sexta-feira, 3 de abril de 2020

LIÇÃO 01 – CARTA AOS EFÉSIOS: SAUDAÇÃO AOS DESTINATÁRIOS (SUBSÍDIO)






Ef 1.1,2; At 19.1-7



INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos sobre algumas informações da igreja de Éfeso como: autoria, destinatários, propósitos e curiosidade; veremos o contexto histórico e geográfico da igreja dos efésios como sua: localização, seu fundador e sua liderança; pontuaremos algumas características desta igreja; e por fim, notaremos algumas lições da igreja de Éfeso.


I. INFORMAÇÕES SOBRE DA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS
1. Autoria e destinatários.
A autoria é classicamente atribuída ao apóstolo Paulo quando de sua primeira prisão em Roma (Ef 1.1; 3.1; 4.1; 6.20). Paulo implantou a igreja em Éfeso durante a sua segunda viagem missionária. Depois de ter passado 18 meses em Corinto (At 18.11), ele visitou Éfeso com Áquila e Priscila (At 18.18), e voltou a Éfeso durante sua terceira viagem missionária e permaneceu ali por três anos (At 19.8-10; 20.31). Durante o tempo que ali passou, Deus operou poderosamente através do apóstolo (At 19.11), em Éfeso houve várias conversões (At 19.18,19), batismo no Espírito Santo (At 19.6,7), curas divinas e expulsão de demônios (At 19.12), e a propagação do evangelho (At 19.10,20,26), resultando no temor a Deus e a glorificação do nome do Senhor Jesus (At 19.17).

2. Propósito.
Essa epístola não foi escrita para combater alguma heresia específica ou mesmo problemas na igreja local, antes foi enviada com a finalidade de fortalecer e encorajar os crentes de um modo geral (Ef 1.15-17). Paulo em oração anseia que seus leitores cresçam na fé e que sejam cheios do poder do alto (Ef 3.14,16), para que assim vivam uma vida digna da vocação com que foram chamados (Ef 4.1-3; 5.1,2).

3. Curiosidades.
A carta aos Efésios é considerada a “coroa dos escritos de Paulo”, e a “rainha das epístolas paulinas” (LOPES, 2009, p. 9), também é considerada uma “carta gêmea de colossenses”, visto que são escritas do mesmo local, no mesmo período e levadas às igrejas pelo mesmo portador e ambas tratam basicamente das mesmas coisas (Ef 6.21; Cl 4.7,8). A igreja em Éfeso é a única do Novo Testamento que recebeu cartas de mais de um escritor bíblico, além do apóstolo Paulo, o Senhor Jesus também tinha uma mensagem para aquela igreja através do apóstolo João (Ap 2.1-7). Essa igreja teve mais pregadores famosos do que qualquer outra, isso incluiu homens como Paulo, Apolo, João e Timóteo.


II. CONTEXTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA IGREJA DOS EFÉSIOS
1. Localização.
O nome Éfeso significa “desejável”. A cidade encontra-se no pequeno continente da Ásia Menor. Esta era a capital da província romana da Ásia. Com Antioquia da Síria e Alexandria no Egito, formavam o grupo das três maiores cidades do litoral leste do Mar Mediterrâneo. O templo da Diana dos efésios (At 19.28) foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana (At 19.27). Historiadores calculam a população da cidade de Éfeso no primeiro século entre 250 e 500 mil habitantes.

2. Fundação da igreja.
A igreja de Éfeso foi fundada por Paulo e, provavelmente, com a ajuda de Áquila e Priscila, por volta do ano 52 d.C. (At 18.18-28). “A mensagem de Paulo atingiu o coração de tudo o que aquele povo considerava mais precioso” (At 19.26). Paulo levou o Evangelho a esta cidade durante a sua segunda viagem missionária (At 18.19), e ensinou a Palavra de Deus ali, durante três anos (At 20.31). “Assim, a Palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente” (At 19.20). Pelo menos duas vezes Paulo esteve nessa cidade (At 18.19 e 19.1). Em sua terceira viagem por aquela região, ele não chegou até lá, mas, estando em Mileto, “mandou a Éfeso chamar os anciãos da Igreja” (At 20.17). Durante a sua primeira prisão em Roma, Paulo escreveu a carta aos efésios, agradecendo a Deus o profundo amor que havia na igreja.

3. Liderança.
Essa igreja recebeu duas cartas: uma de Paulo, a Epístola aos efésios (Ef 1.1-5), e outra de Cristo (Ap. 2.1-7). A primeira em 64 d. C., a segunda em 96 d.C. (SILVA, 1996, p. 29). “Na igreja de Éfeso […] estabelecida por Paulo e pastoreada por João (segundo a tradição cristã dos primeiros séculos), foi assistida por dois outros excelentes obreiros: Timóteo e Tíquico […] Éfeso era a igreja teológica por excelência” (ANDRADE, 2012, p.15 - grifo nosso). A igreja de Éfeso era afortunada por ter tido o ministério de Paulo. A igreja tinha muitos inimigos, alguns ferozes como animais selvagens (1 Co 15.32), e isso explica ainda mais a proximidade de Paulo com a congregação. Ser crente em Éfeso não era popular. Muitos crentes estavam sendo perseguidos e até mortos por não se dobrarem diante de César e perseguidos por não adorar a idolatrada Diana dos Efésios.


III. CARACTERÍSTICAS DA IGREJA DE ÉFESO
A igreja de Éfeso, “Além de viver nas regiões celestiais, possuía um ministério completo” (ANDRADE, 2012, p.18). O NT diz que Paulo esteve em Éfeso, levando consigo Priscila e Áquila; e deixou-os ali (At 18.19); retornou mais tarde e desta vez permaneceu dedicado à pregação do Evangelho onde pregou a palavra de Deus por três anos (Atos 19.10; 20.31). “porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus” (At 20.27). Pelo teor e conteúdo da Epístola de Paulo aos Efésios, observa-se que aquela igreja era muito espiritual. “[…] Dessa maneira, todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra sobre o Senhor Jesus, assim judeus como gregos" (At 19.10). Éfeso chegou mesmo a tornar-se o centro do mundo cristão. Vejamos o que encontramos nesta distinta igreja:

1. Éfeso era uma igreja poderosa no combate aos falsos líderes.
Na igreja de Éfeso surgiram alguns falsos líderes que foram combatidos: “[...] os que dizem ser apóstolos e o não são [...]” (Ap 2.2b). Está em foco neste versículo, os chefes gnósticos, que tinham arrogado para si o título de apóstolos de Cristo. Paulo diz que tais “[...] falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo” (2Co 11.13b).  Paulo os chamou de “[...] lobos cruéis, que não perdoarão ao rebanho” (At 20.29a). A igreja de Éfeso não suportava os tais gnósticos, e, por isso, foi louvada pelo Senhor: “puseste à prova”. Esta expressão é o equivale no grego a “reprovaste-os”. Paulo já havia avisado os presbíteros dessa igreja sobre os lobos que penetrariam no meio do rebanho (At 20.29-30). A igreja de Éfeso tinha discernimento espiritual e tornou-se intolerante com a heresia e com o pecado moral.

2. Éfeso era uma igreja poderosa no combate as heresias.
Na igreja de Éfeso havia verdadeiros crentes que não aceitaram as heresias: “[...] Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas [...]” (Ap 2.6). Os nicolaítas pregavam um evangelho sem exigências, liberal e sem proibições. Eles queriam gozar o melhor da igreja e o melhor do mundo. Eles incentivavam os crentes a comer comidas sacrificadas aos ídolos, ensinavam que o sexo antes e fora do casamento não era pecado e acabavam estimulando a imoralidade.

3. Éfeso era uma igreja poderosa na paciência e no trabalho.
Na igreja de Éfeso havia verdadeiros crentes pacientes e trabalhadores: “...tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome” (Ap 2.3a). A igreja de Éfeso era conhecida pelas boas obras: perseverava no trabalho; não cansava no serviço de Cristo. Notemos como se repete a palavra “paciência”; eram perseverantes no lidar (Ap 2.2 ), e perseverantes no sofrer (Ap 2.3).

4. Éfeso era uma igreja poderosa nas Escrituras, mas que haviam os que perderam o primeiro amor.
Paulo chegou até a convidá-los a participarem da “...largura, e a altura e a profundidade do amor de Deus, […] que excede todo o entendimento” (Ef 3.18-19). Na igreja de Éfeso também havia crentes que deixaram o primeiro amor: “...abandonastes o teu primeiro amor” (Ap 2.4). A presente expressão não significa “declínio da fé” como alguns pensam, mas, antes, sugere um esfriamento no amor (Mt 24.12).  O desaparecimento gradual do amor fraternal no coração do salvo (Mt 24.12), tem como resultado, o abandono do “primeiro amor”. Pedro disse aos seus leitores: “...sobretudo, tende ardente caridade...” (1 Pe 4.8). Se o cristão não tem amor, a vida espiritual também não tem sentido (1 Co 13.3-4).


IV. LIÇÕES APRENDIDAS DA IGREJA DE ÉFESO
Notemos algumas lições da igreja de Éfeso:

1. Voltar ao primeiro amor.
Paulo instruiu os efésios sobre a importância do amor como alicerce da vida do cristão (Ef 3.17; 4.2,16: 5.2; 6.23). O primeiro amor é Cristo ter primazia em tudo em nossa vida: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor” (Ap 2.4). Não devemos distorcer esta advertência para criar um conflito entre o amor e a verdade. Podemos defender a verdade, como os efésios fizeram e, ao mesmo tempo, praticar o amor. Foi isso que Paulo pediu aos efésios: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15).

2. Lembrar de onde caiu.
É do ponto onde o homem cai que Cristo os espera: “Lembra-te, pois, de onde caíste” (Ap 2.5a). Para os efésios se arrependerem, teriam que lembrar da comunhão com Deus que deixaram para trás. O Filho pródigo não só se lembrou da Casa do Pai, mas voltou para lá. Lembrança sem arrependimento é remorso. Essa foi a diferença entre Pedro e Judas. Arrepender é mudar a mente, é mudar a direção, é voltar-se para Deus, é deixar o pecado. É romper com o que está entristecendo o Noivo. Uma vez que caímos, é necessário desenvolver novamente o amor.

3. Arrepender-se.
Éfeso, uma igreja cujo amor esfriou-se e que precisou se arrepender. Arrependimento não é emoção, é decisão, é atitude. Não precisa existir choro, basta decisão: “Arrepende-te” (Ap 2.5b). O arrependimento é a mudança de atitude. Quando decidimos deixar o pecado e fazer a vontade de Deus, nós nos arrependemos. O pecador precisa se arrepender para obter perdão dos pecados (At 2.38). O cristão que tropeça precisa se arrepender (At 8.22).

4. Voltar às primeiras obras.
Pelas obras, a pessoa arrependida mostrará a sinceridade da sua decisão. A igreja em Éfeso precisava voltar à prática do amor: “Volta à prática das primeiras obras” (Ap 2.5c). A mudança de atitude (o arrependimento) produzirá frutos (Mt 3.8).

5. Ouvir a voz do Espírito Santo.
Os efésios provaram àqueles que falavam agora eles seriam provados pela maneira de ouvirem: “Quem tem ouvidos, ouça” (Ap 2.7a): Frequentemente, Jesus chama os ouvintes a ouvirem a sua mensagem (Mt 11.5; 13.9,43). Um coração teimoso se reflete nos ouvidos tapados que recusam ouvir a verdade (Mt 13.15).

6. Perseverar para salvação.
A recompensa aguarda os vencedores que perseveram no amor e na verdade. Aqueles que desistem, abandonando para sempre o seu amor, não receberão o galardão: “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida [...]” (Ap 2.7c). Aqueles que andam com Deus têm a esperança da vida no paraíso do Senhor.


CONCLUSÃO
Vimos que a Epístola aos efésios revela um resumo da salvação e suas implicações para a vida cristã. Pontuamos que suas exortações nos impelem a viver em santidade e, alicerçados em Cristo - a cabeça da Igreja. 



REFERÊNCIAS
Ø  STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Ø  CABRAL, Elienai. Comentário da Carta aos Efésios. CPAD.
Ø  HAHN, Eberhard; BOOR, Werner. Comentário Carta aos Efésios. EDITORA ESPERANÇA. PDF
Ø  LOPES, Hernandes Dias. Comentário Expositivo Efésios. HAGNOS.


Por Rede Brasil de Comunicação.



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