Rm 12.3-8; 1Co 12.4-7
INTRODUÇÃO
Iniciaremos
este segundo trimestre de 2021 estudando uma riquíssima lição que tem como
título: Dons Espirituais e Ministeriais: servindo a Deus e aos homens com
poder extraordinário. Nesta primeira lição definiremos a palavra dom à
luz do AT e do NT; destacaremos ainda que foi por meio de Cristo que estas
habilidades espirituais foram concedidas aos homens; e, por fim, elencaremos os
diversos tipos de dons que Deus distribuiu para a Igreja.
I. DEFINIÇÃO DA PALAVRA “DOM”
Segundo
o dicionarista Antônio Houaiss, o termo “dom” significa: “donativo,
dádiva, presente, bênção, graça, bem espiritual recebido de Deus” (HOUAISS,
2001, p. 1073). O dom espiritual é: “uma
dotação ou concessão especial e sobrenatural pelo Espírito Santo, de capacidade
divina sobre o crente, para serviço especial na execução dos propósitos divinos
para e através da Igreja” (GILBERTO, 2006, p. 195). “Os dons são
ferramentas, por assim dizer, à disposição da igreja, para que essa exerça sua
missão profética, de proclamadora do evangelho de Cristo, de modo eficaz [...]”
(RENOVATO, 2021, p. 10). Existem em toda Bíblia Sagrada pelo menos quatorze palavras
para referir-se a dons, cinco delas em hebraico e nove em grego (RENOVATO,
2021, p. 11). Vejamos:
1.
Antigo Testamento.
O
termo “mathan” dá a entender “algo que é dado gratuitamente”,
é usado cinco vezes no AT (Gn 34.12; Nm 18.11; Pv 18.11; 19.6; 21.14); o termo “nisset”
significa “dom, coisa elevada” é usado apenas uma vez (2Sm
19.42); a expressão “maseth” denota “dom, elevação” (Et 2.18; Jr 40.5); a expressão “shorrad” aponta
para uma “recompensa” (Êx 23.8; Dt 16.19; 2Cr 19.7; Pv 6.35; 17.8,23); e
por fim, “minrrah” significa “oferta, presente” (Gn
32.13,18,20,21; 33.10; Jz 3.15,17,18; Os 10.6) (CHAMPLIN, 2004, p. 211).
2.
Novo Testamento.
A
palavra “dídomi” significa: “dar”
(Mt 4.9; 5.31; Mc 2.26; Lc 1.32; Jo 1.12); o termo “doma” significa:
“presente” (Mt 7.11; Lc 11.13; Ef
4.8); ainda temos “dósis”, “dom”
(Fp 4.15; Tg 1.17); a expressão “dorea” (Jo 4.10; At 2.38; 8.20;
10.45; Rm 5.15,17) e “dorema” tem o sentido de “dom” (Rm 5.16; Tg 1.17); bem como o
termo “merismós”, “dom”,
embora esta palavra derive-se da ideia de dividir (Hb 2.4; 4.12); ainda temos a
expressão “cháris”, palavra que significa “graça”,
mas que pode ter a ideia de “dom gratuito”
(2Co 8.4); e por fim, “charisma”, usada para indicar os dons do
Espírito (1Co 12.4,9,28,30,31) (CHAMPLIN, 2004, pp. 211, 212).
II. OS DONS NATURAIS
Os “dons
naturais” são também dádivas ou concessões de Deus a todos os homens.
Eles podem ser dados através de dois meios, e não devem ser confundidos
com dons espirituais ou ministeriais. Vejamos:
1.
Os “dons” naturais através da natureza.
Em
sua infinita bondade, Deus: “...é quem dá a todos a vida, a respiração e
todas as coisas” (At 17.25). Além da vida humana, infundida no ato da
criação, e na geração de cada novo ser vivo, Deus concede, através da natureza,
o ar, a água, o sol, a chuva, a germinação das plantas, os frutos, os alimentos
e tudo o que é necessário à sobrevivência no planeta, são dádivas naturais e
fruto da graça de Deus (Mt 5.45). (RENOVATO, 2021, p. 12).
2.
Os “dons” naturais através das aptidões humanas.
De
modo geral, cada pessoa tem algum tipo de habilidade para realizar determinadas
coisas. Numa outra linha de entendimento, o psicólogo Howard Gardner (1980)
entende que existem 7 tipos de inteligência (apud RENOVATO, 2021, pp.
13-15). Vejamos:
- Inteligência lógica. Pessoas com esse perfil de inteligência têm uma alta capacidade de memória e um grande talento para lidar com matemática e lógica em geral.
- Inteligência motora. Pessoas com este tipo de inteligência possuem um grande talento em expressão corporal e tem um controle sobre o corpo maior que o normal.
- Inteligência espacial. Pessoas com este perfil de inteligência têm uma enorme facilidade e grande capacidade de criação em geral, mas principalmente tem um enorme talento para a arte gráfica.
- Inteligência musical. Pessoas com este perfil têm uma grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas musicais e são capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas.
- Inteligência interpessoal. Pessoas com este perfil são extremamente ativas e causam uma grande admiração nas outras pessoas. São líderes práticos, que chamam a responsabilidade para si. Identificam as qualidades das pessoas e extraem o melhor delas organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto.
- Inteligência intrapessoal. Pessoas com este perfil tem facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. São mais reservados, exercendo a liderança através do carisma e influenciando as pessoas através de ideias.
III. OS DONS ESPIRITUAIS
A
expressão “pneumatikon”, usada por Paulo (1Co 12.1), refere-se a “coisas
espirituais”, entendidas como os dons espirituais. Esses dons não são
privilégio ou exclusividade dos líderes da igreja. Eles estão à disposição dos
santos, para que, por eles, o Senhor realize seus propósitos especiais (1Co
12.11). Em 1Coríntios 12, os Dons Espirituais podem ser classificados da
seguinte forma:
Dons de Revelação
|
Dons de Poder
|
Dons de Poder
|
A
Palavra da Sabedoria (1Co 12.8a)
|
O
Dom da Fé (1Co 12.9a)
|
O
Dom de Profecia (1Co 12.10b)
|
A
Palavra da Ciência (1Co 12.8b)
|
Dons
de Curar (1Co 12.8b)
|
Variedades
de Línguas (1Co 12.10d)
|
Discernimento
de espíritos (1Co 12.10c)
|
Operação
de Maravilhas (1Co 12.10a)
|
Interpretação
das Línguas (1Co 12.10e)
|
IV. DONS MINISTERAIS
Em Efésios 4.11 os dons ministeriais são:
DONS
|
DEFINIÇÃO
|
REFERÊNCIAS
|
Apóstolos
|
O título de apóstolo no sentido
restrito se aplica unicamente a alguns líderes cristãos
do NT. Já no sentido geral o verbo “apostoloi” é
alguém que foi enviado em missão como mensageiro e representante pessoal de
quem o envia.
|
Mt 10.2; Rm 1.1; 2Co 1.1; At
14.4,14; Rm 16.7; Gl 1.19; 2.8,9; 1Ts 2.6,7
|
Profetas
|
Os profetas eram homens de
que falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e
interesses principais eram a vida espiritual e pureza da Igreja.
|
At 2.17; 4.8; 13.1; 21.4
|
Evangelistas
|
Os evangelistas são homens
separados para o exercício de um importante ministério na área do crescimento
da Igreja como proclamadores das Boas-Novas.
|
At 2.14-41; 21.8; 2Tm 4.5
|
Pastores
|
O pastor é alguém consagrado
para exercer a função de apascentador do rebanho de Deus. Apascentar é
alimentar com a Palavra, cuidar e proteger o rebanho.
|
At 20.17; Tt 1.5,7; 1Tm 3.1;
Hb 13.17
|
Doutores
|
São aqueles que têm de Deus
um dom especial para esclarecer, expor e proclamar a Palavra de Deus, a fim
de edificar o corpo de Cristo.
|
2Tm 1.11-14
|
V. DONS DE MINISTÉRIO PRÁTICO
Em Romanos 12.6-8
os Dons relacionados ao serviço são:
DONS DE SERVIÇO
|
DEFINIÇÃO
|
Ensinar (Rm
12.7b)
|
É
o dom espiritual de ensinar, tanto na teoria, como na prática.; ensinar
fazendo; ensinar a fazer; ensinar a entender; treinar outros.
|
Exortar (Rm
12.8a)
|
Exortar,
aqui é como dom: ajudar, assistir, encorajar, animar, consolar, unir pessoas
desunidas, que não se falam; admoestar.
|
Repartir (Rm
12.8b)
|
O
sentido original é dar generosamente, doar, oferecer, distribuir aos
necessitados sem primeiramente esperar recompensa ou reconhecimento, movido
pelo Espírito Santo.
|
Liderar (Rm
12.8c)
|
É
conduzir, dirigir, organizar, liderar, governar, orientar com segurança,
conhecimento, sabedoria, e discernimento espiritual. Isso em se tratando de
igreja, congregação, instituição, etc.
|
Exercer misericórdia
(Rm 12.8d)
|
Este
dom refere-se à assistência aos sofredores, necessitados, carentes; fracos,
enfermos, presos, visitação, compaixão.
|
VI. DONS ESPIRITUAIS E
MINISTERIAIS PARA A IGREJA
1. A
provisão de Cristo quanto aos dons. Após consumar a obra salvífica
no Calvário, Jesus ressuscitou ao terceiro dia levando consigo os santos do AT
que estavam no seio de Abraão para o Paraíso (Lc 23.43; 1Pe 3.19). Logo, Cristo
“levou cativo o cativeiro” e por conseguinte repartiu os tesouros
conquistados por Ele com a sua morte “deu dons aos homens” (Ef
4.8b). Segundo Paulo, estes tesouros dizem respeito aos dons dados a Igreja (Ef
4.11).
2. A
posição de Cristo como aquele que dá dons.
Em
Efésios 4.10 a Escritura nos diz: “Aquele que desceu é também o mesmo que
subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas”. Jesus
Cristo primeiro desceu as partes mais baixas da terra e em seguida foi assunto
aos céus e assentou-se a direita do Pai (Sl 110.1; Mc 12.35-37; Mc 16.19; Hb
1.3; 8.1). Foi justamente nessa posição de honra que Cristo como sumo sacerdote
intercedeu por sua Igreja (Lc 24.49; At 1.8; 2.1-4).
3. O
propósito de Cristo quanto aos dons.
O
apóstolo Paulo nos ensina em Ef 4.12 com que objetivo Cristo concedeu dons a
igreja “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do
ministério, para edificação do corpo de Cristo”. A expressão
“aperfeiçoamento” no grego “katartismos”, era usado para indicar
a correção de ossos partidos, a restauração de algo ao seu estado primitivo. Já
a expressão “edificar” por sua vez, no grego “oikodome” denota:
“o ato de construir”. É usado só figuradamente no NT, no sentido de edificação,
a promoção de crescimento espiritual” (Rm 14.19; 15.2; 1Co 14.3,5,12,16).
CONCLUSÃO
Como
podemos ver, os dons são de grande relevância tanto na edificação do corpo de
Cristo, como no desenvolvimento do serviço cristão. A igreja que os menospreza
deixa de gozar da mais maravilhosa ferramenta de trabalho proporcionada por
Deus aos seus servos no desenvolvimento de seu reino.
REFERÊNCIAS
Ø CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
Ø CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado
versículo por versículo. HAGNOS.
Ø ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico
Pentecostal. CPAD.
Por Rede
Brasil de Comunicação.
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