Pv 1.1-6
INTRODUÇÃO
Neste último
trimestre do ano estudaremos sobre a Sabedoria de Deus para uma Vida
Vitoriosa, baseada nos livros de Provérbios e Eclesiastes, onde teremos a
oportunidade de estudar sobre diversos temas atuais e relevantes para a Igreja
do Senhor Jesus, tais como: trabalho e prosperidade, o correto uso do dinheiro,
o cuidado com as palavras, humildade, temor a Deus, dentre outros. Nesta
primeira lição, que tem por título O Valor dos Bons Conselhos, teremos uma
visão panorâmica desses dois livros escritos pelo sábio Salomão; estudaremos
sobre a sabedoria do rei Salomão, autor dos dois livros; e o verdadeiro
propósito da busca da sabedoria em Provérbios e Eclesiastes.
I – OS LIVROS DE PROVÉRBIOS E ECLESIASTES
PROVÉRBIOS
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ECLESIASTES
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Tema do livro. Sabedoria para uma vida correta.
Título. Deriva-se do hebraico mashal e
significa “provérbio”, “comparação” ou “parábola”. O
título em português ―provérbios‖ significa máximas que expressam uma
verdade de forma sucinta.
Breve resumo. Encontramos no livros dos Provérbios um resumo dos
mandamentos divinos através de frases curtas, apresentadas muitas vezes por
meio de contrastes. A essência do livro é o ensino da Moral e dos
princípios éticos que nos orientam a governar as nossas vidas. O livro
possui três divisões principais:
1. A sabedoria para os
jovens (Pv 1.1 — 9.18);
2. A sabedoria para todas as
pessoas (Pv 10.1 — 24.34);
3. A sabedoria para os
líderes (Pv 25.1 — 31.31).
Propósito. O propósito do livro está bem claro em (Pv 1.2-7):
dar sabedoria e entendimento quanto ao comportamento sábio, a justiça, o
discernimento e a imparcialidade, de maneira que os simples sejam prudentes
e os jovens inteligentes (Pv 1.4); e os sábios sejam ainda mais sábios (Pv
1.5,6).
Assuntos do livro.
* Obediência aos pais
(1.8,9);
* Tentações dos incrédulos
(1.10-19);
* Sabedoria e temor do
Senhor (1.20-33);
* Sabedoria e discernimento
(2.1-22);
*Características da
verdadeira sabedoria (3.1-35);
* A sabedoria como tesouro
da família (4.1-13, 20-27);
* A tentação e loucura da
impureza sexual (5.1-14);
* Exortação à fidelidade
conjugal (5.15-23);
* O perigo de ser fiador,
preguiçoso e enganador (6.1-19);
* O Convite da Sabedoria
(8.1-36);
* Contraste entre a sabedoria e a insensatez (9.1-18);
*
Contrastantes sobre o justo e o ímpio (10.1—15.33);
* Incentivo à vida de
retidão (16.1—22.16);
* Provérbios sobre vários tipos de pessoas
(25.1—26.28);
*Provérbios sobre diversos procedimentos (27.1—29.27);
*
Acerca da esposa sábia (31.10-31).
Dentre outros
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Tema do Livro. Anulidade da vida à parte de Deus
Título. Do hebraico Qoheleth significa “pregador,
“orador da assembleia” ou “alguém que se dirige a uma assembleia”.
Breve resumo. Eclesiastes aplica a sabedoria no objetivo de
entender o significado da vida. Neste livro, Salomão revela quanto é inútil
viver sem Deus e considerar os bens materiais e as conquistas pessoais como
reais valores da vida. O livro possui duas divisões principais:
1. Futilidade de procurar
significado na vida sem Deus (Ec 1-6);
2. A felicidade de achar
significado da vida com Deus (Ec 7-12).
Propósito. Demonstrar a futilidade de buscar felicidade nesta
vida, à parte de Deus e da sua Palavra. Neste livro, o rei Salomão diz que
teve riquezas, poder, honrarias, fama e prazeres sensuais, em grande
abundância, mas no fim, o resultado de tudo foi o vazio e a desilusão: “Tudo
é vaidade” (Ec 1.2).
Assuntos do livro.
* A inutilidade de uma vida
egocêntrica (1.12-2.26); * A insuficiência da sabedoria e filosofia humanas
(1.12-18);
* A banalidade dos prazeres e riquezas (2.1-11);
* A
transitoriedade das grandes realizações (2.12-17);
* Injustiça associada ao
trabalho esforçado (2.18-23);
* O real prazer em viver está somente em Deus
(2.24-26);
* Reflexões sobre as experiências da vida (3.1—11.6);
* Há um
tempo para tudo (3.1-8);
* Deus é o juiz de todos (3.15-22);
* Experiências
vãs da vida natural (4.1-16);
* Reverência na presença do Senhor (5.1-7);
*
O acúmulo de bens (5.8-20);
* Vida e morte do ser humano (6.1-12);
*
Provérbios diversos a respeito da sabedoria (7.1—8.1);
* Sobre a justiça
(8.2—9.12);
* Obediência ao rei (8.2-8);
* Transgressão e castigo (8.9-13);
* Justiça verdadeira (8.14-17);
*Provérbios variados sobre
a sabedoria (9.13—11.6); * Regozijar-se na juventude (11.7-10);
*
Lembrar-se de Deus na juventude (12.1-8);
* Temer a Deus e guardar
Seus mandamentos (12.13,14).
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II – A
SABEDORIA DE SALOMÃO
Sem dúvida, uma das
grandes virtudes do rei Salomão foi sua sabedoria. Quando o Senhor lhe apareceu
em Gibeão e lhe disse: “pede-me o que queres” ele respondeu: “A
teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que
prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este
teu tão grande povo?”. Esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, e
Ele lhe deu não apenas sabedoria, mas, também, riqueza e glória (I Rs 3.1-12).
O rei Salomão compôs três mil provérbios e mil e cinco cânticos (I Rs 4.31,32)
e é autor de três livros: Provérbios, Eclesiastes e Cantares. As Escrituras
afirmam que pessoas de todas as nações vinham a Jerusalém para ouvir suas
palavras (I Rs 4.34; 10.6,7).
III – O
PROPÓSITO DA BUSCA PELA SABEDORIA EM PROVÉRBIOS E ECLESIASTES
A sabedoria, de acordo com o livro de Provérbios e
Eclesiastes, significa viver e pensar de conformidade com a verdade de Deus, com
seus caminhos e seus desígnios. Importa em considerar a totalidade da vida do
ponto de vista de Deus, crendo que tudo quanto Ele diz é verdadeiro, sendo este
o único padrão digno para orientar nossa vida. Vejamos, então, o propósito da
busca pela sabedoria em Provérbios e Eclesiastes:
3.1 Para se conhecer a sabedoria (Pv 1.2). O livro dos Provérbios de Salomão
constantemente nos exorta a buscar a sabedoria (Pv 3.21; 4.5,7; 5.1; 7.4;
10.13,14,23; 16.16; 24.14), pois, obtê-la é muito melhor do que possuir prata e
outro (Pv 3.13,14).
Mas, que tipo de sabedoria o sábio se refere? O termo
hebraico para sabedoria em (Pv 1.2) é hokhmah e significa “inteligência
moral e religiosa”, ou seja, “conhecimento da Lei moral de Deus, no que
diz respeito as questões práticas da vida”. Não se trata, portanto, da
sabedoria humana ou filosófica, e sim, do discernimento moral entre o bem e o
mal, entre o certo e o errado (I Rs 3.9; Is 5.20).
3.2 Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o
juízo e a equidade (Pv 1.3). A sabedoria, do ponto de vista bíblico, não consiste apenas
em palavras (I Co 2.4,13), como a dos gregos; mas, principalmente, na prática
das virtudes cristãs, tais como: praticar a justiça e viver de forma honesta e
equilibrada (Gn 18.19; Lv 19.15; Sl 15.2; Is 1.17; 56.1; Fp 4.5; Cl 4.1; I Jo
2.29). Logo, o verdadeiro sentido da busca pela sabedoria é andar conforme os
padrões estabelecidos por Deus em Sua Palavra (Sl 111.10; Pv 9.10).
3.3 Para dar aos
simples prudência (Pv 1.4). O termo hebraico para simples, neste texto é petî,
e significa ―ingênuo‖ e refere-se a pessoas imaturas e inexperientes, que podem
ser facilmente seduzidas e enganadas (Pv 1.32; 14.15; 22.3). Assim, através da
sabedoria adquirida nos Provérbios, ele pode tornar-se prudente, ou seja,
alguém capaz de prever e evitar faltas e perigos (Pv 4.1; 7.4; 8.5,12; 9.10;
12.16,23).
3.4 Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria (Pv 1.5). Os Provérbios não servem apenas para
aqueles que são simples, tolos e insensatos, mas, também, para aquele que já
obteve algum grau de sabedoria, e poderá continuar progredindo em conhecimento
(Pv 9.9). Como disse certo teólogo francês: ―Ninguém é tão sábio que não tenha
algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar‖.
3.5 Para entender Provérbios e sua interpretação (Pv 1.6). Encontramos neste texto uma via de
mão dupla: devemos ler os provérbios para ser sábio; mas, também, buscar
sabedoria para entender os provérbios, pois, interpretar significa
―compreender‖ ou ―descobrir o verdadeiro sentido‖, pois, só é possível pôr em
prática os mandamentos e princípios desse livro, se nós o compreendermos.
3.6 Para temer a Deus e guardar os seus mandamentos (Ec
12.13). Todo o livro
de Eclesiastes deve ser interpretado à luz dos últimos versículos: “De
tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;
porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a
obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Ec
12.13,14). A mensagem final deste livro nos ensina sobre duas grandes verdades:
(1) O verdadeiro sentido da vida consiste em temer a Deus e guardar os
seus mandamentos (Dt 6.2; 10.12); e (2) Deus trará a juízo toda obra,
até mesmo o que está encoberto (Ec 11.9; Mt 12.36; At 17.31).
CONCLUSÃO
Provérbios e Eclesiastes são dois, dos três livros escritos
pelo sábio Salomão. No primeiro, ele reuniu em curtas frases, um breve resumo
dos mandamentos divinos, que dizem respeito, principalmente, aos princípios
éticos e morais. No segundo, ele descreve suas próprias experiências,
demonstrando que o verdadeiro sentido da vida não consiste em realizações
pessoais, e sim, em viver de acordo com os padrões estabelecidos por Deus.
Embora escritos por volta de 3.000 anos atras, estes livros contém conselhos,
mandamentos e ordenanças eternas e imutáveis, que servem também para nós, que
vivemos no século XXI. Por isso, não devemos ler os Provérbios, como simples
ditos populares; nem o livro de Eclesiastes, como uma mera biografia ou relato
das experiências de um rei; mas, como conselhos divinos para nós!
REFERÊNCIAS
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo
Pentecostal. CPAD.
ELLISEN, Stanley. Conheça Melhor o
Antigo Testamento. VIDA.
MEARS, Henrieta. Estudo Panorâmico
da Bíblia. VIDA.
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de
Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
Por Rede Brasil de Comunicação
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