Mc 6.14-20; At
2.42-47
INTRODUÇÃO
Assim como a nação
de Israel foi escolhida por Deus no AT para ser um reino sacerdotal e nação
santa (Êx 19.5,6), a Igreja de Cristo também foi instituída com fins específicos.
Ao lermos a Bíblia Sagrada, principalmente no NT, percebemos claramente a
missão da Igreja na Terra. Veremos nesta lição que a missão da Igreja inclui
deveres para com Deus, tais como adoração e o serviço cristão; deveres para com
o mundo, que é a evangelização local e transcultural; deveres para com todos, como
a intercessão e o serviço social; e, deveres para consigo mesma, tais como a
comunhão e o ensino da Palavra de Deus.
I.
A MISSÃO DA IGREJA PARA COM DEUS
1. Adoração.
A palavra “adoração” significa “chegar-se a Deus, de modo reverente,
submisso e agradecido, a fim de glorifica-lo. Adorar é um ato de total
rendição, gratidão e exaltação a Deus”. Adorar a Deus é um sublime ato de
serviço à Deus. Por isso, devemos adorá-lo e servi-lo com toda reverência,
fervor, sinceridade e dedicação (Hb 12.28,29). Adorar também é exaltar e
reconhecer que Deus é o Senhor, criador de todas as coisas (Sl 95.3-6). Uma das
principais formas de adorar a Deus é através do louvor. A palavra “louvor”
deriva-se do latim “laudare” e significa “serviço de adoração prestado voluntariamente
a Deus”. Em sua essência, louvar significa “voluntariedade de espírito em
adorar e servir ao Supremo Deus. Louvar a Deus significa servi-lo em espírito e
em verdade”. De acordo com a
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, de R.N. Champlin, louvar,
significa “adorar”, “glorificar”, “magnificar”, “oferecer ações
de graças”. “O louvor brota do coração que sente gratidão, ação de graças
ou admiração. A música sempre esteve presente, tanto no culto de Israel como na
Igreja primitiva (Nm 10.1-10; Jz 7.22; At 2.46,47; 16.25; Ef 5.19; 1Tm 3.16).
2. Serviço
Cristão.
De acordo com o
Dicionário Teológico do Pr. Claudionor de Andrade, Serviço Cristão, deriva-se
do latim “servitium” e significa “trabalho”, “encargo”, “missão”.
“É a atuação consciente do discípulo de Cristo, visando a expansão do Reino dos
Céus e a glória do nome de Deus. O serviço cristão consiste na evangelização,
na realização de missões transculturais, na assistência social e na manutenção
da comunhão com os santos. O seu principal objetivo é a glorificação do nome de
Cristo; pois a igreja é tanto uma comunidade de serviços e de educação, quanto
uma comunidade de adoração ao único Deus verdadeiro”. Dentre os muitos
objetivos do serviço cristão, destacamos três:
A) Glorificar a
Deus.
Todo serviço cristão deve ter como
principal objetivo, glorificar a Deus (Rm 11.36; 1Pe 4.11; Ap 1.6).
B) Edificar a
Igreja.
Todo serviço
cristão deve ter o objetivo de promover a edificação do corpo de Cristo.
Diversos textos das Escrituras nos ensinam este princípio (Rm 14.19; 15.2; 1Co
14.12,26; Ef 4.16).
C) Servir ao
próximo.
O serviço cristão
sempre será um serviço ao próximo, atendendo suas necessidades físicas, emocionais,
espirituais e sociais (Mt 20.28,29; At 2.42-47; Tg 2.14-17).
II.
A MISSÃO DA IGREJA PARA COM O MUNDO
1. Pregar o
evangelho.
A tarefa da
Evangelização foi entregue pelo Senhor Jesus à Sua Igreja. Todo cristão deve
estar ocupado com esta tarefa, com o objetivo de conduzir os pecadores à
Cristo, quer seja no evangelismo infantil, evangelismo pessoal ou evangelismo
em massa (Mt 28.19,20; Mc 16.15-20; At 1.8). Assim como Jesus, que dedicou
grande parte do seu ministério a pregação do Evangelho (Mt 4.23; 9.9-13; 35,36;
Lc 19.1-10; Jo 3.1-8; 4.1-26) e a igreja primitiva, que todos os dias anunciava
a Cristo aos perdidos (At 2.37-41; 8.1-7,26-40; 11.19-26), a Igreja não pode
deixar de anunciar a salvação através da fé em Cristo, pois, o desejo de Deus é
que todos os homens sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade (At 4.20;
17.30; Rm 1.14-17; I Co 9.16; I Tm 2.1-4).
2. Fazer missões transculturais.
A palavra “missão” vem da expressão latina “missione”, que se originou por sua vez
do verbo “mittere”, que significa: “ação, tarefa, ordem, mandado, compromisso,
incumbência, encargo” ou “obrigação
de enviar missionários”. No grego, corresponde à palavra “apostello”
que, em português, é “apóstolo” e significa “alguém
enviado por ordem de outrem para realizar uma tarefa” (PAULA, 2006, p.
11). Complementando esta definição podemos acrescentar o seguinte: “A missão
primária da Igreja é proclamar o Evangelho de Cristo e reunir os crentes em
igrejas locais onde possam ser edificados na fé e tornados eficazes ao serviço,
para assim implantarem novas congregações no mundo Inteiro (HESSELGRAVE, 1984,
p. 13). A palavra “transcultural” traz a ideia de um missionário que transpõe
as barreiras da cultura de um povo, ou civilização, para apresentar o amor de
Deus. Assim como Barnabé e Saulo foram enviados pelo Espírito Santo para pregar
em outras nações (At 9.15; 13.1-4), a Igreja deve enviar missionários para
pregar em outras nações, conforme Jesus ordenou na Grande Comissão (Mt 28.19;
Mc 16.15; Lc 24.47; At 1.8).
III.
A MISSÃO DA IGREJA PARA COM TODOS
1. Interceder.
De acordo com o
Dicionário de Aurélio da Língua Portuguesa, interceder é: “pedir, rogar,
suplicar (por outrem); intervir (a favor de alguém ou de algo)”. No sentido
bíblico, significa orar em favor de outros, na direção e no poder do Espírito Santo.
Na intercessão, o intercessor põe-se diante de Deus no lugar da outra pessoa. A
Bíblia revela que Deus busca intercessores (Is 59.16; Ez 22.30). A igreja do NT
intercedia constantemente pelos fiéis. Por exemplo: a igreja de Jerusalém reuniu-se
a fim de orar pela libertação de Pedro da prisão (At 12.5, 12). A igreja de
Antioquia orou pelo êxito do ministério de Barnabé e de Paulo (At 13.3). O
apóstolo Paulo diz a Timóteo que se faça oração em favor de todos (1Tm 2.1-3).
E, o apóstolo Tiago ordena que todos os cristãos orem “uns pelos outros” (Tg
5.16; cf. Hb 13.18,19).
2. Realizar ações
sociais.
Embora o serviço
social seja uma responsabilidade governamental, a Igreja de Cristo, como principal
representante do Reino de Deus aqui na terra, não deve ser omissa. Por isso,
além da evangelização e do ensino da Palavra de Deus, a igreja deve também
ajudar aos pobres, viúvas e necessitados, conforme nos recomenda a Palavra de
Deus (Mt 5.42; Gl 2.10; Tg 1.27; 2.15,16). Na Igreja Primitiva, por exemplo,
era comum, não só a pregação do Evangelho, mas também a prática de ajudar aos
pobres em suas necessidades (At 2.43-46; 4.34-37). Quando a igreja cresceu e
tornou-se difícil para os apóstolos cuidar dos necessitados, foram escolhidos
sete homens cheios do Espírito Santo e de sabedoria para executar esta
importante tarefa (At 6.1-6). Diversas vezes houve coletas entre os irmãos com
o objetivo de socorrer aos santos que estavam enfrentando dificuldades (Rm
15.25-27; 1Co 16.1-4; 2Co 8.9; Fp 4.18,19). Estes e outros exemplos nos mostram
claramente que ajudar aos necessitados também é uma tarefa da Igreja.
IV.
A MISSÃO DA IGREJA PARA CONSIGO MESMA
1. Promover meios
de comunhão.
De acordo com a
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia de R.N. Champlin, a comunhão consiste
em um acordo em que diversas pessoas unem-se e chegam a participar de uma
determinada coisa (2Co 6.14; 1Jo 1.3). O termo grego “Koinonía” envolve a ideia
de participação, companheirismo e contribuição.
Já o Dicionário Teológico de Claudionor Correia de Andrade descreve a palavra “Comunhão” como “Vínculo
de unidade fraterna, mantido pelo Espírito Santo, que leva os cristãos a se
sentirem um só corpo em Cristo Jesus” (2Co 13.13; 1Jo 1.3). A comunhão cristã
abrange o sentido vertical e horizontal:
A) Comunhão com
Deus (vertical): A
nossa comunhão deve ser com o Pai (1Jo 1.3), com o Filho (1Co 1.9; 1Jo 1.3) e
com o Espírito Santo (Fp 2.1). “Comunhão”, portanto, é passar a compartilhar
dos sentimentos, propósitos e desígnios de Deus. É ser “participante da
Natureza Divina” (2Pe 1.4). É ser “vara da videira verdadeira” (Jo 15.4,5).
B) Comunhão com os
homens (horizontal): Também
deve haver comunhão de uns para com os outros (1Jo 1.7). Antes estávamos longe
de Deus, mas, pelo sangue de Cristo, chegamos perto (Ef 2.13) e, por isso,
passamos a integrar este novo povo, a Igreja, o grupo daqueles “reunidos para
fora”.
2. Ensinar a
Palavra de Deus.
Jesus exerceu um
tríplice ministério de cura, pregação e ensino da palavra de Deus (Mt 4.23; 9.35;
Lc 20.1). Esse mesmo ministério tríplice foi ordenado e confiado à Igreja (Mt
28.19; Mc 16.15-18). Após a ascensão do Senhor, os apóstolos e discípulos
continuaram a ensinar. A igreja dos dias primitivos dava muita importância a
esse ministério (At 5.41,42). Paulo e Barnabé, por exemplo, passaram um ano
todo ensinando na igreja de Antioquia (At 11.26). Em Éfeso, Paulo ficou três
anos ensinando (At 20.20,31) e em Corinto, ficou um ano e seis meses (At
18.11). Seus últimos dias em Roma foram ocupados com o ensino da Palavra de
Deus (At 28.31). O ensino das Sagradas Escrituras é indispensável para o crescimento
e a edificação da Igreja, pois:
- Somente a Bíblia é inspirada por Deus (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21);
- Somente a Bíblia é viva e eficaz (Hb 4.12; Is 55.10,11);
- Somente a Bíblia é infalível (Is 40.8; 1Pe 1. 24,25).
CONCLUSÃO
Assim como o mundo
não surgiu do acaso, nem da vontade humana, a igreja veio a existir pela
vontade soberana de Deus, para cumprir um propósito especial na Terra. Dentro
deste propósito, estão inclusas algumas missões, tais como: adoração,
evangelização, intercessão, promover ações sociais e ensinar a palavra de Deus.
Cabe a cada um de nós, como membros do corpo de Cristo, trabalharmos em prol do
Reino de Deus, cumprindo a missão que Cristo nos confiou.
REFERÊNCIAS
Ø ANDRADE,
Claudionor Correa. Dicionário
Teológico. CPAD.
Ø BERGSTEN,
Eurico. Teologia Sistemática. CPAD.
Ø COUTO,
Jeremias. Teologia Sistemática
Pentecostal. CPAD.
Ø GONÇALVES,
José. O Corpo de Cristo: Origem,
Natureza e Vocação da Igreja no Mundo. CPAD.
Ø HESSELGRAVE,
David J. Plantar Igrejas, um guia para
missões nacionais e transculturais. VIDA.
Ø CHAMPLI,
R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia
e Filosofia. HAGNOS.
Ø STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal.
CPAD.
Por
Rede Brasil de Comunicação.
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