Ef 5.25-32; 1Pe
2.9,10
INTRODUÇÃO
Nesta lição
aprenderemos sobre a Igreja; veremos a definição do termo “imagem”; pontuaremos
algumas figuras da Igreja; e por fim; estudaremos sobre o relacionamento com a Igreja
com seu Senhor.
I.
DEFINIÇÃO DA PALAVRA IMAGEM
1. Definição.
De acordo com
Houaiss (2001, p. 1573), o termo imagem significa: “representação,
reprodução ou imitação da forma de uma pessoa ou de um objeto, aspecto
particular pelo qual um ser ou um objeto é percebido, parecença, semelhança”.
II.FIGURAS
DA IGREJA
A Bíblia utiliza diversas figuras
ou imagens a fim de nos fazer compreender melhor a natureza da igreja. Todas as
figuras aqui listadas possuem alguma relação com à natureza da igreja, expressando
suas características sejam de conduta moral, social e religiosa. Vejamos:
1. A igreja é o
povo de Deus (1Co 1.2; 10.32;
1Pe 2.4-10).
O agrupamento dos
crentes redimidos como fruto da morte de Cristo (1Pe 1.18,19). É um povo
peregrino que já não pertence a esta terra (Hb 13.12-14), cujo primeiro dever é
viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com Deus (1Pe 2.5; Hb 11.6). As
Sagradas Escrituras testificam dizendo que a igreja é o povo de Deus: “o
qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e
purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obra” (Tt
2.14). O Apóstolo também se refere a Igreja como povo de Deus: “Vós, porém,
sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva
de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas
para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois
povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes
misericórdia” (1Pe 2.9-10).
2. A igreja é o
templo de Deus (1Co 3.16; 2Co
6.14-7.1; Ef 2.11-22; 1Pe 2.4-10).
Este fato, no
tocante à igreja, requer dela separação da iniquidade e da imoralidade. Em
figura a igreja é um santuário da habitação do Eterno, não se trata do templo
físico o lugar onde as pessoas se reúnem e sim as pessoas comprometidas com o
Criador, essas que constituem a igreja invisível tornam-se santuários de Deus:
“Não
sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se
alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de
Deus, que sois vós, é sagrado” (1Co 3.16-17).
3. A igreja é o
corpo de Cristo (1Co 6.15,16;
10.16,17; 12.12-27).
Isto indica que
não pode existir igreja verdadeira sem união vital dos seus membros com Cristo.
A igreja física de forma figurada é descrita nas escrituras como corpo de
Cristo: “E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre
todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que
a tudo enche em todas as coisas” (Ef.1.22-23). Podemos também citar: “assim
também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos
outros” (Rm 12.5). O apóstolo Paulo escreve dizendo que a Igreja é o
Corpo de Cristo (Ef 1.22-23). Isso significa que Cristo está unido
organicamente a Igreja, pois Ele próprio é o Cabeça da Igreja (Ef 4.15; 5.23;
Cl 1.18; 2.19). Essa verdade bíblica é extraordinária, pois aponta para o fato
de que, em certo sentido, a Igreja é o complemento de Cristo.
4. A igreja é a
noiva de Cristo (2Co 11.2; Ef
5.23-27; Ap 19.7-9).
Este conceito nupcial
enfatiza tanto a lealdade, devoção e fidelidade da igreja a Cristo, quanto o
amor de Cristo à sua igreja e sua comunhão com ela. A figura da noiva expressa
o relacionamento e grau de comprometimento que os cristãos dever ter para com o
Senhor e noivo da igreja: “Então, veio um dos sete anjos que têm
as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei
a noiva, a esposa do Cordeiro” (Ap 21.9), “O Espírito e a noiva dizem: Vem!
Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de
graça a água da vida” (Ap 22.17).
5. A igreja é a
coluna e o fundamento da verdade (1Tm
3.15).
Funcionando,
assim, como o alicerce que sustenta uma construção. A igreja deve sustentar a
verdade e conservá-la íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres
(Fp 1.17; Jd 3). A igreja que presa pela pureza e que é identificada como
igreja verdadeira no reino espiritual é identificada nas Escrituras como
sustentadora e guarda da verdade: “para que, se eu tardar, fiques ciente de
como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e
baluarte da verdade” (1Tm 3.15).
6. A igreja é o
rebanho de Deus.
Em figura a igreja
é descrita também como rebanho de Deus: “Não temais, ó pequenino rebanho; porque
vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino” (Lc 12.32). Jesus afirma
essa figura para Igreja. “Ainda tenho outras ovelhas, não deste
aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá
um rebanho e um pastor” (Jo 10.16).
7. A igreja é o
candeeiro e a luz de Deus.
Jesus se dirigiu
as igrejas como candeeiro: “Quanto ao mistério das sete estrelas que
viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são
os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”
(Ap 1.20) Jesus disse: “Vós sois a
luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte” (Mt
5.14). Na figura da luz Jesus se dirigiu a indivíduos distintos, cada cristão
que constitui ou integra a igreja, como candeeiros se dirigiu as igrejas na
totalidade, no grupo.
8. A igreja é a
lavoura de Deus.
A figura de
lavoura denota o processo de crescimento e desenvolvimento dos integrantes da
igreja, nesse processo há os que contribuem para tal desenvolvimento: “Porque
de Deus somos cooperadores” (1Co 3.9) e no aspecto geral todos são lavoura de
Deus que aguarda o grande dia da colheita: “Porque de Deus somos cooperadores;
lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós” (1Co 3.9).
9. A igreja é
edifício ou casa de Deus.
Cristo é quem dá o
crescimento da igreja (1Co 3.7) sendo a mesma sendo identificada na figura de
edifício: “Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício
de Deus sois vós” (1Co 3.9). Há passagens no NT em que o termo “casa”
parece se referir à igreja: “para que saibas como convém andar na casa de
Deus, que é a igreja do Deus vivo” (1Tm 3.15); “vós também, como
pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo” (1Pe
2.5); “já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus” (1Pe
4.17).
10. A igreja é a
família de Deus.
Ilustrando a
família de Deus, a igreja deve expressar comunhão promovendo a unidade: “Por isso, enquanto tivermos oportunidade,
façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gl
6.10). Paulo ainda chega a dizer: “Assim, já não sois estrangeiros e
peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus” (Ef
2.19). A Igreja é citada como a família de Deus (Ef 2.19) e o templo espiritual
de Deus (1Co 3.16; Ef 2.22). É por isso que chamamos de irmãos aqueles que se
convertem ao Senhor Jesus.
III. O
RELACIONAMENTO DA IGREJA COM SEU SENHOR
1. Santificação e
pureza.
Paulo ensina que
Cristo morreu pela Igreja: “para que a santificasse, tendo-a purificado
por meio da lavagem de água pela palavra” (Ef 5.26). O texto mostra
que, na regeneração, Cristo nos purifica do pecado (1Co 6.11; Tt 3.5) e que, no
propósito do calvário, estava inclusa a nossa santificação (1Ts 4.16; Hb
13.12). A expressão “a lavagem da água” é usada de forma
figurada, simboliza a Palavra de Deus que opera uma limpeza espiritual (Jo
15.3). Nesse sentido, Cristo orou: “santifica-os na verdade; a tua
palavra é a verdade” (Jo 17.17). Ora, sabemos que a Santificação é o
ato de separar-se do pecado e preparar-se para a volta do Senhor (1Pe 1.15; Hb
12.14). Esse processo é contínuo até a glorificação final no dia de Cristo (Rm
6.22; 8.30; Fp 3.21) (BAPTISTA, 2023, Lição 12: Sendo a Igreja do Deus vivo).
2. Gloriosa e
irrepreensível.
A santificação tem
como alvo preparar uma “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa
semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.27). A Escritura compara
a relação de Cristo com a Igreja, com a do marido com a esposa (2Co 1.2).
Assim, a Igreja é a noiva de Cristo, que se prepara para a festa nupcial (Ap
21.2,9). Durante essa espera, por meio do Espírito Santo, Cristo a santifica
para apresentá-la a si mesmo totalmente pura (2Ts 2.13). A ausência de “mácula”
e de “ruga” significa sem mancha alguma de ordem moral ou espiritual.
Vestida nesse grau de pureza, somente a igreja “santa e imaculada” terá acesso
à ceia das Bodas do Cordeiro (Ap 19.7-9). Acerca disso, Cristo advertiu não ser
possível entrar nas bodas sem a devida veste nupcial (Mt 22.11-13) (BAPTISTA,
2023, Lição 12: Sendo a Igreja do Deus vivo).
CONCLUSÃO
Nesta lição
aprendemos através de imagens bíblicas o que a Igreja é e que importância ela
tem. São figuras que nos ajudam a compreender a Igreja tanto em seu aspecto
institucional como funcional. Assim, essas imagens ajudam o crente a descobrir
qual o seu lugar na Igreja, o Corpo de Cristo. Dessa forma, ele pode melhor cooperar
para o perfeito funcionamento da igreja local.
REFERÊNCIAS
Ø BERGSTÉN,
E. Teologia Sistemática. CPAD.
Ø SOARES,
Ezequias (Org.). Declaração de Fé das
Assembleias de Deus. CPAD.
Ø COSTA,
Paulo R. F. da. Manual de Doutrina das
Assembleias de Deus no Brasil. CPAD.
Ø BAPTISTA,
Douglas. A Igreja de Cristo e o Império do Mal. CPAD.
Ø STAMPS,
Donald Carrel. Bíblia de Estudo
Pentecostal. CPAD.
Por
Rede Brasil de Comunicação.
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