Nm 11.1-7; 12.1-8
INTRODUÇÃO
Nesta lição,
estudaremos o terrível mal da murmuração e suas graves consequências para a
família. O motim é o ápice do problema, queixumes e ciúmes dão o tom dos
capítulos que estudaremos hoje. Infelizmente uma família chamada para servir,
acabou esquecendo quem realmente controlava seus chamados. Hoje aprenderemos os
drásticos fins daqueles que entram no caminho de rebelião e motim.
I.
DEFINIÇÃO DAS PALAVRAS MOTIM E REBELIÃO
1. Definição do
termo motim.
A palavra é o
mesmo que insurreição, organizada ou não, contra qualquer autoridade civil ou
militar instituída, caracterizada por atos explícitos de desobediência, de não
cumprimento de deveres, de desordem, acompanhada de levante de armas e de
grande tumulto (HOAUSISS. 2001, p. 1968).
1. Definição do
termo rebelião.
De acordo com o
dicionarista Antônio Houaiss (2001, p. 2394) rebeldia é: “qualidade ou
característica de rebelde; ato de rebelar-se; não conformidade; oposição,
resistência; obstinação excessiva; qualidade da pessoa que não obedece ou que
se opõe a uma autoridade; vontade contrária ou oposta; teimosia; revelia;
birra; revolta, indisciplina, insubmissão, insubordinação”. Ou seja,
rebelião é um atentado, uma resistência à autoridade estabelecida, seja ela
familiar, governamental ou espiritual (Dt 21.18; 31.27; Jr 4.17).
III.
CONHECENDO A FAMÍLIA DE MOISÉS
Moisés, Arão e
Miriã formavam uma equipe enviada por Deus para ajudar a nação de Israel (Mq
6.4). Eles trabalharam arduamente durante muitos anos para que o projeto de
Deus fosse alcançado. Antes de destacarmos suas características que levaram a
rebelião, é importante notar que eles foram usados por Deus.
1. Miriã.
Deus havia usado
Miriã para salvar a vida de seu irmão mais novo (Êx 2.1-10), ele esteva atenta
o tempo todo para proteger seu pequeno irmão. Além de ser uma profetisa, ela
dirigia as mulheres israelitas no louvor a Deus: “Então Miriã, a
profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres
saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao
Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu
cavaleiro” (Êx 15.20, 21). Foi parte muito importante no
desenvolvimento do ministério de Moises.
2. Arão.
Arão era filho de
Anrão e Joquebede ambos oriundos da tribo de Levi (Êx 2.1). Ele era o irmão do
meio, numa família de três filhos (Êx 6.20; Nm 26.59). Arão nasceu durante a
opressão de Israel no Egito, mas evidentemente antes do decreto genocida de
Êxodo 1.22. Tinha três anos de idade quando Moisés nasceu (Êx 7.7). Quando
cresceu casou com Eliseba e teve quatro filhos: Nadabe, Abiú, Elezar e Itamar
(Êx 6.23; Lv 10.1,6; 1Cr 24.1). Durante toda a narrativa do Êxodo Arão é um
auxiliar de Moisés (Êx 4.14). A Bíblia como um todo fala gentilmente de Arão.
Nos Salmos ele é chamado de pastor (Sl 77.20); sacerdote (Sl 99.6); escolhido
(Sl 105.26); santo (Sl 106.16) e ungido (Sl 133.2).
3. Moisés.
Moisés pertencia a
tribo de Levi, e era filho de Aarão e sua esposa Joquebede(Ex 6:20). Os outros
membros de sua família imediata eram Aarão e Miriã (Nm 26:59), seu irmão e sua
irmã mais velhos que ele. Por meio de sua esposa Zípora (Ex. 2:21 - filha de um
sacerdote midianita), Moisés teve dois filhos, Gérson e Eliezer. Conforme o
historiador judeu Flávio Josefo, Moisés nasceu em Heliópolis, no Egito. Moisés
recebera de Deus o chamado para ser líder de Israel aos oitenta anos de idade
quando o Senhor lhe apareceu do meio de uma sarça que estava em chamas e o
comissionou para libertar o seu povo da escravidão egípcia (Êx 3.1-22; At
7.22-30). O Anjo do Senhor lhe apareceu em uma chama de fogo (Êx 3.2) e se
revelou como o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó (Êx 3.6). Moisés foi fiel ao
seu chamando (Nm 12.7; Hb 3.2,5).
III.
OS MOTIVOS DA REBELIÃO DE MIRIÃ E ARÃO
Ao analisar a
passagem por completo de Números 12, descobrimos que o pecado do povo é
evidenciado também em Arão e Mirian. Ao que tudo indica Miriã incitou toda a
discórdia e por isso foi punida pelo próprio Deus. Entre os problemas
destacamos o ciúme, o apego ao reconhecimento e principalmente a falta de
respeito a liderança estabelecida por Deus são evidenciados neste ato.
Resumimos em dois os grandes motivos da rebelião:
1. Por causa da
esposa estrangeira de Moisés (Nm 12.1).
Desde que Moisés
não se casasse com uma mulher dos povos cananeus (Êx 34.12-16), sua escolha era
aceitável ao Senhor. Nas Escrituras, Cuxe normalmente refere-se a um povo que
vivia próximo ao Egito, mas algumas versões traduziram o termo hebraico como
“Etiópia”. Isso levou a pensar que a segunda esposa pertencia a outra raça e,
portanto, não era aceitável. (WIERSBE, 2015, p. 433).
2. Alegavam ser
também porta-vozes de Deus tanto quanto Moisés (Nm 12.2).
Moisés era o único
porta-voz do Senhor? Miriã e Arão não tinham também o direito de proclamar a
Palavra de Deus? Na realidade, tudo indica que os dois estavam com ciúmes do
papel eminente de Moisés como único canal da revelação de Deus, conforme sugere
sua queixa: Porventura, tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem
falado também por nós? Ao questionar a vontade de Deus e a autoridade
de Moisés, Miriã e Arão estavam agindo exatamente como o povo de Israel.
Moisés, porém, não respondeu nem tentou se justificar, mas deixou que o Senhor
o defendesse. Foi um sinal de mansidão, pois a mansidão não é fraqueza é ter
poder, mas não o usar a qualquer hora e de qualquer jeito. O comentarista
Champlin (2001, p.646) analisa o seguinte: “A rebeldia deles foi um
grande erro de cálculo, visto que o poder de Yahweh estava por trás de Moisés,
e quem se opunha a ele opunha-se ao Senhor”.
IV. RESULTADOS DO MOTIM DE MIRIÃ E ARÃO
Rebelião
(Nn 12.1): “E falaram Miriã e Arão contra Moisés […]”.
Inveja
(Nm 12.2): “E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não
falou também por nós? […]”.
Falta
de temor (Nm 12.8): “por que, pois, não tivestes temor de falar contra o
meu servo, contra Moisés? […]”.
Ira
de Deus (Nm 12.9): “Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e
retirou-se”.
Juízo
divino (Nm 12.10): “E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã
ficou leprosa como a neve […]”.
Pecado
(Nm 12.11): “Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas
sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado”.
Vergonha
(Nm 12.14): “E disse o Senhor a Moisés: Se seu pai cuspira em seu
rosto, não seria envergonhada sete dias? […]”.
V. A PUNIÇÃO DE DEUS DIANTE DO MOTIM DE MIRIÃ E ARÃO
1.
Deus precisou intervir.
Deus
deixou claro que Moisés era mais do que um profeta, pois o Senhor se comunicava
com ele pessoalmente e até revelou-lhe sua glória (Êx 19.16-19; 24.17,18;
34.5-11). Tanto Miriã quanto Arão tinham seus respectivos ministérios, mas Deus
havia escolhido Moisés para liderar Israel, e ninguém podia tomar o lugar dele.
Foi o Senhor quem deu a Moisés sua posição e autoridade, e foi errado Miriã
desafiar o irmão.
2.
Deus expôs a sedição de Arão e Miriã.
Deus
convocou Moisés, Miriã e Arão ao tabernáculo, onde manifestou a Sua presença,
indicando qual era a Sua vontade. E todos os três foram compelidos a obedecer
prontamente. O Senhor não permitiu que um câncer se desenvolvesse. A inclusão
do nome de Arão aqui, tal como no primeiro versículo, depois do nome de Miriã,
sugere que ela era a cabeça pensante da rebelião (CHAMPLIN, 2010, p. 647).
3.
Deus feriu Miriã.
Apesar
de Miriã ter sido curada, teve de ficar fora do acampamento durante sete dias
(Lv 13.1-6; 14.1-8; 15.8), pois havia sido contaminada. Isso lhe causou grande
vergonha, pois o acampamento ficou sabendo do que havia acontecido. Significou,
também, um atraso para o povo, pois tiveram de esperar pela restauração de
Miriã antes de poder seguir viagem. O pecador rebelde é sempre motivo de atraso
no progresso do povo de Deus (WIERSBE, 2015, p. 433).
VI. MOISÉS UM HOMEM MANSO E HUMILDE
Segundo
o dicionário da língua portuguesa, humildade significa: “ausência
completa de orgulho, rebaixamento voluntário por um
sentimento de fraqueza ou respeito; praticar a humildade, modéstia, pobreza”.
Percebamos que a humildade diz respeito a ausência de orgulho ou soberba, e é
exatamente este o comportamento de Moises.
1.
Moisés o homem mais manso da terra.
Esta
referência a Moisés como o homem mais manso da terra é provavelmente uma
explanação complementar escrita por Josué após a morte de Moisés. O termo
original significa tanto manso como humilde. A humildade de Moisés consistia em
sua confiança em Deus como Senhor; daí ser ele isento de egoísmo e ambições
carnais. Quando sob afronta ou ameaça, Moisés dependia de Deus e nEle confiava
como seu socorro e defesa. As Escrituras afirmam que Deus se compraz em assistir
ao humilde (Sl 22.26; 25.9; 147.6; 149.4; Mt 5.5; 1Pe 5.6). Jesus, como profeta
semelhante a Moisés (At 7.37), foi manso e humilde de coração (Mt 11.29) e
entregava-se a Deus ao ser maltratado (1Pe 2.23).
2.
Moisés não se defendeu.
A
Bíblia diz que: “[...] era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os
homens que havia sobre a terra” (Nm 12.3). Na passagem estudada hoje, o
servo do Senhor em nenhum momento tentou se defender. No entanto, Deus falou
por Moisés, mostrando aos seus irmãos que apesar de também comunicar-se com
eles, havia colocado Moisés sobre eles e com este servo do Senhor tinha um
relacionamento diferenciado (Nm 12.4-9).
6.3
Moisés intercede por sua irmã.
Moisés,
agindo com mansidão, em nenhum momento procurou prevalecer contra seus irmãos,
muito pelo contrário, ao ver sua irmã sendo punida pelo Senhor com uma
enfermidade, rogou para que Deus a curasse, e o Senhor o ouviu, limitando a
punição por apenas sete dias (Nm 12.13-15). A mansidão é indispensável também
nos relacionamentos familiares, uma mulher rixosa não contribui para a o
crescimento espiritual de sua família (Pv 14.1; 21.19).
CONCLUSÃO
Concluímos
que Deus não aceita que mesmo em ambientes familiares tratemos nossos irmãos
com desprezo, que por ciúme duvidemos de sua chamada e vocação. Deus sabe o que
faz, quem chama o porquê chama, compete a nós ter um espírito quebrantado e
servir ao Senhor com alegria.
REFERÊNCIAS
Ø STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Ø CHAMPLIN, R. N. Comentário do Antigo Testamento. Vol. 1.
HAGNOS.
Ø WIERSBE. W., Warren. Comentário Bíblico Expositivo do Antigo
Testamento. Vol. 1. GEOGRÁFICA.
Ø GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA.
Por
Rede Brasil de Comunicação.
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