Jo 3.18,19; Ap
20.11-15
INTRODUÇÃO
Também conhecido
como o Grande Trono Branco, o Juízo Final será o último dos julgamentos
escatológicos, onde anjos e homens serão julgados pelo próprio Senhor Jesus e
também por Sua Igreja. Nessa ocasião, os ímpios falecidos de todas as épocas
ressuscitarão (Mt 10.28; Ap 20.11-15), os livros do céu serão abertos, e os
mortos serão julgados pelo que está escrito nos livros (Ap 20.11,12). Nesta
lição, veremos como se dará os três julgamentos futuros; definiremos o que será
o Juízo Final; explicaremos quem será o juiz, quem será julgado e quais são as
bases desse julgamento; e, finalmente, veremos o que o livro do Apocalipse
revela sobre este evento.
I. OS TRÊS JULGAMENTOS FUTUROS
De acordo com as
profecias bíblicas, três julgamentos ocorrerão no futuro, sendo que, em
ocasiões diferentes, para propósitos distintos e para pessoas específicas.
Notemos a tabela abaixo e vejamos as diferenças:
JULGAMENTO
|
TRIBUNAL
DE CRISTO
|
JULGAMENTO
DAS NAÇÕES
|
JUÍZO
FINAL
“TRONO
BRANCO”
|
Quando será?
|
Após o
Arrebatamento (Ap 22.12).
|
Após a Grande
Tribulação (Mt 25.31-33).
|
Após a última
revolta do Diabo (Ap 20.11-15).
|
Para quem
será?
|
Para os salvos
que serão ressuscitados e arrebatados (Rm 14.10).
|
Para os que
sobreviverem na Grande Tribulação (Mt 25.32).
|
Para todos os
vivos e mortos ímpios e os anjos caídos (Jd 6; Ap 20.12).
|
Quais os propósitos?
|
Galardoar os
salvos (2 Co 5.10).
|
Decidir quem
entrará no Reino Milenial (Mt 25.34-46).
|
Salvação
ou condenação eterna
(Ap
20.14,15).
|
II. O QUE É O JUÍZO FINAL
Será o último de
todos os julgamentos. O Pr. Claudionor de Andrade define como sendo o
“Julgamento Final e universal que terá lugar, segundo o programa divino, na
consumação de todas as coisas (1 Co 15.24; Ap 20.10,11). O Juízo Final também é
conhecido como o Grande Trono Branco” (ANDRADE, 2006, p. 152). Vejamos algumas
informações importantes acerca desse evento escatológico:
2.1 Quem será o
juiz?
Em
Apocalipse, “aquele que se assenta sobre o trono” frequentemente
se refere a Deus (Ap 4.2,4,9,10). Porém, em João 5.22, lemos que: “o Pai
a ninguém julga, mas deu ao filho todo o juízo”. E, em Rm 2.16, Paulo
escreve sobre o “dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por
Jesus Cristo”. Portanto, o próprio Jesus será o juiz nesse julgamento
(At 17.31; Fp 2.10,11; 2 Tm 4.1). De acordo com a Palavra de Deus, o Senhor
Jesus será o juiz em todos os julgamentos escatológicos. Comparemos:
ü No Tribunal de
Cristo. Após
o Arrebatamento, Ele galardoará a Igreja (2 Tm 4.8; Ap 22.12);
ü No julgamento
das nações. Ele
julgará os que sobreviverem a Grande Tribulação (Mt 25.31,32);
ü No Trono Branco.
Jesus
condenará os ímpios e os anjos caídos (Mt 8.29; Ap 20.13). A ressurreição dos
ímpios ocorrerá por ocasião do Juízo do Grande Trono Branco, após o reino
milenar de Cristo (Ap 20.7,11-15).
2.2 Quem será
julgado?
“O
Juízo Final será o julgamento dos ímpios mortos, termo que aparece quatro vezes
em Ap 20.11-15” (ZIBORDI, 2008, p. 547). “Os mortos, grandes e pequenos, diz
respeito a todas as pessoas que viveram ao longo da história e, a despeito de
sua posição social” (LAHAYE, 2008, p. 252). Quanto à forma do julgamento, a
Escritura nos mostra que aos que pecaram sem Lei, estes serão julgados pela lei
da consciência. E aos que pecaram sob a Lei, serão julgados por ela (Rm 2.12).
Nessa ocasião, serão julgados:
ü Todos da segunda
ressurreição que é a dos ímpios (Dn 7.9,10; 12.2; Mt.25.46; Jo 5.28,29; Ap
20.5,6);
ü Os ímpios de todas
as eras (Ap 20.11-15);
ü Os anjos caídos
(2 Pe 2.4; Jd 6). Satanás não será julgado nesta ocasião, pois o mesmo já se
encontra julgado (Jo 16.11). Logo, será lançado no lago de fogo, onde já se
encontram o Anticristo e o Falso Profeta (Ap 19.20; 20.10).
2.3 O que será
julgado?
A
Bíblia nos diz que cada um será julgado por suas obras (Jo 3.18,19; Hb 2.2; Ap
20.11-15). Por isso, as obras dos homens, boas ou más, estão sendo registradas
em “livros”. A expressão ‘livros’ é metafórica, pois Deus não precisa de
elementos materiais para se lembrar dos atos dos seres humanos (RENOVATO, 2016,
p.132).
2.4 Como o
julgamento será de acordo com as suas obras de cada um, haverá diferentes graus
de castigo (Mt 11.21- 24; Lc 12.47,48; Ap 20.12). Nessa ocasião,
os ímpios falecidos de todas as épocas ressuscitarão com seus corpos literais e
imortais, porém carregados de pecados (Mt. 10.28; Ap. 20.15). O registro de
todos os atos e pensamentos, inclusive aqueles feitos em segredo serão
revelados (Ec 12.14). Quanto aos livros abertos no ultimo grande julgamento, o pastor
Antonio Gilberto (apud ZIBORDI, 2008, p. 552), supõe alguns desses livros:
Ø 1º
- LIVRO DOS ATOS DOS HOMENS (Ap. 20.12);
Ø 2º
- LIVRO DA CONSCIÊNCIA (Rm. 2.15; 9.1);
Ø 3º
- LIVRO DA MEMÓRIA (Lc. 16.25);
Ø 4º
- LIVRO DO EVANGELHO (Jo. 12.48; Rm. 2.16);
Ø 5º
- LIVRO DA LEI (Jo 12.48; Rm. 2.12; 3.20);
Ø 6º
- LIVRO DA NATUREZA (SI. 19.1-4);
Ø 7º
- LIVRO DA VIDA (Ap. 20.12).
III. COMO SERÁ O JUÍZO FINAL
Em Ap 20.11-15 o
apóstolo João descreve detalhes de como se dará o Juízo Final. Vejamos:
3.1 “E vi um
grande trono branco” (Ap 20.11a).
“A palavra ‘trono’ ou ‘tronos’, no
grego, é ‘thonos’. É usada no Novo Testamento com o sentido de
‘trono real’ (Lc 1.32,52), ou com o sentido de ‘tribunal judicial’ (Mt 19.28;
Lc 22.30). “Em Apocalipse 20.11-15 João descreve o cenário de um severo
julgamento: um grande trono branco. Ele classifica-o como ‘grande’ por causa da
grandeza de quem o ocupa e da importância do julgamento proferido ali; e
‘branco’ por causa da pureza de quem nele se assenta e da justiça que nele
ocorrerá” (LAHAYE, 2008, p. 252).
3.2 “... e o
que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não
se achou lugar para eles” (Ap 20.11b).
Assim como o
sol, ao nascer, ofusca a luz da lua e das estrelas, que não podem ser vistas
devido a claridade do sol, o mesmo ocorrerá com a terra e o céu, quando o Filho
de Deus se manifestar na sua excelsa glória, para julgar os ímpios (Ap
20.11,12) e os anjos caídos (2Pe 2.4; Jd 6). A glória e o esplendor desse trono
é tão imensa, que até mesmo o céu e a terra serão ofuscados diante da imensidão
do Trono Branco.
3.3 “E vi os
mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono” (Ap 20.12).
No julgamento do
Trono Branco, os ímpios de todas as classes sociais hão de ressuscitar para
serem julgados (At 17.31; Rm 2.16; 1 Pe 4.5). A expressão “grandes” e
“pequenos” refere-se à posição social que a pessoa ocupou quando
viveu na terra. Os “grandes” são os reis, os imperadores, os presidentes, os
governadores, os ministros; enquanto que os “pequenos” são os servos, os
pobres, as pessoas simples, os mendigos, etc. Isto nos ensina que no
julgamento do Trono Branco não haverá acepção de pessoas (At 10.34; 1 Pe
1.17).
3.4 “E deu o
mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles
havia” (Ap 20.13).
Estes mortos saídos do mar são aqueles que morreram
afogados, ou foram lançados ao mar, depois de mortos, e que nunca foram encontrados
e por isso não foram sepultados. “Quanto ao vocábulo ‘morte’ tem um sentido
figurado. Trata-se de uma metonímia (figura de linguagem expressa pelo
emprego da causa pelo efeito ou do símbolo pela realidade), numa alusão
a todos os corpos de ímpios, oriundos de todas as partes da Terra, seja qual
for a condição deles. Todos ressuscitarão para comparecer perante o Justo Juiz”
(Fp 2.10,11; 2Tm 4.1) (ZIBORDI, 2008, p. 547).
3.5 “E a
morte e o inferno foram lançados no lago de fogo” (Ap 20.14).
“É provável que
este versículo seja o cumprimento real, daquilo que profetizou Is 25.8, e
citado por Paulo em seu argumento sobre a ressurreição, em 1 Co 15.26, onde é
descrito que o ‘...último inimigo que há de ser aniquilado é a morte’.
Isso significa um triunfo total de Cristo e dos santos. A morte, como aliada do
pecado, será destruída juntamente com o pecado; o Hades não envolverá mais
terrores, para os santos nos céus, pois a morte não mais existirá (Hb 2.15; Ap
21.4)” (SILVA, 2010, p. 183).
3.6 “E aquele
que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Ap
20.15).
“A
palavra hebraica que descreve o lago de fogo no AT é ‘tofete’ (Is
30.33; Jr 7.31-32) e, no NT é ‘geena’ (Mt 5.22,29,30; 10.26;
23.14,15,33). Jesus empregou o termo ‘geena’ 11 vezes (Mt 5.22,
29, 30; 23.15, 33; Mc 9.43, 45, 47; Lc 12.5). Em cada caso, Jesus advertiu
sobre as consequências do pecado. Ele descreve este lugar como o local ‘...onde
o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga’ (Mc 9.46)” (SILVA,
2010, p. 184).
CONCLUSÃO
Depois do Reino
Milenial, após a última revolta de Satanás, o Senhor Jesus, mais uma vez,
sentará no Trono, desta feita para julgar os ímpios e os anjos caídos,
juntamente com a Sua Igreja. E, aqueles cujos nomes não estão escritos no Livro
da Vida, serão lançados no Lago de Fogo e sofrerão eternamente.
REFERÊNCIAS
Ø GILBERTO,
Antônio. O Calendário da Profecia.CPAD.
Ø LAHAYE,
Tim. Enciclopédia Popular de profecia Bíblica. CPAD.
Ø RENOVATO,
Elinaldo. O Final de Todas as Coisas. CPAD.
Ø SILVA,
Severino Pedro da. Apocalipse Versículo por Versículo. CPAD.
Ø ZIBORDI,
Ciro Sanches. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
Por Rede Brasil
de Comunicação.
Adaptado pelo
Amigo da EBD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário