Objetivo: Refletir sobre os cuidados que o casal deve ter
para que não haja brechas para cometer adultério.
Material:
Copo
descartável para cada aluno
Água
potável (limpa para beber)
Água
“suja” (colocar algo para sujar a água)
01 copo
descartável com rachaduras
01 saco
de lixo
Procedimento:
-
Entreguem um copo descartável, para cada aluno, com água limpa para beber.
- Depois,
leiam: “Bebe água da tua cisterna e das
correntes do teu poço” (Pv 5.15).
- Falem:
Faz de conta que este copo representa uma cisterna. Para tomar da água desta
cisterna, devemos observar se água está limpa. Peçam para que eles observem a
qualidade da água, a cor, o cheiro...
- Agora,
peçam para que tomem da água.
- Reflitam
sobre: Como podemos conservar a qualidade da água.
A fonte
da água deve ser boa: temos em Jesus a fonte de água viva, não podemos
rejeitá-lo.
- Agora,
coloquem água suja dentro de um copo descartável.
- Falem:
Observem esta água. Ela está suja. O que fazer para que isto não aconteça?
Manter a
cisterna fechada para que não entre impurezas: o cristão deve observar a
introdução de coisas erradas na sua vida, que maculem sua vida conjugal e
comunhão com Deus.
-
Apresentem um copo descartável com vazamento e coloquem água (não falem para os
alunos que o copo tem rachaduras).
-
Perguntem: Mas o que está acontecendo?
- Agora,
leiam: “O meu povo cometeu dois crimes:
eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias
cisternas, cisternas rachadas que não retêm água” (Jr 2.13).
- Falem: Se
não há água limpa e cuidados com a cisterna, com certeza há a tendência de
procurar em outra fonte. Dessa forma, isto pode representar no casamento o
desejo de procurar outras fontes. Daí, a necessidade dos cônjuges cuidarem da
cisterna e da água, para que não haja brechas para o adultério.
-
Recolham os copos descartáveis e coloquem no saco de lixo.
- Agora,
trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Por Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário