quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O JULGAMENTO DE EDOM

Subsídio Geográfico  

A terra de Edom se estendia ao longo das encostas da cadeia de  montanhas rochosas do monte Seir, em direção do golfo de Ágaba e chegava quase ao mar Morto. O território variava de regiões férteis, que produziam trigo, uvas, figo, romã e azeitona, a altos picos montanhosos separados por desfiladeiros profundos. A meio caminho na principal cadeia montanhosa, elevava-se o monte Hor, alto e sombrio acima do terreno circunvizinho e a curta distância da capital Sela ou Petra, que se situava em um profundo vale cercado por 60 metros de precipício, acessível somente por uma abertura estreita de uns 3,5 metros de largura.

Assim, os edomitas habitavam literalmente nas fendas das rochas (3), cuja a posição era praticamente impenetrável e inconquistável. Por muitas gerações tinham vivido seguros. Nenhum inimigo conseguira entrar pelos caminhos estreitos dos desfiladeiros que conduziam às principais cidades talhadas nas paredes rochosas das montanhas.
[A despeito de todos esses recursos] Os julgamentos de DEUS tinham de ser severos. [...] A nação seria totalmente devastada. Os descendentes de Esaú seriam reduzido a nada. (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 5. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, pp. 131-32).       

2 comentários: