At
20.28-31; 1Pe 3.15,16; 2Pe 2.1-3
INTRODUÇÃO
Neste
primeiro trimestre de 2025 estudaremos o seguinte tema: Em Defesa da Fé Cristã:
Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência. E, nesta
primeira lição, veremos o significado dos termos heresia, unidade da Igreja e
apologética; explicaremos que as heresias são sinais dos tempos do fim;
citaremos alguns exemplos de heresias comuns em nossos dias; e, finalmente,
elencaremos porque devemos conhecer e combater as heresias.
I. DEFINIÇÕES:
1. Heresia.
“Do
grego hairesis, significa propensão ou rejeição voluntária de um ou mais
artigos da fé. A heresia tanto pode contrariar os ensinos quanto os costumes
embasados pela Palavra de Deus. Inicialmente, o termo significava escolha ou
facção. Mas, com o passar dos tempos, adquiriu o sentido pelo qual é hoje
conhecido: ponto de vista contrário a sã doutrina.” (ANDRADE, 2019, p. 210).
“Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo
afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias
ideias, ou as ideias de outrem, em matéria de religião. Em resumo, é o abandono
da verdade. O termo háiresis aparece no original em Atos 5.17; 15.5;
24.5; 26.5; 28.22. Por sua vez, "heresia" aparece em At 24.11; 1 Co
11.9; Gl 5.20 e 2 Pe 2.1.” (OLIVEIRA, 2004 p. 7). “As heresias afetam os pontos
principais da fé cristã, isso no que diz respeito a Deus: à Trindade, o Senhor
Jesus Cristo e o Espírito Santo; ao ser humano: natureza, pecado, salvação
origem e destino; aos anjos; à igreja e as Escrituras Sagradas. Esses
movimentos religiosos estão dividindo igrejas, e separando famílias, rompendo
com os valores ortodoxos do cristianismo evangélico.” (SOARES, 2024, p. 12).
2. Unidade da Igreja.
“União
mística, ou espiritual, que liga os que recebem a Cristo pela fé num único
corpo (Ef 4.1-7). Tendo como base o amor de Deus, a unidade da Igreja
transcende a fraternidade meramente humana. Profetizada da oração sacerdotal de
Cristo, foi concretizada no Dia de Pentecostes em Jerusalém (Jo 17.211; At 2).
Assim o apóstolo Paulo vè a unidade dos santos: Há um só corpo e um só
Espírito, como também fostes chamados numa única esperança da vossa vocação; um
só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e pai de todos, o qual é sobre
todos, e por todos, e em todos. (Ef 4.4-6).” (ANDRADE, 2019, p. 352,353). As
heresias tornam-se numa ameaça para a Igreja porque elas dividem e fracionam o
povo de Deus; pois, enquanto uns creem na Bíblia de forma correta (ortodoxa);
outros passam a crer e difundir doutrinas contrárias e antibíblicas
(heterodoxas). É por essa razão que um terço do Novo Testamento se ocupa no
combate as heresias e falsos ensinos. Senhor Jesus e seus apóstolos, ensinaram
e advertiram a Igreja acerca do perigo dos falsos mestres e de suas falsas
doutrinas (Mt 16.6-12; Cl 2.8,18; At 20.28-31; I Pe 3.15,16; II Pe 2.1-3; I Jo
4.1; Jd 3).
3. Apologética.
“Do
grego ‘apologétikós’ é a ciência que tem por objetivo alicerçar a defesa
de uma determinada religião ou doutrina. Haja vista a Apologética Cristã que,
ordenada e racionalmente, apresentam as reivindicações das Sagradas Escrituras,
mostrando serem estas, de fato, a inspirada, inerrante e infalível Palavra de
deus -nossa única regra de fé e prática.” (ANDRADE, 2019, p. 56). “O termo
‘Apologética’ procede da palavra grega ‘apologia’ que significa ‘defesa’
ou ‘resposta’. Deste modo, a Apologética Cristã é a ciência e a prática de expressar
as razões e fundamentos que dão suporte a fé cristã, respondendo às objeções
que são levantadas contra ela. A apologética contribui com a restauração de uma
visão das Escrituras como fonte de conhecimento dos assuntos que nela estão
contidos, em oposição a uma mera fonte de crenças, ainda que verdadeiras, que
são aceitas sem a devida reflexão. A apologética Cristã fortalece a Igreja ao
responder às críticas que são lançadas contra as doutrinas bíblicas, e ao
encorajar a fé do crente.” (BÍBLIA DE ESTUDO DEFESA DA FÉ, 2009, p. 5). A
Apologética Cristã é a defesa da fé cristã diante dos ataques dos ateus e
críticos das, da pretensa ciência, pois a verdadeira ciência não contradiz a
Bíblia, o mesmo, diga-se da História, da filosofia, da ética, das outras
religiões e teologias.” (SOARES, 2024, p. 19).
II. AS HERESIAS: UM SINAL DOS TEMPOS DO FIM
O
estudo da heresiologia é importante, sobretudo pelo fato de os ensinos
heréticos e o surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia, isto é,
um dos sinais dos tempos sobre os quais falaram Jesus e seus apóstolos. O
apóstolo Paulo, por exemplo, nos dois primeiros versículos do capítulo quatro
da sua primeira epístola a Timóteo, escreve: ‘Mas o Espírito afirma
expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem
a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam
mentiras, e que têm cauterizada a própria consciência.’ O apóstolo Pedro
escreve também: ‘Assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, assim
também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão dissimuladamente
heresias destruidoras, até ao ponto de negarem o Soberano Senhor que os
resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as
suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da
verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras
fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua
destruição não dorme’ (2 Pe 2.1-3).” (OLIVEIRA, 2004 p. 7).
III.
EXEMPLOS DE HERESIAS DIFUNDIDAS EM NOSSOS DIAS
Doutrina Herética (heterodoxa)
|
Doutrina Correta (ortodoxa)
|
A
Bíblia “contém” ou “torna-se” a Palavra de Deus.
|
A
Bíblia é a Palavra de Deus (II Tm 3.16; Hb 4.12; II Pe 1.1-21).
|
O
universo, bem como os seres humanos surgiram através de processos evolutivos
(teoria da evolução).
|
O
universo e os seres humanos foram criados por vontade exclusiva de Deus (Gn
1.1; Sl 104.24; Hb 11.3).
|
A
Trindade é uma doutrina antibíblica e diabólica.
|
Embora
o termo “trindade” não se encontre na Bíblia, mas, a doutrina está presente
(Mt 3.16,17; 28.19,20; II Co 13.13).
|
Jesus
não é Deus igual a Jeová, o Pai.
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Jesus
é Deus, assim como o Pai o é (Jo 1.1-3; Jo 20.28; Cl 2.9; Ap 1.8).
|
O
Espírito Santo é uma força, uma energia, a força ativa de Deus.
|
O
Espírito Santo é um ser pessoal (Jo 14.16,17,26; 15.26; 16.8-11). O Espírito
Santo também é Deus (At 5.3,4; II Co 13.13; Hb 9.14).
|
O
homem é composto apenas de duas substâncias: corpo e alma ou espírito
(dicotomia).
|
O
ser humano é um ser tricótomo ou tricotômico, composto de corpo, alma e
espírito (Lc 1.46,47; I Ts 5.23; Hb 4.12).
|
Após
a morte as almas dos seres humanos dormem (sono da alma).
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As
almas permanecem vivas, acordadas e em perfeita lembrança (Lc 16.19-31; Ap
6.9,10; 7.9-14).
|
A
salvação é obtida através de boas obras e atos de caridade.
|
A
salvação só pode ser obtida através da fé em Cristo (At 4.12; 16.31). Ninguém
será salvo pela prática de boas obras (Ef 2.8-10).
|
Todas
as religiões são boas e todas conduzem o homem a Deus.
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Jesus
é o único mediador entre Deus e os homens (I Tm 2.5). Ele mesmo disse que
ninguém vai ao Pai, se não através dele (Jo 14.6).
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Depois
da morte o ser humano encarna em outro corpo (reencarnação).
|
A
Bíblia não ensina sobre reencarnação, e sim, sobre a ressurreição (Dn 12.2;
Jo 5.28; I Co 15.51-54; I Ts 4.13-18).
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IV. POR QUE DEVEMOS CONHECER E
COMBATER AS HERESIAS?
1.
Para nossa defesa pessoal.
Em
seu discurso diante dos anciãos da igreja de Éfeso, o apóstolo Paulo advertiu: “Olhai,
pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos
constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com
seu próprio sangue. Porque eu sei isso: que, depois da minha partida, entrarão
no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre
vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas para atraírem
os discípulos para si.” (At 20.28-30). Observe que o apóstolo Paulo
advertiu os anciãos para terem cuidado de si mesmos, pois os hereges se
levantariam dentre eles mesmos. De forma semelhante, Paulo exorta a igreja de
Corinto, dizendo: “E até importa que haja entre vós heresias, para
que os que são sinceros se manifestem entre vós.” (I Co 11.19). O
apóstolo Pedro também advertiu a igreja, dizendo: “E também houve entre o
povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que
introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os
resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” (II Pe
2.1). Por essa razão, devemos conhecer as doutrinas bíblicas, identificando os
ensinos heréticos, para não sermos enganados por esses falsos ensinos (Mt
7.15-20; I Jo 4.1-3).
2.
Para proteger o rebanho.
O
apóstolo Paulo também advertiu os anciãos de Éfeso para terem cuidado não
apenas de si mesmos, mas, também, com as ovelhas, ou seja, com o rebanho do
Senhor Jesus: “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que
o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus,
que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isso: que, depois da
minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o
rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas
perversas para atraírem os discípulos para si.” (At 20.28-30). O
apóstolo Pedro também advertiu a igreja acerca dos falsos mestres, dizendo: “E
muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o
caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras
fingidas...” (II Pe 2.2,3a). Semelhantemente, a Igreja deve estar
preparada para combater os falsos ensinos e proteger os membros do perigo das
heresias, principalmente os recém-convertidos (Rm 16.17,18; Ef 4.11-16; I Tm 4.13-16;
II Tm 4.1-5).
3.
Para evangelizar.
A
evangelização é a Grande Tarefa que foi entregue pelo Senhor Jesus à sua Igreja
aqui na terra, para levar a mensagem de salvação aos pecadores (Mt 28.19; Mc
16.15; At 1.8; 17.30; Rm 10.13-17). O desejo de Deus é que todos sejam salvos,
e venham ao conhecimento da verdade (Jo 3.16; Tt 2.11; 1Tm 2.3,4; 2Pe 3.9).
Todo salvo deve sentir o desejo de falar de Cristo aos pecadores (Mt 10.8; Rm
1.16,17; I Co 9.16). Porém, um dos maiores desafios da evangelização é alcançar
pessoas que estão enganadas por heresias e grupos heterodoxos. Por isso,
precisamos estudar a Bíblia, conhecer suas doutrinas para estarmos preparados
para refutar as heresias e ganhar as almas para Cristo. Como disse o apóstolo
Pedro: “Antes, santificai a Cristo, como senhor, em vosso coração; e estai
sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos
pedir a razão da esperança que há entre vós.” (I Pe 3.15).
CONCLUSÃO
As
heresias são falsos ensinos que ameaçam a unidade da Igreja e que também são
sinais dos tempos do fim. Diversas heresias são propagadas e difundidas em
nossos dias. Por estas e outras razões, devemos conhecer as doutrinas bíblicas
e refutar as heresias para nossa defesa pessoal, para proteger o rebanho de
Deus e alcançar as almas para Cristo.
REFERÊNCIAS
Ø ALMEIDA. João Ferreira de. Bíblia
de Estudo Defesa da Fé. CPAD.
Ø ANDRADE, Claudionor Correa. Dicionário
Teológico. CPAD.
Ø OLIVEIRA. Raimundo de. Seitas e
Heresias: Um Sinal do Fim dos Tempos. CPAD.
Ø SOARES, Ezequias. Em Defesa da
Fé Cristã: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência.
CPAD.
Por
Rede Brasil de Comunicação.
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