Dt 6.1-9
INTRODUÇÃO
Nesta lição definiremos inicialmente o significado do
verbo educar, bem como abordaremos os dois principais tipos de educação e os
seus respectivos princípios. Veremos que, tanto no Antigo quanto no Novo
Testamento, Deus responsabiliza os pais quanto à educação espiritual de seus
filhos. Tal missão deve ser cumprida com amor, dedicação e ensinamento
incansável das Escrituras Sagradas, tanto no lar como na igreja local.
I - EDUCAÇÃO SECULAR E EDUCAÇÃO CRISTÃ
O Aurélio define a palavra educação como: “processo de desenvolvimento da
capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral”.
Ainda a palavra educação significa: “o
desenvolvimento e o cultivo sistemático das capacidades naturais, por meio do
ensino, do exemplo e da prática”. No sentido bíblico, porém, o
processo da educação combina-se com os “princípios
espirituais que, segundo se espera, emprestam poder e significado aos ensinos
que transcendem os meios intelectuais normais e os meios humanos práticos” (CHAMPLIN, 2004, p.
268).
1.1
Educação Secular.
Infelizmente é
possível afirmar nos dias atuais que a educação secular se confunde com a
educação materialista, e esta educação é centralizada no materialismo e
inspirada no liberalismo social em seus discursos acadêmicos demagógicos, que
tem como propósito descartar completamente a pessoa de Deus do contexto
educacional da sociedade. É grande o desafio dos pais, pois os seus filhos,
desde a primeira infância até a universidade, são bombardeados diariamente por
tais ensinamentos. Os principais componentes desse tipo de educação são os
seguintes:
FALSO ENSINAMENTO |
O QUE ENSINA
|
REFUTAÇÃO BÍBLICA
|
Antropocentrismo
|
O homem como
centro de tudo, detentor e promotor de sua própria felicidade.
|
A Bíblia mostra
o homem como uma criatura feita a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). No
entanto, este homem é menor que o Criador (Sl 8.4), porque é pó (Sl 103.14).
|
Ateísmo
|
Doutrina que
nega a existência de Deus e, consequentemente, todos os princípios e valores
relacionados a Ele.
|
A Bíblia mostra
que existe um Deus que criou todas as coisas (Gn 1.1). Ele é eterno (Is
43.13); onisciente (Sl 139.1-4); onipresente (Jr 23.23); onipotente (Sl
91.1).
|
Valores
Morais
Relativizados
|
Uma vez
descartada a pessoa de Deus, Sua Palavra perde o sentido, e os valores morais
e absolutos que tinham Deus como sua fonte, passam a dar lugar a uma
relativização moral onde não há verdade absoluta e onde a promiscuidade e a
libertinagem comportamental é defendida.
|
Apesar de em
algumas sociedades já relativizarem os valores como por exemplo, fazendo a
união de pessoas do mesmo sexo, a defesa e prática da Eutanásia, aborto, a
prática legal do uso de drogas, da prostituição. No entanto, a Bíblia condena
a inversão de valores (Is 5.20), e mostra que o juízo de Deus se levanta
contra toda iniquidade (1 Co 6:9,10; Rm 1:18; Ap 21:8).
|
Deseducação
Sexual
|
O ensino
materialista estimula a prática sexual “livre e sem culpa”, descartando todo
o princípio moral absoluto. Podemos notar que tudo isso é um sinal dos
últimos tempos (I Tm 4.1-3; I Pe 3.1-5).
|
A Bíblia nos
mostra que Deus fez o ser humano sexuado (Gn 1.27,28). No entanto, esta
intimidade sexual deverá ser desfrutada apenas no casamento, entre um homem e
uma mulher (Gn 2.24). Logo, o ato sexual fora do casamento é pecado (I Co
6.13,18; 6.9; Hb 13.4).
|
1.2 Educação Cristã.
Ela tem como bases o próprio Deus e a Sua Palavra (Lv
20.26; Dt 32.4; Sl 119.9; Jo 17.17). Tomando como referência a definição de
educação dada a princípio, é possível afirmar que a educação cristã é o
desenvolvimento, aperfeiçoamento, cultivo e refinamento do caráter do indivíduo
a partir de todos os princípios exarados nas Escrituras Sagradas, nossa única
regra de fé e prática. Tal missão foi entregue também aos pais, que são os aios
(pedagogos) dos filhos.
II - A EDUCAÇÃO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS
Em toda a Bíblia vemos que Deus delega aos pais à
educação espiritual de seus filhos. Estes eram os responsáveis por reproduzirem
e perpetuarem os princípios divinos na formação do caráter das crianças de
geração em geração:
2.1 No Antigo Testamento.
Um texto básico nas páginas do Antigo Testamento, em
que Deus delega aos pais a missão de educar os seus filhos é (Dt 6). Esse texto
começa falando sobre os mandamentos, os estatutos e os juízos que o Senhor deu
a Moisés para que este os ensinasse aos filhos de Israel “a fim de eles temessem a Deus” (Dt 6.1,2). Logo após,
Deus diz que a prosperidade de Israel dependeria da obediência a tais
mandamentos (Dt 6.3). Em Dt 6.6, o Senhor diz que suas palavras deveriam
encontrar guarida nos corações dos israelitas. O coração que aparece na Bíblia
como a sede da inteligência, dos sentimentos e da vontade. Todas as áreas do
ser do judeu deveria estar permeada com a Lei do Senhor. Mas é no versículo 7
que encontramos a missão da educação espiritual sendo dada aos pais: “e
as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo
caminho, e deitando-te, e levantando-te”. Analisemos mais
detidamente esse versículo:
·
“E AS INTIMARÁS”. Essa palavra vem do hebraico “sanan”, e significa “inculcar,
ensinar, afiar e aguçar”. Ela possui algumas aplicações, mas nesse
texto a ideia é a de que, assim como as palavras são gravadas em tábuas de
pedra com um objeto agudo, assim também a Lei deveria ser impressa no coração
dos filhos a cada geração, e isso de forma contínua, incansável e
incondicional; para isto se fazia necessário que os pais a ensinassem: “e
delas falarás”.
·
“FALARÁS
ASSENTADO EM TUA CASA”. A palavra “casa” nesse texto vem
do hebraico “bayth”, e significa “casa, habitação ou edificação
na qual vive uma família” (Dt
20.5), mas também “pode se
referir à própria família” (Gn 15.2; Js 7.14; 24.15). O que Deus está
dizendo é que o principal local de ensinamento das verdades espirituais é o
seio familiar, é o lar. Eis a importância do culto
doméstico. É nele que as verdades da Palavra de Deus serão inculcadas
nas crianças, que jamais esquecerão dos momentos devocionais que desfrutaram
com os pais. É através do culto doméstico que brechas espirituais são fechadas
na família e toda e qualquer atuação maligna é repreendida pelo Senhor;
Outro texto bastante conhecido no Antigo Testamento que trata da educação espiritual dos filhos é Pv 22.6: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer não se desviará dele”. Vejamos algumas palavras chave para a compreensão desse versículo:
- “INSTRUI”. Esta palavra vem do hebraico “hanakh”, e significa “iniciar, disciplinar, consagrar, instruir, educar e ensinar”. Quando os pais instruem os filhos na Lei de Deus, eles estão na realidade, dedicando-os, consagrando-os ao Senhor;
- “NO CAMINHO”. A palavra caminho no hebraico é “derekh”, que deriva do verbo “darakh”. Essa palavra pode se referir a um caminho ou estrada físicos (Gn 3.24; Nm 22.23) ou uma viagem por uma estrada (Gn 30.36; Ex 5.3). No entanto, esta palavra é usada com mais frequência de maneira metafórica para se referir a caminhos da vida de uma pessoa, sugerindo o padrão de vida (Pv 3.6); a vida obediente (Dt 8.6); a vida de retidão (II Sm 22.22). Cabe aos pais ensinarem o caminho da vida aos filhos;
- “NÃO SE DESVIARÁ”. O verbo desviar-se deriva do hebraico “sur”, e significa “afastar-se, ir embora, desertar, manter distante”. A maioria das aplicações dessa palavra aponta para desvios espirituais (Jz 16.19; Dt 11.16; I Sm 12.20; Sl 14.13). O que o sábio Salomão está dizendo é que quando a criança é instruída devidamente pelos pais no caminho correto, ela não haverá de se desviar de tal instrução, e nem a esquecerá, pois, à luz de (Dt 6.7), ela foi impressa de forma inapagável no seu ser.
2.2 Em o
Novo Testamento.
O
maior exemplo de educação cristã no Novo Testamento é o do próprio Jesus. Ele
foi instruído de tal forma pelos seus pais que se percebia o seu crescimento em
todas as esferas, tanto secular quanto espiritual (Lc 2.52). Ele também
frequentava as sinagogas a fim de aprender a Lei do
Senhor com os rabinos (Lc 2.46). Isso nos traz a lição de que os pais devem
instruir os seus filhos dentro de casa, mas também não podem deixar de levá-los
ao Templo do Senhor, especialmente para os trabalhos de Círculo de Oração Infantil e
Escola Dominical. Ainda no Novo Testamento, um belo exemplo de
ensinamento no lar se deu na casa de Lóide, que ensinou a Eunice, que ensinou a
Timóteo, que se tornou um grande cooperador do apóstolo Paulo na Igreja
Primitiva.
CONCLUSÃO
É imensurável o valor e a grandeza da responsabilidade
dos pais na educação dos seus filhos, pois não é apenas o futuro secular destes
que está em suas mãos, porém, muito mais o futuro espiritual. Os pais cristãos
não devem se preocupar primordialmente, ou somente em preparar bons
profissionais para a sociedade, mas bons cristãos para habitarem os céus.
REFERÊNCIAS
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Bíblia de Estudo Palavras Chave. CPAD.
Por
Rede Brasil de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário