sábado, 30 de dezembro de 2023

LIÇÃO 14 – MISSÕES E A VOLTA DO SENHOR JESUS




 
Mt 24.3-14 
 


INTRODUÇÃO
No decorrer deste trimestre estivemos aprendendo sobre a urgência da obra missionária, e fomos despertados e motivados a orar, contribuir e fazer missões, para que a mensagem do Evangelho possa alcançar os confins da Terra e ser anunciada a toda criatura. E, nesta última lição do trimestre, veremos que a Igreja deve cumprir a sua missão até a volta do Senhor Jesus. Veremos nesta última lição o significado do termo Missões; a promessa da volta de Jesus e a relação entre a missão da Igreja e o retorno de Cristo.
 
 
I. DEFINIÇÕES
1. Missões.
A palavra “missão” vem da expressão latina “missione”, que se originou por sua vez do verbo mittere, que significa: “ação, tarefa, ordem, mandado, compromisso, incumbência, encargo” ou “obrigação de enviar missionários”. No grego, corresponde à palavra apostelloque, em português, é “apóstolo” e significa “alguém enviado por ordem de outrem para realizar uma tarefa” (PAULA, 2006, p. 11). Complementando esta definição podemos acrescentar o seguinte: A missão primária da Igreja é proclamar o Evangelho de Cristo e reunir os crentes em igrejas locais onde possam ser edificados na fé e tornados eficazes ao serviço, para assim implantarem novas congregações no mundo Inteiro (HESSELGRAVE, 1984, p. 13).
 
2. A Volta do Senhor Jesus.
Segundo as Escrituras, a segunda vinda terá duas fases, a saber: a) Arrebatamento da Igreja. “Aguardando a bem-aventurada esperança...” e b) Aparecimento em glória. “... o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tt 2.13). A Manifestação de Cristo em poder e grande glória não deve ser confundida com o Arrebatamento, pois, a segunda vinda de Cristo em glória dar-se-á em duas fases distintas, uma antes, e outra depois da Grande Tribulação (GILBERTO, 2009, pp. 230, 489). Didaticamente podemos dividir em duas fases:
 

A) O Arrebatamento da Igreja.

A palavra arrebatamento deriva da palavra no grego harpazo, significa: “raptar”, “levar com ímpeto”, “arrancar”, “resgatar”, “tirar”; “retirar um objeto com força e rapidez inesperada”. O Arrebatamento será a retirada da Igreja, de modo brusco, sobrenatural e sem prévias. Escrevendo aos Tessalonicenses (1 Ts 4.13-18), o apóstolo Paulo apresenta a sequência do arrebatamento: 1) O Senhor descerá do céu; 2) Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; e 3) Os salvos que estiverem vivos serão arrebatados. Portanto, o Arrebatamento da Igreja é o momento glorioso em que Jesus irá levar a Sua Igreja para junto de si (1Co 15.51,52; 1Ts 4.13-17; Hb 9.28).
 
B) A Vinda de Jesus em Glória.
É o momento em que Cristo virá para implantar o Reino Milenar após os 7 anos das bodas do Cordeiro (Is 63.1; Dn 7.13-14; Zc 12.10; Mt 26.64; Ap 19.11). Após o Arrebatamento haverá a Grande Tribulação, e quando os judeus estiverem quase perecendo por causa da perseguição efetuada pelo Anticristo, o Senhor Jesus irromperá nas nuvens pela segunda vez com “poder e grande glória”, e desta vez, virá até a Terra para salvar a Israel dos seus inimigos, julgar as nações, aprisionar o falso profeta e os demônios com Satanás por mil anos e implantar o Reino Milenial no “grande e terrível dia do Senhor” (Ml 4.5). Nessa Sua segunda volta, Jesus virá acompanhado por um imenso corpo de hostes celestiais chamados de “os exércitos do céu” (Jd 14; Ap 19.14; Zc 14.5c), são os crentes que foram arrebatados antes da Grande Tribulação (Jo 14.1-4), como também os anjos que virão com Ele do céu a terra (Zc 14.5; Mt 25.31; Jd 14) (LAHAYE, 2009, p.414).
 
 
II. QUEM PARTICIPARÁ DO ARREBATAMENTO?
A Bíblia descreve alguns personagens desse evento, especialmente em dois textos que dão destaque ao Arrebatamento, que é (1Co 15.51-54 e 1Ts 4.13-18). Esses personagens são:
  •  Jesus Cristo. Como disse Paulo: “o mesmo Senhor... descerá do céu” (1 Ts 4.16). É certamente o cumprimento da promessa que o Senhor nunca nos deixará sós, mas que virá em breve nos buscar. (Mt 28.20; At 1.11);
  •  O arcanjo. Certamente Miguel participará desse evento, pois ele é mencionado nas Sagradas Escrituras (1Ts 4.16). Assim como o nascimento de Cristo foi anunciado por anjos, assim será também sua segunda vinda;
  •  Os mortos em Cristo tanto do AT como do NT. Os mortos em Cristo de todas as épocas ressuscitarão em corpos gloriosos, semelhantes ao de Cristo quando ressuscitou;
  •  Os vivos em Cristo. “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados” (1Ts 4.17). “Nem todos dormiremos (ou seja, morreremos), mas todos seremos transformados” (1Co 15.51).
 
 
III. PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS FASES DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
 
ARREBATAMENTO “Parousia” (1ª FASE INVISÍVEL)
VINDA EM GLÓRIA “Epiphanéia” (2ª FASE VISÍVEL)
Será antes da Tribulação (1Ts 5.9; Ap 3.10).
Será depois da Tribulação (Ap 6-19).
O Senhor vem para a Igreja (Jo 14.2,3).
O Senhor vem com a Igreja (Jd 14; Zc 14.5).
O Senhor vem como ladrão (I Ts 5.2; Ap 3.3; 6.15).
O Senhor vem como relâmpago (Lc 17.24).
Os crentes encontrarão o Senhor nos ares (1Ts 4.17).
Os cr entes vão retornar com o Senhor à terra (Ap 19.14).
Ocorrerá a qualquer dia (Mc 13.32; 1Co 15.50-54).
Ocorrerá 7 anos após o arrebatamento (Ap 19.11-16).
O Senhor vem num piscar de olhos e será secreto (1Co 15.52).
O Senhor virá publicamente e todo olho O verá (Ap 1.7). Vai ser visível a todos (Ap 1.7; Mt 24.29-30).
O Arrebatamento é a remoção dos crentes da terra como um ato de libertação (1Ts 4.13-17; 5:9).
A Segunda Vinda inclui a remoção dos incrédulos como um ato de julgamento (Mt 24.40-41).
No arrebatamento Ele vem para libertar a Igreja (1Ts 1.10).
Em Sua vinda Ele vem para libertar Israel (Sl 6.1-4).
No arrebatamento Ele vem nos ares para a Sua Igreja, pois ela é o Seu povo celestial (1 Ts 4.15-18; Tt 2.14).
Em Sua vinda Ele volta à terra no local chamado Monte das Oliveiras para Israel, que é o Seu povo terreno (Zc 14.4,5).
O Senhor reunirá os seus santos (1 Ts 4.15-18; 2 Ts 2.1).
Os seus anjos reunirão os eleitos de Israel (Mt 24.30,31).
O Senhor levará os crentes para fora deste mundo deixando para trás os ímpios (Jo 14.2,3).
Os ímpios são tirados do mundo para julgamento e os crentes sã o deixados para desfrutar de bênçãos na terra (Mt 13.41-43; 25.41).
 Ele vem para libertar a Igreja da ira vindoura (1Ts 1.10).
Em Sua vinda Ele vem para derramar a Sua ira (Ap 19.15).
Ele vem como o Noivo, para receber Sua noiva, a Igreja (Mt 25.6,10; Jo 14.3).
Em Sua vinda Ele vem como o Filho do Homem em juízo sobre aqueles que o rejeitaram (Mt 24.27, 28).
O Senhor vem como a Estrela da manhã (Ap 22.16).
O Senhor virá como o Sol da justiça (Ml 4.2).
 

IV. A MISSÃO DA IGREJA
Diante da iminência do retorno de Cristo, a principal missão da Igreja na Terra é:
 
1. Fazer Missões Locais.
Assim como Jesus, que dedicou grande parte do seu ministério a pregação do Evangelho (Mt 4.23; 9.9-13; 35,36; Lc 19.1-10; Jo 3.1-8; 4.1-26) e a igreja primitiva, que todos os dias anunciava a Cristo aos perdidos (At 2.37-41; 8.1-7,26-40; 11.19-26), a Igreja não pode deixar de anunciar a salvação através da fé em Cristo (At 4.20; Rm 1.14-17; 1Co 9.16).
 
2. Fazer Missões Transculturais.
A palavra “transcultural” traz a ideia de um missionário que transpõe as barreiras da cultura de um povo, ou civilização, para apresentar o amor de Deus. Assim como Barnabé e Saulo foram enviados pelo Espírito Santo para pregar em outras nações (At 9.15; 13.1-4), a Igreja deve enviar missionários para pregar em outras nações, conforme Jesus ordenou na Grande Comissão (Mt 28.19; Mc 16.15; Lc 24.47; At 1.8).
 
 
CONCLUSÃO
O Arrebatamento da Igreja é a gloriosa esperança de todo o crente salvo. Muito em breve a Igreja do Senhor Jesus deixará este mundo para estar com o Senhor para sempre, como Ele mesmo prometeu (Jo 14.1-3). Diante dessa gloriosa promessa, devemos pregar o Evangelho a toda criatura, até que Ele venha nos buscar!  
 
 
 
REFERÊNCIAS
Ø  HESSELGRAVE, David J. Plantar Igrejas, um guia para missões nacionais e transculturais. VIDA.
Ø  HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. CPAD.
Ø  LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. CPAD.
Ø  PENTECOST, J. Dwight. Manual de Escatologia. VIDA.
Ø  RENOVATO, Elinaldo. O Final de Todas as Coisas. CPAD.
Ø  STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.  


Por Rede Brasil de Comunicação.

 


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