quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

LIVRO DO PROFETA ZACARIAS

Zacarias é comumente chamado de “o profeta da esperança”. Seu livro contém uma série de visões fascinantes a transmitir verdades espirituais vitais (1.7-8.23) e um amplo retrato dos eventos que culminaram com a vitória definitiva de Deus, no fim da história (9.1-14.21). Quanto esses últimos capítulos devem ser encorajado a pequena comunidade judaica em suas lutas econômicas, rodeada por inimigos hostis. E quanto pode nos encorajar ainda hoje, para meditarmos sobre o futuro promissor, o triunfo de Deus sobre o mal. 
 

Autoria: Zacarias (1.1)                              
Data: 520 a.C.
Tema: A Conclusão do Templo e as Promessas Messiânicas.
 

Contexto Histórico:
 
Zacarias, cujo nome significa “O Senhor se Lembra”, foi um dos profetas pós-exílio, era ele filho de Baraquias e neto de Ido (1.1). Com Ageu, que foi seu contemporâneo, ele foi chamado para despertar os judeus que retornaram do exílio babilônico para completar a tarefa de reconstruir o templo (Ed 6.14). Assim, a situação espiritual do povo era a mesma descrita na aula passada: indiferença, mornidão e comodismo em relação à obra de Deus. Tanto Zacarias como Ageu persuadiram o povo a voltar ao Senhor e aos seus propósitos para restaurar o templo. Zacarias encorajou o povo de Deus indicando-lhe um dia, quando o Messias reinaria em um templo restaurado, numa cidade restaurada. Neemias informa que Zacarias era cabeça da família sacerdotal de Ido (Ne 12.16). Com esta informação, torna-se conhecido que ele era da tribo de Levi e, portanto, além de profeta, era sacerdote. Zacarias é, depois do profeta Isaias, um dos mais messiânicos de todos os profetas do Antigo Testamento, dado referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Messias.
O ministério de Zacarias começou dois meses após Ageu haver iniciado o seu ministério (Ag 1.1 cf  Zc 1.1). Além disto, suas primeiras visões, dos primeiros capítulos foram dadas enquanto o profeta ainda era um jovem (2.4).  Os caps 7-8 ocorrem dois anos mais tarde, em 518 aC. A referência à Grécia em 9.13 pode indicar que os caps. 9-14 foram escritos depois de 480 a.C., quando a Grécia substituiu a Pérsia como o grande poder mundial. Neste período, o profeta já se encontrava idoso. O Novo Testamento indica que Zacarias, filho de Baraquias, foi assassinado “entre o santuário e o altar” (i.e., no lugar da intercessão) por oficiais do templo (Mt 23.35). Algo semelhante ocorrera a outro homem de Deus que tinha o mesmo nome (2 Cr 24.20,21).
 

Mensagem:
A Mensagem de Zacarias é uma exortação aos judeus para que voltem ao Senhor, para que o Senhor se volte a eles. Zacarias encoraja o povo a terminar a reedificação do templo e garante a eles o cuidado de Deus. O Senhor estaria no governo do destino deles. O profeta traz também uma mensagem que se refere a promessa de salvação messiânica para Israel e revela que o Messias seria primeiramente rejeitado e ferido. Zacarias foi o profeta da restauração e da glória. Sua mensagem foi o glorioso futuro, em vez do triste presente.
 

Conteúdo:
O livro de Zacarias começa com a veemente palavra do Senhor para o povo se arrepender e se voltar novamente para seu Deus. O livro está repleto de referências de Zacarias à palavra do Senhor. O profeta não entrega sua própria mensagem, mas ele, fielmente, transmite a mensagem dada ele por Deus. O povo é chamado para se arrepender de sua apatia e completar a tarefa que não foi terminada. Deus, então, assegura ao seu povo o seu amor e cuidado por eles, através de oito visões.
A visão do homem e dos cavalos lembra ao povo o cuidado de Deus. A Visão dos quatros chifres e dos quatro ferreiros trazem à memória o julgamento de Deus. A Visão do homem com um cordel de medir, existe uma olhada apocalíptica na vele e pacífica cidade de Deus. A visão grandiosa do castiçal todo revestido de ouro entre os vasos de azeite assegura a Zorobabel que os propósitos de Deus serão cumpridos somente pelo seu Espírito. A visão do rolo voante emite o pronunciamento de Deus contra o furto e contra o juramento falso. A visão da mulher num efa significa a santidade de Deus e a remoção do pecado. A visão dos quatro carros retrata o soberano controle de Deus sobre a Terra.  
As visões são seguidas por uma cena de coroação na qual Josué é coroado tanto como rei como sacerdote. Isso é poderosamente um simbolismo da vinda do Messias. Nos caps 7-9, Deus usa a ocasião de uma questão sobre o jejum para reforçar sua ordem para justiça e juízo, para substituir as formalidades religiosas. Os caps 9-14 Contêm muita escatologia. (Estudos das últimas coisas)
 

Propósito:
Os dois propósitos que Zacarias tinha em mente ao escrever seu livro correspondem às duas divisões principais da obra. (1) Os capítulos 1—8 foram escritos a fim de encorajar o remanescente judeu, em Judá, a persistir na construção do templo. (2) Os capítulos 9—14 foram escritos para fortalecer os judeus que, tendo concluído o templo, ficaram desanimados por não ter aparecido imediatamente o Messias. Nesta passagem, é revelado também em que importará a vinda do Messias.
  

Esboço:  

Teológico de Zacarias
I. AS VISÕES NOTURNAS, caps. 1-6
II. O JEJUM, caps. 7-8
III. A REJEIÇÃO DO MESSIAS, caps. 9-11
IV. O TRIUNFO DO MESSIAS, caps. 12-14 

Geral de Zacarias

PARTE I (1-8) 

I. Introdução (1.1-6)

II. As oito visões noturnas ( 1.7-6.8)
A. Um cavaleiro (1.7-17)
B. Os quatro carros (1.18-21)
C. O agrimensor (2.1-13)
D. As vestes sujas do sumo sacerdote (3.1-10)
E. O candelabro de ouro entre duas oliveiras (4.1-14)
F. O rolo voador(5.1-4)
G. A mulher e o efa (5.5-11)
H. Os quatro carros (6.1-8) 

III. A coroação do sumo sacerdote (6.9-15)

IV. As perguntas sobre o jejum (7.1-8.23)
A. As perguntas (7.1-3)
B. A repreensão de Deus (7.4-7)
C. A chamada ao arrependimento (7.8-14)
D. A restauração de Israel (8.1-17)
E. O reino futuro do regozijo (8.18-23)
 

PARTE II

V. O advento e a rejeição do Messias (9.1-11.7)
A. O triunfo de Deus (9.1-18)
B. A vinda do Rei (9.9-10)
C. Prosperidade (9.11-10.1)
D. A censura dos líderes enganosos (10.2-3a)
E. Júbilo e restauração (10.3b -11.3)
F. O destino do Bom Pastor (11.4-17) 

VI. O sofrimento e a aceitação do Messias (12.1-14.21)
A. A alegria em Jerusalém (12.1-9)
B. A tristeza pelo transpassado (12.10-13.1)
C. A rejeição dos líderes enganosos (13.2-6)
D. A morte do Pastor (13.7-9)
E. A vitória final (14.1-15)
F. Ao final, o Rei de todas as nações (14.16-21)
 

Referências:
Ø  RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. CPAD.
Ø  GILBERTO, Antônio. A Bíblia Através dos séculos. CPAD.
Ø  BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. CPAD. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário