sexta-feira, 30 de junho de 2023

RESISTINDO AO ESPÍRITO DA BABILÔNIA




Objetivo:
Sondar o conhecimento prévio dos alunos a respeito da temática do trimestre e fazer a introdução da primeira lição.
 
Material: Papel ofício, caneta, folha de papel pardo com o quadro sugerido (abaixo), fita adesiva e quadro branco.
 
Procedimento:
Escreva no quadro as seguintes perguntas: 1) O que significa Babilônia no contexto da primeira lição? 2) Quais são os efeitos do espírito da Babilônia no sistema religioso? 3) Qual deve ser a posição da igreja diante do "espírito da Babilônia"? Depois, peça que os alunos se reúnam formando três grupos. Cada grupo deverá ficar com uma questão para ser respondida. Em seguida, reúna os alunos novamente formando um único grupo. Explique que para estudar a temática apresentada na primeira lição de modo efetivo, precisamos responder a essas questões. Depois, juntamente com os alunos, complete o quadro. Conclua enfatizando que só podemos resistir de modo diligente ao "espírito da Babilônia" se não negligenciarmos o ensino e a pregação ortodoxa da Palavra de Deus.


 
1. Resposta: "Babilônia é o símbolo para todo o sistema mundial que tem sido dominado por Satanás ao longo da história, aplicando seus planos perversos aos aspectos político, religioso, econômico e comercial" (Bíblia de Estudo Pentecostal: CPAD).
2. Resposta: Apostasia; cultura do ego, amor ao dinheiro, narcisismo, afrouxamento moral.
3. Resposta: Não negociar a ortodoxia bíblica (investir no ensino bíblico sistemático e doutrinário); investir na formação do caráter cristão (primar por um discipulado eficiente e um ensino cristocêntrico) e aguardar a Volta de Cristo (não viver desapercebido, mas esperar o Senhor em oração, adoração e vigilância.
 
 


Por Telma Bueno e Flavianne Vaz.
Adaptado pelo Amigo da EBD.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário