Material: 02 quebra-cabeças com poucas peças(entre 12 e 20).
Procedimento:
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Escolham 4 alunos, dividindo-os em 02 grupos. Solicitem que cada dupla monte um
quebra-cabeça com poucas peças.
Observações:
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Cada conjunto de peças, deverá conter 01 peça do outro conjunto. Mas, não falem
sobre isto para as duplas.
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Fiquem atentos a montagem dos dois quebra-cabeças: a reação das duplas quanto a
peça estranha nos conjuntos e até mesmo a dificuldade de execução do quebra-
cabeças.
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Perguntem: O que está acontecendo? Por que não conseguiram concluir?
Os
alunos certamente deverão responder que há peça faltando e há outra que não
pertence ao conjunto, impossibilitando a montagem dos dois quebra-cabeças.
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Então, falem: A peça que está faltando ou está no lugar errado, podem
exemplificar o jugo desigual no casamento e suas consequências.
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Agora, solicitem que os alunos identifiquem a peça estranha, troquem-na com a
outra dupla e montem o quebra-cabeça.
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Falem: Agora, com as peças no conjunto certo, a montagem foi realizada sem
problemas no encaixe, como também nem sobrou nem faltou. Dessa forma, podemos
exemplificar o casamento segundo a observância da Palavra de Deus.
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Falem: O final das estórias de contos de fada, na sua maioria, termina assim: “... e partiu junto com o príncipe para um
castelo distante onde se casaram e foram felizes para sempre” (Cinderela-
Irmãos Grimm).
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Agora, perguntem: O que isto tem a ver com o tema da nossa lição e com o quebra
cabeças?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a expressão “felizes
para sempre” tem a ver com a felicidade da união conjugal, que vai depender
de alguns pontos observados antes e depois do casamento (o encaixe das peças). No
casamento com duas pessoas crentes, ambos vão procurar a felicidade do outro,
pois possuem a mesma fé, o mesmo Deus (peças
iguais), o que não ocorre com o casal
com crenças diferentes, pois há caminhos opostos nesta caminhada, acarretando
sérios problemas conjugais, de relacionamento, na criação dos filhos, além da
liberdade de professar a fé (peças diferentes).
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Agora, trabalhem os itens da lição.
Por
Sulamita Macedo.
Muito coerente e interessante!
ResponderExcluirGostei