I Co 12.1-11
INTRODUÇÃO
Nesta
lição trataremos uma definição da palavra “dom”; falaremos sobre o propósito de
Deus com os dons espirituais; refutaremos a teoria cessacionista; e, por fim,
veremos ainda algumas advertências acerca dos dons e quais os dons espirituais
elencados na primeira epístola aos coríntios.
I. O QUE SÃO OS DONS ESPIRITUAIS
A
palavra “dom” no grego “charisma”, é usada para
indicar os dons do Espírito conferidos para a obra (1 Co 12.4,9,28,30,31).
“Dons são capacitações especiais e sobrenaturais concedidas pelo Espírito de
Deus ao crente para serviço especial na execução dos propósitos divinos por
meio da Igreja” (SOARES, 2017, p. 121). Segundo o Dicionário Teológico de
Claudionor Corrêa de Andrade (2006, p. 150 - acréscimo nosso), “os dons
espirituais são recursos extraordinários que o Senhor Jesus Cristo, mediante o
Espírito Santo, colocou à disposição da Igreja, visando: a) o
aperfeiçoamento dos santos (1 Co 14.32); b) a ampliação do conhecimento,
do poder e da proclamação do povo de Deus (At 1.8; 1 Co 2.4,5); e, c) chamar
a atenção dos incrédulos a realidade divina (Mc 16.20; At 4.29,30)”.
II. PROPÓSITOS DOS DONS ESPIRITUAIS
O
apóstolo Paulo explica que os dons são "faculdades divinas operando na
pessoa humana", capacitando homens e mulheres a servirem melhor a Deus no
crescimento e edificação da Igreja: "Mas a manifestação do Espírito
é dada a cada um, para o que for útil" (1Co 12.7). Ainda comenta o
seguinte: "Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom
espiritual a fim de que sejais confortados" (Rm 1.11). Analisemos
os propósitos dos dons espirituais:
- Edificar a Igreja (1Co 12.12-27; 1Co 14. 4, 5, 12);
- Edificar o crente (Ef 4.11-12);
- Capacitar o crente a testemunhar de Cristo (At 6. 8-10; 1Co 2. 4,5);
- Capacitar o crente para ganhar almas para Cristo (At 8.5-8; 9.32-42);
- A glorificação do Senhor Jesus (Jo 16.14);
- A confirmação da Palavra de Deus (Mc 16.17-20; Hb 2.3-4);
- Utilidade no serviço cristão (1Co 12.7; Ef. 4.12; 1Pe 4.10).
III. A ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS
A
nossa Declaração de fé diz assim acerca dos dons espirituais: “CREMOS,
professamos e ensinamos que os dons do Espírito Santo são atuais e presentes na
vida da Igreja. O batismo no Espírito Santo é um dom: “e recebereis o dom do
Espírito Santo” (At2.38) é para todos os crentes: “Porque a promessa vos
diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos
quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39); mas os dons do Espírito
Santo, ou “espirituais” na linguagem paulina: “Acerca dos dons
espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1Co 12.1) são
restritos, aos que são batizados com o Espírito Santo e ainda assim nem todos
recebem os mesmos dons (1 Co 14.29,30). Esses dons são capacitações especiais e
sobrenaturais concedidas pelo Espírito de Deus ao crente para serviço especial
na execução dos propósitos divinos por meio da Igreja: “Mas a
manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” (1Co
12.7). São recursos sobrenaturais do Espírito Santo operados por meio dos seres
humanos, os crentes em Jesus, enquanto a Igreja estiver na terra, pois, no Céu,
não precisaremos mais deles. É por meio da Igreja que o Espírito Santo
manifesta ao mundo o poder de Deus, usando os dons espirituais” (SOARES et al,
2017, p. 171 - acréscimo e negrito nosso).
IV. A TEORIA CESSACIONISTA
O
verbo “cessar” significa literalmente “fazer parar, dar
fim, interromper” (Houaiss, 2001, p. 682). Portanto a teoria “cessacionista”
é a cosmovisão de alguns grupos cristãos que defende que parte dos
chamados dons do Espírito Santo, apesar de terem sido de fundamental utilidade
e importância nos primórdios da igreja cristã, cessaram sua atividade ainda no
período da Igreja Primitiva. Vejamos duas de suas alegações e a devida
refutação bíblica:
1. Os dons ficaram
restritos.
Esta teoria afirma
que os dons do Espírito Santo elencados em 1 Coríntios 12.8-10 ficaram
restritos a era apostólica. Ou seja, dizem estes que essas dádivas, foram
enviadas com o propósito exclusivo de confirmar a divindade de Jesus, e
autenticar somente os primeiros pregadores do Evangelho e sua mensagem. No
entanto, o texto bíblico atesta claramente que tanto o batismo com o Espírito
Santo como os demais dons são válidos para toda a era da igreja (Mc 16.17,18;
At 2.39). Portanto, o testemunho bíblico e histórico, confirma que os
dons espirituais são vigentes para todo o período da Igreja.
2. Os
dons foram necessários enquanto os escritos do NT não haviam sido concluídos.
Essa
teoria assevera também que os dons só eram necessários enquanto o Cânon da
Escritura não estava fechado. Isto é um grave erro de interpretação, por pelo
menos dois motivos: a) os dons não visam substituir a autoridade e
supremacia das Escrituras, visto que seu uso deve estar subordinado ao crivo da
Palavra (1Co 14.37); b) o texto usado pelos cessacionistas para
justificar a “descontinuidade” das manifestações do Espírito (1Co
13.10), na verdade, não tem este sentido, senão que Paulo está dizendo que os
dons só terão utilidade até o retorno de Cristo, afinal de contas, quando
formos ao céu teremos deixado o conhecimento imperfeito, pelo conhecimento
perfeito. O testemunho bíblico e histórico, confirma que os dons
espirituais são vigentes para todo o período da Igreja.
V. ADVERTÊNCIAS QUE A BÍBLIA NOS FAZ ACERCA DOS DONS ESPIRITUAIS
A Bíblia nos faz
algumas advertências acerca dos dons espirituais, entre elas estão:
- Conhecer os dons: “Acerca dos dons
espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” (1Co 12.1).
- Buscar os dons: “Portanto, procurai com
zelo os melhores dons; (...)” (1Co 12.31).
- Zelar pelos dons: “Portanto, procurai com
zelo os melhores dons; (...)” (1Co 12.31).
- Ser abundante nos dons: “(...) procurai abundar
neles, para edificação da igreja.” (1Co 14.12);
- Ter autodisciplina nos dons: “E os espíritos dos
profetas estão sujeitos aos profetas.” (1Co 14.32);
- Ter decência e ordem no exercício dos dons: “Mas
faça-se tudo decentemente e com ordem”. (1Co 14.40).
- Não desprezar os dons espirituais: “Não
extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias”. (1Ts 5.19,20);
- Não
proibir a manifestação dos dons: “(…) e não proibais falar
línguas.” (1Co 14.39).
VI. OS DONS DO ESPÍRITO SANTO MENCIONADOS EM 1 CO 12. 8-11
Os dons mencionados em
1 Coríntios 12.8-11 são tecnicamente chamados “os nove dons espirituais”.
Vejamos:
- Dom da Palavra da Sabedoria: Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo;
- Dom da Palavra do Conhecimento: Trata-se
de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a
respeito de pessoas e situações específicas;
- Dom da Fé: Não se trata da fé para a salvação, mas uma fé sobrenatural e especial, capacitando o crente a crer e realizar coisas extraordinárias e milagrosas;
- Dons de Curar: São concedidos à igreja para a
restauração da saúde física dos seus membros;
- Dom de Operação de Milagres: Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervêm nas leis da natureza;
- Dom da Profecia: Trata-se de um dom que
capacita o crente a transmitir uma palavra da parte de Deus. Não se trata da
entrega de um sermão previamente preparado.
- Dom de Discernimento de espíritos: Trata-se
de uma dotação especial dada pelo Espírito Santo, para o portador discernir e
julgar corretamente as manifestações espirituais e sobrenaturais;
- Dom de Variedade de Línguas: Trata-se
do falar em outras línguas humanas e vivas a “xenolália” (At 2.4)
ou uma língua desconhecida do falante “glossolália” (1Co 13.1;
14.2);
- Dom de
Interpretação de Línguas: Trata-se da capacidade pelo
Espírito Santo, para o portador deste dom compreender e transmitir o
significado de uma mensagem dada em línguas estranhas.
CONCLUSÃO
Cremos
à luz das Escrituras que o batismo com o Espírito Santo e os demais dons
espirituais, foram concedidos pelo Espírito Santo, a Igreja, por ocasião do Dia
de Pentecostes e estão disponíveis durante toda a sua trajetória aqui na terra,
isto é uma verdade bíblica e histórica irrefutável.
REFERÊNCIAS
Ø FRANCISCO. Raimundo F. de Oliveira. Pentecostes Hoje. CPAD.
Ø GILBERTO, Antônio, et al. Teologia
Sistemática Pentecostal. CPAD.
Ø PEARLMAN, Myer. Conhecendo
as Doutrinas da Bíblia. VIDA.
Ø SILVA, Severino Pedro da. A
Existência e a Pessoa do Espírito Santo. CPAD.
Ø STAMPS, Donald C. Bíblia
de Estudo Pentecostal. CPAD.
Por Rede
Brasil de Comunicação.
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