quinta-feira, 12 de novembro de 2015

VACINANDO A FAMÍLIA



Objetivo:
Orientar sobre as atitudes preventivas que são indispensáveis para a proteção da família quanto à corrupção do mundo.

Material:
- Copo com água (copo bem alto);
- Um vasilhame com água
- Uma pequena bacia
- Bolinhas de gude,
- Quadro de giz-, giz.

Procedimento:
Sente-se com os alunos em círculo. Depois, escreva no quadro de giz a seguinte questão: "O que fazer para que a nossa família possa escapar da corrupção vivida pelo mundo hodierno?" Discuta com os alunos. Ouça-os com atenção e explique que a Queda fez com que a família sofresse. Já desde o início, na família de Adão podemos ver vários acontecimentos ruins, como por exemplo, inveja e assassinato. Viver em família não é fácil, cada membro tem que fazer a sua parte e procurar cumprir os princípios bíblicos estabelecidos por Deus para esta importante instituição divina.
Em seguida, peça que um aluno leia parte destes princípios narrados em Efésios 6.22-29 e 6.1-4. Discuta com eles estes princípios e em seguida pegue o copo com agua e coloque no centro do círculo. Diga que Deus criou a família e o seu desejo é que o nosso lar seja um lugar de proteção e cuidado. Peça que observem a água pura e cristalina. Em seguida, diga que algumas atitudes podem comprometer a vida familiar saudável. Distribua as bolinhas de gude e peça que cada aluno fale, utilizando apenas uma palavra, o que pode atrapalhar a união e a felicidade de uma família. Em seguida o aluno vai jogar a bolinha dentro do copo com agua que ficará dentro de uma pequena bacia. As bolinhas vão ocupando os espaços e água vai sendo lançada para fora do copo.
Explique que na vida familiar, se cada membro não fizer a sua parte, as atitudes ruins, o pecado, vai tomando conta e vai "esvaziando" as pessoas de tudo que é bom. Vamos perdendo o afeto, o carinho, o companheirismo, a amizade, etc. Os sentimentos bons vão se acabando. Resta apenas um monte de entulho (mostre o copo só com as bolinhas). Retire as bolinhas do copo e coloque água novamente. Não existem famílias perfeitas, mas se cada membro fizer a sua parte, buscando obedecer aos princípios de Deus, nossos lares são abençoados. Diga que com a ajuda de Jesus podemos retirar tudo que não presta e restabelecer a pureza, o amor, a alegria, a paz, etc. Conclua com uma oração em favor das famílias.

Por Telma Bueno
Adaptado pelo Amigo da EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário