Ez 37.1-14
INTRODUÇÃO
O capítulo 37 de
Ezequiel descreve uma das profecias mais conhecidas da Bíblia: A Visão de um
vale de ossos secos, que representa a dupla restauração de Israel: nacional e
espiritual. Nesta lição, definiremos o termo “restauração” e explicaremos o
significado de restauração nacional e espiritual; explicaremos como se deu a
visão do vale de ossos secos; e, finalmente, citaremos algumas promessas de
restauração descritas nos capítulos 36 e 37 de Ezequiel.
I.
DEFINIÇÃO E EXPLICAÇÃO DO TEMA
1. Definição do
termo Restauração.
Houaiss define
restauração como: “obter novamente a posse ou o domínio de alguma coisa”;
recuperar; reparar; restabelecer”. A Bíblia descreve diversos tipos de
restauração, tais como: restauração do altar e da casa do Senhor (1Rs 18.30;
2Cr 24.12,13,27; 33.16; 35.20); restauração da saúde (2Rs 5.5.10,11; Is 38.16);
restauração da vida (2Rs 8.5); restauração de muros (2Cr 32.5; Ed 4.12,13,16;
5.3,9; Ne 3.8); restauração das forças (Lm 1.11,16,19), etc. Porém, em sua
maioria, este termo refere-se à restauração de Israel (Sl 14.7; 53.6; Sl
80.3,7,19; 85.1; 126.1; Is 49.6,8; 61.4); e diz respeito a um duplo milagre
operado por Deus na nação de Israel e do povo judeu. Não só Ezequiel, mas,
diversos outros profetas também anunciaram a restauração de Israel (Jr
30.17-22; 32.36-44; 33.6-16; Ez 16.53; 36.245-29; Dn 9.25).
2. A restauração
nacional de Israel.
Representa o
restabelecimento da nação de Israel e o retorno do povo judeu à sua terra. Esta
restauração nacional de Israel já ocorreu duas vezes no passado: 1) Nos
dias de Zorobabel, Esdras e Neemias, quando o povo judeu retornou do cativeiro
para reconstruir o Templo e a cidade de Jerusalém (2Cr 36.22,23; Ed 1.1-11; Ne
2.1-10); 2) Quando Israel foi reconhecida como uma nação pela
Organização das Nações Unidas, em maio de 1948. Mas, também aponta para o
futuro, por ocasião do estabelecimento do Reino Milenial, quando o Senhor trará
os judeus, que ainda se encontram espalhados em diversas nações do mundo, de
volta para a sua terra, onde eles habitarão seguros (Is 11.11-13; 59.19-21; Jr
3.18; Am 9.11; Na 2.2; Zc 10.10).
3. Restauração
espiritual de Israel.
Diz respeito a
conversão do povo judeu. Embora Deus tenha escolhido o povo de Israel para a
execução dos seus eternos propósitos (Gn 12.1-3; 28.14; Êx 19.5,6), o povo
judeu não recebeu a Jesus como o Messias (Mt 27.22,23; Jo 1.11). Por isso,
estão hoje, espiritualmente mortos. A restauração espiritual de Israel dar-se-á
no futuro, na ocasião da Segunda Fase da Segunda Vinda de Cristo, quando os
filhos de Israel reconhecerão que Jesus é o Messias, quando Jesus descer sobre
as nuvens do céu, com poder e grande glória para livrar a Israel na Batalha do
Armagedom e implantar o Seu Reino Milenial na Terra (Jr 31.31-34; Zc 12.10; Mt
24.30; 26.64; 14.1-11; Rm 11.26; Ap 19.15-21).
II.
A VISÃO DO VALE DE OSSOS SECOS
A visão do vale de ossos secos é
uma das mais conhecidas do livro de Ezequiel. Vejamos como se deu a visão:
1. Como se deu a
visão.
A profecia em
forma de visão se inicia com a expressão: “Veio sobre mim a mão do
Senhor” (Ez 37.1a). Essa expressão e outras semelhantes aparecem sete
vezes no livro (Ez 1.3; 3.14,22; 8.1; 33.22; 37.1; 40.1). Depois o profeta diz:
“...o Senhor me levou em espírito” (Ez 37.1b). “A construção
hebraica é “berûaḥ”, literalmente, “em espírito”,
ou “pelo Espírito”, como aparece na maioria das nossas versões. A
Septuaginta (versão do AT em grego) está alinhada com as Escrituras Hebraicas e
emprega a expressão grega “en pneumati”, ‘em espírito’. Isso nos
permite interpretar que o Profeta foi levado em espírito e mostra que Ezequiel
recebeu essa visão estando em sua casa; o contexto não apresenta indicação
alguma de que o profeta tenha sido levado ao lugar onde estavam os ossos vistos
em visão.” (SOARES, SOARES, 2020, p. 119). O profeta diz ainda: “... e me
pôs nomeio de um vale que estava cheio de ossos e me fez andar ao redor deles...”
(Ez 37.1c; 2a). O que o profeta viu nesta visão, foi uma espécie de
cemitério a céu aberto, onde havia esqueletos de uma multidão de pessoas.
2. A
primeira etapa da profecia.
O Senhor perguntou a Ezequiel se aqueles ossos secos poderiam
reviver. Do ponto de vista humano, seria impossível que aqueles ossos pudessem
voltar a ter vida outra vez. Mas, do ponto de vista divino, seria possível,
pois não há impossível para Deus (Gn 18.14; Lc 1.37). Por isso, o profeta não
soube o que responder, e disse: “Senhor Jeová, tu o sabes” (Ez
37.3). Então, o Senhor lhe ordenou que ele profetizasse aos ossos secos (Ez
37.4), e, quando ele profetizou, houve um barulho, e os ossos se uniram, cada
osso ao seu osso, e depois vieram sobre eles os nervos, a carne e a pele, mas,
não tinham vida (Ez 37.5-8). A restauração de Israel à vida nos faz lembrar a
criação do homem, conforme relata (Gn
2.7). Adão foi primeiro formado fisicamente, e a seguir, Deus lhe deu o fôlego
da vida. Semelhantemente, a nação de Israel deveria primeiro ser restaurada
fisicamente, e depois, Deus daria aos israelitas o fôlego da vida, isto é, derramaria
sobre eles o Espírito” (STAMPS, 2016, p. 1223).
3. A segunda etapa
da profecia.
Na segunda etapa
da profecia, o Senhor disse ao profeta que ele profetizasse para que o espírito
viesse sobre os mortos, para que eles revivessem (Ez 37.9). Quando Ezequiel
profetizou, o espírito veio sobre aqueles corpos, eles reviveram, se colocaram
de pé e se tornaram em um grande exército (Ez 37.10,11). Esta profecia nos
revela que Israel seria restaurado, não apenas nacionalmente, mas, também, espiritualmente.
Da mesma maneira que o espírito entrou naqueles corpos, para que eles pudessem
reviver, o Senhor promete que colocaria neles o Seu Espírito e eles teriam vida
“espiritual” (Ez 37.14). Sem dúvida, esta profecia aponta para a conversão dos
judeus, que ocorrerá no período sombrio da Grande Tribulação (Ap 7.4-8) e
culminará no retorno de Cristo à Terra, quando os judeus reconhecerão que Jesus
é o Messias (Zc 12.10).
4. O significado
da profecia.
Por intermédio do
profeta Ezequiel, Deus revela que o cativeiro babilônico e a dispersão do povo
judeu não seria para sempre. Assim como aquele vale que estava cheio de ossos
secos, mas, após a profecia, eles puderam reviver e se tornar em um exército, o
mesmo se daria com o povo de Israel. O próprio Deus diz que abriria as
sepulturas do povo judeu, e os levaria a terra de Israel, e poria neles o Seu
Espírito (Ez 37.12-14). “Por meio do Espírito Santo, Ezequiel vê numa
visão um vale cheio de ossos secos. Os ossos representam toda a casa de Israel
(Ez 37.11). Deus mandou Ezequiel profetizar para os ossos (Ez 37.4-6). Os
ossos, então, reviveram em duas etapas: uma restauração nacional, ligada à
terra (Ez 37.7,8), e uma restauração espiritual, ligada a fé (Ez 37.9,10). Esta
visão tinha por objetivo garantir aos exilados a sua restauração pelo poder de
Deus e o restabelecimento como nação na terra prometida, apesar das
circunstâncias críticas de então (Ez 37.11-14)” (STAMPS, 2016, p. 1223).
5. O propósito da
profecia.
A visão do vale de
ossos secos dada por Deus ao profeta Ezequiel, tinha por objetivo resgatar a
esperança do povo judeu, que estava cativo na Babilônia, de voltar a sua pátria
e reconstruir Jerusalém, pois eles haviam perdido toda e qualquer esperança de
restauração, e diziam: “os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa
esperança” (Ez 37.11). O mesmo Deus que se utilizou do profeta
Ezequiel, para anunciar a destruição de Jerusalém (Ez 7.1-27; 36.16-19), também
anunciou a restauração de Israel e do povo judeu (Ez 37.22-37.28). Em resumo,
nesta visão, o Senhor promete: 1) Trazer o seu povo de volta à sua terra
(Ez 37.12); e, 2) Colocar neles o Seu Espírito (Ez 37.14).
III.
PROMESSAS DE RESTAURAÇÃO
Os capítulos 36 e
37 de Ezequiel, descrevem uma série de promessas de restauração feitas ao povo
judeu e a nação de Israel. “Deus revela a Ezequiel que o povo judeu não ficará
mais dividido entre duas nações (Israel e Judá), mas, que se tornarão ‘uma só
nação’ na terra de Israel (Ez 37.22). Ele revela a descrição escatológica de um
Israel regenerado que não mais ‘se contaminará’, pois o Senhor diz: ‘Eu serei o
seu Deus.’”. (LAHAYE, HINDSON, 2008, p. 74). Embora algumas delas já tenham se
cumprido parcialmente, a maioria terá o seu cumprimento cabal no futuro.
Vejamos:
01. Deus tornará a trazer o seu povo que
foram espalhados para outras nações (Ez 36.24,28,33,36; 37.21,25).
02. O povo judeu será purificado e curado
da sua idolatria (Ez 36.25,29,31,33; 37.23).
03. O Senhor irá tirar o coração de pedra
e lhes dará um coração de carne (Ez 36.26).
04. O Senhor Deus lhes dará o Seu Espírito
e eles guardarão os seus estatutos (Ez 36.27; 37.24).
05. Eles serão o seu povo e Ele será o seu
Deus (Ez 36.28; 37.23,27).
06. O povo de Israel será próspero e não
mais virá fome sobre eles (Ez 36.29,30,34,35).
07. A semente de Israel será multiplicada
como os rebanhos (Ez 36.37,38).
08. Os dois reinos de Israel (Norte e Sul)
serão unificados, mais uma vez (Ez 37.22).
09. O Senhor fará com Israel um concerto
de paz e perpétuo (Ez 37.26).
10. O templo do Senhor será estabelecido
em Israel “para sempre” (Ez 37.26-28).
CONCLUSÃO
A visão do vale de
ossos secos dada por Deus ao profeta Ezequiel tinha por objetivo alimentar a
esperança do povo judeu acerca da restauração nacional e espiritual de Israel.
Parte dessa profecia já se cumpriu no passado, pois o povo judeu já voltou a
sua terra, e Israel foi reconhecida como nação. Mas, ela só terá o seu pleno
cumprimento no final da Grande Tribulação, quando Cristo voltar para implantar
o Seu Reino Milenial, quando Israel o receberá como o Messias, e os israelitas,
que ainda se encontram espalhados pelo mundo, retornarão para habitar na sua
pátria.
REFERÊNCIAS
Ø GILBERTO,
Antônio. O Calendário da Profecia.
CPAD.
Ø LAHAYE,
Tim & HINDSON, Ed. Enciclopédia
Popular de profecia Bíblica. CPAD.
Ø SOARES,
Esequias & Daniele. A Justiça
Divina. CPAD.
Ø STAMPS,
Donald. Bíblia de Estudo Pentecostal.
CPAD.
Por Rede Brasil de Comunicação.
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