1 Rs 4.29-34
INTRODUÇÃO
Veremos nesta lição a definição
da palavra sabedoria; estudaremos algumas informações sobre o rei Salomão pontuando
aspectos da sua habilidade; veremos exemplos de sabedoria em alguns personagens
bíblicos; analisaremos o ensino bíblico sobre a busca do saber; e por fim,
concluiremos citando os dois tipos de sabedoria, a terrena e a celestial.
I.
DEFINIÇÃO DO TERMO SABEDORIA
1.1 Definição de
Sabedoria.
O termo grego
para sabedoria é “sophia” e significa: “habilidade nas questões da vida”,
“sabedoria
prática”, “administração sábia e sensata” ou “uso correto do conhecimento”
(Lc 21.15; At 6.3; 7.10; Cl 1.28;3.16; 4.5). A sabedoria é a capacidade
espiritual de ver e avaliar nossa vida e conduta do ponto de vista de Deus.
Inclui fazer escolhas acertadas e praticar as coisas certas de conformidade com
a Palavra de Deus e na direção do Espírito Santo (STAMPS, 1995, p. 1926). Ter
sabedoria é pensar bem e agir bem em qualquer empreendimento realizado, seja
secular ou espiritual (CHAMPLIN, 2004, p. 7). A Bíblia diz que a sabedoria é: a)
um atributo divino (1 Rs 3.28; Dn 2.20; Sl 104.24; Rm 11.33); b)
uma dádiva de Deus (Dt 34.9; Ed 7.25; Pv 2.6,7); c) o temor do Senhor
(Jó 28.28; Sl 111.10; Pv 9.10); d) é dada por Deus (Sl
19.7; 119.98; Pv 8.33; Cl 3.16); e) somos exortados a buscá-la (Pv
4.5,7; 23.23; Tg 1.5); e, f) é mais valiosa que pedras preciosas (Pv
8.11; 16.16).
II.
O REI SALOMÃO
2.1 O rei
Salomão.
2.2 O
significado do seu nome.
III.
A SABEDORIA DO REI SALOMÃO
Sem dúvida, uma
das grandes virtudes do rei Salomão foi sua sabedoria. Quando o Senhor lhe
apareceu em Gibeão e lhe disse: “pede-me o que queres que eu te dê” (1
Rs 3.5) ele respondeu: “A teu servo, pois, dá um coração entendido para
julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque
quem poderia julgar a este teu tão grande povo?”. Esta palavra pareceu
boa aos olhos do Senhor, e Ele lhe deu não apenas sabedoria, mas, também,
riqueza e glória (1 Rs 3.1-12). A oração de Salomão foi curta, direta e
proferida com humildade, pois três vezes se referiu a si mesmo como “teu
servo” (1 Rs 3.6-9). É provável que, nessa época, Salomão tivesse cerca
de 20
anos de idade. Referiu-se a si mesmo como “uma criança” (1
Cr 22.5; 29.1).
3.1 Salomão
sentiu o peso da responsabilidade de governar um povo.
Por esse motivo,
não pediu riqueza ou outra coisa que lhe trouxesse vantagens pessoais. Ele
pediu sabedoria para governar com justiça. O rei Salomão compôs três mil provérbios
e mil e cinco cânticos (1 Rs 4.31,32), e é autor de três livros: Provérbios,
Eclesiastes e Cantares. As Escrituras afirmam que pessoas de todas as nações
vinham a Jerusalém para ouvir suas palavras de sabedoria (1 Rs 4.34; 10.6,7). Salomão
buscou, em Deus, sabedoria para reinar (RICHARDS, 2010, p. 223).
3.2 Salomão
pediu a Deus a verdadeira sabedoria e não simplesmente inteligência.
O texto bíblico
destaca que Salomão “falou das árvores, desde o cedro que está no
Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das
aves, e dos répteis, e dos peixes. E vinham de todos os povos a ouvir a
sabedoria de Salomão e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua
sabedoria” (1 Rs 4.33,34). De onde vinha tanta sabedoria? O texto
bíblico revela que Salomão orou pedindo a Deus sabedoria (1 Rs 3.9), e que o
Senhor respondeu-lhe integralmente (1Rs 3.10-12). Esta é a fonte da sabedoria
de Salomão e explica o porquê de ninguém conseguir superá-la.
IV.
ALGUNS EXEMPLOS DE SABEDORIA NA BÍBLIA
A sabedoria é o
reconhecimento que tudo que temos e somos vem do Senhor: “[...] porque
dele é a sabedoria e a força [...] ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento
aos entendidos” (Dn 2.20,21). A Bíblia registra diversos exemplos de
pessoas que usaram a sabedoria. Vejamos alguns: a) Abigail. Sua
sabedoria fez com que Davi poupasse a sua vida e de sua família (1 Sm 25.1-35);
b) A mulher anônima. Sua sabedoria fez com que Joabe poupasse uma
cidade (2 Sm 20.15-22); c) O sábio anônimo. Com sua sabedoria ele
livrou a sua cidade de um grande e poderoso exército (Ec 9.14,15); d) Daniel.
Ele era mais sábio do que todos em Babilônia; mas, atribuía sua sabedoria a
Deus (Dn 1.17-20; 2.23-30); e) Jesus. Sua sabedoria causava
admiração em todos que lhe ouviam (Mt 13.54; Mc 6.2); e, f) Paulo. Pregou
e ensinou de acordo com a sabedoria de Deus (1 Co 2.6,7; 2 Pe 3.15).
V.
O ENSINO BÍBLICO SOBRE A BUSCA DA SABEDORIA
5.1 Precisamos
desejar a sabedoria (Tg 1.5,6).
O desejo de Deus
é que andemos em sabedoria (Cl 1.9,28). O apóstolo Tiago ensina que a única
maneira de alcançá-la é pedindo a Ele (Tg 1.5). Por isso, sempre que precisarmos
de sabedoria devemos recorrer a Ele, que é a fonte de toda sabedoria (Dn 2.20;
Rm 11.33; Tg 1.17). É interessante observar que o termo grego para pedir neste
texto é “aiteõ” e tem o sentido de “implorar”, “desejar
ardentemente”, ou seja, devemos recorrer a Deus pedindo-lhe sabedoria, tendo
ardente desejo no coração, pois, ela é concedida a pessoas que reconhecem o seu
valor e a buscam com diligência (Pv 4.5-7; 8.17).
5.2 Precisamos
pedir a sabedoria (2 Cr 1.10; 1 Rs 3.8).
O apóstolo
ensina ainda que Deus tem prazer em dar sabedoria. Ele dá liberalmente, ou
seja, sem limites ou reservas (Êx 28.3; 31.3,6; 35.31; Dt 34.9; I Rs 3.28;
5.12; Ed 7.25; Pv 2.6). “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou,
antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as
coisas?” (Rm 8.32).
5.3 Precisamos
procurar a sabedoria (Pv 2:4-5).
O maior exemplo
bíblico pela busca da sabedoria é o do rei Salomão, que diante da grande
responsabilidade de reinar sobre todo o povo de Israel, não hesitou em pedir um
coração sábio e entendido (1 Rs 3.7-9). O Senhor, então, lhe deu sabedoria,
mais do que a todos os homens (1 Rs 3.10-14; 4.29,30,34; 10.24; 1 Cr 1.10-12).
E, mesmo quando o rei pecou, Deus não lançou-lhe em rosto a sabedoria que lhe
havia dado (1 Rs 11.1-13). O verdadeiro tesouro não está exposto e não é tão
fácil de se conseguir. Ele está escondido esperando para ser descoberto (Pv
2.6).
VI. DOIS TIPOS
DE SABEDORIA
A sabedoria que
vem de Deus, e o apóstolo Tiago fala desta sabedoria que vem do alto para
distingui-la da humana de origem terrena e má (Tg 3.13-17). Irrefutavelmente, a
sabedoria que vem de Deus é o meio pelo qual o homem alcança o discernimento da
boa, agradável e perfeita vontade divina (Pv 2.10-19; 3.1-8,13-15; 9.1-6; Rm
12.1,2). Sem esta sabedoria, o ser humano vive à mercê de suas próprias
iniciativas, dominado por suas emoções, sujeitando-se aos mais drásticos
efeitos das suas reações. Vejamos a diferença entre a sabedoria terrena e a
divina:
6.1 A sabedoria
que é de baixo (Tg 3.15).
6.2 A sabedoria
que é do alto (Tg 3.17).
A verdadeira
sabedoria vem de Deus (Tg 1.5; 17). Essa sabedoria está em Cristo (1Co 1.30; Cl
2.3). Essa sabedoria está na Palavra, visto que ela nos torna sábios para a
salvação (2Tm 3.15). Ela nos é dada como resposta de oração (Ef 1.17; Tg 1.5).
Podemos ver algumas características desta sabedoria: a) Ela é pura: A
sabedoria que vem do alto não pode conduzir o homem ao pecado e impureza (Pv
2.7; 4.11); b) Ela é pacífica: A sabedoria divina não é
contenciosa, nem facciosa (Pv 3.17; Mt 5.9; Tg 3.14); c) Ela é moderada.
A sabedoria do alto trata de não criar conflitos; d) Ela é tratável: Essa
sabedoria faz uma pessoa comunicável e de fácil acesso (Fp 3.7); e) Ela é
cheia de misericórdia: A verdadeira sabedoria produz profundo
sentimento de misericórdia no homem (Rm 12.30; Cl 2.12); e f) Ela é justa
e sem parcialidade. Quando a temos julgamos conforme a verdade (1 Rs
3.16-28).
CONCLUSÃO
Podemos entender
que Deus dá inteligência aos homens para que estes possam analisar as situações
da vida e tirar delas conclusões que servirão para si mesmos e para outras
pessoas, em forma de conselhos e advertências, como ocorreu na vida de Salomão.
Ninguém pode ser considerado sábio se os seus conselhos não revelarem
princípios do saber divino. O sábio não se caracteriza apenas por ter muita
informação ou inteligência, mas é alguém que aprendeu o temor do Senhor como a
base de toda sua vida e, por isso, sabe viver e conviver (Tg 3.13-18).
REFERÊNCIAS
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo
Pentecostal. CPAD.
ELLISEN, Stanley. Conheça Melhor o
Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de
Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
Por Rede Brasil
de Comunicação.
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