sábado, 24 de outubro de 2020

PROVA DE FOGO



Objetivo:
Mostrar o que a dor e as perdas podem fazer conosco, caso não tenhamos uma fé fundamentada em Jesus Cristo.
 
 
Material:
Quadro com o esquema abaixo.
 
 
Procedimento:
Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas: "Por que os justos sofrem?" e "O que as perdas podem causar em nossa saúde física, emocional e espiritual?". Ouça os alunos com atenção. Depois, mostre o quadro e vá completando juntamente com os alunos (na hora de reproduzir o esquema abaixo, não coloque as respostas da segunda coluna). Deixe que os alunos, juntos, respondam.
 
 
 
                  O SOFRIMENTO            X          O QUE DIZ DEUS
                    E AS PERDAS                               A RESPEITO 

Podem nos fazer sentir que estamos sozinhos.

[...] Eis que eu estou convosco to- dos os dias, até à consumação dos séculos, Amém! (Mt 28.20)

Podem nos levar a ter medo.

"No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Em Deus louvarei a sua palavra; em Deus pus a minha confiança e não temerei; que me pode fazer a carne" (SI 56. 3,4).

Podem nos levar a pensar que Deus não nos ama.

"Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!" (Rm 8.38,39).

Pode trazer sentimento de culpa.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 Jo 1.9).

Pode nos levar a perder a esperança.

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, saben- do que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5.3-5).

 


Por Telma Bueno e Simone Maia.
Adaptado pelo Amigo da EBD.



Nenhum comentário:

Postar um comentário