quinta-feira, 4 de outubro de 2012

INTRODUÇÃO AOS PROFETAS MENORES


            Os doze profetas que vão de Oséias a Malaquias são chamados Menores, termo este sem qualquer relação com mérito ou importância do profeta, e sim com o tamanho de seus livros e extensão de seus ministérios proféticos, que foram curtos em relação aos chamados Profetas Maiores (Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel).

            Os Profetas Menores, exerceram seus ministérios num período que vai de 800 a 435 a.C., proclamando a mensagem de Deus numa época de profundo declínio espiritual em Israel, e até de apostasia nacional, como foi o caso do culto a Baal. Na ordem cronológica, esses fiéis e intimoratos mensageiros e atalaias de Deus situam-se nas seguintes épocas: Joel, 840; Jonas, 790; Amós, 767; Oséias, 760; Miquéias, 740; Sofonias, 639; Naum, 630; Habacuque, 606; Obadias, 586; Ageu, 520; Zacarias, 520; Malaquias, 432.

            Jonas viveu na época de Jeroboão II quando os Assírios atormentavam o Reino de Israel. Foi incumbido de missão considerada por ele penosa: Pregar aos assírios em Nínive, para que se arrependessem de seus pecados, quando estes eram antagonistas de seu povo submetendo-os à escravidão.

            Joel é o profeta pentecostal por ter predito o derramamento do Espírito Santo. Os dois estão estre os primeiros profetas literários na composição dos profetas menores. Oséias, Amós e Miquéias foram contemporâneos. Irmanados a Isaías foram o quarteto áureo da profecia hebraica (790 e 695).

            Com apenas um capítulo, Obadias profetiza a condenação de Edom porque coligara-se aos caldeus durante o cerco de Jerusalém. Naum é um poema que antecipa o fim do cativeiro assírio cerca de 150 anos depois de Jonas.

            Habacuque é o registro de sua própria experiência com Deus enquanto Sofonias prega contra a injustiça, idolatria e hipocrisia e o consequente juízo de Deus. Embora não seja citado diretamente no Novo Testamento, percebe-se a menção dele devido à sua linguagem. Ex.: “dia da ira” etc.

            Ageu e Zacarias empenharam-se junto a Zorobabel na reconstrução do Templo. Impelidos pelo espírito do Senhor despertaram no povo, que estava acomodado, o interesse pela obra. Zacarias é uma coletânea de oito visões que finalizam com a coroação do sacerdote Josué prefigurando o Messias. Exorta à obediência os cativos em Babilônia e prevê o cerco de Jerusalém pelas grandes potências mundiais. Fala do grande livramento mediante o reconhecimento do Senhor Jesus como o Messias.

            Malaquias profetizou quando o Templo já estava reconstruído, porém, a indiferença e a decadência espiritual eram grandes. Reaviva a esperança messiânica com a promessa do “Sol da Justiça”. Prevê, também, a aparição de João Batista, o precursor do Messias. 

            Quanto aos três últimos: Ageu, Zacarias e Malaquias exerceram seus ministérios no período do pós-cativeiro de Israel. Enquanto que, todos os demais profetas (a saber, nove profetas), exerceram seus ministérios no espaço de tempo dos livros de 2 Reis e 2 Crônicas, isto é, antes do cativeiro do povo de Israel. Muitos deles foram contemporâneos de outros profetas, tanto literários, como não-literários.

            Que o Espírito Santo nos enriqueça sobremaneira enquanto estudamos parte da mensagem divina entregue pelos Profetas Menores. 
 
BOAS AULAS!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário