quinta-feira, 14 de julho de 2016

MISSÃO INTEGRAL, O QUE É ISSO?





Objetivo:
Mostrar aos alunos que a missão da igreja não está restrita apenas em evangelizar ou ensinar, mas também em discipular, ajudar aos necessitados e promover a comunhão da mesma. Assim, reflita com seu aluno sobre a missão integral da igreja!

Material:
03 cartolinas
Palavras digitadas: MISSÃO, IGREJA, INTEGRAL, EVANGELIZAR, ENSINAR, DISCIPULAR, AJUDAR OS NECESSITADOS, PROMOVER COMUNHÃO.
Figuras: Igreja, mãos, pés, joelhos (ou pessoa ajoelhada).

Procedimento:
- Coloquem as duas cartolinas, lado a lado, num quadro ou parede e fixem a palavra MISSÃO na parte central superior das duas cartolinas.
 - Perguntem para os alunos: Qual a missão da empresa onde você trabalha ou estuda? A missão do banco que você é correntista? A missão do supermercado que você costuma comprar?
- Aguardem as respostas. Certamente, poucos alunos saberão responder ou podem até não se lembrar. Pesquisem com antecedência qual a missão de algumas instituições. Escrevam as respostas dos alunos e as informações de sua pesquisa na cartolina do lado esquerdo. Comentem sobre cada missão relacionando-a com a empresa.
- Coloquem na cartolina da direita, a figura da Igreja e perguntem: Qual a missão da Igreja? Escrevam as respostas nessa cartolina. Talvez as respostas não abranjam toda a missão da Igreja.
- Falem: “Vocês apontaram a missão x ou y da igreja”. Coloquem na cartolina a palavra que faz referência a missão mencionada. Por exemplo: Missão apontada pelos alunos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho”. Vocês colocarão a palavra EVANGELIZAR. Missão apontada pelo aluno: “Ide e ensinai”. Vocês colocarão a palavra ENSINAR.
- Agora, falem: “Mas, a missão da igreja é mais abrangente”. Acrescentem as outras palavras: DISCIPULAR, AJUDAR OS NECESSITADOS, PROMOVER COMUNHÃO.
- Leiam com os alunos cada palavra que compõe a missão da Igreja e digam: Esta é a missão integral da Igreja. Coloquem a palavra INTEGRAL, ao lado da figura da IGREJA.
- Questionem: Temos cumprido esta missão de forma integral? O que nos falta?
- Coloquem a terceira cartolina, com as figuras das mãos, dos pés e joelhos (ou pessoa ajoelhada).
- Perguntem: O que podemos fazer para cumprir a missão da igreja, com as mãos, os pés e os joelhos? Analisem as respostas e depois organizem com os alunos que atividades a classe pode realizar durante a semana, um mês etc.
- Para concluir, enfatizem que a missão da Igreja deve ser realizada de forma constante e sistemática e não apenas com ações pontuais.  


Por Sulamita Macedo.
Adaptado pelo Amigo da EBD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário