At 6.1-7
INTRODUÇÃO
Nesta lição,
abordaremos o conceito de igreja e suas definições como organismo e
organização. Veremos que as Escrituras nos apresentam essas verdades de maneira
inconteste, pois não se pode existir um organismo, sem que ele venha precedido
de uma organização. Esta lição vem esclarecer àqueles que ignoram o aspecto
organizacional da igreja, relegando-o ao conceito de inovação, apontando de que
o Novo Testamento nos mostra uma igreja organizada, norteada por princípios
administrativos-eclesiásticos, que foram sendo constituídos a medida que a
igreja crescia e tomava forma.
I. CONCEITUAÇÕES
PRELIMINARES
1. Igreja - O vocábulo igreja é formado por duas
palavras gregas: pelo prefixo “ek”, “a partir de, dentro de” ou “para
fora de”; e, “klesis”, que significa “chamada,
convocação, convite”. Literalmente quer dizer “chamados para fora”. O
termo ainda é usado para designar um “grupo local de cristãos” (Mt 18.17; At
5.11; Rm 16.1,5); ou a Igreja universal à qual todos os servos de Cristo em
todos os tempos estão ligados (At 9.31; 1Co 12.28; Ef 1.22). A palavra ‘igreja’
significa, literalmente, ‘chamados para fora’ e era usada para
designar ‘assembleia’ ou ‘ajuntamento’ dos cidadãos de uma localidade
na antiguidade grega” Declaração de Fé das Assembleias de Deus (2017, p. 120),
2. Organismo - “Forma
individual de vida [...] qualquer corpo constituído por órgãos, organelas ou
outras estruturas que interagem fisiologicamente, executando os diversos
processos necessários à vida”. Houaiss (2001, p. 2079).
3. Organização - “Ato ou efeito de organizar, composição,
estrutura, inter-relacionamento regular das partes que constituem um ser vivo.
Entidade que serve à realização de ações de interesse social, político,
administrativo etc.; instituição, órgão, organismo, sociedade” Houaiss
(2001, p. 2079). Segundo Chiavenato (2011, p. 26), um dos autores nacionais
mais conhecidos e respeitados na área da administração de empresas e recursos
humanos, organização “é uma entidade social composta de pessoas e
de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum”.
II. A IGREJA COMO
ORGANISMO
1. Como organismo, ela é o Corpo de Cristo – Segundo Horton
(2021, p, 544), Figura bíblica de máxima relevância para apresentar a Igreja é
o “Corpo de Cristo”. Era a expressão predileta de Paulo, que frequentemente
comparava os inter-relacionamentos e funções dos membros da igreja como partes
do corpo. Como corpo, Paulo nos lembra a verdadeira união, que é essencial na
igreja (1Co 12.12). Da mesma forma que o Corpo de Cristo tem o propósito de
funcionar eficazmente como uma só unidade, também os dons do Espírito Santo são
dados para equipar o corpo “pelo Espírito... o mesmo Senhor...o mesmo
Deus que opera tudo em todos... para o que for útil (1Co 12.4-7). Por
esta razão, os membros do corpo de Cristo devem agir com grande cautela “para
que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado um dos
outros” (1Co 12.25; Rm 12.5). Embora deva existir união no corpo de
Cristo, não se constitui antítese enfatizar que é necessária a diversidade para
o bom funcionamento do corpo. No mesmo contexto em que Paulo enfatiza a união,
também declara: “Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos” (1Co
12.14). Referindo-se a mesma analogia, em outra epistola ele declara: “Assim
como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação...”
(Rm 12.4). Dessa maneira, há uma “unidade na diversidade” dentro do corpo de
Cristo.
2. Como organismo, ela é Universal - A igreja
universal ou invisível consiste em todos os discípulos de Cristo, quer estejam
vivos ou mortos em todo o mundo e em todos os tempos. Algumas vezes a Bíblia
usa a palavra “igreja” no sentido universal para falar de todo o povo que
pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. A Igreja invisível não é
um edifício construído com blocos e cimento, mas, um edifício construído com
pedras vivas (1Pe 2.5). Estas “pedras vivas” são chamadas os santos e membros
da família de Deus (Ef 2.19-22).
3. Como organismo, ela é conhecida por sua unidade e
dons
- Como um organismo vivo, a Igreja Primitiva era conhecida, por exemplo, pela
comunhão dos seus membros (At 2.42-46) e pelo exercício dos seus carismas (1Co
12-14). Essa era a estrutura mística do Corpo de Cristo. O apóstolo Paulo
mostra esse fato quando faz a analogia da igreja com um corpo humano (1Co 12).
Por outro lado, a organização é um processo natural em tudo o que é humano.
Todos nós sentimos a necessidade, de alguma forma, de estarmos organizados.
(Gonçalves, p. 65, 2023).
A IGREJA COMO ORGANIZAÇÃO
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A IGREJA COMO ORGANISMO
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Como organização
é visível, local, humana, imperfeita (tem defeitos, problemas e pode até
cometer erros), é temporária (pode vir a desaparecer).
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Igreja, enquanto
organismo vivo, é dirigida pelo Espírito Santo, enviado por Jesus. Como
organismo, a igreja é a noiva, a lavoura e o edifício santo.
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É visível
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✓
É invisível
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É local
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✓
É universal
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✓
É humana
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✓
É divina
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✓
É temporária
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✓
É perpétua
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✓
É imperfeita
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✓
È perfeita
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III. A IGREJA COMO
ORGANIZAÇÃO
1. Como organização, ela é uma Igreja local
organizada.
As Escrituras apresentam o modelo bíblico para os cultos: “Por que isto? Deus não é Deus
de confusão, mas de paz, na igreja dos santos” (1Co 14.33).
A Bíblia nos ensina que: “Não abandonando a nossa congregação,
como é costume de alguns [...]” (Hb 10.25). A igreja de Cristo é
composta por crentes de todas as eras e tempos que se reúnem com cultos,
liturgias, ministérios, lideranças, coletas, contribuições e etc (At 2.46,47;
1Co 14.6; 6:1-6; 13.1-2; Ef 4.11-12; Hb 13.17; 1Co 16.1; Rm 15.26; 2Co 9.1-13;
Hb 7.8; Lc 11.42).
2. Como organização, possui liderança humana para
administrá-la.
Desde o AT o Senhor instituiu homens para liderar (Êx 18.25,26; Ne 8.4-6; Jr
3.15). A hierarquia ministerial não existe com a pretensão de um ser melhor que
o outro, mas para o Altíssimo manter a ordem: “Lembrai-vos dos vossos pastores,
que vos falaram a palavra de Deus [...]” (Hb 13.7). Paulo falou: “E
rogamo-vos, irmãos, que reconheceis os que trabalham entre vós e que presidem
sobre vós no Senhor, e vos admoestam” (1Ts 5.12). Ainda podemos
ver: “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada
honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina”
(1Tm 5.17). O próprio Jesus constitui homens para a liderança do ministério: “E Ele
mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas,
e outros para pastores e doutores [...]” (Ef 4.11-13 ver At 20.24,28,
Jo 21.17). Paulo ainda disse: “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus
membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja [...]” (1Co
12.27,28). Segundo o modelo do NT os pastores representam os fiéis e hão de dar
conta do rebanho: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles [...]”
(Hb 13.17). Seguir ao Senhor Jesus presume-se em pertencer ao seu rebanho e
conquanto tenhamos pastores (Ef 4.11; Hb 13.7; Jr 3.15).
3. Como organização, ela se enquadra em sua própria
definição.
O Novo Testamento nos apresenta a igreja como uma organização formal. Ela
possuía dias de cultos estabelecidos (At. 207; Hb 10.25); tinha uma liderança
era centralizada (At 16.4); as igrejas locais estavam subordinadas a igreja mãe
(At 16.4); os apóstolos doutrinavam a igreja (At 2.42); havia instituição de
lideranças (At 6.6; At 14.23; Tt 1.5), verificava-se as qualificações dos
candidatos ao ministério (1Tm 3.2-13), reunia-se em concílio (At 15. 1-6),
enviava missionários (At 13.2). Os missionários prestavam relatório das
atividades (At 14.26-28),
havia disciplina na igreja (1 Cor 5.4,5,13); Ordenanças (At. 2.41; 1 Co
11.23-26); cartas de recomendação (At. 18.27; 2 Co 3.1) e contribuições (Rm
15.26; 1 Co 16.1,2).
Atendendo ao
conceito de Chiavenato de organização (conceito supracitado em 1.3), para que a
mesma exista é necessário a existência de membros, de um objetivo em comum, e uma
estrutura regida por leis. Assim, como toda organização, ela possuía
membros (At. 2.47; 5.15;1 Co 1.2); tinha um objetivo: a glória de Deus (Hb
10.25; 1 Ts 5.11; Hb 3.13; Mt 28.19; 2 Co 8.5; At. 8.4); e era regida por leis:
a lei de Cristo (2 Co 5.17; Col 3.1-5; At 2.42-46; Rm 8.1-4; 6.11-14; Ef. 4.17-5.1).
CONCLUSÃO
Aprendemos que a
igreja do Senhor Jesus, é tanto um organismo como uma organização. Como
organismo, a igreja é universal ou invisível, e consiste em todos os discípulos
de Cristo, quer estejam vivos ou mortos em todo o mundo e em todos os tempos.
Como organização, é composta por crentes de todas as eras e tempos, que se
reúnem com cultos, liturgias, ministérios, lideranças, coletas, contribuições
etc.
REFERÊNCIAS
ü ANDRADE,
Claudionor Correa. Dicionário Teológico. CPAD.
ü BERGSTEN,
Eurico. Teologia Sistemática. CPAD.
ü CHIAVENATO,
Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. CAMPUS.
ü GONÇALVES,
José. O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e Vocação da Igreja no Mundo.
CPAD.
ü HORTON,
Stanley. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. CPAD.
ü CHAMPLIM,
R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
ü STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Por
Rede Brasil de Comunicação.
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