At 5.1-11
INTRODUÇÃO
Nesta lição,
estudaremos a definição etimológica e exegética da palavra “mentira”; notaremos
o que a Bíblia tem a nos ensinar sobre este pecado; analisaremos o contexto da
história de Ananias e Safira; pontuaremos atitudes que levam a destruição de
qualquer família; e por fim; relacionaremos o que devemos fazer para vencer a
mentira.
I. DEFINIÇÃO DA
PALAVRA MENTIRA
1. Definição etimológica da palavra mentira.
Segundo o
dicionarista Antônio Houaiss (2011, p. 1895), mentira é: “ato ou efeito de mentir, engano,
falsidade, fraude, afirmação contrária a verdade a fim de induzir ao erro,
aquilo que ilude, pensamento, opinião ou juízo falso, aquilo que ilude,
ludibriar”. A mentira pode apresentar pelo menos três aspectos: morais
(Pv 6.16-19; Rm 1.25), espirituais (Sl 15.1-3; 101.7; Jo
8.44; 1Tm 4.1-2;) e patológicos (mitomanias) (Pv 14.25; Ap 22.15).
2. Definição exegética da palavra mentira.
No AT aparece a
expressão “sheqer” que significa: “mentira, engano, desapontamento, falsidade,
fraude, erro, falso juramento”. Já no NT empregam-se em grego dois
grupos diferentes de palavras para a mentira que são: “hypokrino” que tem sua origem
no mundo do teatro. [....]. Daí surgirem os significados de “representar,
disfarce, hipocrisia”. Já a segunda palavra é: “pseudos” que expressa o
oposto de “aletheia” que significa: “verdade” (BROWN; COENEM, 2000, p.
1275).
II. O QUE A BÍBLIA TEM A NOS ENSINAR SOBRE A MENTIRA
Faz parte integrante dos mandamentos do Senhor a
proibição de mentir:
“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo (Êx 20.16); “Não
furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu
próximo”. (Lv 19.11); “Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de
falarem enganosamente” (Sl 34.13);
- O Justo não pode compactuar com ela: “O justo aborrece a palavra de mentira, mas o ímpio é abominável e se confunde” (Pv 13.5); “A testemunha verdadeira não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras” (Pv. 14.5 ver ainda Pv 20.17; 21.6);
- O castigo virá sobre os que proferem mentira: “A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá” (Pv 19.9);
- Deus destruirá os mentirosos: “Destruirás aqueles que proferem a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento” (Sl 5.6);
- A mentira traz dias maus: “Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a" (1Pe 3.10-11);
- A mentira destrói as amizades: “O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos” (Pv 16.28);
- Jesus disse que o diabo é o pai da mentira: “Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44);
- Paulo advertiu a igreja em colossos sobre este terrível pecado: “Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos” (Cl 3.7-9);
- O destino final dos mentirosos é a condenação: “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (Ap 22.15).
III. CONHECENDO O
CONTEXTO BÍBLICO DA PASSAGEM
Após o
Pentecostes, a igreja cresceu, tornou-se forte e atuante, cumprindo o Ide de
Jesus, na unção e direção do Espírito Santo. Porém, ela não estava imune aos
problemas, que, à medida que ela ia crescendo, logo começaram a surgir. Dentre
os problemas que surgiram naquela época, destacamos o incidente que envolveu
Ananias e Safira. Notemos:
1. A igreja Primitiva, uma igreja generosa.
Uma das
características mais marcantes dos crentes primitivos era a generosidade e desprendimento.
Lucas nos informa que eles “tinham tudo em comum”, que eles “vendiam
suas propriedades e fazendas e repartiam com todos” e que “não
havia entre eles necessitado algum” (At 2.44,45; 4.32-37). Apesar dessa
prontidão de socorrer e ajudar ao próximo se deva, em grande parte, à ardente
expectativa do regresso imediato de Jesus, não podemos deixar de mencionar como
uma virtude, pois, o forte senso de responsabilidade social daqueles cristãos
demonstra uma preocupação intensa com bem-estar de todos.
2. O exemplo de Barnabé.
Dentre os muitos
exemplos de generosidade, uma delas repercutiu entre os cristãos, que foi o
exemplo de Barnabé. Em Atos 4.36,37 Lucas diz: “Então José, cognominado pelos
apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de
Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos
pés dos apóstolos”.
Esta atitude de Barnabé não era o cumprimento de um
mandamento, pois, ninguém era obrigado a vender seus bens e doar aos pobres; e
sim, uma atitude voluntária, que demonstrava fé, amor e generosidade para com
os necessitados.
3. O mau exemplo de
Ananias e Safira.
Depois de registrar a atitude generosa de Barnabé, Lucas
descreve o mau exemplo de Ananias e Safira. Aparentemente, Barnabé e Ananias
praticaram a mesma ação: ambos venderam uma propriedade e trouxeram o dinheiro
da venda e depositaram “aos pés dos apóstolos” para que eles
administrassem. Porém, Lucas diz que Ananias, juntamente com a sua mulher, “reteve
parte do preço” da venda e levou apenas uma parte para entregar aos
apóstolos utilizando-se assim da mentira e engano (At 5.1,2).
IV. ATITUDES QUE LEVAM
A DESTRUIÇÃO DE QUALQUER FAMÍLIA
1. Mentira.
O primeiro erro de Ananias e Safira foi mentir. Eles deveriam
ter dito: vendemos a propriedade por “x” e trouxemos “y”. Porém, eles tentaram
enganar os apóstolos dizendo ter trazido todo o valor da venda. Por isso, o
apóstolo Pedro, ao repreender Ananias, disse: “[...] por
que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e
retivesses parte do preço da herdade? [...] Não mentiste aos homens, mas a Deus”
(At 5.3,4). Como podemos observar, a atitude daquele casal foi uma influência
do pai da mentira (Jo 8.44).
2. Fraude.
À primeira vista, não havia nenhum pecado se Ananias e sua
mulher ficassem com uma parte do dinheiro da venda, pois, como disse Pedro: “Guardando-a
não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? [...]” (At
5.4). Mas, ao registrar o incidente, Lucas diz que Ananias “reteve
parte do preço” e utiliza o verbo grego “nosphizomai” que
significa “roubar, apropriar-se indevidamente”. Assim, ao que tudo indica,
aquele casal havia assumido o compromisso com Deus, de levarem todo o dinheiro
aos apóstolos, e não apenas uma parte dele.
3. Hipocrisia.
Hipocrisia é o mesmo que “falsidade” ou “fingimento”.
Assim, o hipócrita é aquela pessoa que finge ou aparenta ter qualidades e
sentimentos bons. Foi o que ocorreu com aquele casal. Mesmo levando apenas uma
parte do valor da venda aos pés dos apóstolos, eles quiseram obter a mesma
reputação de Barnabé. Porém, Deus condena severamente a hipocrisia no
meio do seu povo (Mt 7.5; 15.7; 23.13,23,25-29; Mc 12.15; Lc 12.1; Rm 12.9;) e
deseja que ela seja erradicada. Os pecados de Ananias e sua mulher, fizeram com
que a disciplina fosse exercida através de um juízo fulminante.
V. O QUE DEVEMOS FAZER
PARA VENCER A MENTIRA
- Guardando a língua: “Pois, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde e a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade” (1Pe 3.10);
- Agindo com sinceridade: “Por isso, deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros” (Ef 4.25); “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (1Jo 3.18);
- Conhecendo a verdade: “Não escrevo a vocês porque não conhecem a verdade, mas porque a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade” (1Jo 2.21); “E conhecereis a verdade, e a verdade os libertará” (Jo 8.32);
- Seguindo o exemplo de Jesus: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Cl 3.9-10);
- Tendo firmeza com as palavras: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é procedente do maligno” (Mt 5.37);
- Buscando agradar a Deus: “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite” (Pv 12.22);
- Afastando-se da aparência mal: “Abstende-vos de toda aparência do mal” (1Ts 5.22);
- Imitando a Jesus: “Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida [...]” (Jo 14.6); “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1Co 11.1);
- Evitando dar lugar ao
Diabo: “[...] porque
encheu
Satanás o teu coração?” (At 5.3); “Não deis lugar ao Diabo” (Ef 4.26);
“Entrou, porém, Satanás em Judas [...]” (Lc 22.3); “Ele, porém, voltando-se,
disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás que me serves de escândalo [...]” (Mt
16.23).
CONCLUSÃO
O nome Ananias significa “Deus é cheio de graça”,
mas Ananias descobriu que Deus também é santo. Safira quer dizer “bela”,
mas o pecado tornou seu coração repulsivo. Por certo, há quem fique estarrecido
ao ler que Deus matou duas pessoas só porque mentiram sobre uma transação
comercial e sobre sua oferta à igreja. Mas quando consideramos os elementos
relacionados a esse pecado, devemos concordar que Deus os julgou retamente.
REFERÊNCIAS
Ø STAMPS, Donald C. Bíblia
de Estudo Pentecostal. CPAD.
Ø WIERSBE. W., Warren. Comentário
Bíblico Expositivo do Novo Testamento. Vol. 1. GEOGRÁFICA.
Ø CHAMPLIN, Russel
Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
Ø GINGRICH, F. Wilbur. Léxico
do Novo Testamento Grego/Português. Vida Nova.
Ø WILLMINGTON, Harold
L. Guia
de Wilmington para a Bíblia: Um ensino bíblico completo. ACADÊMICO.
Por
Rede Brasil de Comunicação.
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