At 9.31; 1 Co
1.1,2; Hb 10.24,25
INTRODUÇÃO
Nesta lição
veremos a definição da palavra Igreja; pontuaremos a diferença entre a igreja
invisível e a visível; falaremos sobre a sua mordomia e as suas ordenanças;
analisaremos a sua tríplice missão; e por fim, estudaremos sobre o modelo
bíblico da mordomia da igreja.
I. DEFINIÇÃO DA
PALAVRA IGREJA
A palavra
“igreja” vem das expressões hebraicas “qáhál” e “édâh” que significam
respectivamente: “assembleia, congregação, comunidade” (Êx 35.1; Dt
10.4; 23.2-3; 31.30; Sl 22.2323.2). Já no grego vem da palavra “ekklesía”
que tem o mesmo significado de “ekklétos” que é: “chamados para
fora, chamados à parte, uma assembleia pública”. A Declaração de Fé das
Assembleias de Deus (2017, p. 120) define que: “A palavra ‘igreja’ significa,
literalmente, ‘chamados para fora’ e era usada para designar ‘assembleia’ ou
‘ajuntamento’ dos cidadãos de uma localidade na antiguidade grega”. O termo
ainda é usado para designar um “grupo local de cristãos” (Mt 18.17;
At 5.11; Rm 16.1,5); ou a “Igreja universal” à qual todos os
servos de Cristo em todos os tempos estão ligados (At 9.31; 1Co 12.28; Ef
1.22). Podemos dizer que a Igreja do Senhor Jesus foi fundada durante o seu
ministério (Mt 16.18), e inaugurada no dia de Pentecostes (At
2) (BERGSTÉN, 2005, p. 214).
II. DIFERENÇAS
ENTRE IGREJA UNIVERSAL E IGREJA LOCAL
A Igreja é um
organismo vivo invencível (Mt 16.18), santo, dinâmico e ligado à cabeça que é
Cristo (Ef 1.22, 23). A igreja, portanto, vive em duas dimensões: espiritual
e social.
Na dimensão espiritual, a igreja é universal (invisível), um organismo vivo, o
corpo místico de Cristo; mas na esfera social, ela é local (visível), uma
organização, um ajuntamento de pessoas ligadas a um sistema de crenças. Vejamos
a diferença entre elas:
1. Igreja universal ou invisível.
A igreja
universal ou invisível consiste de todos os discípulos de Cristo em todo o
mundo e em todos os tempos. Somente Deus pode contar e identificar precisamente
seus “primogênitos arrolados nos céus” (Hb 12.23). Algumas vezes a
Bíblia usa a palavra “igreja” no sentido universal para falar de todo o povo
que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa estar. Jesus falou da
igreja deste modo: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a
minha igreja […]” (Mt 16.18; 1Co 3.11). Paulo falou da igreja, neste
mesmo sentido universal, quando escreveu: “[…] Cristo é o cabeça da Igreja […]”
(Ef 5.23). A Igreja invisível não é um edifício construído com blocos e
cimento, mas, um edifício construído com pedras vivas (1 Pe 2.5). Estas “pedras
vivas” são chamadas de santos e membros da família de Deus (Ef 2.19-22). A
Bíblia a descreve como um corpo (Rm 12.4-5; 1 Co 12.12-27; Cl 1.18,24; Ef
5.23).
2. Igreja local ou visível.
Uma igreja local
consiste de cristãos que se reúnem num determinado lugar. Eles podem ser
identificados e contados (At 2.41; 4.4; 8.1; 9.31; Rm 16.1,14,15; 1Co 16.19; Cl
4.15). Frequentemente, a palavra igreja é usada para descrever uma congregação
local ou assembleia de santos em um determinado lugar geográfico: “[…]
à
igreja de Deus que está em Corinto […]” (1 Co 1.2); “E, se
ele não os atender, dize-o à igreja [...]” (Mt 18.17); “[…]
saudai
igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Rm
16.5). A igreja pertence ao Senhor, e é, muitas vezes, chamada “a
igreja de Deus” (At 20.28; 1 Co 1.2; 10.32; Gl 1.13; 1Tm 3.5,15). Jesus
derramou seu sangue para comprar a igreja (At 20.28). Paulo falou de “igrejas
de Cristo” (Rm 16.16) e Jesus falou de sua “própria igreja” (Mt
16.18).
III. A MORDOMIA DA
IGREJA E SUAS ORDENANÇAS
Jesus deixou
claro que seus discípulos deveriam dentro de sua mordomia batizar os crentes e
celebrar a Ceia do Senhor (Mt 28.19; 26.29). Estas duas ordenanças da Igreja:
(batismo e ceia) só podem ser exercidas biblicamente em comunidades
(congregações) organizadas como ensina a Bíblia Sagrada. Vejamos:
1. O batismo em águas como uma mordomia da igreja
(Mt 28.19; Mc 16.16).
Os discípulos
saíram e pregaram por toda a parte, batizando em cumprimento à ordem recebida
(Mc 16.20; At 2.41; 8.12; 10.47). A igreja batizava as pessoas que se
arrependiam (At 2.38), pessoas que de bom grado recebiam a Palavra (At 2.41;
8.12), os que criam em Jesus (Mc 16.16; At 8.12,37; 18.8: 16.33,34), e as
pessoas que já eram discípulos (At 19.1-6). Observamos, assim, que não existe
na Bíblia nenhum exemplo de batismo de crianças recém-nascidas
(BERGSTÉN, 2016, p. 242). Os candidatos eram imersos totalmente nas águas (At
8.38; Mt 3.16; Jo 3.23). O batismo era sempre ministrado após a experiência da
salvação, nunca antes. Ninguém era batizado para ser salvo, mas porque já era
salvo (Mt 5.18,19). O batismo bíblico é: “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo” (Mt 28.19). Assim, torna-se impossível afirmar, pelo que se lê
em Atos 2.38; 8.16; 10.48 e 19.5, que os apóstolos batizavam apenas em nome de
Jesus. Essas passagens significam apenas que os discípulos batizavam
autorizados por Jesus (BERGSTÉN, 2016, p. 243).
2. A santa ceia como uma mordomia da igreja (Mt
26.26,28; Mc 14.22; Lc 22.19; 1Co 10.16,17; 11.24-26).
Podemos dizer
que a ceia é: a) um
memorial: Lugar algum das Escrituras mencionam o pão e o vinho se
tornando literalmente o corpo e o sangue do Senhor na hora em que o
partilhamos. Pelo contrário, Jesus deixa claro o caráter simbólico: “fazei
isto em memória de mim” (1 Co 11.25); b) um ritual de aliança: Para os judeus, o pão e vinho faziam
parte de um ritual de aliança de sangue (Gn 14.18); por isso Jesus declarou na
ceia que o cálice era a “aliança no seu sangue”; c) um ritual de comunhão: No tempo
apostólico, as ceias eram também chamadas de “ágapes” ou “festas
de amor” (Jd 12), o que reflete parte de seu propósito, e, d) um ritual de consequências espirituais:
Participar da mesa do Senhor tem consequências espirituais; ou o cristão é
abençoado ou é alvo do juízo (1 Co 11.27-32; 10.16,17).
IV. A MORDOMIA DA
IGREJA E A SUA TRÍPLICE MISSÃO
1. A mordomia da igreja na adoração.
Aqui está o
papel número um do povo de Deus: oferecer-lhe sacrifícios vivos e agradáveis (1
Pe 2.5). É no desempenho de seu papel adoradores que a Igreja encontra sua
missão em nível de maior transcendência. A Igreja executa o seu verdadeiro
sacerdócio quando ela entra nos Santo dos Santos a fim de ministrar adoração à
santidade e à majestade do Criador (Jo 4.24).
2. A mordomia da igreja na evangelização.
Em se tratando
especificamente da evangelização, há cinco textos onde o Senhor Jesus
comissiona seus discípulos para esta sublime tarefa, são eles: (Mt 28.18-20; Mc
16.15-20; Lc 24.46-49; Jo 20.21,22 e At 1.8). Esta missão que tem por objetivo
proclamar o evangelho, seguida da mensagem de fé e arrependimento visando o
homem em sua plenitude. Ela representa a responsabilidade da Igreja em promover
o reino de Deus em meio à sociedade. Acerca dessa tarefa podemos asseverar que
a igreja: a) existe para evangelizar
(1 Pe 2.9); b) é ordenada a evangelizar
(Mt 28.19; Mc 16.15); c) se realiza
evangelizando (At 4.20; 5.40-42); e, d)
só pode continuar a existir se evangelizar (At 2.41; 4.4; 5.14,42).
3. A mordomia da igreja em relação na comunhão.
Uma marca de
suma importância entre o povo de Deus é a marca relacional (At 2.44-47). O NT
usa a palavra “koinonia” para expressar a maneira como os cristãos se
relacionam uns com os outros. Viver esse amor uns para com os outros, nos
caracteriza como verdadeiros filhos de Deus e é evidência de que nascemos de
novo, uma vez que ser cristão é buscar vivenciar e manifestar o caráter do
Salvador enquanto andamos juntos (1 Jo 4.7-11).
V. O MODELO BÍBLICO
DA MORDOMIA DA IGREJA PRIMITIVA
Na
contemporaneidade tem surgido um movimento heterodoxo chamado de “desigrejados”
que podemos definir este grupo como os “sem igreja”. Eles não são filiados a
qualquer instituição convencional de culto religioso cristão e são contrários a
qualquer tipo de liderança. Os desigrejados defendem que a fé cristã pode ser
exercida fora da comunhão da Igreja com o seguinte lema: “Jesus,
sim; Igreja, não”. No entanto, a Bíblia nos ensina que: “Não abandonando
a nossa congregação, como é costume de alguns […]” (Hb
10.25). Notemos a necessidade de uma Igreja local e qual o seu modelo bíblico:
1. Na mordomia da igreja existe hierarquia.
A hierarquia
ministerial é uma doutrina do NT (1 Co 12.28-31; Ef 4.8-11). O sistema de
congregações ligadas a uma matriz (igreja sede) já era instituído desde os dias
apostólicos (Mt 16.18; Mc 3.13-19); por conta disso, ninguém mandava em si
mesmo e fazia o que bem entendia, mas respeitava e adequava-se às decisões dos
apóstolos e dos anciãos guiados pelo Espírito do Senhor (At 15.22,23). Além do
quê, os apóstolos eram os responsáveis pela separação dos diácono, dos
presbíteros ou dos pastores (1 Tm 4.14; At 14.23; 6.1-7; 20.28; 1 Tm 5.22).
2. Na mordomia da igreja existe liturgia.
A igreja de
Cristo é composta por crentes de todas as eras e tempos que se reúnem com
cultos, liturgias, ministérios, lideranças, coletas, contribuições, adoração e
etc (At 2.46,47; 1 Co 14.6; 6:1-6; 13.1-2; Ef 4.11- 12; Hb 13.17; 1 Co 16.1; Rm
15.26; 2 Co 9.1-13; Hb 7.8; Lc 11.42). A Igreja é o Corpo de Cristo (Cl 1.24;
Ef 1.22-23; 4.12). Assim como o corpo não pode sobreviver separado da cabeça, não podemos
viver sem a cabeça, Jesus Cristo (Ef 5.23; Cl 1.18). Discípulos de
Jesus são membros do corpo (Rm 12.4-5; 1Co 12.12-27; Ef 3.6; 4.16; 5.30).
3. Na mordomia da igreja existe liderança.
Desde o AT o
Senhor instituiu homens para liderar (Êx 18.25,26; Ne 8.4-6; Jr 3.15). A
liderança ministerial não existe com a pretensão de um ser melhor que o outro,
mas para o Altíssimo manter a ordem (Hb 13.7; 1 Ts 5.12; 1Tm 5.17). O próprio
Jesus constitui homens para a liderança do ministério: “E Ele mesmo deu uns para
apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para
pastores e doutores […]” (Ef 4.11-13 ver At 20.24,28, Jo 21.17). Paulo
ainda disse: “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. E a
uns pôs Deus na igreja […]” (1Co 12.27,28). Segundo o modelo do NT
os pastores representam os fiéis e hão de dar conta do rebanho: “Obedecei
a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles […]” (Hb 13.17).
4. Na mordomia da igreja existe obra social.
Na igreja
primitiva, era comum, não só a pregação do evangelho, mas também a prática de
ajudar aos pobres em suas necessidades (At 2.43-46; 4.34-37; 6.1-6). Diversas
vezes houve coletas entre os irmãos com o objetivo de socorrer aos santos que
estavam enfrentando dificuldades (Rm 15.25-27; 1 Co 16.1-4; 2Co 8; 9; Fp
4.18,19). Paulo e Barnabé, representando a igreja em Antioquia da Síria,
levaram a Jerusalém uma oferta aos irmãos carentes da Judeia (At 11.28-30).
Paulo afirma que recebeu recomendações de Tiago, Cefas e João, “as colunas”,
para que se lembrassem dos pobres, e ele mesmo diz que procurou fazer com
diligência (Gl 2.10). Diversas vezes, ele dedicou-se a recolher ajuda para os
pobres da igreja de Jerusalém (Rm 15.25,26; 1 Co 16.1-4; 2 Co 8.1-4). Paulo
ensinava a igreja sobre o dever de contribuir (1 Co 16.1-4; 2 Co 8.1-4; 9.2).
CONCLUSÃO
Concluímos que a
mordomia na igreja local abrange muitas ordenanças e tarefas. Precisamos saber
a nossa vocação é perseverar nela para servir melhor ao Senhor e à sua Igreja.
Portanto, sejamos um mordomo fiel na igreja em que congregamos.
REFERÊNCIAS
· CABRAL, E.
Mordomia cristã. RJ: CPAD, 2003.
· __________.
Lições Bíblicas de Jovens e Adultos: Maturidade Cristã. RJ: CPAD, 1987.
· __________.
Lições Bíblicas de Jovens e Adultos: Mordomia Cristã: Servindo a Deus com
excelência. RJ: CPAD, 2003.
· STAMPS, Donald
C. Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 1995.
· RENOVATO,
Elinaldo. Tempos, Bens e Talentos. RJ: CPAD, 2019,
· CHAMPLIN, R. N.
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. SP: HAGNOS, 2009.
· ANDRADE,
Claudionor Correa de. Dicionário Teológico. RJ: CPAD, 2010.
Por Rede
Brasil de Comunicação.
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