quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ÁRVORE FRUTÍFERA



Objetivo: Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e moral.       

Material:
01 cópia do texto Plantando Boas Sementes para cada aluno.
½ folha de papel ofício para cada aluno 

Procedimento:
- Leiam o texto “Plantando Boas Sementes

- Em seguida, distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Orientem para que eles desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra (do lado direito). 

- Agora, solicitem que eles façam o seguinte:

Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em que ou quem está alicerçado. Está firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte quer derrubá-la?
No solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como este solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?
- Depois, falem: Temos plantando boas sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus? Não façamos como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou Deus. 

- Para finalizar, leiam:

João 15.5Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque  sem mim nada podeis fazer”.

Mateus 12.33b “... pelo fruto se conhece uma árvore”.

Salmo 1.1-3Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem,  e tudo quanto fizer prosperará”.

Por Sulamita Macedo

Um comentário: