sábado, 20 de março de 2021

LIÇÃO 12 –A URGÊNCIA DO DISCIPULADO (SUBSÍDIO)



 
 
 
Mt 28.16-20; At 2.42,47 
 

 
INTRODUÇÃO

Nesta lição veremos a definição das palavras “discípulo” e “discipulado”; notaremos a grande comissão e o que é o verdadeiro discipulado cristão; pontuaremos quais as características de um discípulo de Cristo; e por fim, relataremos quais os pilares de um verdadeiro discipulado cristão.
 
 
I. DEFINIÇÕES
1. Discípulo.
A palavra “discípulo” no latim significa: “aluno”, “aprendiz”. A palavra grega correspondente é “mathetes”, de onde se deriva a palavra que significa: “aprender”. O termo hebraico: “talmid” vem de “talmad”, que também significa: “aprender” (1Rs 20.35: 2Rs 2.3,5,7,15; 2R 4.1,38; 2Rs 5.22; 1Cr 25.8; Is 8.16; 19.11; 50.4). Embora o grupo dos doze apóstolos seja denominado de discípulos, biblicamente todo aquele que segue a Jesus é também um discípulo (Mt 5.1; Jo 2.12). O apóstolo Paulo chega a dizer que o verdadeiro discípulo tem a ‘mente de Cristo’ (1Co 2.16). O discípulo, portanto, deve agir e reagir como se fora o Senhor mesmo” (CIDACO, 1996, pp.104,105). A palavra “discípulo” está relacionada a ideia de “disciplina” e isso é muito instrutivo, porque acima de tudo, dos verdadeiros discípulos requer-se disciplina (MERRILL, 2010, vol. 1. p. 189).
 
2. Discipulado.
A palavra “discipulado” tem origem na palavra latina “discipulatus”. É o trabalho cristão efetuado pelos membros da igreja, a fim de fazer dos novos crentes - crianças, jovens e adultos, autênticos cristãos, cujas vidas se assemelham em palavras e obras do ideal apresentado pelo Senhor Jesus Cristo, conforme lemos em Mateus 28.18-20; Colossenses 1.28,29; Efésios 4.13-16. A igreja precisa, no discipulado cristão, de uma visão celestial multiplicadora, selecionando e treinando homens e mulheres para que, por suas vidas santas e, pelo ensino das verdades cristãs, possam educar os novos discípulos e torná-los aptos para fazer outros.
 
 
II. CARACTERÍSTICAS DE UM DISCÍPULO DE CRISTO
 
CARACTERÍSTICAS
REFERÊNCIAS
Um discípulo creu na doutrina de Cristo
Jo 3.7; At 11.26
• Ele passou pela experiência do novo nascimento
Jo 3.3-5
• Ele renunciou a si mesmo e tomou a sua cruz
Mc 8.34
• Ele vive uma vida de sacrifício
Lc 14.26
• Ele dedica-se à vida disciplinada
1 Jo 2.6
• Ele é aprendiz de Cristo Jesus
Mt 11.29; 1Co 11.1
• Ele se empenha a fazer outros discípulos
Mt 28.19
 
 
III. A GRANDE COMISSÃO E O DISCIPULADO
A grande comissão pressupõe um discipulado permanente na Igreja de Cristo. Aliás, a Igreja é uma comunidade de discípulos que tem a Cristo como o Mestre Supremo; e, a Bíblia como a única regra de fé e prática.
 
1. O discipulado é um imperativo.
A expressão: “Portanto, ide e fazei discípulos” (Mt 28.19) nos mostra que, as palavras de Jesus são uma ordem para a igreja, tanto quanto a evangelização como a formação de novos discípulos. A evangelização é um ato e o discipulado (integração do novo crente), é um processo contínuo. Além disso, demanda oração, esforço, paciência, fé e perseverança para alcançar os resultados desejados. A maturidade espiritual do cristão não ocorre de modo rápido e instantâneo, mas progressivamente em Cristo (Cl 1.28,29). Para que conservemos em nossas igrejas os novos convertidos em Cristo, precisamos trabalhar com amor, dedicação e objetividade. Muito da imaturidade espiritual dos membros da igreja local é resultado da ignorância destes em relação às doutrinas básicas da Bíblia (Hb 5.12-14).
 
2. O discipulado é cultural e transcultural.
Desde o início, a proposta divina sempre foi estender a bênção da salvação a todos os homens indiscriminadamente (Gn 12.3; Gl 3.8). Mas, o sentimento ultranacionalista dos judeus fechou seus olhos a esta realidade de que, Deus os levantou a fim de serem uma nação evangelizadora para todos os povos (Is 42.6; 49.6; Rm 2.17-20). A vinda do Messias, no entanto, mostrou claramente que, Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34; Rm 2.11; Ef 6.9). É necessário entender que: a) Deus amou o mundo e não apenas uma classe de pessoas (Jo 3.16); b) o sacrifício de Jesus não alcança apenas um povo (Jo 1.29; 1Jo 2.2); c) sua graça alcança tanto os judeus como os gentios (Rm 3.29; 9.24,30; Gl 3.14; Ef 3.6); d) a ordem de levar as boas novas de salvação é extensiva até aos confins da terra (At 1.8).
 
3. O discipulado inclui a observação das ordenanças de Cristo.
Jesus disse aos apóstolos que aqueles que cressem na mensagem do evangelho deveriam confirmar a sua fé, descendo as águas do batismo (Mt 28.19). Evidenciando assim o total compromisso do discípulo com o Seu Mestre.
 
4. O discipulado exige comprometimento com a doutrina de Cristo.
“O discipulado cristão é um relacionamento de mestre e aluno baseado no modelo de Cristo e seus discípulos, no qual o mestre reproduz tão bem no aluno a plenitude da vida que tem em Cristo que o aluno é capaz de treinar outros para que ensinem outros” (PHILLIPS, 2010, p. 20).
 
 
IV. PILARES DO DISCIPULADO CRISTÃO
O discipulado funciona através de instrução, imitação, amor e amizade. Notemos então:
 
1. O discipulado pela instrução.
O ensino bíblico mostra que é necessário que haja alguém experiente e idôneo que ensine e pessoas dispostas a aprenderem com o objetivo de atingir a estatura de varão perfeito (Ef 4.11-14). A Bíblia chama líderes e pais para instruírem aqueles que foram confiados aos seus cuidados (Gl 6.6; Ef 6.4; 1Ts 4.8; 1Tm 1.18; 6.3; 2Tm 2.25; 4.2). Ela também chama todos os crentes a instruírem uns aos outros (Rm 15.14).
 
2. O discipulado pela imitação.
Discípulos são imitadores, primeiro de Deus, depois uns dos outros: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vos também” (Jo 13.15); “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1Co 11.1); “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram” (Hb 13.7); “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Fp 4.9); “Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança” (2Tm 3.10); “Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom” (3Jo 11).
 
3. O discipulado pelo amor.
As pessoas imitarão nossa vida mesmo quando não as amamos. Mas um líder que lidera com amor apresenta a melhor imagem de Cristo, e as pessoas irão segui-lo melhor quando você as amas: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp 2.5).
 
 
V. CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO DE CRISTO
De acordo com a Escritura, ser um discípulo cristão envolve um crescimento pessoal caracterizado pelo seguinte:
 
1. O discípulo de Cristo precisa ser separado do mundo (Mc 8.34-38).
Colocar Jesus em primeiro lugar em todas as coisas é uma característica do discípulo de Jesus. Nosso foco deve estar no nosso Senhor e agradá-Lo em todas as áreas da nossa vida.
 
2. O discípulo de Cristo precisa seguir os ensinamentos de Jesus (Jo 8.31-32).
Jesus é o exemplo perfeito da obediência, pois Ele viveu uma vida na Terra de completa obediência ao Pai até o ponto da morte (Fp 2.8). Jesus nos deu o exemplo: “ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mt 28.20 ver ainda Fp 2.6-8). O livro de Atos mostra os apóstolos no cumprimento dessa palavra (At 2.42; 4.1,2:5.21,28).
 
3. O discípulo de Cristo precisa ter amor por outros discípulos (Jo 13.34-35).
A Bíblia ensina que o amor por outros crentes é a prova de que somos membros da família de Deus (1Jo 3.10). O amor é definido (1Co 13.1-13). Somos instruídos a pensar mais nos outros do que em nós mesmos e a cuidar dos seus interesses (Fp 2.3-4).
 
4. O discípulo de Cristo precisa fazer outros discípulos (Mt 28.19-20).
A expressão: “Ide, portanto, fazei discípulo”. Em algumas traduções dizem: “ensinai todas as nações”. O fazer discípulos envolve, em primeiro lugar, a necessidade do evangelismo ou da pregação do evangelho; mas também subentende um exercício de treinamento e orientação: “Admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo” (Cl 1.28).
 
 
CONCLUSÃO
Deus tem interesse no bem-estar social e espiritual do ser humano. Isso vale para igreja e para a sociedade. A educação com base nos princípios cristãos é importante porque, além dos valores espirituais, contribui na construção de uma sociedade civilizada. A base dos valores morais e espirituais é a Bíblia
 
 
 
REFERÊNCIAS

Ø  CIDACO, J. A. Um grito pela vida da igreja. RJ: CPAD, 1996.

Ø  MELLO, C. Manual do discipulador cristão. RJ: CPAD, 2004.

Ø  PHILLIPS, Keith. A formação de um discípulo. VIDA. 2010.

Ø  STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal para Juventude. RJ: CPAD, 2018.

Ø  MERRILL C. TENNEY. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã. Vol. 1.2010.

 
 
 
Por Rede Brasil de Comunicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário