I Tm 1.1,2;
Tt 1.14
INTRODUÇÃO
I
– INFORMAÇÃO SOBRE AS EPÍSTOLAS PASTORAIS
“As cartas de I,
II a Timóteo e a Tito formam um grupo distinto na coletânea paulina, declaram
ser comunicações do apóstolo enviadas a dois dos seus cooperadores da maior
confiança. Receberam o título de “Pastorais” desde o início do
século XVIII porque estão endereçadas a pastores e/ou líderes e, em grande
medida, dizem respeito aos deveres deles” (KELLY, 1983, p. 09 acréscimo nosso).
1.1 Autoria. “As epístolas
pastorais reivindicam a autoria paulina, fato declarado abertamente na saudação
de cada carta (I Tm 1.1; II Tm 1.1; Tt 1.1) e as observações autobiográficas se
encaixam na vida de Paulo conforme registradas em outros lugares, como por
exemplo (I Tm 1.12,13; II Tm 3.10,11; 4.1011,1920). No lado da autenticidade
destas epístolas está o fato de que, desde os dias mais antigos da igreja, elas
são reputadas obra de Paulo. Apesar dos ataques a autoria paulina, evidências
internas nos mostram que o autor é um Paulo idoso e que enfrenta perigo mortal,
inteiramente convicto de que o seu ministério se aproxima do fim e de que a
tocha deve ser passada para mãos mais jovens e mais robustas. Mas a sua visão
da meta do cristianismo não está de forma alguma obscurecida e o seu
compromisso com a tarefa cristã não diminuiu” (BEACON, 2006, pp. 440,444 –
acréscimo nosso).
1.2 Data. “Estas epístolas
foram escritas depois da libertação de Paulo da primeira prisão em Roma,
libertação que provavelmente se deu em 61 ou 62 d.C. A tradição afirma que o apóstolo
foi martirizado em 67 ou 68 d.C. As datas terminais desse período final na vida
de Paulo são, assim, estabelecidas com um grau justo de certeza. Durante este período
foram escritas as Epístolas Pastorais nesta ordem: 1 Timóteo, Tito e 2 Timóteo.
A despeito de certa discordância entre os peritos, esta é a sequência provável”
(BEACON, 2006, pp. 444,445). Abaixo destacaremos as possíveis datas em que
foram escritas estas epístolas:
EPÍSTOLAS
PASTORAIS
|
DATA
EM QUE FORAM PROVAVELMENTE ESCRITA
|
I
Timóteo
|
64
d.C.
|
Tito
|
65
d.C.
|
II
Timóteo
|
67
d.C.
|
1.3 Destinatários.
As
epístolas pastorais foram endereçadas a dois importantes cooperadores do apóstolo
Paulo, a saber: Timóteo e Tito (I Tm 1.12; II Tm 1.12; Tt 1.14). Estes foram
comissionados a servir na função de pastores, um em Éfeso (I Tm 1.3) e o outro
em Creta (Tt 1.5). Vejamos mais detalhadamente quem eram estes obreiros:
OBREIROS
|
INFORMAÇÕES
|
Timóteo
|
Nenhum outro líder
cristão, dentre os companheiros de trabalho de Paulo, foi tão recomendado por
ele como Timóteo, especialmente em face de sua lealdade (I Co 16.10; Fl 2.19;
II Tm 3.10). A cerca de Timóteo, o apóstolo destaca ainda que ele era: (
1) um estudante zeloso e obediente a Palavra de Deus (II Tm 3.15); (
2) um servo perseverante (I Ts 3.2); ( 3) um homem de boa reputação
(At 16.2); (4) amado e fiel (I Co 4.17); e (5) companheiro
dedicado a Paulo e ao evangelho (Rm 16.21; 2 Tm 4.9,2122).
|
Tito
|
Tito aparece
no NT como um excelente líder. Ele é descrito por Paulo como “... verdadeiro filho, segundo a fé comum...” (Tt 1.4). O apóstolo
deixou transparecer a devoção genuína e a preocupação pastoral deste cooperador
(II Co 8.16,17). A alegria cristã e a dedicação de Tito serviam de inspiração
para Paulo (II Co 7.1315). Ele chegou a embasar sua devoção e amizade aos
crentes de Corinto argumentando que ele tinha a mesma atitude mental de Tito
(II Co 12.18). Ora, todas essas alusões nas epístolas de Paulo, sobre o caráter
de Tito, indicam seu íntimo relacionamento com Paulo, e suas excelentes
qualidades de líder.
|
1.4 Propósitos. P aulo escreveu
estas cartas para seus companheiros, Timóteo e Tito, a fim de encorajá-los a
permanecer firmes no evangelho em face dos desafios heréticos. “Todas as três
epístolas enfatizam que estes cooperadores precisavam silenciar as heresias
ameaçadoras, apontar lideres qualificados nas respectivas igrejas, manter a
integridade do evangelho da graça e treinar pessoas para que vivam de modo
piedoso em suas comunidades” (ZUCK, 2008, p. 370).
II
– HERESIAS QUE PAULO COMBATEU NAS EPÍSTOLAS PASTORAIS
“Timóteo e Tito
eram jovens cooperadores que mantinham lugar de extrema comunhão e ternura na confiança
e sentimento do apóstolo (I Co 4.17; II Co 8.23). Paulo os colocara,
respectivamente, em Éfeso e Creta, onde estavam assumindo a pesada
responsabilidade de dirigir estas igrejas cristãs. Em ambas as situações, a
igreja era uma pequena ilha de cristãos transformados cercada por vasto oceano
de paganismo e corrupção moral. Manter a integridade do movimento cristão no
meio desses ambientes era grande tarefa. Havia falsos ensinos que ameaçam a
unidade da fé, e o apóstolo se empenha em fazer o que puder para manter a visão
dos seus jovens assistentes em foco nítido (BEACON, 2006, p. 444 – acréscimo
nosso). Na tabela a seguir, abordaremos as duas heresias que estavam
perturbando os servos do Senhor:
HERESIAS
|
QUEM
SÃO
|
O
QUE PENSAM E AS REFUTAÇÕES
|
Judaizantes
|
Movimento
surgido nas primeiras décadas da Igreja Cristã, cujo objetivo era forçar os
crentes gentios a observar a Lei de Moisés, principalmente a Lei cerimonial.
|
Os judaizantes
ensinavam que os cristãos para serem salvos deveriam observar as práticas judaicas,
tais como: a circuncisão (At 15.1; Fp 3.2; Tt 1.10), a abstinência de alguns
alimentos (Cl 2.16a; I Tm 4.3) e a guarda do sábado e dias tidos como
especiais (Cl 2.1623).
Na verdade,
esse movimento pretendia reduzir o Cristianismo a uma mera seita judaica. Contra
esta perspectiva errônea, Paulo se interpôs veementemente em suas cartas (Rm
3.28; Gl 2.16; 3.11; 3.24).
|
Gnósticos
|
Uma heresia
dos primórdios do cristianismo. O termo “gnose” do grego gnôsis,
significa: “conhecimento”. Portanto, diz respeito a um “pretenso conhecimento da divindade que, esotericamente, se transmite
através da tradição e mediante vários ritos de iniciação”. O
gnosticismo uniu a filosofia pagã com as doutrinas apostólicas do
cristianismo, tornando-se uma forte influência na igreja.
|
Dentro dessa heresia havia duas cosmovisões opostas. A primeira inclinava-se ao
ascetismo. Os hereges ensinavam que p or ser o corpo essencialmente
mau, deveria ser tratado com severidade, regras rígidas, flagelamento, privações, isolamento, jejuns forçados, desprezo pelo casamento e pelo
mundo material (I Tm 4.45;Tt 1.15); a segunda inclinava-se a imoralidade. Os hereges até invadiam as casas e induziam a mulheres fracas a
concupiscência
(II Tm 3.6). Caracterizavam-se pela luxúria (II Tm 4.3), e eram inclinados a avareza (I Tm 6.58). Professavam
conhecer a Deus, mas eram abomináveis (Tt 1.16). Em relação a estas heresias, a refutação paulina está presente em suas epístolas ( Rm 8.8; I Co 6.19,20; II Co 7.1; I Ts 5.23).
|
III
– OS ATAQUES CONTEMPORÂNEOS A FÉ CRISTÃ
Escrevendo ao
jovem obreiro Timóteo, Paulo fala profeticamente que os últimos dias da Igreja nas
terras serão de grandes dificuldades “Sabe, porém, isto:
que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos” (II Tm 4.1). Será
um tempo caracterizado sobretudo por intensos ataques a fé cristã como veremos
a seguir:
3.1 Ataques a teologia ortodoxa (II Tm 4.3,4; Tt 1.916).
Paulo prevê pelo Espírito Santo que os últimos dias seriam marcados pelo surgimento de ensinamentos
errôneos
contra as doutrinas basilares da fé cristã. Estes seriam disseminados no meio do povo de Deus (At
20.29,30; II Tm
2.18). Os demais apóstolos também anunciaram isto (II Pe 2.1; I Jo 2.18,19). Precisamos como servos de Deus conservarmos
aquilo que aprendemos (I Tm 1.19; II Tm 1.13; Tt 1.9; 2.1).
3.2 Ataques ao elevado compromisso moral que o
evangelho exige (II Tm 3.17; Tt 2.7).
O Evangelho exige um elevado compromisso moral daqueles que
aceitam a Cristo (II Tm 2.19,21; Tt 2.12; 3.8). Todavia, com o passar do tempo, muitos que se dizem
cristãos irão aderir a “outros evangelhos” que não sejam tão exigentes quanto a pureza na área moral e espiritual (II Tm 4.3).
Tenhamos cuidado com os inimigos da cruz de Cristo (Fp 3.18).
3.3 Ataques aos líderes comprometidos com Deus (I Tm 6.20; Tt 1.10,11).
Paulo aconselha tanto a Timóteo quanto a Tito que estejam preparados a sofrerem ataques
por parte dos hereges. Um líder comprometido com Deus sempre padecerá perseguições (II Tm 3.11,12), porque não se molda aos padrões do mundo, mas mantém-se incontaminado, bem como a
doutrina que ensina (I Tm 4.16; Tt 2.1).
CONCLUSÃO
A vida de um
homem chamado por Deus, é cercada de perigos que podem comprometer sua vida
moral e espiritual. Sabendo disto, Paulo escreveu estas epístolas aos jovens
obreiros Timóteo e Tito com o intuito de lhes proporcionar ânimo e apoio
espiritual a fim de que pudessem realizar a obra de Deus com êxito.
REFERÊNCIAS
Ø
CHAMPLIN,
R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
Ø
KELLY,
J.N.D. Introdução e Comentário . MUNDO CRISTÃO.
Ø
STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Ø
ZUCK,
Roy B. Teologia do Novo Testamento . CPAD.
Ø HOWARD, R.E et
al. Comentário Bíblico. CPAD.
Por Rede Brasil
de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário