Ao preparar a aula, lembre-se de pedir ajuda ao Espírito Santo: “O Consolador vos ensinará...” Jo 14. 26.
O Planejamento de Aula é composto por 5 (cinco) partes:
1 – Objetivos: Representam
aquilo que você deseja que seus alunos alcancem com a ministração do tema.
A Lição Bíblica já contém os objetivos formados. Leia-os, observando de forma
criteriosa a intenção contida neles. Você pode elaborar outros objetivos de
acordo com a necessidade de sua turma; tenha cuidado quanto à concretização de
cada um deles durante a aula, para isso, utilize bem o tempo disponível.
2 – Conteúdo: É o assunto da lição.
A Lição Bíblica apresenta o conteúdo, dividido em tópicos, facilitando o
entendimento gradual do tema a ser estudado. Lembre-se que você pode e deve
buscar outras fontes de consulta. Leia toda a lição pelo menos duas vezes,
observe o que é mais importante na lição, para expor em primeiro lugar aquilo
que é mais relevante.
3 – Metodologia: Refere-se
à maneira como você vai compartilhar o assunto da lição com seus alunos.
Oriento que você utilize a aula expositiva dialogada, associada a outros
recursos de ensino que possibilitem a participação dos alunos e melhor
aprendizagem do tema. Veja alguns exemplos: trabalho
em grupo, dramatizações, projetos pedagógicos, dinâmicas, estudo de caso, etc.
Faça
aplicação do assunto estudado com a vida social e espiritual do aluno, quanto
mais o ensino se aproxima da realidade, mais o aluno aprende.
4 – Recursos
Didáticos: São instrumentos que facilitam o processo de ensino e a
aprendizagem.
São vários os recursos didáticos. Veja alguns que podem ser utilizados na EBD: Cartazes, TV, DVD, filmes, documentários, CD-Som, música, Data-show, retroprojetor
e outros que, mesmo não sendo tecnológicos, servem para potencializar a
aprendizagem.
É interessante que o professor saiba utilizar estes recursos. Se houver
dificuldade, peça ajuda. O recurso serve para auxiliar e deve ser entendido
como meio motivador da aprendizagem. Caso você considere que o recurso lhe
atrapalha, é porque você não está sabendo ainda como usá-lo. Mas, não desista,
procure aprender e buscar auxílio.
5 – Avaliação:
Geralmente, quando se fala em
avaliação é comum associá-la à prova, teste, atribuição de notas, mas avaliar
vai muito mais além do que isto. A avaliação na EBD também tem sido alvo de
opiniões controvertidas: na verdade, qual será a finalidade da avaliação na
EBD?
Mas,
vejamos o que o professor pode realizar:
. Durante a aula, o professor deve observar a expressão facial e corporal dos
alunos, para identificar se estão entendendo o assunto.
. Também
deve utilizar-se de perguntas sobre o assunto e expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma dúvida?”.
. Pode
ainda fazer avaliação escrita ao término do trimestre, com pontuação e
premiação a seu critério.
. O
professor deve também oportunizar espaço para o aluno realizar autoavaliação.
. O
professor pode também fazer autoavaliação ou pedir para que outro colega ou
mesmo a turma fale sobre seu desempenho durante a aula.
Elaborar
um planejamento dá o norte de como seguir na execução da aula, dessa forma o
professor vai ministrar a aula com mais segurança, pois não vai improvisar,
utilizando bem o tempo, conhecendo o conteúdo e os objetivos que deseja
atingir, utilizando métodos e recursos adequados ao tema e ao aluno, pois sabe
o caminho a seguir.
Por Sulamita Macedo.
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