A
Bíblia nos faz algumas advertências acerca dos dons espirituais, entre elas
estão:
ü
Conhecer
os dons – “Acerca
dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” (1Co
12.1).
ü
Buscar
os dons – “Portanto,
procurai com zelo os melhores dons; (...)” (1Co 12.31).
ü
Zelar
pelos dons – “Portanto,
procurai com zelo os melhores dons; (...)” (1Co 12.31).
ü
Ser
abundante nos dons –
“(...) procurai abundar neles, para edificação da igreja.” (1Co 14.12);
ü
Ter
autodisciplina nos dons –
“E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.” (1Co 14.32);
üTer
decência e ordem no exercício dos dons – “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”. (1Co
14.40).
ü
Não
desprezar os dons espirituais - “Não
extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias”. (1Ts. 5.19,20);
ü
Não
proibir a manifestação dos dons - “
(…) e não proibais falar línguas.” (1Co 14:39).
VII - OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
MENCIONADOS EM 1 CO 12. 8-11
Os dons mencionados em 1
Coríntios 12.8-11 são tecnicamente chamados "os nove dons
espirituais" Vejamos:
Ø
Dom
da Palavra da Sabedoria–
Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural
do Espírito Santo;
Ø
Dom
da Palavra do Conhecimento -
Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento
a respeito de pessoas e situações específicas;
Ø
Dom
da Fé – Não
se trata da fé para a salvação, mas uma fé sobrenatural e especial, capacitando
o crente a crer e realizar coisas extraordinárias e milagrosas;
Ø
Dons
de Curar –
São concedidos à igreja para a restauração da saúde física dos seus membros;
Ø
Dom
de Operação de Milagres –
Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervêm nas leis da natureza;
Ø
Dom
da Profecia –
Trata-se de um dom que capacita o crente a transmitir uma palavra da parte de
Deus. Não se trata da entrega de um sermão previamente preparado.
Ø
Dom
de Discernimento de espíritos –
Trata-se de uma dotação especial dada pelo Espírito Santo, para o portador discernir
e julgar corretamente as manifestações espirituais e sobrenaturais;
Ø
Dom
de Variedade de Línguas –
Trata-se do falar em outras línguas humanas e vivas a “xenolália” (At 2.4) ou uma
língua desconhecida do falante “glossolália” (1Co 13.1; 14.2);
Ø
Dom
de Interpretação de Línguas –
Trata-se da capacidade pelo Espírito Santo, para o portador deste dom compreender
e transmitir o significado de uma mensagem dada em línguas estranhas.
CONCLUSÃO
Concluímos que os propósitos dos dons concedidos a
igreja são para edificação, fortificação e crescimento espiritual dos crentes,
bem como para glorificação do Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo.
REFERÊNCIAS
FRANCISCO. Raimundo F. de
Oliveira. Pentecostes Hoje. CPAD.
SILVA, Severino Pedro da. A
Existência e a Pessoa do Espírito Santo. CPAD.
STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Por Rede Brasil de Comunicação
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