sábado, 27 de abril de 2024

LIÇÃO 04 – COMO SE CONDUZIR NA CAMINHADA






Ef 5.15-17
 
 

INTRODUÇÃO
Na presente lição traremos uma definição da palavra conduzir; trataremos à luz da epístola de Paulo aos efésios sobre como era o nosso andar antes de Cristo; e, veremos quais as orientações do apóstolo sobre a nossa conduta depois de Cristo como autênticos servos de Deus.
 
 
I. DEFININDO O VERBO CONDUZIR  
O verbo conduzir significa: “proceder, agir, portar-se, andar”. Já a palavra “andar” muito recorrente na epístola aos efésios, no grego “peripateo” significa: “caminhar, viver, regular a própria vida” (STRONG, 2002, p. 110). Em Efésios 5.8, a linguagem paulina é de contrastes entre a condição passada “éreis trevas” e a condição presente do cristão “agora, sois luz”. Portanto, já que somos luz devemos andar como filhos da luz (Ef 5.8b).
 
 
II. A VELHA FORMA SER E DE ANDAR (CAPÍTULO 04).
O apóstolo Paulo exorta aos cristãos efésios que não se conduzam, não andem, não procedam mais como os gentios não convertidos. A expressão: “E digo isto e testifico no Senhor” (Ef 4.1), é um chamado a responsabilidade do viver cristão comprometido. A palavra “testifico” no grego “marturomai” significa: “protestar, exortar, implorar” (STRONG, 2002, p. 750). Paulo segue destaca a condição dos que não conhecem a Cristo:
 
1. Eles andam na vaidade do seu sentido.
A vaidade do sentido a que refere o apóstolo Paulo quer dizer que “os pagãos” andam segundo seus próprios pensamentos. Segundo o Pr. Elienai Cabral: “A vaidade é própria daqueles que perdem a visão real de Deus na experiência pessoal e, então, separados de Deus, buscam no seu próprio sentido (mente) a resposta para o seu vazio interior” (CABRAL, 1999, p. 60).
 
2. Entenebrecidos no entendimento.
A palavra “entenebrecer” no grego “skotizo” significa: “ser coberto com trevas, ser escurecido” (STRONG, 2002, p. 1661). Paulo enfatiza aqui que os ímpios procedem impiamente porque seu entendimento está em trevas. O diabo lhes cegou o entendimento (2Co 4.4).
 
3. Separados da vida de Deus.
O homem caído em pecado encontra-se distante de Deus, devido a parede de separação que é resultado da transgressão humana. Nas primeiras páginas da Bíblia vemos isso: “o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden” (Gn 3.23a). O profeta Isaías também fala desta separação espiritual: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça” (Is 59.2). Nas páginas do NT, Paulo fala desta triste condição: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23).
 
4. Perderam todo sentimento.
A expressão “perderam todo sentimento”, mostra-nos que quando a consciência é golpeada muitas vezes, torna-o pecador, insensível. Ele já não sente mais constrangimento em fazer o que é errado (1Tm 4.2). Champlin diz que “este termo assinala o final do longo processo de ‘endurecimento’, deixando o coração calejado e petrificado, deixando a depravadas e desavergonhadas, piores do que animais irracionais” (1995, p. 607).
 
5. Se entregaram a dissolução.
A expressão dissolução no grego é “aselgeia” que significa: “luxúria desenfreada, excesso, licenciosidade, lascívia, libertinagem, caráter ultrajante impudência, desaforo, insolência” (STRONG, 2002, p. 1227). Uma das práticas comuns na cidade de Éfeso era a imoralidade sexual ligada a idolatria, no culto a Diana.
 
 
III. A NOVA FORMA DE SER E DE ANDAR (CAPÍTULO 05).
Após falar da vida pregressa dos efésios, Paulo fala agora de como eles devem viver depois que receberam a Cristo. Vejamos:
 
1. Andai em amor (Ef 5.2).
A palavra “amor” ocorre na Bíblia 276 vezes. No AT: 123 e no NT: 153 (JOSHUA, 2012, p. 183). Teologicamente o amor é a “virtude que nos constrange a buscar, desinteressada e sacrificialmente, o bem de outrem” (ANDRADE, 2006, p. 42). Sobre o amor devemos destacar que: a) O amor é o solo onde são cultivadas todas as demais virtudes espirituais (I Jo 4:8); b) O amor é a prova mesma da espiritualidade; e tem início na regeneração (I Jo 4:7,8); c) o amor é a principal característica da divina família de geração a geração (Jo 14.21 15.10); d) o amor consiste em querer para os outros, aquilo que queremos para nós mesmos. É a dedicação ao próximo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor (Rm 13.10); e) O amor inspira e vitaliza a fé (Gl 5.6).
 
2. Andar em luz (Ef 5.8b).
Todo cristão autêntico é luz no Senhor: “Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5.8), e deve resplandecer como astro no mundo: “para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Fp 2.15). A ausência da luz permite que a escuridão prevaleça. Mas, quando a luz chega, as trevas desaparecem (Mt 4.13-16; Jo 1.5). Assim deve ser o crente no desempenho de sua missão de luz no mundo, espargindo a luz do Evangelho de Cristo: “nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa” (Mt 5.15), sobre todos os povos, raças, culturas e indivíduos, independente de idade, sexo, cor, religião, profissão e posição (Mt 28.18-20). A Bíblia diz que: a) A luz precisa ser mantida. Se a luz estiver apagada ou escondida, nenhum benefício trará ao ambiente: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” (Mt 5.14). b) A luz não se mistura com as trevas. Quando Jesus diz que somos a luz do mundo, está afirmando que a luz se opõe ao mundo, que está em trevas (Is 9.2; 59.9; Jo 1.5; 3.19; Rm 13.12; 2Co 6.14); c) A luz glorifica o nome do Senhor. A visão das nossas boas obras fará isto: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5.16).
 
3. Andar em prudência (Ef 5.15).
No presente versículo Paulo exorta os cristãos a andarem de forma prudente e não como néscios. A expressão “prudência” segundo o Houaiss significa: “Qualidade da pessoa que age de maneira a evitar perigos ou consequências ruins, com precaução; cautela, atenção, sensatez”. A Bíblia nos guia a vivermos prudentemente, sem nos desviarmos nem para a direita nem para a esquerda (Js 1.7,7). Em Provérbios, o livro de ética do AT, o sábio Salomão pontua as caraterísticas da pessoa prudente. Ele diz que: o prudente modera seus lábios (Pv 10.19); age com conhecimento (Pv 13.16); atenta para seus passos (Pv 14.15); é sábio (Pv 14.33); e, vê o mal e se esconde (Pv 27.12).
 
4. Andar em harmonia (Ef 5.21).
No presente texto o cristão também é exortado a andar em harmonia dentro do seio familiar. A Bíblia ensina os diferentes papéis na família, para que este lar seja harmonioso e saudável. Notemos:
 
A) Submissão da esposa (Ef 5.22). A expressão “submissão” no grego é “hupotassõ” que quer dizer: “submeter-se; obedecer; subordinar”. Não se trata de uma determinação paulina e sim, de um princípio divino que visa a boa ordem na família. Não significa inferioridade porque Deus criou homem e mulher à sua imagem, e ambos têm igual valor (Gn 1.27; 1Co 11.8,9).
 
B) Amor do esposo (Ef 5.25). Paulo usa o amor de Cristo pela Igreja, para dizer que de forma semelhante o esposo deve amar a esposa. Esse amor é descrito pelo apóstolo como: a) Incondicional – Cristo amou a Igreja (1Co 13.1 8); bPerseverante – Cristo amou, ama e amará a Igreja, o marido deve manter o seu amor por sua esposa até que a morte os separe (Mt 19.5,6); cSantificador – Cristo se entregou por sua Igreja “para a santificar”. Portanto o marido que ama a sua esposa mantém o seu lar em santificação, evitando brigas, desavenças, mágoas e infidelidade (1Ts 4.7; Hb 13.4); dSacrificial – Cristo se sacrificou pela Igreja, assim o marido deve amar a esposa, pois ferindo-a, ferirá a si mesmo e amando-a amará a si mesmo (Ef 5.28,29); eRomântico – Cristo não só se sacrificou pela Igreja como dela cuida e alimenta (Ef 5.29). O marido deve seguir o mesmo padrão (1Co 7.33).
 
C) A correta criação dos filhos (Ef 6.4). Os pais têm o dever de disciplinar e corrigir seus filhos: “Castiga o teu filho, e te fará descansar e dará delícias à tua alma” (Pv 29.17). A correção aplicada de maneira apropriada, torna o filho sábio (Pv 28.7) livra sua alma do inferno (Pv 23.13-16), e como resultado trará alegria aos pais (Pv 29.17; Pv 19.18; Pv 10.1).
 
 
CONCLUSÃO
A vida nas trevas pertence ao passado. Ele foi sepultado com Cristo na cruz. A vida na luz pertence ao presente. Devemos irradiar esta luz diante dos homens em todas as esferas da vida, a fim de glorificarmos a Deus.

 


REFERÊNCIAS
Ø  ANDRADE, Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.
Ø  CABRAL, Elienai. Comentário da Carta aos Efésios. CPAD.
Ø  CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. HAGNOS.
Ø  HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. OBJETIVA.
Ø  LOPES, Hernandes Dias. Casamento, divórcio e novo casamento. HAGNOS.
Ø  STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.


Por Rede Brasil de Comunicação.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário