sexta-feira, 30 de junho de 2017

QUESTIONÁRIOS DO 2° TRIMESTRE DE 2017






   O SERMÃO DO MONTE –
A Justiça sob a Ótica de Jesus






Lição 01

Hora da Revisão
A respeito das Bem-Aventuranças, responda:


1. Qual a diferença entre a ideologia e o Evangelho em termos de benefício?
Por mais justa que seja a ideologia, ela é boa para alguns, mas nunca para todos. Já o Evangelho, conforme iremos aprender com o estudo dos capítulos cinco, seis e sete de Mateus, é a Boa Notícia global que Deus nos trouxe através de Jesus Cristo.

2. Explique o que Mateus quis dizer com os atos de Jesus ver a multidão e abrir a boca para ensinar.
O “ver” não é simplesmente enxergar ou contemplar, mas um olhar que contém compaixão e que se importa com o outro. De igual maneira, o “abria a boca” não se trata de uma redundância, mas um registro que evidencia uma das formas, ou métodos, de Jesus ensinar, pois em outras ocasiões Ele o fez em silêncio (Jo 8.6,7; 13.3-17).

3. O que significa ter “fome e sede de justiça”?
Não se trata de “justiçamento”, ou seja, “punir aplicando uma forma de suplício corporal, em especial condenar à morte”, e muito menos o ajuntamento amotinado (Lc 9.51-56). O Mestre refere-se a um desejo, vontade e aspiração pela justiça, que torna-se parte da natureza da pessoa, fazendo com que esta sinta a dor do próximo e não somente as suas, e tal percepção a leva a sentir “fome e sede de justiça”, não como regras impostas, mas como sentimentos conscientes que fazem parte de sua natureza (Jr 31.33).

4. Há algum propósito especial para Jesus ter ensinado sobre misericórdia logo após ter falado de justiça? Explique.
Para que ninguém pense que ter “fome e sede de justiça” é algo que se confunde com tornar-se “justiceiro”.

5. Equiparar o sofrimento dos discípulos ao que sucedeu aos profetas no Antigo Testamento acabou por revelar algo da natureza de Jesus. O que é?
Uma vez que todos tinham os profetas em alta conta, dizer que tal situação os colocava no mesmo patamar, era também uma forma de afirmar sua deidade, pois os profetas no Antigo Testamento estavam a serviço de Deus e, justamente por isso, foram perseguidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário